Pium

Pium Eli Brasiliense

Resenhas - Pium

Rafael C. Barbo 31/12/2021

Sensacional!!!!
Depois de ler a sombra do vento, do brilhante Carlos Ruiz Zafon, carrego em mim que não escolhemos os livros que vamos ler, mas eles que nos escolhem. Pium foi um desses livros, que me acolheu, e mostrou um mundo dentro do meu próprio estado, o Goiás.

A história se passa onde hoje é Tocantins, mas na época era Goiás. O livro narra uma viagem. O motorista, um passageiro taciturno e muitas histórias entremeadas. De Pium à Anápolis, o autor vai desenrolando o novelo de cada personagem que cruza o caminho da camioneta a gás de Silvestre.

Cada história ali descrita se ancora na realidade. Cada abuso, pensamento retrógrado, machismo, cada vivência que causa estranhamento, é baseado na realidade. Pium foi escrita na década de 40. Muita coisa de lá para cá mudou, mas muito permanece o mesmo. O livro, uma narrativa gostosa, serve muito para quem gosta de fazer esse balanço entre passado e futuro.

Vale a pena dar uma chance para a história e para as reflexões que ela traz.