Uma Garrafa No Mar de Gaza

Uma Garrafa No Mar de Gaza Valérie Zenatti

Resenhas - Uma Garrafa no Mar de Gaza

Lara 08/04/2024

Sensível e necessário
Este livro deveria ser obrigatório nas escolas. Escrita sensível e didática que todos deveriam ler para entender um pouco a dimensão da dor que se passa com esses povos no tempo em que vivemos, há tantos anos. Cruel.

Leitura curta, direta, dolorida, sim, mas linda.

Pedro Cé 03/04/2024

Bem mais ou menos
O livro conta a história da Tal, uma pessoa que acredita em um conto de fadas onde o irmão dela joga uma garrafa no mar de Gaza e ela para nas mãos de uma pessoa que iria contar tudo sobre a vida dos palestinos em Gaza.

O livro não tem história, é somente Naim (o palestino) e a Tal (a israelense) conversando e contando como é a vida em suas respectivas regiões.

Acho que o livro ficou mais em uma história inventada bem sem sentido, quando acho que poderia ser muito melhor caso fizesse uma espécie de ?livro-documentário?, contando realmente como era a vida em Gaza, ou pelo menos uma história verdadeira.

Tive que ler por conta da escola, e esse livro em todos os momentos ficou nas minhas expectativas, que eram de um livro mais ou menos.

Mariana.Quintana 03/03/2024

Nossa
Eu nem sei por onde começar. Que livro lindo. Acho que vou começar dizendo que sou judia e que eu olhando o conflito e a história do povo palestino e o povo judeu, estou do lado judeu/israelense. Mas ao ler o livro muitas coisas ?clicaram? na minha cabeça. Consegui ver e ainda mais entender o lado palestino da história me fez abrir os olhos. no início do conflito de começou o nono passado, me vi com tanta raiva tanto ódio dentro de mim mesma tanta coisas que eu queria falar de bater com todo mundo que achava que o Hamas estava certo por ter feito o que fez no dia 7 de setembro que eu achei que ia enlouquecer. lendo o livro e lendo que tal fala tudo que eu já queria ter falado pro mundo me senti muito mais aliviada e conseguir ver o lado de niam me fez acordar perceber que o que eu quero é ódio não é guerra e assim paz entre os dois povos porque os dois merecem paz os dois merecem terra.

Loba 30/01/2024

Uma garrafa no mar de Gaza
"Uma Garrafa no Mar de Gaza" é um livro cativante que aborda temas profundos e atuais de forma envolvente. Escrito por Valérie Zenatti, a história gira em torno de Tal, uma jovem israelense, e Naim, um palestino, que se comunicam através de mensagens em uma garrafa jogada ao mar. O livro explora as complexidades do conflito entre Israel e Palestina sob a perspectiva desses dois jovens, revelando suas esperanças, medos e desafios diários. A narrativa é emocionante e nos faz refletir sobre a importância da comunicação, compreensão e empatia em meio a um contexto de conflito e divisão. Com uma linguagem acessível e personagens bem desenvolvidos, "Uma Garrafa no Mar de Gaza" é uma leitura que nos leva a questionar preconceitos e a buscar uma maior compreensão do outro.

Karen 22/01/2024

Básico, mas útil
Este foi uma releitura. Talvez pela barbárie que vem acontecendo aos olhos do mundo, resolvi revisitar este livro lido há muitos anos atrás.
Apesar de tocar no assunto da disputa das terras na região da palestina o livro fica mais focado no ponto de vista dos dois protagonista fictícios. Mesmo assim, é fácil perceber como a realidade do israelense não é nem um pouco próximo dos que foram confinados na pequena área que é Gaza.
Nas trocas de mensagens, a protagonista israelense está sempre compartilhando seus sonhos e planos para o futuro, sua visa cotidiano na escola, com a família e amigos. Já o protagonista palestino não pode ter sonhos e planos, porque isso não lhe é permitido.
Ainda assim, as conversas e a escrita da autora é interessante e a leitura é rápida.

Larissa Bispo 04/01/2024

É uma leitura sensível e um tanto idealista, mas ainda assim amei a história.
Claro que, atualmente, com todo o contexto que temos 20 anos após o lançamento, só deixa tudo extremamente triste, pois é um conflito que não teve fim e continua sem fim a vista e só consigo pensar na tristeza da população que mora nas duas regiões.
Mas, mesmo o livro sendo bastante ficcional e com pouca contextualização, a história é tocante e te faz ter vislumbres da situação no geral.
Acho que foi uma ótima leitura e com toda certeza indico, favoritei!

Maria19043 29/12/2023

Comecei a ler para um trabalho da escola, e acabei gostando, só acho que o final foi um pouco sei lá, até q é legal.

pitypooralfie 01/12/2023

28.04.21

Talvez por ingenuidade ou falta de informação, fui atrás desse livro acreditando que eu compreenderia melhor o confronto Israel/Palestina e, de quebra, aprenderia sobre a cultura e os costumes deste último. É verdade que, entre as trocas de mensagens, Tal e Naim discutem bastante sobre os embates que os colocam automaticamente em lados opostos. Entretanto, não encontrei o mergulho na cultura palestina que eu tanto esperava. Senti que, do lado de Naim, faltou uma certa imersão e as coisas ficaram um tanto superficiais. A impressão foi de que estava lendo sobre assuntos que eu já havia visto em jornais e lido em notícias na internet.

O lado de Tal, em Israel, embora gostoso de ler devido à linguagem, apresentava-se excessivamente idealista e, às vezes, até um pouco ingênuo. Ali senti um aprofundamento maior e mais detalhado, principalmente em relação a localidades e tudo mais.

De qualquer forma, foi uma leitura gostosa de uma história até leve, apesar do contexto, com personagens carismáticos e palpáveis. Terminei a leitura cheia de vontade de conhecer os locais citados.

Sophia.Violante 26/09/2023

Mais um livro lido por livre e espontânea pressão de ter uma prova no dia seguinte sobre ele. Como uma leitora de fantasia, eu leio para sair da realidade, mas como nem tudo são rosas, a escola obriga-nos a ler um livro que fala de uma situação real e que me faz afundar ainda mais nessa realidade imperfeita que vivemos.

biac3 21/09/2023

Amei esse livro!!
tive que ler para a escola e não esperava nada dele, mas a escrita, desenvolvimento dos personagens e a trama me conquistaram
quando tal e naim discutem suas ideias de forma séria realmente conquista a minha atenção
o desenvolvimento da relação deles e lindo demaisss

Biblioteca Álvaro Guerra 10/07/2023

Uma garota israelense joga uma garrafa no mar de gaza com uma carta que é um desabafo sobre a própria vida, tudo o que ela quer é ter certeza de que na Palestina alguém também quer a paz. Ela consegue a resposta, mas não é o que esperava. Com o nome de "gazaman" um homem (velho? garoto? menino?) aproveita o contato para despejar o ódio diretamente. Mas ela é muito sonhadora para desistir com algumas palavras rudes. A história, que nós conhecemos através de cartas e diários dos personagens, acaba sendo sobre "se conhecer". Nós conhecemos os personagens e os personagens se conhecem, como uma prova de que não somos tão diferentes assim.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788565765022

Nevinha 06/07/2023

Mistura de emoções
Nunca pensei que um livro recomendado pela minha professora de português iria mexer tanto cm as minhas emoções e pensamentos.
É triste pensar que existem pessoas vivendo como Tal e Naim, pessoas que tem sonhos de vida tão longe da sua realidade que até mesmo as coisas mais simples das nossas vidas, pra eles são novidades e até mesmo esperança.
Esse livro é uma carta onde jovens gritam desesperadamente pela liberdade, e acho que foi esse o exato ponto onde o livro me atingiu: sou jovem, e tenho um terrível medo de um dia ter que chegar a gritar pela minha liberdade :(
Ps: queria uma continuação do livro pra finalmente poder ver eles vivendo essa liberdade, e aliás, fiquei extremamente feliz pela liberdade de Naim!
Enfim, o livro é ótimo, leiam.

Mirella181 04/07/2023

O livro é muito bom e envolve bastante o leitor. Retrata muitas emoções diferentes. O que eu acho mais lindo nesse livro é amizade que eles criam. A unica coisa que não curto muito é o final,que acaba dando esperança aos leitores de uma possível continuação e de um romance entre Tal e Naim.
sou TAIM forever.

- ana - lídia - 23/06/2023

Bleh :/
Não gostei. Me prometeram um romance e o que ganhei foi um slow-burn sem o "burn". Leitura chata, mas que mostra experiências de conflitos que realmente acontecem no mundo real.