Always to Remember

Always to Remember Lorraine Heath
Lorraine Heath

Resenhas - Always to Remember

Isabela Di Ãngelo 11/01/2022

Um dos melhores mocinhos de livros. ? ? ? ? ?
O livro é maravilhoso!!!! O protagonista masculino é simplesmente perfeito. Pena Meg ser meio chata.
O grêmios são fofos,num nível fora do normal. O final é muito corrido, mas vale muito a pena ler. Quase virou um favorito.

Bia | @psicosedelivros 31/08/2020

M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O
“— 𝑻𝒊𝒏𝒉𝒂 𝒂𝒑𝒓𝒆𝒏𝒅𝒊𝒅𝒐 𝒂𝒒𝒖𝒆𝒍𝒆 𝒑𝒆𝒒𝒖𝒆𝒏𝒐 𝒕𝒓𝒖𝒒𝒖𝒆 𝒅𝒖𝒓𝒂𝒏𝒕𝒆 𝒂 𝒈𝒖𝒆𝒓𝒓𝒂. 𝑵𝒂𝒐 𝒑𝒆𝒏𝒔𝒆 𝒏𝒐 𝒂𝒎𝒂𝒏𝒉𝒂 𝒐𝒖 𝒏𝒐𝒔 𝒉𝒐𝒓𝒓𝒐𝒓𝒆𝒔 𝒒𝒖𝒆 𝒆𝒍𝒆 𝒑𝒐𝒅𝒆 𝒕𝒓𝒂𝒛𝒆𝒓, 𝒂𝒈𝒂𝒓𝒓𝒆-𝒔𝒆 𝒂𝒑𝒆𝒏𝒂𝒔 𝒂𝒐 𝒉𝒐𝒋𝒆.”

Texas, 1862.

Muitos homens e jovens rapazes foram chamados para lutar por seus país na Guerra Civil Americana. Clayton Holland tinha fortes convicções sobre a guerra e sobre empunhar um rifle, ele não iria derramar sangue ou matar alguém, e por isso não acatou ao chamado do Estado, sendo assim, foi tratado como um desertor, um covarde. Por anos ficou preso e sofreu as mais terríveis humilhações, e carrega as mais terríveis cicatrizes de sua escolha.

Quando a guerra acabou, ele voltou para casa para cuidar dos três irmãos, os gêmeos Joe e Josh, de dez anos, e Lucian, de 16 anos, que assim como todos na pequena e velha cidade de Cedar Grove, acreditam que ele é um covarde e deveria ter morrido como tantos filhos e cidadãos de Cedar Grove morreram.

Meg Warner é viúva de Kirk, melhor amigo de Clay, que lutou na guerra e morreu com honra por seu país. Como forma de humilhar Clay, ela vai até ele com um pedido inusitado: um memorial em honra dos homens que morreram como heróis na guerra, seria uma forma de fazê-lo admitir sua covardia.

“— 𝑽𝒐𝒄𝒆 𝒂𝒄𝒉𝒂 𝒒𝒖𝒆 𝒂𝒔 𝒖𝒏𝒊𝒄𝒂𝒔 𝒃𝒂𝒕𝒂𝒍𝒉𝒂𝒔 𝒕𝒓𝒂𝒗𝒂𝒅𝒂𝒔 𝒔𝒂𝒐 𝒇𝒆𝒊𝒕𝒂𝒔 𝒄𝒐𝒎 𝒓𝒊𝒇𝒍𝒆𝒔 𝒆 𝒐𝒔 𝒖𝒏𝒊𝒄𝒐𝒔 𝒇𝒆𝒓𝒊𝒎𝒆𝒏𝒕𝒐𝒔 𝒒𝒖𝒆 𝒎𝒂𝒕𝒂𝒎 𝒕𝒊𝒓𝒂𝒎 𝒔𝒂𝒏𝒈𝒖𝒆. 𝑽𝒐𝒄𝒆 𝒂𝒄𝒉𝒂 𝒒𝒖𝒆 𝒂 𝒄𝒐𝒓𝒂𝒈𝒆𝒎 é 𝒇𝒐𝒓𝒕𝒆, 𝒗𝒊𝒐𝒍𝒆𝒏𝒕𝒂 𝒆 𝒐𝒓𝒈𝒖𝒍𝒉𝒐𝒔𝒂, 𝑺𝒓𝒂. 𝑾𝒂𝒓𝒏𝒆𝒓.

A convivência com Clay traz a Meg uma nova perspectiva sobre a sua escolha de não ter lutado, durante o tempo juntos, esculpindo a estátua que servirá como um memorial, ela luta contra seu coração e suas próprias convicções. Já Clay, apesar de entender que a proposta de Meg uma sórdida vingança, ainda assim nada mais é que gentil e protetor com ela.

Always To Remember é um livro que celebra a coragem e a honra de um homem que tem crenças fortes e morreria por elas.

É um livro que fala sobre intolerância, preconceito e o julgamento de uma sociedade patriarcal. A hostilidade que Clayton enfrenta todos os domingos na Igreja, os olhares de ódio, a exclusão social, os comentários maldosos.. nada disso o corrompe, mas o machuca e fere a alma.

Esse é um livro que inspira coragem, que traz reflexões incríveis e nos faz repensar sobre a hipocrisia das pessoas e o valor de ter nossas crenças e lutar por elas, por mais complicado que possa ser.

“— 𝑬𝒍𝒆 𝒂 𝒃𝒆𝒊𝒋𝒐𝒖 𝒍𝒐𝒏𝒈𝒂𝒎𝒆𝒏𝒕𝒆 𝒆 𝒃𝒆𝒃𝒆𝒖-𝒂 𝒑𝒓𝒐𝒇𝒖𝒏𝒅𝒂𝒎𝒆𝒏𝒕𝒆 𝒄𝒐𝒎𝒐 𝒔𝒆 𝒕𝒊𝒗𝒆𝒔𝒔𝒆 𝒂𝒕𝒓𝒂𝒗𝒆𝒔𝒔𝒂𝒅𝒐 𝒖𝒎 𝒅𝒆𝒔𝒆𝒓𝒕𝒐 𝒆 𝒆𝒍𝒂 𝒇𝒐𝒔𝒔𝒆 𝒐 𝒑𝒐𝒄𝒐 𝒒𝒖𝒆 𝒄𝒐𝒏𝒕𝒊𝒏𝒉𝒂 𝒕𝒐𝒅𝒂𝒔 𝒂𝒔 𝒄𝒐𝒊𝒔𝒂𝒔 𝒒𝒖𝒆 𝒆𝒍𝒆 𝒕𝒊𝒏𝒉𝒂 𝒔𝒐𝒏𝒉𝒂𝒅𝒐 𝒆𝒏𝒒𝒖𝒂𝒏𝒕𝒐 𝒗𝒊𝒂𝒋𝒂𝒗𝒂 𝒔𝒐𝒛𝒊𝒏𝒉𝒐. 𝑬𝒍𝒂 𝒆𝒓𝒂 𝒂𝒈𝒖𝒂, 𝒂 𝒇𝒓𝒖𝒕𝒂 𝒔𝒖𝒄𝒖𝒍𝒆𝒏𝒕𝒂, 𝒐 𝒄𝒂𝒍𝒐𝒓 𝒅𝒆 𝒖𝒎𝒂 𝒏𝒐𝒊𝒕𝒆 𝒇𝒓𝒊𝒂, 𝒂 𝒔𝒐𝒎𝒃𝒓𝒂 𝒒𝒖𝒆 𝒐 𝒑𝒓𝒐𝒕𝒆𝒈𝒊𝒂 𝒅𝒐 𝒔𝒐𝒍 𝒇𝒐𝒓𝒕𝒆.

O romance pode trazer um sentimento de ambiguidade, mas Lorraine soube construir muito bem cada cena dos dois, e apesar de termos noção do ódio de Meg no início, vê-la repensar nas suas ações e nas atitudes dos moradores para com Clayton faz a tudo valer a pena.

Cada elemento da história foi desenvolvido com maestria. As relações familiares, o romance, o julgamento das pessoas e a solidão de Clay devido a sua exclusão. Foram tantas emoções e sentimentos que essa leitura me proporcionou, que eu me senti como numa montanha russa. Me emocionei, gritei, chorei, repudiei certas atitudes, e no fim, meu coração transbordou com inúmeras emoções. Ah Lorraine, meu coração é metade seu, faça o que quiser com ele, suas histórias tem o poder de transformar, rever conceitos e acalentar.

Juro pra vocês, esse livro é uma jóia rara, que foi escrito há mais de 20 anos, mas trata de temas pertinentes e traz mensagens maravilhosas.

site: https://www.instagram.com/psicosedelivros/

Pri 11/09/2023

Mil estrelas
Esse livro me fez uma fã ainda mais apaixonada por Lorraine, que sensibilidade, que profundidade. Livro lindo.
É impossível não se apaixonar por Clay e não sofrer com ele em toda sua jornada, senti muita raiva das pessoas julgando e desprezando ele.
No começo, Meg me irritou muito, totalmente sem sentido essa vingança dela, pra quem conhecia o protagonista desde a infância como pode trata-lo assim?
No entanto, Clay mostrou sua força de caráter, sua coragem e seu altruísmo, de forma consistente, se tornando um dos meus personagens mais queridos.
Amei os gêmeos, a ingenuidade e a sabedoria de criança, a forma como as relações familiares entre irmãos foi sendo reconstruida e se fortalecendo.
Como Meg foi se apaixonando por Clay.
O final foi um pouco corrido, mas não tiro nenhum ponto por isso.
Amei mil vezes

Lizzy 30/01/2013

"Dentro das sombras da honra, a coragem muitas vezes caminha em silêncio"
Que livro lindo, inspirador, reflexivo. A capa simplória em nada representa a grandeza desse conto de amor, que fala sobre o verdadeiro significado da honra e da coragem. Não é um livro água com açúcar, não é um melodrama qualquer, é uma história profundamente humana, sobre as escolhas que fazemos na vida, as suas consequências, e a força necessária para suportar o peso de lutar pelo que acreditamos. Clayton Hallond é o herói da história. E não se trata de um herói que se impõe pela força bruta, por representar o estereótipo do macho alfa, tão comum nos romances. Ele é um homem que luta por suas convicções e prova que coragem não é violência, nem força e nem orgulho. Ele é um jovem que desertou em plena Guerra Civil americana. Ele foi brutalmente torturado por isso, mesmo assim, em silêncio, ele volta para casa, para cuidar dos irmãos gêmeos Josh e Joe (crianças adoráveis) ao lado de Lucian. No entanto, ele é desprezado, ignorado, taxado de "o covarde de Cedar Grove". Ah, que repugnante, como a intolerância me causa asco...me senti enojada com as atitudes das pessoas para com Clay e sua família. Até mesmo Meg, a esposa de Kirk, um dos jovens da cidade que morreram na Guerra, repudiava Clay, pois a sua sobrevivência era vista como um insulto, quando tantos haviam morrido “lutando”. Ela queria vê-lo derrotado, e por isso, secretamente, encomenda um monumento aos mortos...O contato constante, a convivência com Clay e os irmãos, aos poucos, mostra para a jovem a realidade das coisas e o amor cresce entre eles. Ela plantou a semente da retribuição, mas os frutos da vingança em nada se pareciam com o que ela esperava. Há muito o que enfrentar, muitas barreiras precisam ser derrubadas, Clay necessita ter seu verdadeiro valor reconhecido e também havia muito a ser revelado. Clay é um escultor talentoso, ele faz coisas incríveis, um personagem tão especial que dá vontade de aconchegá-lo e amá-lo nos momentos que ele não tinha ninguém. O desfecho da história é emocionante. Segurem os lenços. Lindíssimo.
Lelinha 30/01/2013minha estante
Parece ser uma estória lindíssima...

Lizzy 30/01/2013minha estante
Oi Lelinha, sim dúvida é linda mesmo. Esse livro tem uma cotação altíssima nos sites especializados. Bjs

Gisele Melo 17/07/2013minha estante
Ai meu coração, Meus Deus do Céu!

Lizzy 17/07/2013minha estante
Gi, já enviei o arquivo, é tão emotivo quanto um livrinho da Lavyrle Spencer. bjs

Tess 08/09/2013minha estante
Falou tudo Lizzy, o livro eh liiiindoooo!!!! O contexto me lembrou um pouco de Les Miserables, pois Clay eh um heroi que ninguem enxerga devido a apenas acreditar no que querem, assim como o Jean Valjean *-*

Lizzy 08/09/2013minha estante
Oi Tess, é verdade! Eu percebi que essa autora costuma utilizar o contexto de livros famosos para conferir um toque todo especial. Bjs

Rubia 27/02/2017minha estante
Vou começar amiga..vamos ver o que me aguarda..

Aisha Andris @AishandoBooks 14/03/2021

Um dos livros favoritos da vida
“Always to Remember” é um dos livros mais lindos e tocantes que já li na vida, e que foi direto pro terceiro lugar na minha lista de romances de época favoritos. O que me deixa triste é que, apesar de ter garantido a Lorraine Heath o RITA, o maior prêmio literário do gênero, nunca foi publicado no Brasil.
Aqui temos um western que conta a história de Clay, um homem que é desprezado por todos em sua cidade natal, por ter se recusado a pegar em armas da Guerra da Secessão e, por causa disso, foi o único dos garotos que foram convocados a voltar vivo. Entre todas as pessoas, ninguém o odeia mais do que Meg, uma viúva que não pode perdoá-lo por ter deixado o melhor amigo lutar sozinho. Para punir Clay, ela o contrata para construir um memorial para os 22 garotos mortos na guerra. Só que isso a obrigará a se manter por perto e, conforme for conhecendo Clay, sentirá o coração bater mais forte por esse homem que passa longe de ser o covarde que ela acreditava.
O Clay é um personagem que nos ganha já nas primeiras páginas. Eu duvido alguém ler o prólogo e não ser cativado pela inocência e pela pureza do coração dele. Eu já me acabei de chorar ali, vendo-o ser enviado ao pelotão de fuzilamento sem nunca ter conhecido o calor dos braços de uma mulher. É claro que ele não morre, mas esse comecinho já foi o indício do quanto eu ia sofrer durante a leitura.
A Lorraine Heath construiu o romance de Clay e Meg de forma lenta e gradual, o que faz todo o sentido, afinal essa mulher o despreza com todas as forças e precisa conhecê-lo de verdade antes de começar a se apaixonar. É uma jornada profundamente emocionante que nos mostra que a coragem nem sempre está no ímpeto de lutar, mas também em nos mantermos fiéis ao que acreditamos, por maior que seja o custo disso, e em mantermos a cabeça erguida mesmo que todos os dedos estejam apontados para nós.
Como nos outros livros da autora, temos cenas sensuais também, e é lindo ver Clay dando o primeiro beijo, fazendo amor pela primeira vez e conquistando o coração da mulher que sempre amou, mas no fim, será ela quem terá que decidir se vale a pena lutar por ele...

site: https://aishando.home.blog/

Leituras.Nanda 08/10/2021

No topo dos favoritos da minha vida. História IMPECÁVEL!
"Dentro das sombras da honra, a coragem, muitas vezes caminha em silêncio".

Eu não apenas li esse livro, eu bebi cada palavra como se necessitasse dele de uma maneira que eu nunca imaginei. Essa é uma das melhores histórias que eu li na minha vida e me marcou de um jeito tão profundo que é difícil colocar em palavras.

"Ele manteve suas cicatrizes para si mesmo, especialmente aquelas que não eram visíveis mesmo quando se despia."

A sinopse não entrega a profundidade do que o Clay passa nesse livro por se recusar a pegar em uma arma e matar outras pessoas na guerra. Não bastasse todo sofrimento imposto a ele quando estava preso, ele foi excluído e humilhado pelas pessoas da própria cidade. Ele foi rejeitado, privado do convívio e até mesmo dos meios para sustentar a si e sua família. Era um covarde a vista de todos que não entendiam a suas convicções e a sua consciência.
O Clay é de longe o melhor personagem masculino que já conheci. Bondoso, abnegado e leal a tudo que ele conhece e ama. Eu chorei e sofri com o que faziam com ele enquanto ele erguia a cabeça e me ensinava a ser uma pessoa melhor. Enquanto eu desejava o mal de todo mundo que o fazia sofrer, ele me dava um tapa não intencional, desejando o bem dessas pessoas.
Eu odiei cada pessoa dessa cidade (principalmente seu irmão Lucian) e odiei muito a Meg por ser tão cega e dura. Mesmo tentando exercer a empatia sabendo que ela estava de luto. Mas é claro que a Lorraine iria me fazer abaixar a guarda com ela e ver todo um processo de Redenção e de consciência ao qual ela passou e que transformou seu modo de pensar e seus sentimentos.

"Você acha que as únicas batalhas travadas são feitas com rifle e os únicos ferimentos que matam tiram sangue. Você acha que a coragem é forte, violenta e orgulhosa. Sra. Warner eu não acho que você tem uma ideia do que esse memorial representa verdadeiramente."

Eu amei esse casal, amei a forma como eles se descobriram e o quanto um ensinou ao outro cada emoção e conhecimento que tinham dentro de si.
Eu me abri para a Meg e amei a evolução que ela teve. E eu consegui perdoar o Lucian também apesar de tudo. Fora eles, meu refresco nessa história foram os gêmeos. Meu Deus, que personagens maravilhosos. Eles conseguiam me fazer sorrir mesmo em meio a tanta coisa ruim. E me emocionaram demais com sua grandeza e sabedoria, pareciam realmente adultos sábios no corpo de duas crianças. O modo como eles apoiavam e amavam o Clay me tocou demais.
Sobre o final, achei muito corrido e algumas reações forçadas que não me convenceram. Mas esse detalhe não vai de maneira nenhuma tirar todo o significado que o livro me deu, realmente um dos favoritos da vida. Também gostaria de muito mais páginas sobre o Clay e a família depois que as coisas ficaram bem, mas mesmo assim a cena final me tocou demais, me emocionou e me deixou muito feliz.

Somente leiam esse livro, por favor!

Deici 08/10/2023

Quando se é jovem, se deseja as coisas no futuro, mas, quando se é velho... se deseja as coisas do passado.

Deus bendito! Nenhum deles viria aqui e pisaria em nossas colheitas se elas estivessem em chamas.?Eu não posso mudar o jeito que eles são, mas vou ser condenado antes de me tornar como eles.

Talvez apenas aqueles que enfrentavam a morte diariamente eram capazes de reconhecer que a coragem pode ser tão tranquila como os pensamentos de um homem.

Dentro das sombras da honra, a coragem, muitas vezes caminha em silêncio.

Clay, um cristalzinho perfeito. ??

Evy 08/06/2015

O que é coragem?
Se fosse perguntado a mim isso a 5 dias atrás eu responderia que coragem é quando uma pessoa tem garra para enfrentar o que normalmente a maioria das pessoas não enfrentariam; e ao dizer isso viria em minha mente vários pensamentos sobre a bravura de homens, e eu sei que esses pensamentos teriam como base homens em um cenário onde todos devem ser corajosos: a guerra.

Mas hoje, depois de ter lido Always to Remember, a coragem para mim se define com uma única palavra: Clay.

Clay é apelido de Clayton e quando eu vi esse nome na sinopse já pressenti que viria coisa boa no livro, afinal além de amar esse nome, esse nome é sinônimo de sorte para mim. Até hoje de todos os livros que li com um Clayton como personagem, nenhum me decepcionou.

E esse além de não ter me decepcionado, conseguiu um lugar imenso no meu coração, ou seja, um favorito.

A história se passa em uma cidadezinha chamada Cedar Grove depois do fim da Guerra Civil, essa cidade foi marcada pela dor da perda de 22 homens em meio a guerra. Desses 22 homens 1 foi marido de Meg Warner e 3 foram seus irmãos, ou seja, 4 homens perdidos em sua vida. Meg e a cidade toda juntos odeiam uma pessoa: Clay. Por quê? Porque ele não lutou na guerra. Agora me diga, isso faz mesmo de Clay um covarde?

5 dias atrás eu diria sem hesitação que sim. Hoje? Eu digo que não.

Clay representa aquelas raras pessoas que quando se tem uma crença em algo, não desiste dessa crença ou a contorna porque a sociedade assim o pede, ele representa o significado de persistir em determinada coisa porque sua consciência te pede isso, mesmo que todos os outros ao seu redor digam que você está errado. E para mim foi esse fato que o fez corajoso aos meus olhos, não o que ele sofreu na mão da Confederação e sim como ele nunca se desviou daquilo que ele acreditava mesmo que sua crença tenha trazido o ódio daqueles que um dia foram seus amigos, pessoas que também tinham afeto por ele.

E qual era a sua crença? A sua crença é algo tão simples que passa pelos ensinamentos da maioria dos seres humanos na vida e a maioria não cumpre. Ele não queria matar outro ser humano e com isso defender uma Confederação que lutava por escravidão e a separação de um estado do resto do país. Simples não é? Pena que as pessoas não achavam.

Meg queria que Clay sentisse dor, que ele enfrentasse sua "covardia", então teve a ideia de pedir a ele que fizesse um monumento homenageando seus "heróis" de guerra, porém ela foi surpreendida pela vida e por Clay que a fez questionar se o seu ódio era realmente certo e com isso finalmente abriu as portas para o amor entre os dois.

Destaque também para Mama Warner (todo mundo gostaria de envelhecer com o seu tipo de sabedoria); para Joe e Josh (os gêmeos mais adoráveis que mais apoiaram Clay quando ele pensou que só poderia existir ódio para ele); para Lucian (que enfrentou o ódio que sentia por seu irmão como sendo um ódio por si mesmo); e finalmente, para o Dr. Martin (o único cidadão da cidade que enxergou primeiramente, que Clay não era um covarde).

A forma como a história foi desenvolvida eu cheguei no final querendo mais, muito mais... Sendo que aí eu percebi que mesmo se essa história se estendesse por várias e várias páginas eu sempre iria querer mais e nunca seria o suficiente.

Muito obrigada Lorraine por fazer uma obra tão excepcional, minha mente, olhos e coração estão extremamente satisfeitos.
Lizzy 08/06/2015minha estante
Que linda resenha. Esse livro é muito especial. =D

Evy 08/06/2015minha estante
Obrigada *-*. Pois é, depois desse virei fã da Lorraine.

Lizzy 08/06/2015minha estante
Recomendo este aqui: http://www.skoob.com.br/sweet-lullaby-151014ed168410.html O herói lembra muito o Clay. O livro é lindíssimo. Sou super fã. A trilogia Texas também é maravilhosa. Bjs

Evy 08/06/2015minha estante
Vou colocar na minha lista sabe, pelo visto mais um bom livro pela frente! Eu li Texas Destiny e Texas Splendor, adorei os dois só falta eu ler Texas Glory.

Leila 06/01/2016minha estante
Resenha maravilhosa Evy.
Estou terminando o livro e apaixonada. Pretendo evitar os demais livros da autora.

fer 10/12/2020

Fascinada
Gente, que leitura emocionante! Apesar de ter começado há um tempo e abandonado, tomei coragem e retomei um livro que era super bem avaliado. Com uma história tocante e uma lição para a vida, somos apresentadoras clay,
que sofreu muito ao permanecer fiel às suas crenças, e Meg, que perdeu o marido e os irmãos para a guerra. O começo da interação deles no livro é hostil, principalmente pela Meg se ressentir (assim como toda a cidade) por ele não ter lutado na guerra, mas com o passar do tempo ela percebe que está errada e que ele é tão corajoso quanto aqueles que se foram.
A escrita é cheia de sensibilidade e faz você sentir compaixão pelo Clay, emoção pela relação que é construída entre o casal e pela redenção final. Chorei umas duas vezes durante o livro. Um dos melhores romance do ano!

Thais 07/01/2021

"Dentro das sombras da honra, a coragem, muitas vezes caminha em silêncio."
Um livro maravilhoso, perfeito, me fez chorar, me deixou com raiva de como as pessoas são tão ruins, me deixou com o coração apertadinho muitas vezes, mostrou sobre o amor, o apoio, amizade entre os irmãos, foi simplesmente incrível poder ler um livro tão lindo.
Clay e os gêmeos são perfeitos, quantas vezes deu vontade de entrar no livro pra poder dar um abraço bem apertado neles. Eles são uma família de verdade, que está juntos em todos os momentos.

Janise Martins 31/07/2022

Always to Remember

Amo as histórias dessa autora. A escrita envolve aos poucos, quando a gente percebe já está com o coração apertado. Os personagens são cativantes e os protagonistas… ahh eu os amei!

Clayton firmado em suas convicções se negou a pegar em armas para lutar na guerra de secessão*. Assim ele foi punido pelos confederados e pela sua cidade. Isso porque todos os jovens da cidade que lutaram pela confederação foram mortos. E ele foi tachado de covarde, e foi muito perseguido.

Inclusive por Meg, viúva de Kirk, melhor amigo de Clayton. Meg, assim como a cidade tem um ódio mortal dele. E ela bola um plano de vingança para que ele sofra por sua covardia. E é aí que as coisas começam a mudar, não antes de piorar, claro.

Uma leitura que eu recomendo.

E foi assim.
Bjoo.

* Guerra da Secessão: “Guerra Civil Americana, aconteceu entre 1861 e 1865, entre o norte e o sul dos Estados Unidos. Esse conflito trouxe grande destruição, sobretudo para o sul do país, afetando diretamente sua economia e resultando em um saldo aproximado de 600 mil mortos.”

site: https://janiselendo.blogspot.com/2022/07/always-to-remember.html

@lendosonhando 04/06/2022

Toda história tem dois lados e muitas vezes os fatos são ocultados pelo ódio e ignorância.
Clayton paga um preço muito alto por defender aquilo que acredita e ele o aceita de maneira muito estoica.
A medida que Meg convive com Clay percebe que "o covarde" da cidade na verdade é um homem honrado que apenas deseja viver da maneira que quiser.
Um livro muito bonito sobre amor, amizade, honra, luto e perdão. Lorraine Heath derramou lirismo em sua escrita e criou um protagonista que acho muito difícil ser superado em um RE.
Eliane 04/06/2022minha estante
Esse livro é inesquecível, li ele em 2004. É um dos clássicos da Lorraine, a escrita dela é muito tocante.

@lendosonhando 04/06/2022minha estante
Eu fiquei arrebatada por esse livro!

Gabi 03/08/2020

Emocionante
Em muito momentos as lágrimas veio aos olhos, uma história muito emocionante e bonita. E o gêmeos ?, melhor parte. O final eu achei um pouco corrido, aquelas leituras que deixam um quentinho no coração

Daiane.Passigato 10/01/2021

Lição de vida
Uma obra prima de livro! Encantada! Maravilhada!
"Dentro das sombras da honra, a coragem muitas vezes caminha em Silêncio"
Leituras.Nanda 10/01/2021minha estante
Quero ler, só tem resenhas positivas ?? Lorraine é incrível

Daiane.Passigato 13/01/2021minha estante
Nanda, vc vai amar! E maravilhoso!

Rubia 05/03/2017

Uma lição de amor e perdão!!
A tempos que estava com esse livro para ler, mas acho que não tinha chegado o momento, o que posso dizer agora? Deveria ter lido antes..Um livro encantador, que me deixou pensando como as vezes julgamos as pessoas sem saber o real motivos de elas serem de determinada maneira..Nesse livro o mocinho que se chama Clay, enfrenta o desprezo de uma cidade inteira até mesmo de alguns de sua família por ter se recusado a lutar na guerra.Era conhecido como o covarde da cidade..A revolta do povo foi intensa pois todos os que foram para a guerra não voltaram vivos, por isso todos queriam até mesmo matar ele por conta de sua suposta covardia..Meg viúva de um desses homens que foi para a guerra resolve dar uma lição de moral em Clay encomenda um memorial de pedra com o nome de todos os que morreram...e para isso ela se certifica vindo todo dia ver como esta o tal memorial a fim de ver a humilhação de Clay. Mas Clay é quem dá uma lição a ela, de humildade, amor, gentiliza e sabedoria..Simplesmente lindo..super indico esse livro a todos!!
Pati 05/03/2017minha estante
Lindo não!??

Pati 05/03/2017minha estante
Lindo, né!? Se apaixonou pelo Clay? rsrsrs

Rubia 06/03/2017minha estante
menina...o Clay foi dos mocinhos mais lindos que já li..que coração né..não tem como não se apaixonar.

Lisa.Vieira 09/07/2017minha estante
Eu amei.
É o livro mais lindo que já li!

Rubia 11/07/2017minha estante
muito mesmo...me apaixonei,,mas a trilogia texas é maravilhosa...essa autora é incrivel.

Lisa.Vieira 12/07/2017minha estante
Lerei a trilogia em breve Ru.
Estou bem curiosa... Amei demais a escrita da Lorraine.

Rubia 12/07/2017minha estante
só digo uma coisa vc vai pirar quando ler...que livros mais maravilhosos..