Sem Consciência

Sem Consciência Robert D. Hare

Resenhas - Sem Consciência

Gran 16/02/2014

Leitura obrigatória para quem quer se informar sobre psicopatas
Melhor livro sobre psicopatas que já li. Leitura essencial para quem quer obter informações completas e sérias sobre esse assunto. O assunto é abordado de forma genérica, contemplando desde os "serial killers" aos criminosos do colarinho branco. O autor é psicólogo e responsável pela criação da avaliação mais utilizada no mundo para identificar psicopatas, escreve de forma didática e clara e os capítulos são recheados de exemplos práticos que aconteceram durante seus mais de 25 anos trabalhando com pessoas com essa síndrome.
Para quem pretende iniciar uma leitura sobre o assunto, recomendo fortemente que iniciem com esse livro. Para quem já conhece o assunto e quer se aprofundar, sem dúvida esse livro deve vir a fazer parte da sua biblioteca.
Ana 26/04/2018minha estante
Uma pergunta, uma garota de 15 anos entenderia?
Tipo... A linguagem é de fácil entendimento ?

Gran 18/07/2018minha estante
É fácil de ler, um livro pra leigos. Não é um livro tecnico, se é essa a pergunta.

Erica 20/03/2020

Livro interessantíssimo!!! Um dos melhores sobre psicopatia
Eu amo ler livros que envolvam temas sombrios relacionados a psique humana, eu e milhares de outros leitores que tem curiosidade mórbida em saber o que se passa na mente de psicopatas que cometem crimes chocantes na sociedade, se você faz parte do clube, leia esse livro!

Aqui o autor que é especialista em psicologia criminal, explica com propriedade e de forma bem didática baseado em estudos e experiencias pessoais o que de fato é a psicopatia, o que diferencia ela da sociopatia, quais são os hábitos e estilo de vida das pessoas que se enquadram nas características de um psicopata, como elas pensam e o que nos diferencia desse tipo de pessoa.

Essa leitura foi bem informativa, o autor não enche linguiça, não cai no senso comum e consegue transmitir bastante credibilidade ao conteúdo exposto, comentando sobre casos reais da mídia e de pacientes anônimos, o interessante é que muitas das coisas discutidas nos causam reflexão sobre o comportamento dos variados tipos de pessoas que fazem parte do nosso convívio, nos deixando mais atenta a pequenos detalhes que antes passariam batido por desconhecermos sobre o assunto. Claro que você não precisa ficar paranoico, mas seguro morreu de velho, ninguém quer ser aquele parente/vizinho que aparece no Cidade Alerta dizendo “Nossa, mas ele aparentava ser tão integro...”

Recomendo demais a leitura pra quem quer obter informações sérias sobre o tema, além disso a escrita do autor é muito boa e prende a atenção!

11/08/2021

"Como ele pôde ser tão cruel?" não faz sentido aqui
[Para R.M]

O livro revela informações interessantes sobre a psicopatia [ou transtorno de personalidade psicopata/antissocial], uma doença que não tem cura, mas se diagnosticada durante a infância pode ser amenizada. O diagnóstico e tratamentos do transtorno são complexos, e sua origem pode estar ligada tanto ao biológico, social e ambiental, mas nada completamente elucidado.
Sem Consciência explora todas suas formas de agir, sendo ele, o psicopata, capaz de destruir sua vida sem ao menos encostar em você ou machucá-la, pelo menos não fisicamente. Outro ponto interessante é a tentativa do autor em diferenciar o psicopata sensacionalista dos cinemas e o da vida real, entretanto, eles podem ser tão cruéis quanto. Além disso, Robert D. Hare, faz crítica ao uso banal do termo e as consequências de um diagnóstico errôneo, pois até mesmo um especialista pode ser enganado.
E, diferentemente do senso comum, os psicopatas criminosos e serial killers, ou pelo menos aqueles pegos pelo sistema penal, são a minoria. Ele pode ser seu chefe, professor ou vizinho, mas possivelmente você não encontre nenhum durante a vida, pois a taxa de psicopatas na população é (nem tanto) pequena, mas se encontrar...fuja!
Não sou especialista na área ou revisei as referências, por isso não darei nota mais alta, mesmo assim, a leitura é recomendável, principalmente se você precisar algum dia.
Rosangela Max 11/08/2021minha estante
Ótima resenha! ??????
Com esse seu alerta final de que podemos vir a precisar desses conhecimentos um dia, senti necessidade de incluir este livro na minha lista. ??

12/08/2021minha estante
Obrigado. Espero que goste quando for ler ??. E põe alerta aí hahaha. Boas leituras!

Ana Paula 17/05/2022

Sensacional
Um livro indispensável para entender sobre Psicopatas.

Uma leitura muito dinâmica e bem interativa. O autor trás conceitos de uma forma mais simplicida, com exemplos de fácil entendimento.

Super recomendado para quem é da área, é quer começar a entender realmente de uma forma mais profunda.

Ana Bernardes 24/01/2021

Um pouquinho do mundo obscuro dos psicopatas
Esse livro mostra diversas coisas sobre os psicopatas, se alguém tem interesse em saber mais sobre até para se proteger ou aprender a lidar com eles. Afinal, eles existem e não são poucos.

A única coisa que me incomodou durante a leitura foi a repetição continua sobre a checklist que eles criaram. Das duas uma, ou na verdade pode ser duas também, ou eles foram pioneiros na área mesmo ou usaram esse livro para fazer propaganda porque toda hora falavam do quanto a checklist era boa.

Mas eu concordo tem que haver uma forma científica de identificação de psicopatas então se essa ferramenta supre essa demanda é algo importante a ser mencionado.

Esse livro usa o tanto que se sabia na época de sua escrita a respeito dos psicopatas para mostrar seu perfil e tentar nos mostrar um pouco como lidar com eles.

Martony.Demes 25/12/2022

Livro referência sobre piscopatas
Quando eu lia sobre true crime e serial killers, ao se referir a psicopatas, o nome de Rober Hare era sempre citado e essa grande obra. Então resolvi conhece-la.

Realmente, é um livro excelente sobre o tema. O livro apresenta um panorama completo sobre psicopatia: desde a convivência, os perfis, o comportamento, os tipos, as vítimas, as causas, os cuidados na rotulação, e o que pode ser feito com se defrontar com um psicopata.
Claro, estou sendo bem breve aqui! O livro apresenta exemplos de casos reais, depoimento dele e de outros profissionais e as consequências de cada um!

É uma obra-prima não só para profissionais como para leitores curiosos como meu caso!

Recomendo muito!

Gabi 26/11/2021

Uma das melhores literaturas sobre o assunto psicopatia. O autor quebra paradigmas, traz uma visão prática, clara e objetiva. Atinge seu intuito de apresentar os psicopatas a pessoas que não são da área de uma forma incrível!
Literatura ótima e acessível.

natygs 26/06/2016

Psicopatia para quem quer realmente entender
Acho que todos que lerem vão concordar comigo de que este é O MELHOR livro sobre psicopatia já lançado. Nada de sensacionalismo, nada de senso comum. Se você quer realmente entender o fenômeno, esse livro é o indicado. O autor nada mais é do que o maior entendido no assunto do mundo.
Mario.Arnaldo 17/05/2018minha estante
Será que a psicopatia tem cura?

Henrique711 21/02/2020

Necessário para entender mais sobre psicopatia e sociopatia
Uma leitura muito fácil de se entender e muito maçante, o autor escreveu de um modo muito didático, coerente e competente sobre o tema. Tinha curiosidade em aprender mais sobre psicopatia e esse livro surpreendeu a todas as minhas expectativas.

Patrícia Carla 08/05/2020

Muito esclarecedor
Embora já tenha lido vários livros sobre psicopatia, este livro traz alguns detalhes a mais que ajudam verdadeiramente a compreendemos melhor do que se trata esse transtorno, para além do conhecimento popular. Embora o livro tenha referências ao final, senti falta de mais citações e detalhes no texto que mostrem em que estudos o autor está se baseando para afirmar o que afirma, mas de qualquer forma o próprio autor tem uma experiência imensa com o transtorno em questão, mostra plena "espertise" sobre o assunto e desenvolveu uma avaliação para o diagnóstico correto e seguro que defende veementemente com bons argumentos. Indico a todos que querem saber mais sobre a psicopatia, profissionais ou não de saúde mental.
Patrícia Carla 16/08/2020minha estante
*expertise

Sra. Cass 23/12/2023

Facul
Li esse livro pois o professor de Psicologia pediu, a gente ia aprender na faculdade sobre como reconhecer um psicopata em um júri! O livro é maravilhoso, didático e de uma leitura leve e corrida, não é maçante. Perfeito pra leigos e também para especialistas.

Camila.Guntzel 29/12/2020

Informações muito ricas sobre psicopatia
Além de trazer um panorama geral sobre características de psicopatas, prevalência da doença, questões legais sobre imputabilidade, anatomia mental ele ainda traz a presença da doença dentro do ciclo vital, ou seja, em crianças, adolescentes, adultos, etc. Leitura acessível, muito pertinente e com inúmeras informações ímpares. Vale muito a leitura seja pelo caráter de conhecimento geral, de autoproteção, ou mesmo como forma de reconhecimento de perfil para pessoas que lidem com público, como profissionais da saúde, de sistema prisional, professores, etc. SUPER indico a leitura!

Bru | @serialivros 17/10/2021

Que livro!
Ele veio para quebrar paradigmas, a escrita dele é fácil de compreender e apesar do livro ser uma pesquisa, o linguajar dele é bem simples.

O livro quebra muitos tabus que existem quanto ao que a sociedade se refere como psicopata. Há semelhanças, claro. Mas a forma de diagnosticar e a própria imagem dos psicopatas são diferentes.

Não são pessoas sem sentimentos. Afinal, para enganar, eles precisam ter um ?mínimo? para compreender quais botões apertar.

É uma leitura fundamental para aqueles que são amantes de crimes reais e também para aqueles que querem quebrar a própria ideia que tem sobre eles.

Marcella Almeida 19/11/2021

Tema do meu TCC e o livro me ajudou demais, detalhou tudo que eu precisava, mostrou todos os estudos e pesquisas relacionadas ao tema. Muito impactante as experiências que o autor teve ao longo da carreira. Assunto seríssimo e quanto mais se lê sobre, mais curiosidade se tem.

Muito bom!!