Os Meninos Morenos

Os Meninos Morenos Ziraldo

Resenhas - Os Meninos Morenos

Marianna A 31/01/2023

Uma memória
O livro é um verdadeiro sopro de calma e tranquilidade. Estou passando por um momento difícil e foi um verdadeiro sopro de paz.

z..... 21/12/2022

Não sei se as histórias são todas verídicas ou essencialmente a descrição de um contexto. Seja como for, apresentam-se como memórias de infância no Brasil e país centroamericano (remetendo aos autores), em recorte temporal do início do século 20, especialmente na década de 1940. Mais não é só isso, há ainda um refinamento principal: a infância de meninos morenos. Os relatos tem descrições telúricas, culturais, históricas, sociológicas, em desdobramentos divertidos e também dramáticos de realidades vivenciadas. Tem algo idílico, como também visceral do meio, como a segunda guerra. Por falar nela, deixo em registro frase que achei interessante sobre narrativa de menino que perdeu a vista numa brincadeira: as guerras são mais crueis do que se pode imaginar, mesmo as de brinquedo.
Os relatos tem outras crueldades também...
Destaque-se também versos de poeta da Guatemala pontuais em certos momentos, confesso que não curti todos, mas entre os que me tocaram gostei especialmente de O Amanhecer (bonito em sua simplicidade).

Fernanda 15/11/2022

Só um pedaço de uma vida inteira.
"Eu também já fui brasileiro, moreno como vocês." - Carlos Drummond de Andrade
Com essa citação de Drummond, inicia-se esse relato biográfico de Ziraldo - o qual, é intercalado com os poemas do também moreno, Humberto Ak'Abal - e, irremediavelmente, esse livro me sensibilizou de um modo que nem sei descrever.
A forma como ainda penso nesse escrito, mesmo após mais de um mês que conclui a leitura, apenas afirma o quanto essa história me marcou e fez-me refletir sobre as vivências políticas, sociais e culturais que nos conectam nesse continente moreno.

"De perto, de pertinho, a Lua tem a mesma cor dos meninos morenos."

"É dezembro de um ano qualquer, e é aqui que termina esta história. O que se conta nunca é tão bem escrito como o canto dos pássaros e é só um pedaço de uma vida inteira."

@leitora.si 16/07/2022

Hj li 6 livros escritos pelo Ziraldo; Este foi o pior! Não entendi a proposta, o livro não flui, sem sequência das histórias... Não recomendo!

Lu 03/05/2021

Livro "Os meninos morenos"
O livro me fez refletir um pouco sobre várias coisas que o autor traz a tona, mas achei um pouco ruim de ler. De qualquer forma é um livro que pode trazer pensamentos necessários para nosso desenvolvimento pessoal.

Renata 10/04/2020

Meninos de Ziraldo
Bom livro

Laura 01/09/2013

Leveza, inteligência, bom-humor e ternura
Sempre desconfio do rótulo "literatura infantil" ou "infanto-juvenil", penso que uma história bem contada pode ser lida em qualquer idade. Li um trecho d' Os Meninos Morenos num livro didático e gostei tanto que comprei o livro; pensando no meu filho, sim, mas li inteirinho e adorei! Na homenagem que Ziraldo faz ao poeta Humberto Ak'Abal, vai contando e comentando suas memórias de menino moreno (brasileiro e mineiro) de forma bem humorada e terna ao mesmo tempo - e foi isso o que me encantou no livro. Mineira que também sou, vi ali um pouco do que meus pais também viveram na infância deles, a semelhança de valores e visão de mundo. Muito bom para quem quer uma leitura leve, inteligente, engraçada e comovente.
Daniel.Junio 10/09/2017minha estante
entao por que vc deu 0 estrelas?

João Carlos 28/12/2017minha estante
undefined

Yas 31/10/2012

Os Meninos Morenos = Ziraldo
É a biografia de Ziraldo. Uma historia que conta os momentos alegres – como brincadeiras e curiosidades – e tristes – como as dificuldades, a pobreza, e mortes de vários amigos.
É um livro legal, que nos permite conhecer como era, e talvez, como ainda é, a vida de muitas crianças pobres do Brasil.
As ilustrações e os versos que intercalam as historias , deixam o livro ainda mais interessante e divertido. Para quem gosta de livros divertidos, eu recomendo.

Túlio Demian 15/04/2011

Ziraldo Moreno
Bem o livro é interessante. Apresenta uma espécie de "memórias da infância" despertada pelas poesias de Humberto Akabal, no qual o autor faz referências as crenças, ao universo infantil, aos sonhos de sua infância em paralelo com o que sobreou no presente. Os amigos que se foram, as lendas que se acabaram, seus pais e por fim,seu jeito de contar histórias. A maior herança do menino moreno é o jeito de contar suas histórias. Gostei da semelhança que o autor coloca entre todos os meninos que nascem na américa latina. O livro é divertido e bastante dinâmico. Assim como em O menino Maluquinho, Ziraldo nos faz viajar ao universo infantil através da linguagem e das imagens por ele registradas que dialogam com seu texto breve e objetivo. Eu recomendo.

Mary Baggio 12/01/2010

Não gostei do que li...assim eu achei meio chato mas boa sorte pra quem vai ler ;)