Entre os muros da escola

Entre os muros da escola Fraçois Bégaudeau

Resenhas - Entre os muros da escola

Tórtoro 17/09/2010

ENTRE OS MUROS DA ESCOLA

“É por meio da gravata que o homem se revela e se manifesta”

Honoré de Balzac

Quando chega o crepúsculo de uma sexta-feira, deixo minha sala de Orientador Educacional e percorro, quase que num ritual semanal, os longos corredores do meu colégio até chegar ao estacionamento, densamente arborizado e que acolhe saguis e pássaros de diversas espécies que me recebem com seus cantos embalando um sentimento profundo de dever cumprido.
É como sair, ao final de cada semana, de um filme, uma longa e apaixonante película real.
E foi talvez por isso que, ao tomar conhecimento, lendo jornais, da existência de um livro, “Entre os muros da sscola” — romance de François Bégaudeau , autobiográfico, que originou o filme de Laurente Cantet , Palma de Ouro no Festival de Cannes no ano passado — resolvi ler a obra que já vendeu 170 mil exemplares na França.
Pensei comigo: se esse é um livro que trata de problemas originados pela diversidade de linguagens e universos, espelhando os conflitos de qualquer sala de aula do mundo, de comportamentos excedidos de professores, funcionários e alunos, dificuldades individuais e sociais de integração recorrentes em cidades cosmopolitas e miscigenadas, dentre uma série de outros assuntos, então é um livro que fala da minha realidade, não importando sem em Paris ou em Ribeirão Preto.
E assim pude, em dois dias, nas 260 páginas que contam a história de um professor de Francês, em Paris, encontrar dificuldades e problemas comuns entre as duas escolas.
Pude reencontrar alguns de meus professores em Bastien, Luc, Giles, Chantal, Fracois, Julien, Line, Léopold, Rachel, Sylvie. Revi em Dico, Frida, Souleymane, Amar, Djibril, Sandra, Hinda, muitos dos alunos que passam diariamente pela minha sala.
Comparei, refleti, questionei posturas deles, alunos e professores franceses, do diretor Pierre e dos coordenadores Christian e Serge : os problemas, aqui e lá, são quase iguais, porque aqui não implicam diferenças raciais e étnicas, por isso as soluções na minha escola são diferentes por implicarem resolver diferenças de criação, de formas de convivência familiar, de maneiras diversas de ver a Educação por parte do Colégio e dos pais de alunos.
Na escola de Bérgaudeau, os alunos, suas idéias e posturas são identificados pelas suas camisetas e pelas mensagens nelas divulgadas, a dificuldade de comunicação vem da diversidade de línguas e dialetos, a reciprocidade de tratamento é questionada pelos alunos, e o senso de justiça está à flor da pele dos adolescentes. Entre os professores, as mesmas queixas, os mesmos comentários de qualquer sala de professores sobre turmas e alunos-problema, enfim, as dificuldades de uma profissão que está constantemente educando no presente, com fórmulas do passado, tendo em vista um futuro que se desconhece: e o desencontro de gerações.
Aqui, com o uso de uniformes, as diferenças se constroem pelo corte de cabelo, grife do tênis, marca do celular, uso ou não do brinco, boné, óculos — já que não se usa mais a gravata. A dificuldade de comunicação , em alguns momentos, é pela falta de leitura e vocabulário por parte de crianças e adolescentes, criando às vezes situações até cômicas devido à interpretação de palavras utilizadas por algum professor mais, digamos, culto.
Enfim , ler Entre os muros da escola é como ver-se em vídeo, em diversas e múltiplas situações, e permite refletir ao fazer rever situações de sala de aula: vale a pena para quem, como eu, ama o que faz, e até no lazer diverte-se com temas vinculados à Educação.

Walkiria 03/01/2013

Pior livro que já li
É um livro com uma leitura extremamente cansativa. Não tem início, meio e fim.
Fala da extrema incompetência encontradas pelos professores em lidar com alunos e só. Não acrescenta em nada na nossa vida. Decepcionante do começo ao fim, foi um verdadeiro desafio conseguir ler o livro até o final.
Thaís Furlan 27/01/2016minha estante
Também estou achando cansativo. Parece que a tradução foi mal feita, pois alguns diálogos não têm muito sentido.

Cibele 01/04/2013

A minha impressão do livro, foi que é uma das poucas vezes em que ao meu ver o filme é melhor que o livro. O livro é sobre o complexo convívio dos comportamentos de professores e alunos no dia a dia. Mas os diálogos são truncados e de repente exagerados(por causa) da narrativa que vai descrevendo trechos. Se passa numa escola na França, mas que pra quem conhece uma sala de aula e o cotidiano de uma escola pode ser o retrato simples de uma escola de outra país.

Americano 11/11/2010

Questionador.
É um livro de grande valor. ainda mais para quem está entrando nessa empreitada que é a educação... Mas o mais interessante nele é que,todas dificuldades que os professores passam com relação a "autonomia" dentro da sala,também eles passam; com pouca diferença, mas passam... vale apena assistir ao filme pra quem não quiser ler. Recomendo.

Patricia.Cerutti 07/02/2022

Esse é um livro um tanto quanto diferente daqueles que costumo trazer aqui. Mas é sempre uma leitura importante, principalmente para os professores.?
Entre os muros da escola mostra os desafios de um jovem professor de francês, Marin, que trabalha numa escola de periferia em Paris, onde a maioria dos alunos são imigrantes. Marin e seus colegas procuram ensinar algo ao longo do ano, mas há lá, assim como no Brasil, em Portugal ou vários outros países, alunos violentos, problemáticos, om tensões étnicas, o que testa a sua paciência. Mas acima de tudo, testa sua real vocação de ser educador.?
Ao longo do meu período (quase 30 anos) em sala de aulas me senti testada muitas vezes. Mas acho que nunca me senti tão testada e desafiada com tantos alunos interferindo no rumo das aulas, disputando espaços físicos e ?brigando? pelo direito à fala.?
Entre os muros da escola me fez repensar educação e nas diferenças gritantes entre a escola pública e a privada. E me dei conta do quanto ser educador é estar feliz com o que se faz e onde se faz. Perceber que DAR AULAS é muito mais do que simplesmente ?dar aulas?. ?
E ai se você curte historias reais, acho que esta é muito mais do que simplesmente uma história. É uma ideia do que professores passam em sala de aula e do quanto podemos nos reinventar a cada novo desafio.?