Fumaça e Espelhos

Fumaça e Espelhos Neil Gaiman
Neil Gaiman

Resenhas - Fumaça e Espelhos

Vitor Butrago 23/03/2023

Fumaças e Espelhos (1998) é a primeira coletânea de narrativas curtas ficcionais de Neil Gaiman e reúne trabalhos publicados em revistas, antologias e miscelâneas de 1989 a 1998. Gaiman desde 1988 já colaborava com a DC Comics e em 1998 havia publicado dois romances: Belas Maldições, em coautoria com Terry Pratchett, em 1990, e Lugar Nenhum, em 1996, adaptação de roteiro de série homônima escrita para a BBC Londres – ambos publicados no Brasil.

Como de costume é em todas as suas coletâneas, o Autor nos apresenta em introdução - um por um - todos os textos que compõem o livro, indicando as circunstâncias em que foram escritos e publicados - o que os inspirou, quem os encomendou, etc. Essas introduções são um dos melhores momentos das coleções do escritor pois permitem ao leitor conhecer – ligeiramente - o processo criativo de Gaiman.

As características que consagraram Neil Gaiman como um dos mais prósperos [re]contadores de estórias da contemporaneidade já se exibiam em seus primeiros contos. Cevando-se de fábulas, fantasias e mitos familiares o britânico as perverte. E assim presta homenagem as narrativas e autores que formaram o imaginário do ocidente. De poemas anglo-saxônicos ao gênesis [ou pré-criação?], dos conhecidos contos de fadas ao horror de H.P. Lovecraft, tudo é matéria para a ficção de Gaiman. É a riqueza da inspiração, inclusive, que justifica – parcialmente – o seu sucesso.

O melhor momento do Autor, no entanto, ocorre quando esquece os bons companheiros de sua infância e adolescência e em ARREMATE POR ATACADO nos apresenta o mais familiar dos desconhecidos. Hilário! Assustador!

Fumaças e Espelhos é um livro irregular. Carente de estilo. Há em alguns contos, por exemplo, um erotismo deslocado – sem harmonia – que nada combina com o melhor de sua produção literária. É exitoso, porém, em sombrear imagens conhecidas. Acinzentando-as. Por meio de suas estórias Gaiman nos instiga a olhar a realidade - e a fantasia - sob novas perspectivas. Como diz o Autor:

"A fantasia - e toda ficção é fantasia de uma espécie ou de outra - é um espelho. Um espelho distorcido, não há dúvida, do tipo que oculta, posicionado a quarenta e cinco graus da realidade, mas ainda assim um espelho que podemos empregar par anos revelar coisas que, de outra forma, poderíamos não ver."

capitu 29/08/2022

O livro traz diversos contos do autor, cada um com um tema, algumas histórias me prenderam bastante, outras nem tanto.

Klinef 14/06/2022

Eu adorei, esse livro reúne contos do autor que eu não sabia que existiam, foi muito legal e interessante ler os contos.

José Sizenando D. 04/06/2022

Gaiman é meu escritor favorito e nem terminei Sandman
Fumaça e Espelhos é um livro raro, tem lojas na estante virtual vendendo por 200 reais, mas eu encontrei essa edição por 60 e a única coisa que me motivou a comprar foi saber que era um livro de contos de Neil Gaiman. Se você acha que isso não é motivo suficiente, basta ler Coisas Frágeis (em dois volumes) ou Alerta de Risco, assim poderá descobrir que a escrita de Gaiman é mágica. Está bem, eu sei, seria muito mais fácil te convencer com Sandman, Deuses Americanos ou Coraline, suas obras mais famosas, mas mesmo sem contar suas principais obras os títulos escritos por Gaiman são incríveis. Da fantasia à ficção científica, dos poemas aos contos de terror, seus textos são emocionantes, sujos, perturbadores e reflexivos. Na introdução ele nos diz que histórias são espelhos da realidade, não necessariamente com essas palavras, mas é cada espelho meu amigo. Quando você para pra refletir sobre o que ele quis dizer com aquela história em específico versus a sua interpretação da coisa toda... É uma mistura de "desgraçamento mental" (como diria a Redatora de Merda) com aquela coisa, eu não sei o nome, mas aquele momento em que você fecha o livro, olha pela janela do ônibus, xinga o autor e percebe que ele te enganou de novo.

Acho que agora eu estou pronto pra terminar Sandman e até reler alguns capítulos.

Desculpa isso nem foi uma resenha, o que eu quero dizer com tudo isso é pode ler que é bom.

Jules 14/11/2021

Leitura de contos aprazível
Nesse livro, Gaiman reúne todos os seus contos escritos para determinadas demandas ou divertimento próprio.
O autor brinca com a nossa imaginação de um jeito muito próprio e com muita destreza no que escreve. Cada conto é um mergulho em uma parede de fumaça e espelhos, que nos imerge ao mudo de criação dele.
****
Alguns contos realmente prenderam a minha atenção outros não foram tão interessantes para mim. Porém falo com uma percepção totalmente pessoal, gosto especialmente dos contos mais macabros e daqueles que flertam com o absurdo.

Marjorie.Barticiotto 25/07/2021

Como sempre, Neil arrasa! Adorei os contos, dei uma enrolada, pq sou assim msm com contos, mas gostei de cada um deles, dos mais curtos aos mais extensos. Indico!

Gabrielle.Ecks 14/03/2021

Sonhos de Neil Gaiman
O livro reúne diversos contos do autor, que é conhecido pela forma como brinca com mitos, realidades e sonhos. Alguns contos possuem o humor do absurdo; outros são confusos, sem ordem uma linha do tempo linear; outros são mais macabros. Eu gostei bastante da leitura que fiz para discutir com o grupo de leituras do Neil Gaiman que faço parte. Um conto nunca é só um conto.

Luis.Henrique 14/03/2021

Neil Gaiman de todos os jeitos
É encantador pegar este livro pela segunda vez e poder terminá-lo ao mesmo tempo acompanhando os avanços, curiosidades e percepções do clubinho de leitura que tive a honra de participar. Se estes foram alguns contos no inicio da carreia de Neil só tenho a dizer que desde sempre foi muito garantido seu sucesso. O autor habita diversos gêneros, mesclando-os de formas, talvez, nunca antes vistas, com pitadas únicas que são a cereja do bolo de seu estilo.
Super recomendo tdas as obras do autor, e essa entra no catalogo como uma de minhas favoritas no quesito contos e Neil Gaiman.

Lorena 05/02/2021

INCRÍVEL
Livro de contos, com uma pegada meio ligada ao terror, vem característica de Neil Gaiman (autor também de Coraline).
Logo de início, o autor explica os contos do livro e o modo em que foram feitos: alguns que perderam o ?fio da meada? após o início da escrita, outros que tiveram do começo ao fim a trajetória esperada...
De modo geral, os contos são extremamente interessantes e prendem muito a atenção.
Em diversas situações me observei estarrecida com o fim de algum deles, inclusive.
Para quem gosta de um terrorzinho parecido com Coraline e afins, recomendo super!!!

tati.ANNa 13/05/2020

Em cada conto, Neil Gaiman me mostrou um aspecto diferente de sua escrita que não tinha visto antes (ou talvez não tivesse prestado tanto atenção até agora) e alguns até mesmo me surpreenderam.

Alguns contos o fazem refletir, outros você apenas tenta entender o que te fez sentir.
Desejei mais de uma vez que alguns fossem um romance completo.

Já considerava Neil Gaiman um dos meus escritores favoritos, mesmo ainda não tedo lido muitos de seus livros, lendo Fumaça e Espelhos não tenho dúvidas de que continuará sendo assim.

Inlectus 11/10/2018

Muito louco.
Uns contos e poesías das imaginação indecifrável.

Simone Brito 30/07/2017

Hummm...??!!!
Livro: Fumaça e espelhos
Autor: Neil Gaiman
Literatura Inglesa

Esse livro é uma coletânea de contos de Neil Gaiman.
Sinceramente, fiquei um pouco desapontada porque esperava mais ... acabei criando uma expectativa pelo fato de ter lido outro livro do mesmo autor e ter adorado. No entanto, achei os contos um pouco enfadonhos, o que desmotivou bastante minha leitura.

Isadora 06/03/2017

Apenas 5 contos me agradaram
Uma coletânea com 31 contos onde apenas 5 se salvam não pode ser considerada excelente por mim.

Achei a maioria das histórias ruim. Algumas eu nem consegui entender.

As que se salvaram e eu realmente gostei foram essas:

O presente de casamento
Cavalaria