Pelas Frestas do Telhado

Pelas Frestas do Telhado Marcio Ribeiro Leite

Resenhas - Pelas Frestas do Telhado

Vanessa Meiser 12/02/2013

Não tem muitos dias que li outro livro deste mesmo autor e eu já havia gostado muito tanto do tema quanto da forma como o autor abordou o assunto que era bem delicado em O Momento Mágico e mais uma vez Márcio nos traz uma história sensível e delicada ao extremo repleta de emoções à flor da pele mesmo que uma em nada lembre da outra, são histórias completamente diferentes.

Isto demonstra o quanto o autor possui tato para emocionar o leitor e o quanto pode ser eclético na hora de criar uma trama surpreendente e lindamente bem escrita.

Este livro nos conta a história das irmãs Val. Valdirene (a protagonista), Valdelice, Valdicélia, Valquíria e Valneide.

Valdirene é a mais nova das cinco meninas, e como ela mesma diz no início do livro, vieram de um povoado pobre e poerento do interior, um lugar esquecido por Deus. A família era composta pelas meninas e pelos pais, pessoas muito simples que se acostumaram à pobreza rude e as necessidades do povo que luta a cada dia com unhas e dentes para sobreviver. A casa da família era de taipa, cheia de furos no telhado pelos quais Valdirene gostava de espiar a lua nas noites de lua cheia (daí o título do livro - entre outros significados).

"O meu lugar lá no interior é tão triste e miserável, todo mundo diz que por alí Deus nunca passou. Parece que quando ele fez o mundo deixou aquele povo de fora, ou então, ali foi um rascunho que ele não aproveitou." Pag 10.

O pai das meninas, seu Tide, era uma pessoa bastante autoritária, talvez isto se desse principalmente pelo fato de serem somente meninas sem nenhum garoto, enquanto que a mãe era simplesmente uma mulher acostumada ao excesso de controle do marido e sem perspectiva alguma de um futuro diferente.

O destino já cruel da família Gomes muda drasticamente no dia em que a irmã mais velha aparece em casa grávida de um moço rico da região. O pai muito descontrolado, surra a própria filha até a morte deixando a mãe à beira da loucura e desestabilizando a já sofrida família. O pai, no auge do arrependimento abandona a esposa e filhas e vai embora, depois de algum tempo é dado como morto. As quatro filhas então, decidem ir embora para a cidade grande levando a mãe que já não demonstra mais sanidade alguma. Chegando lá elas se deparam com a total falta de noção do que farão de suas vidas e ainda com a mãe para cuidarem. Sem terem onde morar acabam debaixo de um viaduto dentro de um buraco que por muito tempo lhes serve de moradia, este buraco antes era utilizado pelos usuários de drogas.

A vida a partir de então torna-se ainda mais difícil do que era quando moravam lá no interior na simples casinha de taipa. As meninas para sobreviverem e alimentarem a mãe precisam pedir dinheiro nas ruas. Valdirene então com 11 anos decide que quer aprender a ler (nenhuma das meninas jamais foi à escola, nenhuma sabe sabe ler e escrever). Com muito custo ela consegue sensibilizar a diretora de uma escola que aceita matricula-la mesmo sem documento algum, com muita garra e disposição Valdirene apreende tudo o que lhe é passado na escola e mesmo sem querer começa a pensar diferente das outras irmãs que se contentavam com a vida que Deus lhes deu.

Uma de suas irmãs arruma um emprego de faxineira em uma loja que vendia lindos vestidos. Valdirene sempre passava lá para ver a irmã até que um dia muito encantada com um determinado vestido, resolve roubá-lo. A dona da loja descobre o roubo e demite a menina. As quatro irmãs então, muito decepcionadas com Valdirene a mandam embora do buraco, deixando a mais nova das meninas a mercê das ruas. Quem a acolhe é a diretora da escola que cede um quartinho para que ela more.

Esta expulsão acabou por levar Valdirene a alçar voos nunca antes sonhados por nenhuma das meninas. Devido ao seu estrondoso talento para desenhos, ela com o passar dos anos e com o empurrão da diretora da escola, transforma-se numa estilista de renome e conhecida internacionalmente. Em nada lembrava a menina pobre do interior que precisou pedir nas ruas para sobreviver.

Porém, mesmo com todo o dinheiro do mundo, ela nunca esqueceu suas amadas irmãs e passados tantos anos decide procurá-las mesmo sem a menor pista de por onde começar. Atormenta-lhe muito não saber o destino daquelas que tão importantes foram na sua vida. Incansavelmente ela vai atrás do paradeiro das outras Vals e sabe que estes encontros podem ser decisivos na vida de todas as cinco irmãs Gomes.

"Eu girava a cabeça devagar e buscava uma maneira de fugir pelos furos. A lua parecia piscar para mim, só para mim, sua única espectadora naquela vastidão. Em dado momento, tive o impulso de escapar por ali e me projetei em direção ao céu." Pág 285.

Enfim, um livro dotado de sentimentalismo, escrito por alguém que sabe conduzir o leitor à mais pura reflexão, é inevitável não se sensibilizar com a história por vezes tão triste e por vezes quase feliz de Valdirene e sua incansável busca por uma vida digna às custas de seu talento e trabalho, uma mulher correta que aprendeu da forma mais difícil a ser alguém digna de admiração por sua luta contra seu destino doloroso.

Um livro nota 10!

Bell 21/08/2016

Leiam!!!
Primeiro, acho o livro pequeno para tanta história, julgo que a partir dele poderia ter uma trilogia tão cativante quanto esse livro. As Vals, são incríveis, e suas história se assemelha à tantas histórias reais. Um livro nacional, de um autor que eu particularmente nunca ouvi falar, e que superou todas as minhas expectativas.