O pacifista

O pacifista John Boyne

Resenhas - O Pacifista

Ana Bellot 08/03/2024

Ser pacifista em um mar turbulento -- dentro e fora de si
Este livro narra a história de dois soldados na Primeira Guerra Mundial. É contado em primeiro pessoa por Tristan, seu protagonista, e faz diversas passagens pelo tempo, unindo em personagens e gestos o passado e o futuro.

A medida que o livro se constrói com o leitor, tudo ganha significado. Os diálogos aleatórios nunca o são; as cenas escolhifas pelo autor a dedo, os diálogos: TUDO faz parte da composição de camadas do livro. Os simbolismo da vergonha, reclusão e do orgulho são sempre presentes.

Mas, o maior ponto de virada é entendermos quem, de fato, foi o pacifista e quem na verdade conseguia defender quem era, sua natureza e sua coragem.

Will e Tristan são personagens riquíssimos, cheios de nuances complexas em que o leitor pode se pegar torcendo, odiando, amando e chorando por eles. Essa obra nos faz pensar no valor de nossas decisões e em como muitas vezes usamos nossas convenções e ideologias para fugirmos de nós mesmos.

Tem alguns aspectos técnicos que eu melhoraria (algumas passagens, frases, etc) mas que, na boa, não mudam NADA o livro. Talvez lendo em inglês nem apareça isso.

AMEI! E vou reler.

EduardoHelmer 02/03/2024

Este livro é um ato de homofobia!
Voltei para completar minha resenha, sinceramente, esse autor !!! que ódio. O final foi praticamente uma punição para o personagem, estou inconformado! Estarei para sempre do lado do Tristan. (o livro é muito bom)

O que esperar de um livro de romance gay durante a Primeira Guerra já era óbvio; afinal, mesmo em romances atuais, os desfechos são frequentemente trágicos, imagine em uma época e circunstâncias tão extremas. Apesar disso, consegui me surpreender com o quão terrível (não no sentido de uma má leitura) poderia ser o desenrolar dos fatos anunciados logo no início do livro. Tentando me desapegar do conflito entre Tristan e Will, posso dizer que foi muito prazeroso acompanhar o desenvolvimento de uma relação que muito de nós sonhamos em ter tido um dia. Assim como Tristan, me apeguei aos detalhes que confirmassem o viés que desejávamos, mas que, infelizmente, com a dureza da realidade, nos surpreende e decepciona. Enfim, tentei escrever de forma séria, mas resumindo, um gay emocionado se identifica com seu semelhante; ambos sofrem. E o gay emocionado sou eu.

"Escute, sussurra em meu ouvido. 'E não esqueça o que vou lhe dizer (...)"

Realmente não vou.

Vitu 30/01/2024

Estou com Tristan para sempre.
?Porque você acredita no que quer acreditar e não dá ouvidos a nenhum argumento contra ou a favor. Tem tantas opiniões que o ajudam a se definir como um homem melhor que os outros, mas onde estão os seus altos princípios quando se trata do resto da sua vida??

Tristan, o protagonista desta história, é um personagem extraordinariamente bem desenvolvido, me identifiquei profundamente com ele. Não que eu tenha enfrentado situações semelhantes, como lutar em uma guerra, mas sim no sentido de tomar decisões necessárias, mesmo que desafiadoras e contrárias aos próprios valores, se é que ?valores? realmente existem. Não se trata de concordar com o errado, mas de compreender quando se é minoria e avaliar se vale a pena o investimento de energia. Tristan compreendeu que a vida é única, relevante apenas para nós mesmos, pois para os outros, somos apenas números. Ele teve que escolher suas batalhas, inclusive aquela que era forçado a travar contra sua vontade. Acredito que agiu corretamente ao ser egoísta em certos momentos, afinal, foi o único sobrevivente. Ser revolucionário é mais sobre ser autêntico com suas verdades do que a abdicar suas vontades para a conformidade às expectativas alheias.

Spoiler: No final, a bala disparada por Tristan deixou um buraco menor do que as palavras proferidas por Will. Em momentos de raiva, é comum expressar palavras cruéis para ferir o adversário, isso ainda pior para eles, amplificado pelos traumas constantes da guerra. Embora não sentissem mais as pulgas e ratos os devorando, a atitude de Will foi repugnante a ponto de fazer Tristan sentir tanto ódio que fez o que fez. Mesmo compreendendo a tensão da iminência da morte e o significado daquele relacionamento para à época, sua decisão de "honrar seus valores", manchando a própria honra e a de sua família, foi considerada fraca e hipócrita. A guerra em si foi/é uma grande hipocrisia. Para mim, Tristan foi a verdadeira vítima e o herói genuíno, evidenciado pelo triste desfecho, no qual sobreviveu a tudo, mas não foi capaz de viver verdadeiramente sua vida.

David 22/01/2024

Como ferrar seu psicológico ?
Bom, é muito difícil explicar exatamente o que é esse livro, geralmente eu não gosto de fazer um resumo do livro pois vc encontra a descrição logo ali em cima.
Essa história é amarga, salgada como oceano e acida, é horrível ler isso, principalmente no ultimo capitulo que o passado será retratado, vc estava esperando aquele momento por duzentas e cinquenta páginas, finalmente vamos saber a verdade, toda a nossa expectativa estava ali, e então... o autor definitivamente degola o nosso cérebro (até tremi a mão ao escrever isso). Gente não tem uma explicação, estamos em um cenário de guerra, de horrores que são romantizado e essa narrativa mostra toda a podridão, a verdade que parece oculta na condição social atual, coisas que muitas vezes não entendemos a real dor e náusea de participar de um conflito armado como esse, em que o único objetivo é estraçalhar o máximo de cabeças que vc conseguir e ser condecorado por isso... Will, vc é um idiota um idiota mesmo, escroto e estupido, gay mal amada. Tristan, tu é cego e burro, se valoriza bixa, e não seja uma gay tonta igual foi o livro inteiro, no fim, sem condições... tá todo mundo errado nessa 🤬 #$%!& e eu fiquei com vontade de bater em todo mundo.

Ludmila 10/01/2024

?O senhor precisa de um sexto homem??
?Eu posso não estar sepultado num campo francês, mas eu continuo lá. Pelo menos o meu espírito continua lá. Acho que apenas respiro, nada mais?

?Duas vezes apaixonado e duas vezes destruído por isso.?

?Eu não sei o que sou?, disse em voz baixa. ?Para falar a verdade, passei a maior parte dos últimos anos tentando achar resposta para isso.?

samuelxgr 04/01/2024

Mano-
Bom, esse livro estava na minha lista há anos, mas só agora pude ler.

falar que eu gostei e fiquei impressionado com o plot seria eufemismo. o romance, o drama, certos aspectos dos personagens, o lado anti-herói de cada um, a dor e a falta de serotonina dos personagens são só alguns pontos perfeitos.

quase no final pensei ?poxa, gostaria que isso fosse diferente?. contudo, ao final, percebi que tudo se encaixa. eu terminei de ler só há alguns minutos e estou segurando meus nervos para não lê-lo novamente.

Paulin 08/09/2023minha estante
amizade?

Jão 23/07/2023

Incrível
Essa leitura é extremamente sensível e toca em questões muito pertinentes para a atualidade. Consegui me conectar de uma forma inesperada com o protagonista, os sentimentos que ele compartilham, por vezes, fizeram parte de minha trajetória de vida. Incrível a delicadeza do autor ao escrever essa narrativa.

Kleilson.Torquatto 16/07/2023

Amor, guerra, traumas e arrependimentos.
Como eu já comentei aqui em algumas resenhas eu amo essa temática de guerras, mesmo que eu sempre sofra e saia destruído com a história que sempre meche muito comigo. Rsrs..

Na maioria das vezes é a segunda guerra que passa a ser mais retratada nos livros e pouco é se falado na primeira guerra.
E nessa história a primeira guerra é abordada de forma tão palpável que eu emergir completamente nesse cenário cruel de dor, lutas e abandono e de todos os combates que foram traçados ali.

O livro é narrado em primeira pessoa e em dois períodos de tempo, o período da guerra e o ? Pós guerra?. É através desses dois períodos que começa a se desenvolver a trama, protagonizada por Tristan Sadler e Will Bancroft, dois soldados que se apaixonam durante a guerra.

O que o John Boyne faz nesse livro é surreal! Ele traça uma trama tão bem estruturada, de ambientação até a caracterização dos personagens principais e secundários de uma forma primorosa. E o desenrolar da história?? Meu Deus!! Ele vai envolvendo o leitor, soltando partes da história sem entregá-la de uma só vez, aguçando a curiosidade, te deixando angustiado e aflito para saber o que vai acontecer em seguida. Eu não conseguia largar o livro de tão preso que eu fiquei.

Outra coisa que achei muito bem contada foi a delicadeza com que o autor descreve a vida dos personagens e em como o amor dos dois é conduzido. Em nenhum momento ele chega a afirmar com todas as letras que Tristan é gay, ele vai revelando em pequenos atos na história, mesmo sem afirmar completamente, deixando assim implícito ao leitor.

A história toda é uma grande tensão de guerra e tensão amorosa que se instala entre os dois, e o final não traz nenhuma redenção ao Tristan, deixando uma sensação bem amarga e vazia no leitor. Pelo menos foi isso que senti. Longe de ser um final ruim, FOI INCRÍVEL!!

Enfim, é um livro Brilhante, zero defeitos, que vai me fazer refletir por muito tempo e vai ficar comigo pra sempre, pois é mais um FAVORITO DA VIDA! ??
Genteeeeee vcs precisam ler isso aqui!!
Peter.Molina 16/07/2023minha estante
Já está na minha lista!

_paulo_ 16/07/2023minha estante
também amo temas assim!! principalmente me filmes!! amei a resenha, só aumentou o desejo de ler essa maravilha rs.

Kleilson.Torquatto 16/07/2023minha estante
Isso é uma Obra-prima! Queria tanto um filme ou uma série desse livro, ia ser o máximo. ??

Isaias Junior 16/07/2023minha estante
Está na minha lista a um tempo, preciso ler.

Kleilson.Torquatto 16/07/2023minha estante
Pra mim foi zero defeitos esse livro.

Lediani0 11/07/2023

O pacifista
Uma leitura maravilhosa, triste e cativante. Um romance incrivelmente bem escrito, que nos faz pensar sobre a sociedade, sobre o que significa ser humano nas circunstâncias extremas da guerra e nas consequências dela na vida de quem consegue sobreviver à ela.

Maria.Dalcimar 07/07/2023

A leitura desse livro foi bem arrastada, demorei mais que o normal para concluir. A narrativa é bem lenta, descritiva..
Acredito que isso se dá pelo "tema central", que foi a guerra, esse foi um dos maiores motivos de demoradar a finalizar.. É algo para se ler com calma digerir tudo. Enfim..

Mips 19/05/2023

Intenso
É um livro completamente difetente do que estou acostumada a ler. Diria que é um livro difícil de digerir, os personagens tem várias camadas, não são fáceis de se gostar, os erros dos personagens marcam esse livro. Vemos o modo como a guerra retira a humanidade e transforma as pessoas, como a violência passa a ser naturalizada. Eu gostei muito do livro, é um livro triste, se você quer ler algo feliz não leia, mas se você quer refletie recomendo muito o livro.

Jackie! 22/04/2023

Terminei me sentindo vazia!
Guerra é um tema que sempre me pega de jeito, pois nunca se trata de apenas um lado da moeda, quando todos os seus princípios são colocados em jogo.

Aqui os personagens lidam não somente com a guerra em que estão inseridos, mas também com suas próprias batalhas internas. De um romance proibido a dúvidas sobre o que seria moralmente correto em um local onde tudo se resume a matar ou morrer, os personagens são obrigados a superar seus medos com o objetivo de voltar para a casa.

O autor não tentou esconder o quão brutal e cruel a guerra foi e ele soube muito bem descrever todos esses momentos, criando uma ambientação tensa que me deixou nervosa e fez eu me sentir lá junto com eles.

A forma que a história intercala entre passado e presente foi genial, tornando tudo ainda mais agustiante de se ler! Mas ao mesmo tendo foi um pouquinho frustante, pois te tira de momentos de tirar o fôlego e te joga em uma conversa segura.

De qualquer forma eu achei uma leitura bem impactante e mesmo logo no início você descobrindo que as coisas não vai acabar muito bem... Aquele final vai me assombrar por muito tempo!

Nagisa 09/04/2023

É um livro pra emocionar
Você praticamente já sabe o final do livro desde os primeiros capítulos, então não tem muito mistério, a coisa desse livro é a delicadeza de cada momento da jornada do Tristan. É engraçado pq ao mesmo tempo em que eu me apaixonei pela relação entre Tristan e Will, eu também peguei raiva dela, e gostaria de entender o que se passava na mente do Will, porque ele era tão destemido ao ponto de morrer defendendo suas opiniões mas não os seus sentimentos? Ou será que ele realmente não amava Tristan? Eu realmente queria saber
Marian(irmã do Will) é muito chatinha e esquisita, ela é literalmente:
Homem: Quer um copo de Água?
Marian: Pq? Pq eu sou mulher? Você acha que só pq eu sou mulher eu tenho que aceitar o seu convite???
Tipo?????? Kkkkkkkkkkkkk mas é até engraçado. Ela realmente ama o irmão e dá pra ver, seria legal ver como era a dinâmica deles dois e se eles se davam bem mesmo(um pouco difícil, ela é um purgante e ele mais ainda kkkkkkkkk).
Eu com certeza pagaria milhões, bilhões, TRILHÕES por essa história contada na perspectiva do William, sério, não tem nada que me assombre mais do que essa sensação de "pq ele fez isso?????".
Eu tenho esse lugarzinho especial no meu coração pra protagonistas que parecem uma planta no começo mas acabam se mostrando uma pessoa incrível, sensível e amorosa (volta patroclo) então esse livro com certeza me ganhou, derramei umas boas lágrimas aqui e ali (o Tris NÃO merecia o que aconteceu com a família dele, ele era só uma criança:( ) e o final me deixou ??(emoji cabisbaixo e emoji de dislike)
Recomendo muito.
EduardoHelmer 02/03/2024minha estante
Também gostaria de saber mais da perspectiva do Will, mas com muito medo da confirmação de que ele seria aquilo tudo que se mostrou nas últimas paginas.