O pacifista

O pacifista John Boyne

Resenhas - O Pacifista

Gabriel 28/04/2022

"A sua guerra acabou. A minha está prestes a começar"
"Se era redenção que eu buscava, não havia nenhuma. Se era compreensão, não havia ninguém para oferecê-la. Se era perdão, eu não o merecia"

Que livro. Fazia tempo que não terminava um livro tendo essa sensação de imersão e de perda tão grande. Me senti muito preso à narrativa e aos personagens, o enredo é muito envolvente e a forma de contar a história (alternada entre presente e passado) deixa tudo mais difícil de suportar.

O protagonista sofre tanto que até é difícil dizer qual a pior parte. A forma com que ele foi construída foi muito interessante para representar a época em que ele vivia (afinal a narrativa se passa há mais de 100 anos atrás, então não dá para esperar dele uma postura considerada a adequada nos dias de hoje). A conclusão deixou o livro ainda mais dolorido, principalmente pelo legado deixado pelo Tristan.

Foi meu segundo contato com o John Boyne (o primeiro, em "O Menino do Pijama Listrado", tinha sido bom, mas eu tenho um certo bloqueio com aquela trama por achar algumas coisas um pouco "inocentes", já que era impossível uma criança da Alemanha Naz**** não saber o que eram aquelas pessoas que usavam as roupas listradas e etc.), e esse com certeza fez com que eu percebesse o quanto esse autor consegue sensibilizar o leitor com sua escrita.
Vilamarc 30/04/2022minha estante
Amo esse livro. O final é uma coisa de dor inenarrável.

Gabriel 30/04/2022minha estante
Realmente, além de difícil o final é muito surpreendente. Não esperava por aquilo

Lucas.Romano 12/04/2022

Que livro lindo e envolvente. A forma com que o autor constrói a narrativa da historia dos dois amigos e desenvolve em paralelo a conversa de Tristan e a irma de Will é inteligentíssimo, você vai liga do os pontos, imaginando as reações e fica completamente imerso na historia. Adorei!!

Rosa 12/03/2022

?Oh, Tristan...?
?chorara tanto a sua perda, o meu sentimento por ele era tão intenso que eu receava jamais conseguir superá-lo. E ouvir isso agora, saber que ele havia me matado efetivamente depois da nossa última noite juntos em Aldershot. Eu acreditava que Will não podia magoar o meu coração mais do que já tinha magoado. ?

Andie 29/12/2021

Narrativa incrível e emocionante
Como meu primeiro livro que li de John Boyne, me apaixonei pela forma que o autor conta a história. O jeito como a narrativa se desenrola deslocando entre o presente e o passado com o passar dos capítulos me trouxe muitas indagações e surpresas quando aquelas eram respondidas.

O fato de ser um livro histórico - durante a Primeira Guerra Mundial e alguns anos após o final da mesma - traz um aspecto importante para o que a história propõe, além de me fazer refletir sobre vários pontos existentes na sociedade da época e nos momentos de guerra.

É definitivamente um livro que todos deveriam ler.
Marco 01/01/2022minha estante
Eu gostei muito de "O pacifista". Foi o segundo livro de John Boyne que eu li. O primeiro foi "Uma escada para o céu", que também é excelente.

Vinicius Lima 29/12/2021

Hmmm?
Gostei muito, mas acho que o autor pecou em prolongar tanto um certo ?mistério? que já estava na cara. O livro poderia ter, facilmente, umas 100 páginas a menos, não afetando em nada a história. Enfim, gostei, mas não amei. Inclusive, como já li outros livros do autor, fiquei um pouquinho decepcionado com o final, pois me pareceu repetitivo, uma fórmula pronta.

Daniela742 25/11/2021

Uma história extremamente delicada e dolorosa!
Entrei nessa história sem saber nada sobre, e apesar do começo um tanto prolixo, que não entrega de cara muita coisa, ainda assim fiquei curiosa com esse personagem misterioso que se mostrou Tristan.

A escrita de Boyne torna o personagem muito real, e nesse mergulho dentro das memórias, conflitos e mágoas de Tristan é impossível não se sentir tocado com a brutalidade com que a vida dele foi tomando forma.

Acho extremamente necessário o ponto de vista sobre a homossexualidade no período da primeira guerra, como isso era visto de uma forma desumana e como as pessoas eram reduzidas e minizadas de forma tão cruel. O que representa as raízes de um preconceito que perdura até hoje.

As tristezas que Tristan carrega consigo foram frutos do conjunto de traumas que em todo momento eram reafirmados.

Gabs.bomfin 25/12/2021minha estante
Eu estou há um mês tentando superar isso

Bruno Barros 16/10/2021

Maravilhado, de novo.
As obras do John Boyne estão virando um conforto, por mais masoquista que isso seja. ?O Pacifista? é uma leitura que desejava realizar a bastante tempo e estou tremendamente satisfeito com mais essa experiência.

Que livro delicado, com situações realmente conflitantes e extremamente delicadas. A relação de Will e Tristan está bem longe da simplicidade, coisa que me intrigou, pois nunca li nada parecido antes.

Decisões que por mais tristes que sejam, são compreensíveis. O resultado não poderia ser outro que não uma intensa reflexão sobre diversos assuntos como a solidão e à esse período histórico.

Retiro meia estrela somente pela forma como foi escrita os outros soldados, generais, cabos?a galera do exército durante a guerra. Durante a leitura, todos eles acabaram se tornando um só para mim.

Enfim, mais uma vez maravilhado pela escrita de John Boyne e ansioso por mais experiências que me destruam, assim como essa.

robert.messias 03/10/2021

"A sua guerra acabou. A minha está prestes a começar".
"O pacifista" é um romance histórico de qualidade inegável, acompanhado da escrita suave e delicada de John Boyne. Eu fiquei extremamente tocado com os conflitos internos do personagem principal e toda a retratação feita pelo autor da Primeira Guerra Mundial, principalmente a "Guerra de Trincheiras", assunto pouco explorado pela literatura em geral. É difícil um romance (seja clássico ou de época) que aborde personagens LBGTQIA+ terem finais felizes, ainda mais em uma Inglaterra que tais práticas eram considerados crimes de atentado ao pudor. Com esse não foi muito diferente.

Eduarda 18/09/2021

"meu sentimento por ele era tão intenso que receava jamais superar"
Extremamente triste e bonito. A relação entre Tristan e Will está para além do exposto, é algo que se lê nas entrelinhas, bastante intensa e conflituosa. Os acontecimentos me comoveram bastante e o modo como estão dispostos os arcos temporais contribuíram para minha mobilização com a história. Ademais, a exposição dos pensamentos e sentimentos de Tristan é cativante e me fez refletir não só sobre seu envolvimento com Will, mas também sobre os horrores da guerra e o sofrimento psíquico enfrentado pela denominada "geração perdida".

Raissa.Sales 25/08/2021

Primeiro livro que me fez chorar
O Pacifista me mudou como leitora, me fez pensar como nem um outro livro que havia lido antes, me apaixonei e sofri pelos personagens de uma forma que nunca achei possível. Nunca vou esquecer do final que me fez chorar desesperadamente, e de imaginar como as coisas poderiam ter sido para eles se toda a situação do preconceito e da guerra não existissem. Me lembro de ter muita raiva com certas ações dos personagens, mas logo depois me sentir mal por eles e por um lado até entendo o que os levou até ali.

vicklendo 06/08/2021

"O mundo saberá q fui o maior galinha-branca de todos"
Boa parte do livro se passa nas trincheiras da Grande Guerra, a partir daí já podemos chegar a conclusão que história será forte e potencialmente triste. A leitura não é nada arrastada, na verdade a narração é incrível e nos leva lá para o meio dos soldados, vivenciando os sentimentos de Tristan e as situações mais sórdidas.

Bem, confesso que esperava mais, pois eu estava convicta que esse seria um forte candidato a ser um dos meus livros favoritos, o que não aconteceu. Óbvio que é uma ótima obra e eu recomendaria, caso você esteja com vontande de lê-la.
Enfim, não me conectei com os personagens, mas foi impossível não sentir raiva em VÁRIOS momentos.

Neidinhap 25/07/2021

Gostei, porém não muito..
Amo a escrita de John Boyne..ele é sempre impecável na sua fluidez, mesmo não simpatizando com os personagens a vontade de prosseguir com a leitura continuou inabalável..
Dos livros de John Boyne esse é o que menos gostei, o drama não conseguiu me envolver e portanto não me preocupei com o destino dos envolvidos..