O pacifista

O pacifista John Boyne

Resenhas - O Pacifista

Diogo 03/09/2022

Serviu dor e desespero.
Que saudades que eu estava de sofrer por um livro. Fui ler esperando um romance (apesar de já imaginar que não teria um final feliz) ainda assim eu esperava que fosse ser algo mais não sei, Romeu e Julieta? Pois bem, não poderia estar mais enganado e apesar disso eu amei essa leitura.

João Vinicius 29/06/2022

Um dos meus favoritos.
Sou suspeito para falar pois um bom romance e guerra mexem comigo. Nesse caso, ambos estão alinhados, o que me deixa totalmente às mercê - digamos assim - de toda a história.
Típico deste autor, a história é intensa e os acontecimentos já fazem a gente meio que se angustiar desde o início.
Mas com certeza é um livro que eu indicaria!
Perfeito! Entrou pra minha lista de Favoritos!

Lima Neto 28/12/2012

extraordinário
John Boyne tem, definitivamente, uma sensibilidade rara. é capaz de criar histórias muito pesadas, com dramas e pano de fundo histórico muito densos, mas conta-las de uma forma tão suave, sutil e delicada que é capaz de cativar a todos os que abrem as páginas de seus livros e mergulham e sentem a fundo suas histórias, que vivem a vida e os dramas de cada um de seus personagens. com "o pacifista" não foi diferente. o livro tem uma densidade impressionante, mas é conduzido de forma tal que nós, leitores, o devoramos, e só nos damos conta do quão "pesada" é a historia quando, já no fim, nos vemos desesperados para saber o que motivou Tristan Sadler a agir como ele agiu, a esconder o que ele escondeu.
como se não bastasse toda a sua sensibilidade, Boyne, ainda por cima, tem nos prendido com um mistério que vai nos deixar curiosos até o fim. não sabemos (embora possamos suspeitor) dos dramas que levaram a vida de Sadler (protagonista) a ser como é, nem os motivos que o levaram a ser tão fechado e os segredos que guarda consigo, que faz com que desenvolva um verdadeiro câncer na alma, um amargor que carrega consigo, uma angústia que faz com que nós, leitores, passemos a sentir certa pena dele a ponto de desejar ajudá-lo a carregar tal fardo.
"O Pacifista" é um livro que mexe, além de tudo, com temas delicados, num pano de fundo histórico rude e pesado, assim sendo, ficamos entre a delicadeza de um amor e um mundo rude e brutalizado da guerra.
livro extraordinário, delicado, denso, "misterioso",sutil e intenso, como só os grandes livros dos grandes autores o são.
Fernando 03/02/2013minha estante
O livro realmente tira a respiração da gente...

Bruna 26/10/2013minha estante
Estou lendo agora... realmente emocionante!

robert.messias 03/10/2021

"A sua guerra acabou. A minha está prestes a começar".
"O pacifista" é um romance histórico de qualidade inegável, acompanhado da escrita suave e delicada de John Boyne. Eu fiquei extremamente tocado com os conflitos internos do personagem principal e toda a retratação feita pelo autor da Primeira Guerra Mundial, principalmente a "Guerra de Trincheiras", assunto pouco explorado pela literatura em geral. É difícil um romance (seja clássico ou de época) que aborde personagens LBGTQIA+ terem finais felizes, ainda mais em uma Inglaterra que tais práticas eram considerados crimes de atentado ao pudor. Com esse não foi muito diferente.

Gêid 12/01/2021

Tristeza resume tudo o que aconteceu
É uma história triste. Terminei desorientado, com raiva por tudo o que aconteceu. A 1°guerra deixou um peso na vida do Tristan e isso é triste, toda intolerância na época e como tudo é contado. Cara, que livro sensível, pesado e cativante. Foi a primeira obra do autor que peguei pra ler e com toda certeza é um dos meus favoritos. Se você estiver num dia ruim não leia. Recomendo demais!

Debora 30/06/2020

Uma história triste contada de forma envolvente
Confesso que este é meu primeiro contato com a literatura de John Boyne e gostei muito de como ele conduz a narrativa.
Mesmo uma história triste como essa, que acompanha a vida de Tristan Sadler, expulso de casa aos 16 anos por amar outro homem e nunca mais aceito pelo pai, que se alista no Exército aos 17 para lutar a 1ª Guerra Mundial. Lá, se apaixona pelo companheiro de regimento, Will, mas também não dá muito certo.
O resto é a história e não vou entrar muito nela, mas que me fez pensar muito nesse outro.
Um livro muito bom que conta uma história importante de ser lida.

Matheus Figueiredo 19/04/2020

BRAZIL, I'M DEVASTATED
Comecei esse livro imaginando tratar-se de um romance em uma época tão triste da humanidade, não sendo o que ocorre, mas isso tampouco vem a decepcionar o leitor.
A história é incrivelmente bem construída, sendo que John Boyne impressiona com a escrita e com os conhecimentos da época.
No decorrer do livro conseguimos ingressar na mente de Tristan, presenciando todos os sentimentos e tristezas do personagem, que eu nem mesmo conseguiria descrever nessa resenha.
Definitivamente esse livro entra pra lista das histórias favoritas da minha vida, agradeço por essa experiência.

Matheus945 03/07/2020

Arrasador
Nunca fui muito fã das narrativas das Grandes Guerras, principalmente da 2a. Acredito que foi pela enorme quantidade de livros produzidos sobre ela que me deu uma gastura. Narrativas sobre a 1a não são tão comuns, acho que foi isso que a princípio me fez inclinar pra esse livro, e logo depois por ser um livro LGBTQIA+.

Bem, esse é um livro triste, e não é pouco, é muito triste mesmo. Não só pela Guerra mas por todo o resto, um amor impossível, rejeição, homofobia e arrependimentos. Não tem muitos pontos felizes nessa história, acho que não tem nenhum.

Mas acho que o mais triste mesmo é ver Tristan ser taxado de covarde. Ele não foi nem um pouco covarde, imagine você ser rejeitado pela sua família, por seus amigos, se ver sem ninguém por uma coisa que é impossível de mudar. Não o julguei em nenhum momento pois sei da dor que ele passa, sei que quando você vê uma porta de esperança pro seu coração se abrir e não encontrar alguém disposto a segurar ele, você se quebra de jeitos inimagináveis.

Imagine viver isso no meio de uma Guerra que já não tinha mais propósito além de matar todos os inimigos, sem nem saber mais o por que, se for alemão, mate.

Não dei 5 estrelas pois senti que as partes que se passam após a Guerra foram difíceis de entrar enquanto as outras eram bem mais envolventes.

Lais 24/09/2020

Livro impressionante de incrível
O livro é cativante desde o início. Quando você acha que pode ficar chato acaba sendo mais legal ainda. O John Boyne conseguiu criar personagens complexos e tão reais, que possuem defeitos e que erram imensamente. A história é simples mas tão bela e tocante. Com diálogos fortes e envolventes. A página final é de deixar a pessoa toda arrepiada. Difícil colocar em palavras o quão boa essa leitura foi, me impressionou de verdade.

Vinicius Lima 29/12/2021

Hmmm?
Gostei muito, mas acho que o autor pecou em prolongar tanto um certo ?mistério? que já estava na cara. O livro poderia ter, facilmente, umas 100 páginas a menos, não afetando em nada a história. Enfim, gostei, mas não amei. Inclusive, como já li outros livros do autor, fiquei um pouquinho decepcionado com o final, pois me pareceu repetitivo, uma fórmula pronta.

Paloma 19/06/2021

Ainda digerindo o que acabei de ler. Que história bem escrita! Personagens muito bem escritos, de uma complexidade que a gente não consegue nem definir quais sentimentos nos desperta: se desprezo ou pena, ou até compreensão. Não sei, só sei que foi ótima leitura!

Thalita.Romolu 19/03/2021

Como todos os livros que tem como cenário a guerra, esse livro traz uma história triste e comovente.
Além de relatar as dificuldades dos jovens tão imaturos tendo que entrar na frente de batalha, traz também muitos questionamentos sobre a covardia, opressão, culpa, sentimentos, amizade e sexualidade.
Não sei se senti raiva, revolta, compaixão, agonia, pena ou tudo isso lendo essa história. Mas vale a pena a leitura exatamente por despertar tantas emoções.

Eduarda 18/09/2021

"meu sentimento por ele era tão intenso que receava jamais superar"
Extremamente triste e bonito. A relação entre Tristan e Will está para além do exposto, é algo que se lê nas entrelinhas, bastante intensa e conflituosa. Os acontecimentos me comoveram bastante e o modo como estão dispostos os arcos temporais contribuíram para minha mobilização com a história. Ademais, a exposição dos pensamentos e sentimentos de Tristan é cativante e me fez refletir não só sobre seu envolvimento com Will, mas também sobre os horrores da guerra e o sofrimento psíquico enfrentado pela denominada "geração perdida".

Thauanni 07/11/2022

Pq eu ainda espero ser feliz com esse cara escrevendo?
Eu me iludi pra 🤬 #$%!& com isso aqui. Eu esperava sofrimento, mas não achei que ia ser nesse nível!!!!! Só desgraça atrás de desgraça, ninguém tem um segundo de felicidade nessa bagaça.

Mais uma vez fiquei impactada com o quão bem John Boyne escreve, sério, é surreal de lindo. Super emocionante, os cenários são maravilhosos. Tirando os momentos em que o protagonista estava nas trincheiras, pq aí era feio pra cacete. A narrativa é fantástica, um personagem melhor do que o outro, todos eles são uns fudidos que fazem merda, mas também são uns nenéns que só precisavam ser protegidos, especificamente Tristan e Will.

Gostei muito como o autor mostrou os momentos do Tristan no meio do campo de batalha, como todos os soldados foram se deteriorando fisicamente e mentalmente, nem se abalando mais com o tanto de mortos. Como eles eram apenas garotos ignorantes sobre a guerra e como foram corrompidos por isso.

Me apeguei muito ao Tristan; mesmo querendo matar ele em alguns momentos, eu sempre entendia seus motivos. E que família hein, um baita de um pai desgraçado, pqp. O Will é outro que me deu muita vontade de esganar, mas...simplesmente não dá pra só criticar. Tantos fatores estavam atrapalhando a história deles. Eu realmente estava achando que eles iam se apaixonar e tentar viver juntos no meio da guerra e escondido de todos, não esperava o que recebi. Mas eu estava romantizando demais, o autor só trouxe a verdade nua e crua.

Chorei e chorei e chorei. Em nenhum 🤬 #$%!& de momento eu sorri. Não, pera, esqueci da página 103, mas foi por segundos. Recomendo, amei demais!!! E só para deixar claro... As Fúrias Invisíveis do Coração ainda é meu favorito????

? Eu posso não estar sepultado num campo francês, mas eu continuo lá. Pelo menos o meu espírito continua lá. Acho que apenas respiro, nada mais. E há uma grande diferença entre respirar e estar vivo. ?
EduardoHelmer 02/03/2024minha estante
Tive o mesmo sentimento, já imaginava que Will morreria mas não da forma que tudo se desencadiou e o que mais me abalou foram suas ultimas palavras pra Tristan.