O pacifista

O pacifista John Boyne

Resenhas - O Pacifista

Henri B. Neto 19/10/2016

Resenha: O Pacifista
Terminei O Pacifista a algumas horas e ainda não consigo deixar de pensar sobre ele. Fazia MUITO tempo que um livro não me afetava tanto ao ponto de meus sentimentos provocarem uma dor e cansaço extremamente físicos, mas é assim que estou no momento: esgotado. Emocionalmente sobrecarregado... E, não vou mentir, impactado.
Esta é a primeira vez que me interesso por um romance completo de John Boyne - e isto só aconteceu pois descobri que este livro possui uma ligação com a única coisa do autor que li (uma história de Natal terrivelmente triste que li a uns dois anos atrás...). Não sabia praticamente NADA sobre a história, apenas que se passava durante a Primeira Guerra Mundial (um momento histórico que me interessa desde a minha leitura de Entre o Amor e a Paixão, que também se passa no conflito)... Então, fui totalmente desarmado para o livro. E ao mesmo tempo que isto foi um trunfo, também foi um grande erro. Não estava psicologicamente preparado para ele.
Dividido entre os conflitos do jovem Tristan no pós Guerra, e suas memórias aterradoras de sua experiência no conflito, o livro me revelou tanta coisa sobre o ser humano que a única coisa que eu pensava era "o que eu faria no lugar dele?". Esta é uma história que não existem mocinhos, ou heróis... Os personagens erram constantemente e isto te leva a uma miríade de sentimentos.
Empatia. Surpresa. Culpa. Traição. Medo. Egoísmo. Tristeza. Raiva. Vergonha. Ciumes. Esperança. Desilusão. Pena... Foram tantos os momentos que passei com Tristan que não sei se o julgo, se o entendo, se o amo ou se odeio ele. Eu não sei. E esta é a beleza de tudo.
Apesar de fino, O Pacifista não é uma leitura leve. Apesar de dinâmico e narrado em primeira pessoa, não foi uma leitura fácil. Devorei a história pela madrugada, porém mais por prazer sádico do que deleite em si. No momento, não posso quantificar o que sinto pelo livro. Mas definitivamente me marcou.
Henri B. Neto
''Na Minha Estante''

site: http://naestante-henribneto.blogspot.com.br/2016/10/resenha-o-pacifista.html#more
Anne 19/10/2016minha estante
Então esse livro possui relação com Dia de folga? Ou seria outra história de Natal à que vc se refere? Dia de folga me deixou triste pq eu amo o Natal e, confesso, esperava por alguma coisa bonitinha e não foi isso que eu recebi. Contudo, já li outras coisas do John Boyne de que gostei muito e ao ler essa resenha eu pretendo com certeza ler esse tbém!

dani 22/10/2016minha estante
Esse livro é um dos meus favoritos da vida. A história é linda e triste, tão tocante...

Henri B. Neto 27/10/2016minha estante
Anne, tem um relação sim com Dia De Folga, mas não é com o mesmo personagem não... Se bem que tenho a ligeira impressão de que a história de O Pacifista é mencionada no conto, mas não lembro com toda a certeza.

Henri B. Neto 27/10/2016minha estante
dani, este livro me empurrou para uma quase ressaca épica... Estou LUTANDO para sair dela. Yeap.

Débora 15/02/2017minha estante
Henri, amei sua resenha despertou muito meu interesse pelo livro. Vc cita uma livro Entre o amor e a paixão quem é o autor????? Parabens!!!!

Augusta 09/03/2017minha estante
undefined

Augusta 09/03/2017minha estante
null

Henri B. Neto 10/03/2017minha estante
Débora, é da Lesley Pearse, foi lançado por aqui pela editora Novo Conceito... Vale super a pena ler. '')

Kátia 25/05/2020

O Pacifista
John Boyne é um profundo conhecedor da história das Grandes Guerras. E este é mais um livro cujo cenário é a Primeira Guerra Mundial. Mas, apesar dos horrores da guerra, ele retrata o amor de uma maneira sutil, delicada, cheia de conflitos e preconceitos para a época. A escrita suave e ainda sim marcante não nos deixa parar de ler e querer saber como enfim será o desfecho. Amo os livros de John Boyne e dentre todos os que já li, este está em segundo lugar, perdendo apenas para O Menino do Pijama Listrado.

olivromefisgou 21/01/2023

Eu gostei muito do primeiro livro que li de John Boyne(Uma escada para o céu), pode ser que para esse agora eu tenha ido com uma expectativa muito alta. Apesar de partir de uma premissa bem interessante, achei o livro muito desequilibrado, chegando a me dar vontade de abandonar em alguns momentos. É um livro que vc lê, lê e não decola. O final - sobre o qual eu não posso comentar muito, pq seria um MEGA SPOILER - é o ponto alto do livro. Acabei dando três estrelas ?

thays 20/05/2021

da série: triste, muito triste, triste demais
A narrativa alterna entre a guerra e o presente quando Tristan vai encontrar Marian, irmã de seu falecido amigo William, para entregar as cartas que os irmãos trocavam durante a guerra. A todo momento Tristan mostra um tipo de culpa pela morte de Will, que é tido como um covarde na sua cidade natal. Ao longo do livro descobrimos o porquê disso, o quanto a família dele sofre com tudo isso e a razão do Tristan sentir tanto remorso. Fora que Tristan se apaixona por Will e os dois vivem uma relação muito conflituosa e até odiosa.

Também é relatada a história do Tristan, do porquê de ter se alistado no exército tão novo e como é a relação com sua família, amigos e com o fato dele ser gay numa época que isso era completamente errado.

O livro aborda os horrores da guerra, como vários jovens estavam ali contra sua vontade, como suas famílias sofrem e é claro, um romance homoafetivo em um tempo que a homossexualidade era algo absurdo. John Boyne consegue prender o leitor até o fim com essa história incrivelmente triste.

Eu fiquei simplesmente encantada com essa obra, a forma como foi escrita e como John conseguiu abordar os assuntos de forma espetacular, e o que foi aquele final???? EU FIQUEI ACABADA!!!!! A leitura pode ser cansativa as vezes porque tem muitos detalhes, mas vale a pena demais. QUE LIVRO!!!!

Gisele.Bononi 11/03/2017

Surpreendente
Na vdd eu ainda estou um pouco boba com o q li...
É sensacional no mínimo, fiquei sem fôlego próximo ao final e ainda estou " bege" com o q houve, não sei dizer, mas não creio q ele deveria se arrepender de tudo afinal... Aí não sei... Super intrigante, ficamos meio pasmos ainda dias após a leitura...

leiturasdanina 23/01/2021

Acabei de ler este livro há pouco, e ainda estou em choque com toda a narrativa presente nele.
O livro conta, resumidamente, a história de Tristan Sandler, um jovem que vai lutar na Primeira Guerra Mundial e se envolve amorosamente com um soldado. Mas a maneira que John Boyne (autor de O Menino de Pijama Listrado) retrata a guerra, mostra o sofrimento das personagens e descreve seus sentimentos torna esta obra diferenciada das outras sobre o tema!
Não sei se conseguirei ler outro livro tão cedo, pois estou digerindo todos os acontecimentos de ?O Pacifista?.
Livro triste, impactante, necessário e maravilhoso.

Maik 11/05/2018

'O Pacifista' não chega a ser ruim, mas falta muito para ser ótimo
Fiquei curioso por este livro quando li a sinopse, e agora depois de ler fiquei um pouco decepcionado por pensar que ele poderia ter sido bem melhor.

Um leitor experiente perceberá facilmente as fragilidades na construção do texto neste romance. As primeiras páginas são um tanto enfadonhas, com alguns diálogos até mesmo desnecessários.

Aliás, os diálogos são a maior fragilidade aqui. Rasos e mal construídos, deveriam nos mostrar um embasamento para as atitudes que as personagens tomam, mas o autor infelizmente falha, e certos acontecimentos findam soando incoerentes e precipitados.

A abordagem do envolvimento entre os dois soldados também é decepcionante. Os poucos momentos de intimidade entre os dois são narrados de forma pobre e quase implícita, é uma escrita covarde e antiquada. E o que fica ao final da leitura é a sensação de que o plot é bastante promissor, mas talvez devesse ter sido colocado no papel por um escritor de mais fibra.
Daniel 19/04/2019minha estante
Concordo com você. Eu também achei tudo muito triste, negativo... Não há nenhuma redenção, nenhuma compensação.... Achei que o autor se saiu bem melhor no livro As Fúrias Invisíveis do Coração, um livro bem menos "enrustido", em todos os sentidos.
Li algum lugar que compararam este livro com Reparação. Nada a ver! Só a guerra como pano de fundo (ainda assim, guerras diferentes: aqui Primeira Guerra, e em Reparação a Segunda). Mas Reparação é um livro infinitamente superior.

Vini 19/04/2020minha estante
obrigado por falar tudo que pensei

Thais.Carvalho 13/07/2022

Aos poucos vamos desvendando a história de Tristan Sadler. Um livro comovente que envolve amor, preconceito, vergonha, honra. Muito delicado e bonito.

Ivonir0 07/07/2020

"Galinhas-Brancas" - By Ivonir Oliveira
Certo que, ao escrever essa resenha, ainda sinta minha face com as lágrimas que esse livro me causou. Em choque com o desfecho.

Acredito que poucas leituras me fizeram chegar tão próximo dos personagens, que pude sentir todas as tristezas, angustias, todos os anseios de uma brutalidade sem fim, Guerra. Deixando-me em meio de um turbilhão de emoções. .

Realmente um livro "delicado", com uma história tão real, de revirar os pensamentos. Sua narrativa consegue imergir o leitor a ir de cara na lama das trincheiras da Primeira Guerra (1916), com o romance de Tristan e Will, que era tão intenso e tão singelo ao mesmo tempo, que chega a causar arrepios.

Nunca passou pela minha cabeça, imaginar um romance em uma época tão conturbada, que nunca imaginária que pudesse nascer "amor", afinal, o cenário é destruição.
Por mais que os sentimentos entre os dois não fosse compreendido por Will, certamente, eles eram reais e existiam em meio de tanto sofrimento, mostrou que o amor pode acontecer e existir em qualquer lugar.

Claro que não é uma história com um final feliz, e sim, impactante.
Deixando a reflexão, que por muitos, muitos anos, dois "homens" ainda não podem amar livremente.

Acredito que vou carregar a tristeza de Tristan junto comigo, por algum tempo.

"Ahh, Tristan.." "Brancroft

"Covarde"..

Andie 29/12/2021

Narrativa incrível e emocionante
Como meu primeiro livro que li de John Boyne, me apaixonei pela forma que o autor conta a história. O jeito como a narrativa se desenrola deslocando entre o presente e o passado com o passar dos capítulos me trouxe muitas indagações e surpresas quando aquelas eram respondidas.

O fato de ser um livro histórico - durante a Primeira Guerra Mundial e alguns anos após o final da mesma - traz um aspecto importante para o que a história propõe, além de me fazer refletir sobre vários pontos existentes na sociedade da época e nos momentos de guerra.

É definitivamente um livro que todos deveriam ler.
Marco 01/01/2022minha estante
Eu gostei muito de "O pacifista". Foi o segundo livro de John Boyne que eu li. O primeiro foi "Uma escada para o céu", que também é excelente.

Dilalilac 27/06/2020

O alívio de ter acabado esse livro kkk
Não sei porque ainda insisto com Boyne. Só gostei de um livro dele até hoje (O Garoto no Convés) e faço tentativas com outros as vezes, mesmo sabendo que eu dificilmente irei gostar.
Não gosto dos protagonistas que ele cria. E provavelmente a cena que eu devia ter ficado aterrorizada me fez quase comemorar kkkkk foi viceral.
Tiveram cenas que eu amei? Sim, mas foram tão poucas... Só 3, acredito.
O livro varia entre capítulos de 50 páginas de presente e passado. Os do passado eu gostei, alguns mais do que outros, mas odiei os do presente. Sentia que aquilo não saía do lugar.
Eu estou exausta com essa leitura.
Entendo quem gosta, mas... Decididamente não foi pra mim.
Mas não foi de todo em vão não. Me fez gostar mais do Lua de Larvas, um que considero vagamente similar e que eu não dei tanto valor quando li, mas vou acabar aumentando a nota dele por essa experiência.
Também me fez querer não arriscar Boyne por mais um bom tempo. Ainda vou, com certeza vou, esperando outro O Garoto no Convés, mesmo com a possibilidade de me decepcionar de novo e de novo.
Pam 30/06/2020minha estante
Por favor, dê uma chance para Palácio de Inverno! Na minha opinião é o melhor livro de John Boyne, e um dos melhores que já li na vida!

Dilalilac 30/06/2020minha estante
Obrigada, Pam s2 vou tentar ler esse sim :)

Vinicius3 16/08/2020

NOSSA.
Um grande, enorme NOSSA. Não sei o que dizer aqui além disso. Leiam, levem um lenço e abram o coração pra entender.

Talvez você não entenda os motivos, nem as decisões, mas não julgue.

Um tiro doeria menos.

Rafa 31/07/2020

Uma ótima leitura, história e escrita muito envolvente! Recomendo!

Joabe Vieira 29/07/2020

Um romance atual
Um livro belíssimo. Maravilhosamente bem escrito e emocionante. Vale muito a pena a leitura, inclusive como contraposição à idolatria do militarismo e da guerra