O pacifista

O pacifista John Boyne

Resenhas - O Pacifista

Joanderson 10/04/2024

Até onde vale a pena ser corajoso ou ser covarde ?
Esse era um dos livros que eu mais estava desejando ler, e finalmente tive a oportunidade aprecia-lo, e caramba, o que foi isso?
Até onde algo é certo ou errado? Teria sido orgulho ou apenas uma questão de princípio? Bom, a resposta provavelmente irá variar de leitor para leitor, o que quero dizer aqui é o sentimento que fica após o fim dessa obra, eu fiquei um bom tempo olhando para o nada ao mesmo tempo que pensava em tudo, pensei em quantos casos parecidos ou iguais já aconteceu (ou acontece uma vez que ainda existe guerras ativas como Rússia x Ucrânia), enquanto nossos personagens soldados lutavam nas trincheiras não podia e não conseguia para de dizer que eles eram apenas crianças, e crianças as vezes podem ser cruéis, algumas atitudes tomadas me causaram ânsia de fato, só de imaginar como pode aquilo em algum momento ter sido real, a aflição das contagens nas baixas de cada companheiro... não no livro, mas "lá" na guerra, muito recomendo essa obra, por favor leiam. Espero que compartilhem o mesmo que eu senti, o horror que é uma guerra, com um suspiro, termino minha humilde opinião.
Kleilson.Torquatto 23/04/2024minha estante
Um dos meus favoritos da vida! ??

vicklendo 06/08/2021

"O mundo saberá q fui o maior galinha-branca de todos"
Boa parte do livro se passa nas trincheiras da Grande Guerra, a partir daí já podemos chegar a conclusão que história será forte e potencialmente triste. A leitura não é nada arrastada, na verdade a narração é incrível e nos leva lá para o meio dos soldados, vivenciando os sentimentos de Tristan e as situações mais sórdidas.

Bem, confesso que esperava mais, pois eu estava convicta que esse seria um forte candidato a ser um dos meus livros favoritos, o que não aconteceu. Óbvio que é uma ótima obra e eu recomendaria, caso você esteja com vontande de lê-la.
Enfim, não me conectei com os personagens, mas foi impossível não sentir raiva em VÁRIOS momentos.

João 27/08/2013

Profundo, triste e encantador.
John Boyne escreve com a alma. Eu sempre quis ler esse livro, tanto é que baixei em PDF, coisa que raramente faço. Devorei em três dias. Nunca fui de fazer resenha, mas não poderia deixar de compartilhar minha experiência no final da leitura.

O Pacifista leva o leitor de volta ao passado e o faz VIVER a realidade dos personagens, compartilhando seus amores e sofrimentos. É uma história de guerra, força, coragem e traição.

Sempre digo que um livro bom é aquele que faz você refletir e sentir um vazio na última página. O Pacifista me fez refletir muitos valores e opiniões. Quebra o coração. Divide a alma.

Sobre o final, é surpreendente: profundo, triste e encantador.

P.S: quando terminei de ler mandei um tweet pra John Boyne, e ele me respondeu! Achei super legal. :)

Mips 19/05/2023

Intenso
É um livro completamente difetente do que estou acostumada a ler. Diria que é um livro difícil de digerir, os personagens tem várias camadas, não são fáceis de se gostar, os erros dos personagens marcam esse livro. Vemos o modo como a guerra retira a humanidade e transforma as pessoas, como a violência passa a ser naturalizada. Eu gostei muito do livro, é um livro triste, se você quer ler algo feliz não leia, mas se você quer refletie recomendo muito o livro.

Isa 05/05/2014minha estante
Robson, desculpe o palpite, mas não seria melhor você marcar sua resenha como spoiler? rsrsrs Abraços!

Robson 05/05/2014minha estante
Vou marcar ela como contendo spoiler sim, Isa. Obrigado pela dica! :)

Maria Eduarda Martins 28/09/2022

O Pacifista
"O Pacifista" se desdobra sob duas perspectivas: o presente e o passado. Sendo que este último refere-se a passagens da Primeira Guerra Mundial.

Não há como negar que é um livro emocionante. Mesmo tendo consciência sobre o final, o leitor não deixa de se surpreender. A trama é palpável, verossímil e de fácil leitura.

Ainda estou um pouco "passada" com o que aconteceu, bem como com a criatividade do autor em relatar a realidade do protagonista em um momento tão ímpar.

Achei lindo e cruel. Humano e inumano. É bizarro o que uma guerra pode fazer a uma pessoa. O amor pode ser nossa salvação ou perdição. Os conceitos de covardia e honra merecem ser repensados. ?

skuser02844 11/12/2020

O livro tinha o objetivo muito claro de fazer você conhecer, amar e por fim odiar os personagens, mas não acho que tenha tido esse efeito em mim porque fiquei insensível durante toda leitura.

A história é incrível e muito bem escrita, mas por algum motivo virou uma leitura lenta e um pouco maçante para mim, ficava de saco cheio dos capítulos longos e não via a hora de terminar logo, talvez todas as expectativas que coloquei em cima fossem o problema mas realmente não sei.

Espero algum dia conseguir reler e gostar mais desse livro.

Douglas P Da Silva 09/02/2013

“Cativante desde o primeiro parágrafo.”(Recomendadíssimo)
John Boyne é com certeza um autor a parte, desde pijama listrado tenho uma relação de amor e ódio com ele, já que as histórias são tão realistas, mas tão tristes ao mesmo tempo que me destroçam por completo.O Pacifista é uma história incrível, sútil e impactante ao mesmo tempo; uma história de guerra e de amor, uma história que prova que até mesmo nas piores circunstâncias, o amor é "a única coisa que importa". A única esperança.Não posso comentar muito sobre o enredo do livro, porque isso é um dos traços típicos da escrita do Boyne: o leitor descobre aos poucos, através de detalhes e de pequenas frases, o que está acontecendo. Essa é a mágica dos livros dele.
Léia Viana 11/02/2013minha estante
Este é o novo livro dele?

Laura 12/02/2023

Vou ficar triste por muito tempo
Cara, quando eu realmente entendi a proposta de formato para o livro, que a gente descobre literalmente na última página, eu só sabia chorar, e vai ser assim por um tempo toda vez que eu lembrar do livro.

Nagisa 09/04/2023

É um livro pra emocionar
Você praticamente já sabe o final do livro desde os primeiros capítulos, então não tem muito mistério, a coisa desse livro é a delicadeza de cada momento da jornada do Tristan. É engraçado pq ao mesmo tempo em que eu me apaixonei pela relação entre Tristan e Will, eu também peguei raiva dela, e gostaria de entender o que se passava na mente do Will, porque ele era tão destemido ao ponto de morrer defendendo suas opiniões mas não os seus sentimentos? Ou será que ele realmente não amava Tristan? Eu realmente queria saber
Marian(irmã do Will) é muito chatinha e esquisita, ela é literalmente:
Homem: Quer um copo de Água?
Marian: Pq? Pq eu sou mulher? Você acha que só pq eu sou mulher eu tenho que aceitar o seu convite???
Tipo?????? Kkkkkkkkkkkkk mas é até engraçado. Ela realmente ama o irmão e dá pra ver, seria legal ver como era a dinâmica deles dois e se eles se davam bem mesmo(um pouco difícil, ela é um purgante e ele mais ainda kkkkkkkkk).
Eu com certeza pagaria milhões, bilhões, TRILHÕES por essa história contada na perspectiva do William, sério, não tem nada que me assombre mais do que essa sensação de "pq ele fez isso?????".
Eu tenho esse lugarzinho especial no meu coração pra protagonistas que parecem uma planta no começo mas acabam se mostrando uma pessoa incrível, sensível e amorosa (volta patroclo) então esse livro com certeza me ganhou, derramei umas boas lágrimas aqui e ali (o Tris NÃO merecia o que aconteceu com a família dele, ele era só uma criança:( ) e o final me deixou ??(emoji cabisbaixo e emoji de dislike)
Recomendo muito.
EduardoHelmer 02/03/2024minha estante
Também gostaria de saber mais da perspectiva do Will, mas com muito medo da confirmação de que ele seria aquilo tudo que se mostrou nas últimas paginas.

Joao.Marley 14/06/2021

O meu favorito do John Boyne.
Apesar de ter quebrado meu coração ao ler essa história, sigo apaixonado pela escrita verossímil de John Boyne. Ele é demais. Apenas leiam ......