O pacifista

O pacifista John Boyne

Resenhas - O Pacifista

Brunna Brasil 02/07/2021

Você morreria por um ideal?
Essa é uma das grandes questões levantadas em O Pacifista, de John Boyne (o mesmo autor de O Menino do Pijama Listrado).

Na história, conhecemos Tristan Sadler, ex-combatente da Primeira Grande Guerra. Três anos depois do evento, Sadler viaja para entregar à irmã de Will Bancroft, o soldado que foi seu melhor amigo durante os dias de guerra, as cartas trocadas entre os irmãos durante o período.

Com capítulos intercalados entre o passado mórbido dos dias combatendo e um presente em que Tristan tenta achar motivação para continuar vivendo, conhecemos a relação que se desenrola entre ele e os irmãos Bancroft.

Um livro sensível, que aborda os terrores marciais, assim como o tratamento dado aos pacifistas e homossexuais naquela época. Um final duas vezes surpreendente, que me fez colocar John Boyne no hall de autores cujas obras estão na minha lista de interesses literários futuros.

Melina.Meiroz 30/06/2021

JOHN BOYNE NUNCA DECEPCIONA
"A sua guerra acabou. A minha está prestes a começar."

É um livro ESPETACULAR, onde a gente consegue saber mais sobre o horror da Primeira Guerra Mundial, assim como a guerra interna que se passa nos personages. Me levou a sentir um mix de coisas que eu nem sei como expressar nessa resenha.
Eu só tenho a dizer que foi muito triste e dolorido até o final, mas de alguma forma, conseguiu ser delicado.

Eu não tinha duvida de que gostaria, mas foi MUITO ALÉM DO QUE EU ESPERAVA.

Por último: LEIAM! vocês não vão se arrepender!

Paloma 19/06/2021

Ainda digerindo o que acabei de ler. Que história bem escrita! Personagens muito bem escritos, de uma complexidade que a gente não consegue nem definir quais sentimentos nos desperta: se desprezo ou pena, ou até compreensão. Não sei, só sei que foi ótima leitura!

Rita.Lobao 18/06/2021

Uma guerra dentro e fora
Um baita livro! A gente acompanha uma estória que se passa na primeira guerra mundial, mas também uma guerra que acontece dentro do personagem principal. Comovente, cheia de sentimento ( amor, medo, etc), punição, coragem e covardia.

Joao.Marley 14/06/2021

O meu favorito do John Boyne.
Apesar de ter quebrado meu coração ao ler essa história, sigo apaixonado pela escrita verossímil de John Boyne. Ele é demais. Apenas leiam ......

thays 20/05/2021

da série: triste, muito triste, triste demais
A narrativa alterna entre a guerra e o presente quando Tristan vai encontrar Marian, irmã de seu falecido amigo William, para entregar as cartas que os irmãos trocavam durante a guerra. A todo momento Tristan mostra um tipo de culpa pela morte de Will, que é tido como um covarde na sua cidade natal. Ao longo do livro descobrimos o porquê disso, o quanto a família dele sofre com tudo isso e a razão do Tristan sentir tanto remorso. Fora que Tristan se apaixona por Will e os dois vivem uma relação muito conflituosa e até odiosa.

Também é relatada a história do Tristan, do porquê de ter se alistado no exército tão novo e como é a relação com sua família, amigos e com o fato dele ser gay numa época que isso era completamente errado.

O livro aborda os horrores da guerra, como vários jovens estavam ali contra sua vontade, como suas famílias sofrem e é claro, um romance homoafetivo em um tempo que a homossexualidade era algo absurdo. John Boyne consegue prender o leitor até o fim com essa história incrivelmente triste.

Eu fiquei simplesmente encantada com essa obra, a forma como foi escrita e como John conseguiu abordar os assuntos de forma espetacular, e o que foi aquele final???? EU FIQUEI ACABADA!!!!! A leitura pode ser cansativa as vezes porque tem muitos detalhes, mas vale a pena demais. QUE LIVRO!!!!

kimi28 29/04/2021

O que q aconteceu aqui?
Deixando de lado a escrita q é bem boa o resto não faz o menor sentido. Era uns mistérios bestas (tirando o último), uns dramas desnecessários, personagens sem sal, uma encheção de linguiça sem fim nos diálogos do Tristan com a Marian e o fim da picada foi o Tristan ter virado uma espécime de antagonista por ter feito o q fez, sendo q suas ações foram em razão de tudo q o Will, aquele fdp egoísta, disse e fez e n pq ele não o quis ou algo do gênero.

Valéria Medeiros 24/04/2021

Triste
Como a escrita do John melhora a casa livro que leio dele! Com este não podia ser diferente! Nossa! Sem palavras pra esta história coitado do Tristan,do Will enfim...
Valéria Medeiros 26/07/2023minha estante
Cada*

Thalita.Romolu 19/03/2021

Como todos os livros que tem como cenário a guerra, esse livro traz uma história triste e comovente.
Além de relatar as dificuldades dos jovens tão imaturos tendo que entrar na frente de batalha, traz também muitos questionamentos sobre a covardia, opressão, culpa, sentimentos, amizade e sexualidade.
Não sei se senti raiva, revolta, compaixão, agonia, pena ou tudo isso lendo essa história. Mas vale a pena a leitura exatamente por despertar tantas emoções.

JosA.Carlos 28/02/2021

O Pacifista...
Não saberia informar o quanto duvidei da escrita incrível deste homem tão criativo e trágico que é o John Boyne.

O pacifista mostra como foi se apaixonar em um dos piores cenários já vistos da humanidade. A guerra é tratada de uma maneira explícita, clara e sem qualquer pudor quanto as descrições de suas atrocidades. O tenção constante entre os personagens faz com que o nosso coração acelere em cada página lida, como se o momento aguardado fosse acontecer de um instante para o outro.

Pelo fato de termos apenas um único ponto de vista, desconfiei se o amor vinha de ambos os lados e essa dúvida perpetua em meu peito como uma eterna dúvida que só o próprio escritor poderia responder. Só assim poderei saber dizer que o pacifista foi uma história de amor.

Esse livro me destruiu, mas não deixa de ser uma das melhores escolhas que fiz na minha vida de leitor...

Yuri 09/02/2021

Esse livro me fez pensar em um monte de coisas e também imaginar terríveis cenários onde tudo pode acontecer.
Cada diálogo desse livro é PERFEITO e tão profundo que você só para para pensar o quão potente e intenso é só ao terminar o livro, onde tem um final não só complexo e difícil de digerir.
Um livro pesado, bonito e muito muito triste
Antes de começar eu já sabia que iria gostar, mas eu não tinha IDEIA do tão diferente e intenso ele foi, sendo capaz de me causa agonia em um "simples" ato de tirar água de um lugar.
Ótimos personagens e muito muito complexos, é possível entender cada um e discordar de cada um e ao mesmo tempo torcer para eles decidirem o errado ou certo (dependendo do ponto de vista).
Enfim.... apenas chocado

leiturasdanina 23/01/2021

Acabei de ler este livro há pouco, e ainda estou em choque com toda a narrativa presente nele.
O livro conta, resumidamente, a história de Tristan Sandler, um jovem que vai lutar na Primeira Guerra Mundial e se envolve amorosamente com um soldado. Mas a maneira que John Boyne (autor de O Menino de Pijama Listrado) retrata a guerra, mostra o sofrimento das personagens e descreve seus sentimentos torna esta obra diferenciada das outras sobre o tema!
Não sei se conseguirei ler outro livro tão cedo, pois estou digerindo todos os acontecimentos de ?O Pacifista?.
Livro triste, impactante, necessário e maravilhoso.