As Quatro Cartas de Camila

Resenhas - As Quatro Cartas de Camila

Bia 24/10/2013

Emocionante
Sobre o romance As Quatro Cartas de
Camila, devo começar dizendo que
não é um livro para ser lido no
intervalo entre a janta e a novela,
ou entre sua casa e seu trabalho. É um
romance complexo e delicado.
Personagens entram e saem da
história o tempo todo. Alguns,
aparentemente, sem muita
importância para a trama, porém, no
decorrer da história, acabam revelando-se
peças fundamentais para o grande
final. O autor consegue, com
pequenas histórias leves, contadas
por seus personagens, desviar com muita
habilidade a atenção do leitor da
trama principal, que poderia tornar a
história pesada e triste. Assim
sendo, posso dizer que As Quatro
Cartas de Camila, de Lano Andrado,
mais me fez chorar pela delicadeza
de suas histórias de pano de fundo
do que com os desfechos trágicos
que alguns personagens, por conta
de suas atitudes, estavam destinados a
ter. Talvez fosse mesmo essa a
intenção do autor. Outro ponto forte
do romance são as idas e vindas
que a história tem: algumas delas
nos explicam tudo, enquanto outras
nos confundem mais. Eu vi amor,
ódio, amizade, saudosismo, ciúme e
até mesmo esperança nessa história que
me prendeu do início ao fim.
Ilmara 19/11/2013minha estante
Nossa bia tô loka pra ler.
Bju

Bia 09/01/2014minha estante
É uma história realmente linda, Ilmara. E agora fiquei sabendo que o livro ta vindo sem os "cortes" da editora. To curiosa. Rsrs Bjka.

Nanda 12/01/2014minha estante
Embora seja um livro que fale de suícido,tem uma trama muito interessante,envolvente,não da para parar de ler.
É uma lição de que escolhas mudam seu caminho,
As vezes na vida é preciso um pouco de egoismo para ser feliz.
Como a Camila não foi egoista ela ...
Mas isso só lendo para todos saberem,rsrs

Hendrio 24/02/2014

CRÍTICA FEITO PELO BLOG LEITURA ADENTRO
Não se deixe enganar caro leitor, pelo tom dramático que essa trama nos apresenta, porque As Quatro Cartas de Camila é mais que um reles drama, por mais que assim pareça, quando na verdade é ele para nós o que há de melhor da escrita nacional (uma mistura de drama é claro, romance, com uma boa dose de suspense e uma narrativa fora do comum).

A principio As Quatro Cartas de Camila ponderando pela capa não me chamava muita atenção, apesar da sinopse ter feito o papel inverso, mas não é que eu não a ache bonita mais sim meio apagada.

Quando um belo de um dia eu resolvi ler, não deu outra, foi ler o primeiro capitulo que eu não consegui mais parar de ler, com uma narrativa surpreendente e uma história chamativa Lano Andrado me deixou tão pasmo que eu só posso descrever que minha cabeça ficou em estado cataclísmico, a partir dos encontros e reencontros e a cada descoberta eu me envolvia mais e mais e assim se sucedeu até o fim do livro.

Pasmo? Sim pasmo, porque eu não me imaginava preso a essa história assim como eu fiquei.

Achei que um dos grandes trunfos do livro, além da narração e da história foi a influência dos anos 80 e 90 e do grande número de referencia a cultura pop em si.

Eu já havia relatado aqui no blog que nunca consegui achar escritores brasileiros que me chamassem atenção, mas tenho de me retratar e dizer que definitivamente esse chamou.

O livro é muito, muito, muito bom de se ler e a leitura é muito fácil, o escritor conseguiu ainda dar vida ao livro com uma narrativa fora do comum. E o que mais eu poderia falar se não que eu recomendo o livro de todas as formas possíveis e para todos os gostos possíveis.

site: http://leituraadentro.blogspot.com.br/

Aline Natália 04/03/2014

As Quatro Cartas de Camila - Lano Andrado
"Eu não acho que existam pessoas realmente boas. Acho que todo mundo é capaz de fazer algo de ruim."

Com uma trama complexa, e uma quantidade grande de personagens o livro mostra de forma clara as complicações que podem levar nossas escolhas.

Os personagens secundários muitas vezes passam rápido pela história, porém no decorrer se mostram peças importantes no desfecho. Sem contar com as músicas da década de 90, citadas durante toda narrativa, trazendo mais emoção e veracidade à narrativa.
______________________________________________________________
Confira a Resenha completa no meu Blog:

Relíquias

site: http://reliquiasaline.blogspot.com.br/2013/12/livro-as-quatro-cartas-de-camila.html

Má Contato 27/09/2014

Resenha do blog: www.minhaalmapedelivros.blogspot.com
As Quatro Cartas de Camila foi uma surpresa! Passei a conhecer o livro quando entrei no site Clube de Autores e li sua sinopse. Me senti muito atraída pelo conteúdo. Assim que tive o livro em mãos, comecei a devorá-lo...

No início, uma narrativa séria, logo que ficamos sabendo do suicídio de Camila. Logo depois, a história volta no tempo e vai para 1991, quando os personagens já conhecidos por nós no início do livro são adolescentes. O que achei muito interessante foi a mudança da narrativa. Quando estamos na década de 90, onde todos são adolescentes, a narrativa é leve, cheia de gírias... parece que estamos lendo um YA. Porém, quando a narrativa volta para 2001, ano em que todos se encontram vivenciando a fase adulta e a tragédia, temos uma história séria, seca.
Alguns mistérios são jogados pelo autor e o maior deles é o relacionamento entre Heitor e Camila (e Lia, coitada...). O que esse casal está passando não é nada fácil.

Outro ponto muito interessante é que o autor conversa com o leitor. Em vários momentos me imaginei ouvindo o autor contar a história pra mim, pelo modo como redigiu o livro.

Os personagens criado por Lano nos trazem sentimentos: amei alguns, odiei outros. Em alguns momentos mudei de opinião sobre alguns deles... Já o final da história fica a critério de vocês :) Espero que gostem e que curtam esse novo autor e espero também que ele faça muito sucesso com As Quatro Cartas de Camila!