Calico Joe

Calico Joe John Grisham

Resenhas - Calico Joe

Ana Seerig 24/03/2024

Esporte, emoções e família
É importante dizer que John Grisham é um dos meus autores favoritos e "Calico Joe" é muito distante de todos os outros. Escolhi esse livro justamente por querer fugir do que preencheu meus últimos anos: crônicas e toda literatura envolta num contexto histórico específico. Em resumo: li muitos brasileiros e queria uma pausa. Tenho vontade de reencontrar meus apegos literários de antigamente, mas sem nada complexo, por isso acabei escolhendo esse livro do Grisham.

Não entendo nada de beisebol e continuo sem entender. A história é um drama familiar em um contexto esportivo e em muitos momentos vi minha relação com o futebol, lembrando de todo o contexto familiar que me levou a ele (e que, provavelmente, também me afastou dele). Grisham diz em nota que gostava de beisebol na infância, mas perceber a violência do esporte o afastou dele, o que me fez pensar nas minhas próprias desilusões com o futebol.

Qualquer esporte tem em sua essência a relação interpessoal, em outras palavras: seu intuito é unir. Não importa se você é o atleta ou o espectador, o esporte reúne pessoas e as envolve emocionalmente. Em algum momento isso fica tão profundo que a gente perde a cabeça por bobagem, comemora euforicamente vitórias e chora derrotas - mesmo quando fazemos parte da audiência e isso não muda nada em nossa vida. Até que um dia, você acorda e percebe que o local do jogo é um grande circo armado por ganâncias e orgulhos que afastam o esporte de seu objetivo de integração. Aqui o encanto se perde e você fica sem entender como seu fascínio foi tão cego.

Ler o livro de Grisham me fez perceber que o desencanto esportivo é uma soma de vários pequenos fatores que se acumulam naquela profundidade emocional até que estoure. Mas o tempo passa e, um dia, você liga a tv e só enxerga o esporte - e esse reencontro faz bem, mesmo que saibamos que circo continua lá. Só as boas lembranças importam.

Tchê 30/12/2023

A bolada fatal
John Grishan é mestre em thrillers envolvendo causas jurídicas, investigações, policiais e por aí vai. Vez por outra ele nos brinda com livros nessa área esportiva assim como Jogando por pizza, Nas arquibancadas e agora li este Calico Joe nesta mesma vertente.
Excelente como tudo o que John Grishan escreve fala sobre perdão, redenção, pais e filhos e relacionamentos.

Leonardo.Heffer 13/01/2022

Uma história sobre perdoar
Não sabia o que esperar de Calico Joe. Um romance de John Grisham, de quem so tinha lido até hj livros de thrillers de tribunais. Me surpreendi.

Não que seja um clássico, mas ele aborda aqui a questão do perdão. Algo do passado que vem nos assombrar no leito de morte.

Esperava mais no entanto do processo de arrebatamento e gratificação pelos atos, porém faltou trabalhar issonde forma mais emocional.

Um ponto que achei problemático na história é o quanto ela envolve um esporte que nós, brasileiros, em grande parte, desconhecemos: o basebol. Mesmo com um posfácio do próprio autor tentando explicar todas as tecnicidades e detalhes do esporte, ainda assim parte da emoção da história se perde para quem descongece o esporte como eu.

Mas ainda assim valeu a história para conhecimento.

Guilherme 09/08/2021

Um bom livro onde por meio de uma história dramática o autor consegue transmitir com bastante intensidade a paixão dos americanos pelo beisebol.

Cris Aragão 11/01/2021

A história demora um pouco a deslanchar porque para mostrar o talento e o potencial de Joe Castle como jogador, o autor narra uma série de jogadas de beisebol; para aqueles que, como eu, não entendem lhufas do assunto é um tédio. Mas vale a pena a leitura, eu passei por cima dos detalhes "beisebolísticos" e não me arrependi.

Rafael 11/02/2019

Uma bela história
John Grisham conta uma história emocionante sobre relacionamentos familiares e o esporte. Vale a leitura

San... 10/11/2017

Eu amo esse escritor e são pouquíssimos títulos seus que não caem no meu agrado. Esse foi um deles. Muitos termos técnicos sobre beisebol, um jogo pouco apreciado no Brasil e pouco interessante para meu gosto. É bem escrito e é inegável o talento do autor, mas para meu gosto acabou sendo muito enfadonho por conta justamente das minúcias sobre as dinâmicas de tal jogo. Com certeza, se os personagens tivessem mais foco que o jogo o livro seria perfeito.