O Azarão

O Azarão Markus Zusak

Resenhas - O Azarão

Larissa Benevides 12/02/2024

"Ele está lutando contra o mundo. E, agora, observo o azarão no meio do círculo lutar, pôr-se de pé, cair e voltar a se apoiar nos quadris e nos pés, e lutar de novo. Ele continua na luta, por mais que caia. Levanta. Algumas pessoas comemoram. Outras riem agora e xingam."

Ah adolescência!

O livro traz a história de um adolescente que está passando pela dura fase de amadurecer… de crescer.

Então ele traz alguns acontecimentos da vida desse jovem que são como marcos: uma paixão, a responsabilidade do emprego e conquistar seu salário, a preocupação com seus familiares, a noção de justiça.

Assim vemos o desenvolvimento do jovem e seus pensamentos mais profundos e algumas vezes agressivos.

Os sonhos/pesadelos dele são bem expressivos e bem alucinantes e mostram como está passando por um momento complexo e cheio de mudanças.

Apesar de ser o primeiro livro de uma trilogia a história termina bem nesse volume.

Um livro agressivo e movimentado, uma leitura rápida e fácil.

"Eu sou um lutador. Não um perdedor ponto tem diferença."

Dani 12/01/2024

Uma família de azarões
Ainda pretendo terminar a trilogia. Lembrando que esse é o primeiro livro escrito pelo Markus e nunca começamos bem logo de inicio.
Conhecemos Cameron Wolfe que conta sua vida pacata com sua família e escreve sobre seus sonhos bizarros. Ele começa a mudar a sua perspectiva de vida quando conhece uma garota, mas mesmo assim não pensa nele mesmo. Ele pensa "eu orei pelo bem das outras pessoas, mas não orei por mim". Cameron é o azarão do inicio ao fim do livro. Mas, rumo para o próximo livro porque eu comprei os três livros e decidi começar com eles por serem curtos.

amy.dunne 31/12/2023

Simples e desinteressante
A história é mais uma entre tantas, com nada que realmente se destaque e te cative durante a leitura da obra. A escrita é bem fluída, mas faltou elementos mais interessantes na obra.

Herick 07/10/2023

Cameron é facilmente um dos protagonistas mais relacionaveis que eu já conheci. tem sido um prazer revisitar essa trilogia.

Yago 24/09/2023

Um livro bacaninha
O livro é um flash de algumas semanas de um meninos que está crescendo e aprendendo sobre o amor e sobre seus sentimentos.

Um livro curto que não te prende muito. É literalmente uma flash curto sobre ser um adolescente e sobre a evolução da mentalidade de ser um adolescente.

Bacaninha mas não me interessou muito não

Fernanda631 29/08/2023

O Azarão (Trilogia Irmãos Wolfe #1)
O Azarão (Trilogia Irmãos Wolfe #1) foi escrito por Markus Zusak.
Trilogia Irmãos Wolfe: O Azarão, Bom de Briga e A Garota que eu Quero.
O Azarão é o primeiro livro de Zusak, escrito em 1999. Com uma narrativa simples e em parte poética somos apresentados a Cameron Wolfe, 15 anos, filho de um encanador e irmão de Steve, Sarah e Ruben, este último sendo bem próximo de Cameron e parceiro de peraltices. Cameron é o mais novo de 3 irmãos. Ele nos norteia em uma narrativa em 1ª pessoa, um tipo que achei muito semelhante a de um diário por ter indagações que convidam o leitor a refletir. O adolescente não tem a autoestima elevada, acha que é um zero à esquerda, um lixo sensações que se intensificam conforme os insucessos.
Sob o ponto de vista de Cameron, também conhecemos a rotina da família Wolfe, que se altera no decorrer dos três livros, bem como o amadurecimento da relação dos membros.
Tudo começa no inverno e com a pretensão de assaltar o dentista. Cameron nos apresenta o irmão Ruben, mais famoso como seu controlador. Ambos são figuras inseparáveis, cujas ideias mirabolantes fariam qualquer pai ter um AVC. No debut de Zusak, conhecemos com detalhes essa família de lutadores: Ruben e Cameron são os filhos mais novos que sentem o peso de não serem como os irmãos mais velhos, Sarah e Steve, nem como o pai e a mãe.
Cameron é um menino pobre australiano. Sua família não tem dinheiro para ter nem um cardápio diferenciado, mas eles sobrevivem do jeito que dá. A falta de oportunidade e esperança faz com que ele e seu irmão, Rube sejam revoltados. Com o quê? Com tudo, com a vida, com as injustiças. Cameron não tem esperanças que as coisas melhorem e, num geral, não sabe muito bem como lidar com a vida.
Ele é o mais novo da família. Seu irmão mais velho não fala com ele, sua irmã está muito ocupada com o namorado e seus pais vivem reclamando que ele e Rube não fazem nada de útil e estão sempre sujos. O que é verdade. Ao longo do livro esse cenário vai mudando um pouco e Cameron passa q entender um pouco mais o mundo dos adultos que ele está inserido. E nós vemos através dos olhos deles todas as mudanças que ocorrem na família
Basicamente, conhecemos a rotina deles. Não há uma trama e o segredo é se ater à mensagem que, nesse livro, é a busca pelo eu. Pela individualidade, algo que Cameron e Ruben não possuem por agirem como uma só pessoa. Ambos possuem a ideia do que são, mas não de quem são, e perambulam com muito senso de humor e muitas reflexões que os preparam para o 2º livro.
O que bate forte nesse livro é que Cameron passa metade dos capítulos se sentindo um lixo. Ele não se acha bonito, inteligente e valente como Ruben. Ele concorda com tudo que dizem sobre o seu caráter. A palavra “lixo” é praticamente um rótulo que o personagem veste e que ganha força conforme se vê diante de pequenos fracassos. Isso porque o adolescente só tem 15 anos e parece que carrega um elefante. No caso, Ruben, o irmão que não passa de reflexo/exemplo para tudo.
A depreciação de Cameron vai ao auge quando conhece Rebecca, um amor platônico que lhe dá consciência do quanto trataria bem uma garota. A descoberta do “eu” como indivíduo é o suficiente para provocar um atrito entre os irmãos que começam a ver um ao outro como inspiração.

rapha 20/07/2023

Cameron Wolf é um adolescente comum de 15 anos, o mais novo de três irmãos: o mais velho Steve, perfeito em tudo. Sarah, que vive se pegando com o namorado no sofá da sala. E Rube, o selvagem, e que juntos sempre se metem em furadas pra envergonhar os pais.
O livro traz uma discussão curta porém acessível sobre maturidade, primeiros amores e as transformações internas e externas da adolescência.
Achei engraçadinho, o jeito sincero e direto de Cameron trouxe uma leitura fluida. Fazia tempo que não lia um protagonista mais jovem e o vocabulário típico e a dinâmica do relacionamento dele com os irmãos me renderam umas risadas. Li rapidinho.

AKindSunflower_ 26/06/2023

A escrita do autor é bem fluída, mas q história não é nada cativante e os personagens são retratados de forma superficial, o que dificulta ainda mais criar qualquer conexão.

Julia 04/04/2023

Não sei se sei explicar esse livro.
Ele é fluido. Como tudo de Markus Zusak que li.
Sobre um menino e sua família, lutando pra viver (?) uma criança/ adolescente se descobrindo e descobrindo que o mundo não é fácil nem gentil nem bom. Ele só é.
É um livro bom? Sim, é uma história envolvente, que você quer ler pra saber se Cameron vai continuar como um menino que recebe ordens do irmão e é arrastado pela vida ou se vai tomar decisões sozinho.

Corinne 23/03/2023

Não gostei muito do livro...talvez os meninos se encontrem nesse livro. Até o momento é o livro que menos gostei do autor.

Robson68 20/01/2023

Esquecível
Embalado pelo fato de ser o mesmo autor de A Menina que Roubava Livros, entrei na história de Cameron.
Porém à medida que história anda, me parece não haver muito propósito na sua essência. É um livro de leitura fácil, porém me parece facilmente
esquecível.

Camilla.Alves 17/01/2023

Azar foi ter lido...
Dificilmente não gosto de um livro e este foi um que foi bem chatinho de ler, rendendo até uma piada tosca com o seu título.
Aqui temos a narrativa de Cam sobre sua vida de adolescente. O cotidiano de suas brigas com os irmãos, conflitos com os pais, paixonite platônica e o despertar para as relações acabam envolvendo toda a história.
Mas não passa muito disso e não há um elaborado desenvolvimento da trama.
Talvez seja para o público bem teen mesmo.

Mariany 14/01/2023

TA BEM! VAMOS LÁ
Não entendi muito bem a mensagem do livro. Porém sei que me identifiquei com parte dele e que foi muito tocante de certa forma.
Vou dar 3 estrelas a esse livro pois ele não me fez explodir por dentro com as diferentes sensações...mas me emocionou com as palavras de descoberta do protagonista. Esse livro não é ruim, nenhum livro é afinal, então não vou fala que não gostei pq também não é verdade.
É difícil explicar...

É Difícil explicar
É difícil
Difícil
É

Foi isso que aprendi nessa leitura...