O Azarão

O Azarão Markus Zusak

Resenhas - O Azarão

Jujita 17/11/2022

Comprei "Bom de Briga" (sem saber que era o segundo volume dessa série) numa livraria por dez reais, adoro caçar promoções e às vezes sou surpreendida positivamente. Creio que foi o caso desse livro.

Eu gostei mais do que esperava dessa história. No começo achei que era uma cópia barata de "The Outsiders" ou "Misto Quente", que são dois livros que contam o cotidiano de protagonistas que não estão numa situação vantajosa, assim como acontece nesse livro.

Creio que esse livro é simples. Ele entrega o que se propõe, que é uma história simples, cotidiana e sem grandes temas complexos. Na verdade, ele fala sobre assuntos que todos nós já passamos algum dia ou podemos passar. Não é um livro original, devem ter milhares de histórias com a mesma fórmula, mas eu continuo amando do mesmo jeito.

É um tipo de leitura fácil, rápida. Esqueça o uso de palavras difíceis aqui. Li tudo em praticamente um dia, porque a escrita do autor é bem gostosinha de acompanhar. Me diverti com a história simples e me envolvi por algumas horas com o cotidiano do Cameron, que ainda é só um garoto de 15 anos que está tentando entender seu local no mundo.

Não espere reviravoltas ou grandes acontecimentos, vai se decepcionar. No mais, fiquei muito entretida lendo, o que considero o ponto principal quando estou lendo alguma coisa.

Isa Godoi 04/08/2022

Gostei dos personagens, eles são bem realistas, a história de vida deles é triste mas intrigante, demorei um pouco para ler porque o começo é um pouco lento, mas valeu a pena no final.

Emy 16/07/2022

Horrivi
Tem nada com nada esse livro, so li msm pq eh bem curtinho aff, nem vou tocar nos outros dois volumes

Fraan Fontes' 13/07/2022

Uma história jovem
O autor nos leva pra vida do Cameron, o caçula de 4 irmãos que se espelha na família para se roenar alguém na vida.
Toda a história nos leva aos dias de inverno que ele passou e amadureceu, depois de passar por frustrações e provas na vida.
É um livro leve, contado por uma criança assim como era o autor quando a escreveu.

Maysena 11/01/2022

"...você não aprende nada, se não tiver paciência para ler.?
Eu só terminei esse livro por que ele é minúsculo, e engraçado. No mais, é bem confuso fiquei me perguntando qual o sentido do livro, não descobri, não sei aonde o Markus tava com a cabeça e nem eu quando comprei p ler, mas o que é um leitor sem uma experiência ruim de leitura não é mesmo. O azarão é aquele tipo de livro que vc só deve ler se estiver na sua frente, não recomendo ir atrás porque vai ficar perdido.

Sofia.Souto 19/12/2021

"Eu sempre ia viver com esse tipo de falta de confiança em mim mesmo, de dúvida em relação à civilização à minha volta? Eu sempre ia me sentir tão pequeno que ia doer, e mesmo o grito mais alto, rugindo da minha garganta, era, na verdade, apenas um lamento? Será que meus passos sempre iam parar de modo tão súbito e afundar no caminho?"

kailane.mota 05/11/2021

Que bom que não criei expectativas
O autor tem uma escrita boa (ao menos, a tradução está legal e leve). Porém, a história não me cativou nem um pouco. Basicamente, li 175 páginas (praticamente) com um garoto de 15 anos falando constantemente que é um bosta, um lixo e ainda é um inútil ?

Clio0 13/09/2021

É o primeiro volume de uma trilogia (Bom de Briga e A Garota que Eu Quero).

Não é uma história original. Na verdade, você já deve ter lido algum livro parecido ou assistido filmes na sessão da tarde: jovem de classe baixa tenta encontrar seu lugar num mundo violento, com sua família empobrecida e sonhos inatingíveis.

Cameron é um garoto normal apesar de suas circunstâncias. Não espere ler sobre um Holden ou uma Hell; Zusak estreou com esse livro, então sua escrita e caracterização ainda não haviam se estabilizado.

Enfim, é um livro mediano. Leia se cair na mão ou se for fã do autor.

Rafaela 19/08/2021

Comecei a leitura no final de 2019 na minha cidade natal, foi um ano de muitos acontecimentos e mudanças. Organizando minha estante de livros o encontrei hoje já estando em outra cidade. Aquela coceira de coisa inacabada tomou conta de mim e o terminei hoje mesmo.
Uma leitura com muitos questionamentos sobre encontrar a si mesmo, se conhecer.
Acho que eu precisava finalizar a obra, Cameron, o personagem principal está só no início de sua jornada. Este é o primeiro de uma trilogia, e é uma escrita completamente diferente do que eu esperava do autor, gostei da simplicidade, pois é uma simplicidade misteriosa, entre sonho e realidade. Espero ler os outros dois livros.

Daniele Laia 06/08/2021

O Azarão é um bom livro, porém não é o melhor da trilogia.
E o primeiro livro da trilogia dos irmãos Wolfe.

Miguel 22/06/2021

O Azarão
É um livro bem raso e simples, um passa-tempo eu diria.

A história não tem muita complexidade e dificilmente eu acho que você vai se apegar em algum personagem.

Basicamente é um garoto e seu irmão planejando assaltos idiotas que na verdade nunca os fazem, são rejeitado e estão sempre fazendo alguma bagunça. O protagonista Cameron Wolfe se apaixona por qualquer garota que ele vê e já diz que a ama, bem coisa de adolescente iludido mas só que pior. A história não tem nenhuma profundidade ou algo que faça você se entusiasmar lendo.

Aline 19/06/2021

Garotos sendo garotos
É uma leitura bem gostosinha sobre o cotidiano e as questões internas dos garotos.

Não é um livro best-seller, mas para passar o tempo ou para sair de uma ressaca literária ele quebra um galho.

Antony.Trindade 29/05/2021

Tem um toque melancólico apesar de parecer uma história de adolescentes idiotas.
Me identifiquei com algumas situações e pensamentos do Cameron.
Gostei!!

Bibis8 24/05/2021

Um menino fazendo vários nadas
O livro acompanha um adolesceste clichê {pelo menos o que era clichê da época} vivendo uma vida de tédio.
Este livro tinha tudo pra ser péssimo porém ele não é {um fato que me chocou bastante} porque o enredo se propõe e entrega uma trajetória {beeeem demorada, já que são três livros} de amadurecimento em uma pegada mais filosófica.
Temos um menino que flerta com um possível homem em construção {que seria ele mesmo}, se perguntando o que ele quer ser quando crescer {como um individuo} e isso é facilmente um mérito para essa história pois temos levantamento de tópicos de uma profundidade bem próximas da realidade, a exemplo do fato da família do garoto pesar para ele mais de uma garota.
Gostei do livro principalmente por me ver em alguns momentos como o protagonista.
Leiam mais não esperem uma obra prima.
bruno quintino 19/06/2021minha estante
Gostei do titulo da tua resenha, mas eu abandonei a série no primeiro, nunca li um livro com poucas páginas em tanto tempo, mas o seu ponto foi algo que parecia ser no começo do livro mas os "nadas" ficaram mais na minha cabeça que a tua reflexão, cara resenha muito boa ??

Bibis8 21/06/2021minha estante
Obrigado Bruno.

vanessa.b 18/05/2021

Estava de pé ali, esperando que alguém fizesse alguma coisa, até perceber que a pessoa que eu estava esperando era eu mesmo.
Pois é, Cameron. Eu também fiquei o livro todo esperando você fazer alguma coisa.

Este é um livro bem morno em que são narrados acontecimentos da vida cotidiana de um adolescente, a escrita é até interessante e tem algumas frases legais no livro, mas o enredo é praticamente inexistente. Confesso que peguei esse livro pra ler apenas porque era do mesmo autor de "A menina que roubava livros".