O Azarão

O Azarão Markus Zusak

Resenhas - O Azarão

Madu 12/05/2021

Esta é uma história aparentemente simples sobre um menino comum, mas mesmo que ele não tenha certeza de como fazer essas coisas, é fácil distingui-lo do desejo de buscar seu próprio caminho e ajudar sua família. O personagem vive as esperanças e decepções típicas do adolescente. É um livro curto, de leitura rápida, gosto e recomendo, principalmente para quem busca histórias simples de adolescentes.

Rafael 11/05/2021

É interessante ler o primeiro livro do autor da menina que roubava livros. Gostei do livro, mas não achei memorável quanto o outro.

Kate (@lendocomkate) 30/04/2021

Escrita incrível, mas história fraca
Primeiro livro do Zusak e já consigo identificar a sua escrita que fez tanto sucesso. Achei o estilo bem parecido com o último livro lançado, "O construtor de pontes". Fala sobre o cotidiano de um menino e sua família, que está sempre passando por vários perrengues, fazendo coisas erradas e nunca consegue ficar com uma garota, por isso ele é um azarão.

Como sempre, os personagens são bem característicos, dá pra imaginá-los perfeitamente na vida real, mas parece que a história não tem uma motivação. Parece só um diário de um menino onde coisas ruins acontecem e não tem nenhuma melhora ao longo do livro, nenhum porquê.

Por não ter um sentido na história, dei 3 estrelas. Mas a escrita do autor é incrível e fluida como em todos os seus livros.

Dani 21/04/2021

Livro do início da carreira do escritor | Um tanto autobiográfico
Antes do sucesso de “A menina que roubava livros”, Markus Zusak começou sua carreira com uma trilogia, cujo primeiro livro é “O azarão”. Ainda não li os dois seguintes, mas já estão na minha lista. Diz-se que esse livro tem um quê de autobiográfico.

O romance conta a história do jovem de 15 anos chamado Cameron que tem três irmãos e leva uma vida sem muitos recursos. Ele e seu irmão vivem planejando ideias de roubos, que nunca dão certo. Até que um dia ele se interessa por uma menina e jura para si mesmo que, se um dia tivesse uma namorada, a trataria com todo o respeito. Cameron é um rapaz que busca respostas, ele faz dentro de si reflexões sobre a vida que muitos jovens não se questionariam nessa fase. Ele precisa de uma chance para mostrar que pode ser mais que um simples garoto do subúrbio.

“Garotos são como cães: estão sempre prontos para atacar, latir e pedir uma chance de mostrar seu valor.”

Rony 17/04/2021

Pra matar a saudade
Devo admitir que fiquei surpreso com a qualidade do livro. Markus Zusak foi um autor que marcou minha pré-adolescência e seus livros ganharam um espaço especial em minha memória.
Contudo, ao retomá-lo depois de mais de uma década, especialmente com seu livro de estreia, confesso que já tinha me preparado para a decepção. O próprio narrador - que aqui também narra em retrospecto e vez ou outra solta um pequeno spoiler, afinal de contas Zusak AMA esse recurso - já nos assegura que sua história não tem nada demais. E é verdade. O enredo é incrivelmente simples e cotidiano.
No entanto, é também contado de forma bem sensível. É a história de um menino de quinze anos começando a se perceber enquanto pessoa, questionando seus comportamentos e o lugar que ocupa no mundo. É um livro sobre querer se conectar com pessoas reais, sobre refletir todos os "talvez", sobre se sentir pequeno e incapaz de não ser nada além de bruto e insuficiente, um cachorro na sarjeta. É um livro sobre deixar escapar o nosso uivo (que foi uma coincidência maravilhosa posto que no último final de semana produzi um conto que remete MUITO a cena final do livro).

Minha ressalva fica por conta da estrutura de ter um sonho ao final de cada capítulo. Em alguns momentos funciona e cria uma bela simbologia, porém em outros apenas repete de forma explícita e pouco criativa conceitos e temas que já foram tratados dentro do próprio capítulo, tornando-os rasos.

Estou bem empolgado para iniciar logo o segundo livro da trilogia e na torcida para que essas personagens e a narrativa fiquem progressivamente mais ricas.

Azbra 11/04/2021

Por que li esse livro?
É engraçado como cheguei a ler esse livro. Um dia estava numa livraria e comprei o livro Bom de Briga porque é do autor Markus Zusak, gostei da história, só que só fui perceber tempos depois que se tratava de uma saga e que Bom de Briga é o segundo livro. Este ano decidi ler o primeiro livro.

O Azarão no começo e até mais da metade durante a leitura fiquei me perguntando: "Por que estou lendo esse livro?". Não fui cativada de início, os acontecimentos são rápidos e com poucos detalhes, e acho que esperava uma associação mais próxima com a história do segundo livro, o que me fez pensar em dar três estrelas. Mas nos quatro últimos capítulos me animei, mostrou a união da família num momento difícil, detalhou mais a luta do personagem principal com suas próprias angústias e até os sonhos dele gostei mais.

Por incrível que pareça fiquei com vontade de ler o terceiro o livro só pra saber como vai ficar o Cameron Wolfe, se o caçula de uma família grande que tenta encontrar o seu lugar ( e arranjar uma namorada) finalmente vai conseguir.

Ingrid 19/03/2021

Cameron é o mais novo de quatro irmãos de uma família bem simples. Por ser muito introvertido, vê-se observando os outros a sua volta e questionando tanto as atitudes deles quanto as suas.
É o último livro que leio da série, acabei lendo em ordem decrescente, e foi complicado de início acompanhar a história de Cameron. Provavelmente tem por volta de 14 anos e por diversas vezes culpa outros pelas decisões que toma. Mas aos poucos vai nos cativando, lentamente vai alcançando a emancipação da estagnação.

Naah; 06/03/2021

Tão gostosinho e tão verdadeiro...
Cameron Wolfe é só um adolescente, descobrindo a si mesmo e entendendo que na vida, a sua luta é contra o mundo.
O primeiro livro da série dos Irmãos Wolfe é leve e profundo, ideal para quem precisa sair de uma ressaca literária.
Os fãs de As vantagens de ser invisível vão adorar essa leitura.

Mah 01/02/2021

Eu sou completamente apaixonada com a escrita deste autor. A narrativa e simples e doce e nos faz consumir o livro com muita fluidez.

Vivi 20/01/2021

Markus zusak nos traz uma realidade de muitos adolescentes.
Achei legal pq ele mostra um adolescente crescendo e várias situações de baixa alto estima que ele passa.
Um livro muito humano.
Foi o primeiro livro que eu peguei para ler do Markus Zusak
Eu recomendo.

Milena 19/01/2021

"- Pra quem você está torcendo?
- Estou torcendo para o azarão. Ele está lutando contra o mundo."

Que livro bacana, pena ser tão curto. Me encantei com a vida comum e por isso mesmo extraordinária desse adolescente que parece tão confuso e sem perspectiva. Senti o que ele sentia. Queria mais.

Jorge 16/01/2021

Vale a pena ler
A história não é a melhor, mas a leitura flui muito bem, dá para terminar o livro em menos de 2 horas

camila. 09/01/2021

É um livro regular, mas até na regularidade Markus nós presenteia com genialidade. Cameron é um personagem muito cativante e tem muito a ensinar, sua paixão por ser ouvido, notado, passa a ser nossa também.

Luiz Teodosio 04/01/2021

Raso e bagunçado
Pode ser complicado ler o primeiro livro de um autor, pois as chances de encontrar um trabalho literário de baixa qualidade é maior. Aconteceu, semanas atrás, com “Carrie, a estranha” do Stephen King, e aconteceu agora com este livro do mesmo autor de “A Menina que roubava livros” (que eu considero razoável). Trata-se de um romance de formação bem raso, com um narrador-protagonista que, embora tenha potencial (e eu até me identifiquei em parte), narra a própria história em um compilado desorganizado de acontecimentos majoritariamente irrelevantes. A única trama que realmente é interessante e se alia bem ao arco do personagem é o seu desejo por uma garota, mas isso só é explorado em alguns capítulos e no final do livro (a qual é a melhor parte dele em termos de escrita e história). O mais bizarro é que o livro termina incompleto, pois ele é o primeiro de uma trilogia (e essa informação nem consta na sinopse ou na orelha). Seria uma obra melhor se fosse um conto, em vez de um romance.

site: https://literaponto.wordpress.com/