O Azarão

O Azarão Markus Zusak

Resenhas - O Azarão

Raso e bagunçado
Pode ser complicado ler o primeiro livro de um autor, pois as chances de encontrar um trabalho literário de baixa qualidade é maior. Aconteceu, semanas atrás, com “Carrie, a estranha” do Stephen King, e aconteceu agora com este livro do mesmo autor de “A Menina que roubava livros” (que eu considero razoável). Trata-se de um romance de formação bem raso, com um narrador-protagonista que, embora tenha potencial (e eu até me identifiquei em parte), narra a própria história em um compilado desorganizado de acontecimentos majoritariamente irrelevantes. A única trama que realmente é interessante e se alia bem ao arco do personagem é o seu desejo por uma garota, mas isso só é explorado em alguns capítulos e no final do livro (a qual é a melhor parte dele em termos de escrita e história). O mais bizarro é que o livro termina incompleto, pois ele é o primeiro de uma trilogia (e essa informação nem consta na sinopse ou na orelha). Seria uma obra melhor se fosse um conto, em vez de um romance.

Nathan Soares 26/12/2020

Cameron, assim como qualquer adolescente, está passando pela transição da adolescência pra vida adulta e em meio a isso tudo tem de lidar com sentimentos conflitantes e frustrantes. Cam não sabe o que é e esse questionamento que faz com ele se sinta um ninguém. Um livro incrível, escrita simples e fluída.

Laylla 23/12/2020

"Ele está lutando contra o mundo."
Incrível como ate o livro menos interessante do Markus Zusak consegue ter aquela pitada de vício na leitura e passar tantas mensagens importantes. É fácil se identificar com os pensamentos do Cam, é fácil ver a vida pela pespectiva dele e ficar com aquele gostinho de esperança para que no final as coisas se resolvam (você sente e sabe que não vão, mas isso não te impede.)

"Eu sempre ia me sentir tão pequeno que ia doer, e que mesmo o grito mais alto, rugindo da minha garganta, era, na verdade, apenas um lamento? Será que meus passos sempre iam parar de modo tão súbito e afundar no caminho?"

jessica1248 12/12/2020

Aquele livro que não fez muita diferença ?????
Fala simplesmente de irmãos adolescentes bem imaturos pra idade. Li super rápido mas não é algo que eu leria de novo

Milena Alves 22/11/2020

Adoro o estilo da escrita de Marcus Zusak. Me apaixonei pela menina que roubava livros e depois encontrei o melhor livro que já li: eu sou o mensageiro. Esse livro, o Azarão, traz um pouco desse modo fascinante que o autor tem de escrever.

Geovanna 15/11/2020

Não foi para mim
A escrita é boa mas o livro é sem empolgação, o personagem principal é tedioso e não me apeguei a ele, acho um livro sem muitos fatos para contar. Não leria novamente, não deu vontade de ler os próximos livros e nem lembro os nomes do personagem.

Milk 17/10/2020

Meia-boca
Não foi um livro do qual me lembrarei da história. Foi uma leitura um pouco arrastada, sem muita empolgação.

Gaabiis 11/09/2020

Comprei o terceiro livro sem saber que fazia parte de uma trilogia. Por sorte percebi antes de começar a ler e fui atrás dos dois primeiros. Achei esse primeiro livro uma leitura bem fácil, apesar de ser uma história um pouco pesada sobre a vida de um adolescente. Confesso que esperei um pouco mais, mas é um bom livro.

Guilherme.Henrique 06/09/2020

Boa leitura
A escrita é fácil e a leitura flui muito bem.
A história, porém, deixou um pouco a desejar. Pode ter sido introdutória para o próximo livro, Bom de Briga, onde acho que enfim acontecerá alguma coisa.

jackseydon 01/09/2020

Tocante
Livros como esse não fazem o meu tipo, mas eu peguei pra ler mesmo assim e não me arrependo. A narrativa é rápida, direta, mas é profunda. Acompanhamos a vivência de um adolescente que está descobrindo como a vida funciona. Primeiro amor, toda o tesão, as lágrimas derramadas por nada, a necessidade de sentir algo. E foi isso que eu gostei, é, sim, um livro sobre um adolescente, mas não é um clichê. É maduro. É tocante.

Didi 08/08/2020

Mais do que falar da narrativa ou da história, é dizer de Cameron, com sua vida, suas infelicidades, inconsistências, uma vida tão real, ver como ele é afetado pela sua família, mas de uma forma diferente pelo menos de outros livros que tratem dessa temática. Por mais simples que pareça ser, no sentido se naonser um romance rebuscado nem nada do tipo, é passível ponderar sobre uma série de questões.

Claudia.Marcia 08/08/2020

O Azarão
Bem é um livro, de leitura que fluí muito rápido.Mostras os sonhos de Cameron Wolfe e é que sonhos estranhos e não tem como não rir do jeito de falar de alguns personagens.Mas tenho que confessar que o livro não me impressionou, talvez possa ser por não ser o público alvo!

Simone 04/08/2020

Achei o livro bem raso, você lê e espera que pelo menos no final aconteça algo que valha a pena a leitura, porém não acontece.