O Azarão

O Azarão Markus Zusak

Resenhas - O Azarão

Clio0 13/09/2021

É o primeiro volume de uma trilogia (Bom de Briga e A Garota que Eu Quero).

Não é uma história original. Na verdade, você já deve ter lido algum livro parecido ou assistido filmes na sessão da tarde: jovem de classe baixa tenta encontrar seu lugar num mundo violento, com sua família empobrecida e sonhos inatingíveis.

Cameron é um garoto normal apesar de suas circunstâncias. Não espere ler sobre um Holden ou uma Hell; Zusak estreou com esse livro, então sua escrita e caracterização ainda não haviam se estabilizado.

Enfim, é um livro mediano. Leia se cair na mão ou se for fã do autor.

Mateus 23/01/2013

Com A Menina que Roubava Livros, Markus Zusak encantou e emocionou milhares de fãs ao redor do mundo. Eu mesmo, humilde leitor, apaixonei-me por Liesel Meminger e suas obscuras aventuras durante a Segunda Guerra Mundial. Mas após tanto sucesso, por onde anda Markus Zusak? Era de se esperar que aproveitasse a fama e lançasse mais livros, mas desde 2006 notícias sobre o autor se tornaram escassas. Enquanto esse silêncio perdura, a Bertrand Brasil resolveu lançar por aqui o primeiro livro do autor, O Azarão. Com quase 15 anos de atraso, é verdade, mas ainda assim um lançamento que irá saciar todos os fãs loucos pela escrita de Zusak.

A obra apresenta-nos a vida de Cameron Wolfe, um garoto de 15 anos que, em seu mundo turbulento e vazio, quer encontrar a si mesmo. Ao lado do irmão Rube, rebelde até o último fio de cabelo, o personagem narra sua história e os acontecimentos cotidianos da vida. O genial é que tudo é muito simples, como o próprio personagem fala quase o tempo todo. Se analisarmos bem a história, ela não tem muito conteúdo e nem é muito sofisticada. Mas Cameron levanta tantas questões importantes, e discute tantos detalhes significativos da vida, que ao lado de seus misteriosos sonhos, tudo ganha um ar especial e fascinante. Por isso a leitura se torna um desvendar constante, desde primeira até a última página.

O que a obra peca é ser curta demais. O Azarão poderia - e deveria - ser maior e com uma história mais longa. Sei que este é o primeiro livro de uma trilogia, mas aquele gosto de "quero mais" ficou na minha boca e não quis mais sair. Se não fosse isso, teria dado cinco estrelas. Mas tudo bem, a obra foi fascinante em suas poucas páginas. O importante é que o amadurecimento de Cam e sua família teve início em O Azarão, e muito em breve veremos mais dos Wolfe em ação. Imagino que lutando muito, que é o melhor que eles fazem. Que venha Bons de Briga e que possamos nos deleitar ainda mais com esses lançamentos tardios. Antes tarde do que nunca!
Lu 24/01/2013minha estante
Linda resenha, Mateus! Parabéns!

Luh Costa 24/01/2013minha estante
Adorei a resenha!Parabéns
Esse livro vai pra lista das futuras aquisições. Abraços, saudades de você!

Cajoju 24/02/2013minha estante
Boa resenha! Descobri essa trilogia de estreia dele recentemente. Só o conhecia pelos dois livros anteriores... Gostei da história e fica pra minhas futuras leituras. Abçs!

Taíse Araújo 08/05/2013minha estante
Parabéns pela resenha ! Esse é o próximo livro que irá para minha lista de futuras leituras.

Ester 31/10/2013minha estante
Li o último livro da trilogia " A garota que eu quero" e pode ter certeza o gostinho de quero mais perdura. A historia continua encantadora e Cam amadurece e coloca um pouco de seu ser a mostra. O que posso dizer dessa historia? Apenas que é encantadora.

Kate (@lendocomkate) 30/04/2021

Escrita incrível, mas história fraca
Primeiro livro do Zusak e já consigo identificar a sua escrita que fez tanto sucesso. Achei o estilo bem parecido com o último livro lançado, "O construtor de pontes". Fala sobre o cotidiano de um menino e sua família, que está sempre passando por vários perrengues, fazendo coisas erradas e nunca consegue ficar com uma garota, por isso ele é um azarão.

Como sempre, os personagens são bem característicos, dá pra imaginá-los perfeitamente na vida real, mas parece que a história não tem uma motivação. Parece só um diário de um menino onde coisas ruins acontecem e não tem nenhuma melhora ao longo do livro, nenhum porquê.

Por não ter um sentido na história, dei 3 estrelas. Mas a escrita do autor é incrível e fluida como em todos os seus livros.

Izabella Viana 26/12/2012

Markus Suzak e esse jeito de escrever que eu TANTO amo!
Dá vontade de pegar o Cameron, abraçá-lo e dizer para ele que ele não é, de jeito nenhum, um perdedor.

Vivi 20/01/2021

Markus zusak nos traz uma realidade de muitos adolescentes.
Achei legal pq ele mostra um adolescente crescendo e várias situações de baixa alto estima que ele passa.
Um livro muito humano.
Foi o primeiro livro que eu peguei para ler do Markus Zusak
Eu recomendo.

Bibis8 24/05/2021

Um menino fazendo vários nadas
O livro acompanha um adolesceste clichê {pelo menos o que era clichê da época} vivendo uma vida de tédio.
Este livro tinha tudo pra ser péssimo porém ele não é {um fato que me chocou bastante} porque o enredo se propõe e entrega uma trajetória {beeeem demorada, já que são três livros} de amadurecimento em uma pegada mais filosófica.
Temos um menino que flerta com um possível homem em construção {que seria ele mesmo}, se perguntando o que ele quer ser quando crescer {como um individuo} e isso é facilmente um mérito para essa história pois temos levantamento de tópicos de uma profundidade bem próximas da realidade, a exemplo do fato da família do garoto pesar para ele mais de uma garota.
Gostei do livro principalmente por me ver em alguns momentos como o protagonista.
Leiam mais não esperem uma obra prima.
bruno quintino 19/06/2021minha estante
Gostei do titulo da tua resenha, mas eu abandonei a série no primeiro, nunca li um livro com poucas páginas em tanto tempo, mas o seu ponto foi algo que parecia ser no começo do livro mas os "nadas" ficaram mais na minha cabeça que a tua reflexão, cara resenha muito boa ??

Bibis8 21/06/2021minha estante
Obrigado Bruno.

Antony.Trindade 29/05/2021

Tem um toque melancólico apesar de parecer uma história de adolescentes idiotas.
Me identifiquei com algumas situações e pensamentos do Cameron.
Gostei!!

Geovanna 15/11/2020

Não foi para mim
A escrita é boa mas o livro é sem empolgação, o personagem principal é tedioso e não me apeguei a ele, acho um livro sem muitos fatos para contar. Não leria novamente, não deu vontade de ler os próximos livros e nem lembro os nomes do personagem.

Gaabiis 11/09/2020

Comprei o terceiro livro sem saber que fazia parte de uma trilogia. Por sorte percebi antes de começar a ler e fui atrás dos dois primeiros. Achei esse primeiro livro uma leitura bem fácil, apesar de ser uma história um pouco pesada sobre a vida de um adolescente. Confesso que esperei um pouco mais, mas é um bom livro.

Simone 04/08/2020

Achei o livro bem raso, você lê e espera que pelo menos no final aconteça algo que valha a pena a leitura, porém não acontece.

Larissa Benevides 12/02/2024

"Ele está lutando contra o mundo. E, agora, observo o azarão no meio do círculo lutar, pôr-se de pé, cair e voltar a se apoiar nos quadris e nos pés, e lutar de novo. Ele continua na luta, por mais que caia. Levanta. Algumas pessoas comemoram. Outras riem agora e xingam."

Ah adolescência!

O livro traz a história de um adolescente que está passando pela dura fase de amadurecer… de crescer.

Então ele traz alguns acontecimentos da vida desse jovem que são como marcos: uma paixão, a responsabilidade do emprego e conquistar seu salário, a preocupação com seus familiares, a noção de justiça.

Assim vemos o desenvolvimento do jovem e seus pensamentos mais profundos e algumas vezes agressivos.

Os sonhos/pesadelos dele são bem expressivos e bem alucinantes e mostram como está passando por um momento complexo e cheio de mudanças.

Apesar de ser o primeiro livro de uma trilogia a história termina bem nesse volume.

Um livro agressivo e movimentado, uma leitura rápida e fácil.

"Eu sou um lutador. Não um perdedor ponto tem diferença."

Didi 08/08/2020

Mais do que falar da narrativa ou da história, é dizer de Cameron, com sua vida, suas infelicidades, inconsistências, uma vida tão real, ver como ele é afetado pela sua família, mas de uma forma diferente pelo menos de outros livros que tratem dessa temática. Por mais simples que pareça ser, no sentido se naonser um romance rebuscado nem nada do tipo, é passível ponderar sobre uma série de questões.

Milena Alves 22/11/2020

Adoro o estilo da escrita de Marcus Zusak. Me apaixonei pela menina que roubava livros e depois encontrei o melhor livro que já li: eu sou o mensageiro. Esse livro, o Azarão, traz um pouco desse modo fascinante que o autor tem de escrever.

Fernanda631 29/08/2023

O Azarão (Trilogia Irmãos Wolfe #1)
O Azarão (Trilogia Irmãos Wolfe #1) foi escrito por Markus Zusak.
Trilogia Irmãos Wolfe: O Azarão, Bom de Briga e A Garota que eu Quero.
O Azarão é o primeiro livro de Zusak, escrito em 1999. Com uma narrativa simples e em parte poética somos apresentados a Cameron Wolfe, 15 anos, filho de um encanador e irmão de Steve, Sarah e Ruben, este último sendo bem próximo de Cameron e parceiro de peraltices. Cameron é o mais novo de 3 irmãos. Ele nos norteia em uma narrativa em 1ª pessoa, um tipo que achei muito semelhante a de um diário por ter indagações que convidam o leitor a refletir. O adolescente não tem a autoestima elevada, acha que é um zero à esquerda, um lixo sensações que se intensificam conforme os insucessos.
Sob o ponto de vista de Cameron, também conhecemos a rotina da família Wolfe, que se altera no decorrer dos três livros, bem como o amadurecimento da relação dos membros.
Tudo começa no inverno e com a pretensão de assaltar o dentista. Cameron nos apresenta o irmão Ruben, mais famoso como seu controlador. Ambos são figuras inseparáveis, cujas ideias mirabolantes fariam qualquer pai ter um AVC. No debut de Zusak, conhecemos com detalhes essa família de lutadores: Ruben e Cameron são os filhos mais novos que sentem o peso de não serem como os irmãos mais velhos, Sarah e Steve, nem como o pai e a mãe.
Cameron é um menino pobre australiano. Sua família não tem dinheiro para ter nem um cardápio diferenciado, mas eles sobrevivem do jeito que dá. A falta de oportunidade e esperança faz com que ele e seu irmão, Rube sejam revoltados. Com o quê? Com tudo, com a vida, com as injustiças. Cameron não tem esperanças que as coisas melhorem e, num geral, não sabe muito bem como lidar com a vida.
Ele é o mais novo da família. Seu irmão mais velho não fala com ele, sua irmã está muito ocupada com o namorado e seus pais vivem reclamando que ele e Rube não fazem nada de útil e estão sempre sujos. O que é verdade. Ao longo do livro esse cenário vai mudando um pouco e Cameron passa q entender um pouco mais o mundo dos adultos que ele está inserido. E nós vemos através dos olhos deles todas as mudanças que ocorrem na família
Basicamente, conhecemos a rotina deles. Não há uma trama e o segredo é se ater à mensagem que, nesse livro, é a busca pelo eu. Pela individualidade, algo que Cameron e Ruben não possuem por agirem como uma só pessoa. Ambos possuem a ideia do que são, mas não de quem são, e perambulam com muito senso de humor e muitas reflexões que os preparam para o 2º livro.
O que bate forte nesse livro é que Cameron passa metade dos capítulos se sentindo um lixo. Ele não se acha bonito, inteligente e valente como Ruben. Ele concorda com tudo que dizem sobre o seu caráter. A palavra “lixo” é praticamente um rótulo que o personagem veste e que ganha força conforme se vê diante de pequenos fracassos. Isso porque o adolescente só tem 15 anos e parece que carrega um elefante. No caso, Ruben, o irmão que não passa de reflexo/exemplo para tudo.
A depreciação de Cameron vai ao auge quando conhece Rebecca, um amor platônico que lhe dá consciência do quanto trataria bem uma garota. A descoberta do “eu” como indivíduo é o suficiente para provocar um atrito entre os irmãos que começam a ver um ao outro como inspiração.