O Azarão

O Azarão Markus Zusak

Resenhas - O Azarão

vanessa.b 18/05/2021

Estava de pé ali, esperando que alguém fizesse alguma coisa, até perceber que a pessoa que eu estava esperando era eu mesmo.
Pois é, Cameron. Eu também fiquei o livro todo esperando você fazer alguma coisa.

Este é um livro bem morno em que são narrados acontecimentos da vida cotidiana de um adolescente, a escrita é até interessante e tem algumas frases legais no livro, mas o enredo é praticamente inexistente. Confesso que peguei esse livro pra ler apenas porque era do mesmo autor de "A menina que roubava livros".

Madu 12/05/2021

Esta é uma história aparentemente simples sobre um menino comum, mas mesmo que ele não tenha certeza de como fazer essas coisas, é fácil distingui-lo do desejo de buscar seu próprio caminho e ajudar sua família. O personagem vive as esperanças e decepções típicas do adolescente. É um livro curto, de leitura rápida, gosto e recomendo, principalmente para quem busca histórias simples de adolescentes.

Daniele Laia 06/08/2021

O Azarão é um bom livro, porém não é o melhor da trilogia.
E o primeiro livro da trilogia dos irmãos Wolfe.

Lola444 25/03/2013

Sinceramente, o que foi isso, Markus Zusak?
O primeiro livro do MZ, por isso perdoei tamanha falta de habilidade. O cara era um adolescente infeliz e fez quase uma auto-biografia. E eu tenho problemas realmente com esses autores que tiveram uma adolescência desgraçada e escrevem um livro contando como foram infelizes com as meninas, como eram subjugados pelos irmãos, como os pais eram pobres e miseráveis, porém trabalhadores e faziam o máximo.
Aí passam o livro inteiro reclamando dessa adolescência, que não passa de um dia-a-dia chato, monótono e irritante. E escrever sobre essa tragédia diária não gera um livro interessante, simplesmente se ler em 200 páginas o desinteresse desesperador que é essa vida.
É o mesmo problema de "As Vantagens de ser Invisível", que eu ODIEI por sinal (mesmo tendo amado o filme), um livro chato, sobre um adolescente chato, falando de problemas chatos. Não, obrigada. Prefiro ler a biografia do Pelé.

camila. 09/01/2021

É um livro regular, mas até na regularidade Markus nós presenteia com genialidade. Cameron é um personagem muito cativante e tem muito a ensinar, sua paixão por ser ouvido, notado, passa a ser nossa também.

Brena Sâmela 09/04/2013

Estávamos sempre machucando um ao outro: no boxe ou jogando futebol na sala com um par de meias enrolado.
"A palavra talvez estava começando a me irritar, por que a única coisa certa era que talvez me acompanhasse para sempre.
Talvez a garota tivesse algo dentro dela para mim."

Cameron Wolfe, 15 anos, um garoto sem quase nenhum perspectiva, além de ter certeza que afundará o jantar em molho de tomate, mora com os pais e com 2 irmãos e uma irmã em algum subúrbio, seu irmão Ruben e parceiro em suas aventuras, são casos perdidos, ficam imaginando planos na maioria das vezes assaltos (pensados geralmente por Ruben), que nunca se concretizam, além de machucar um ao outro e alguns atos de vandalismo, fazem parte de sua rotina. Um relato sobre acontecimentos no último inverno na vida de Cameron que o fizeram crescer de alguma maneira, bombardeando de duvidas, incertezas, sonhos estranhos, vandalismo, e um súbito desejo por uma garota.
Primeiro livro do escritor Markus Zusak. Uma escrita bruta, crua, contando a história dos irmãos Wolfe, considerados perdedores na vida e em tudo, mas são sobreviventes. Não é meu livro preferido do Zusak, porém é um bom livro para o começo de escritor.

Luiz Teodosio 04/01/2021

Raso e bagunçado
Pode ser complicado ler o primeiro livro de um autor, pois as chances de encontrar um trabalho literário de baixa qualidade é maior. Aconteceu, semanas atrás, com “Carrie, a estranha” do Stephen King, e aconteceu agora com este livro do mesmo autor de “A Menina que roubava livros” (que eu considero razoável). Trata-se de um romance de formação bem raso, com um narrador-protagonista que, embora tenha potencial (e eu até me identifiquei em parte), narra a própria história em um compilado desorganizado de acontecimentos majoritariamente irrelevantes. A única trama que realmente é interessante e se alia bem ao arco do personagem é o seu desejo por uma garota, mas isso só é explorado em alguns capítulos e no final do livro (a qual é a melhor parte dele em termos de escrita e história). O mais bizarro é que o livro termina incompleto, pois ele é o primeiro de uma trilogia (e essa informação nem consta na sinopse ou na orelha). Seria uma obra melhor se fosse um conto, em vez de um romance.

site: https://literaponto.wordpress.com/

Miguel 22/06/2021

O Azarão
É um livro bem raso e simples, um passa-tempo eu diria.

A história não tem muita complexidade e dificilmente eu acho que você vai se apegar em algum personagem.

Basicamente é um garoto e seu irmão planejando assaltos idiotas que na verdade nunca os fazem, são rejeitado e estão sempre fazendo alguma bagunça. O protagonista Cameron Wolfe se apaixona por qualquer garota que ele vê e já diz que a ama, bem coisa de adolescente iludido mas só que pior. A história não tem nenhuma profundidade ou algo que faça você se entusiasmar lendo.

Juh 15/07/2013

O Azarão...
Uma literatura fácil e cheia de sentimento, frustração e indignação! E um Cameron lutando com Deus e o mundo para provar para si mesmo o seu melhor.
A cada capítulo vemos os problemas que surgem dentro dele, da falta de confiança e amor próprio. Mas, não é algo entediante de se ler. Eu, particularmente entendo toda essa revolta... A revolta sobre o mundo, sobre os pensamentos negativos, sobre a nossa própria vida.
No decorrer da história conhecemos mais ao Cameron, e sua visão em relação o que acontece à sua volta. Vemos seu amadurecimento, e motivação à encontrar-se.
Gostei dessa trama desde a primeira página, posso dizer que Markus tem uma forma realmente envolvente de prender o leitor... Muitos momentos do livro me identifiquei, outras me emocionei, mas sobretudo torci muito por Cameron, para enfim se encontrar e gostar de ser o que ele é.

Milena 19/01/2021

"- Pra quem você está torcendo?
- Estou torcendo para o azarão. Ele está lutando contra o mundo."

Que livro bacana, pena ser tão curto. Me encantei com a vida comum e por isso mesmo extraordinária desse adolescente que parece tão confuso e sem perspectiva. Senti o que ele sentia. Queria mais.

Mah 01/02/2021

Eu sou completamente apaixonada com a escrita deste autor. A narrativa e simples e doce e nos faz consumir o livro com muita fluidez.

Ninigalai 26/04/2020

Um livro bem tranquilo sobre um moleque medíocre. É ok, bom, mas nada demais na minha opinião.

Nathan Soares 26/12/2020

Cameron, assim como qualquer adolescente, está passando pela transição da adolescência pra vida adulta e em meio a isso tudo tem de lidar com sentimentos conflitantes e frustrantes. Cam não sabe o que é e esse questionamento que faz com ele se sinta um ninguém. Um livro incrível, escrita simples e fluída.

Meu Paginômetro 22/01/2013

Trilogia completa
Conheça a trilogia completa em http://meupaginometro.blogspot.com.br/2013/01/o-azarao-markus-zusak.html

Mari Siqueira 22/07/2013

Nem sempre somos perdedores ou ganhadores, às vezes somos apenas ... lutadores!
O Azarão foi o primeiro livro publicado de Markus Zusak, autor de A Menina Que Roubava Livros. Ele foi lançado em 1999 e traduzido para português em 2012 pela Bertrand Brasil. Nesse livro conhecemos a história de Cameron, um típico adolescente de 15 anos, ele leva uma vida simples com os pais e os três irmãos, lutando boxe, roubando placas de trânsito, se metendo em confusão, mas nada muito sério. É uma das coisas que mais o desaponta, ele não é bom em nada, nem em ser mau.

Ele e seu irmão Rube são garotos desleixados, que não se preocupam com o amanhã, que não tem esperança de serem pessoas melhores e que creem estar fadados ao fracasso. Mas isso muda quando Cameron conhece uma garota, Rebecca Conlon, ele se apaixona por ela e promete a si mesmo que vai ser uma pessoa melhor para conquistá-la.

É um livro para ser lido especialmente por meninos, Cameron está formando seu caráter e tentando se tornar um homem, vemos nessa história, todas as dúvidas, medos e reflexões de um garoto que não sabe o que fazer da vida, ao qual tudo de errado acontece, que não tem ninguém a quem recorrer, que não possui nenhum amigo e que sonha conquistar a garota da sua vida, nem que para isso tenha de mudar quem e o que ele é.

O Azarão é um menino desacreditado, que sempre perde as lutas das quais participa, mas e quando nós cansamos de perder? Nem sempre podemos escolher ser perdedores ou ganhadores, mas nunca podemos deixar de ser lutadores. E pela pessoa certa, vale a pena lutar para ser alguém melhor. Gostei muito e indico :)

***Quote***

- Ei, por que só tem um garoto lutando? - pergunto de novo para o cara perto de mim.
Dessa vez, ele não olha para mim, não. Continua concentrado no garoto dentro do círculo, que luta de modo tão intenso que ninguém consegue desviar os olhos dele.
O cara fala comigo. Uma resposta. Diz:
- Ele está lutando contra o mundo.
E agora, observo o azarão no meio do círculo lutar, pôr-se de pé, cair e voltar a se apoiar nos quadris e nos pés, e lutar de novo. Ele continua na luta, por mais que caia. Levanta. Algumas pessoas comemoram. Outras riem agora e xingam.

site: http://loveloversblog.blogspot.com