Explorando o universo do Hobbit

Explorando o universo do Hobbit Corey Olsen

Resenhas - Explorando o Universo do Hobbit

emlindh 11/05/2020

Ótima análise
O autor analisa cada capítulo de O Hobbit levando em conta diferentes aspectos da linguagem e desenvolvimento de personagem. Ótima leitura para quem quer se aprofundar nos conceitos do livro.
Pessoalmente foi uma leitura meio longa porque livros teóricos não são meus favoritos.

Bu 02/09/2020

Compensador
Uma análise muito bem feita dividida pelos capítulos, fazendo links entre os mesmos e mostrando o método que Tolkien utiliza pra articular e afinar a obra, sou apaixonado pela terra média e esse livro me mostrou bastante coisa que tinha passado despercebido e outras que não olhei com devida atenção.
As músicas ele explica minuciosamente, era uma das parte que parava e relia sempre porque sabia que elas devem ter uma atenção maior nas obras do Tolkien, que é onde ele sempre coloca histórias que vão servir para o enredo posteriormente ou na mesma hora, e em outras mostra coisas acontecidas no passado que é bastante importante pra toda terra média.
Percebi também que O Hobbit não é tão infantil assim.
Indico caso quem estiver lendo o Hobbit ler ao mesmo tempo, vai ser mais proveitoso sua leitura pode ter certeza.

Siliane.Ferrari 01/05/2021

Nota 10/10
No livro o autor apresenta detalhes e curiosidades de cada capítulo do livro "O HOBBIT". Gostei bastante do livro e da forma como o autor expressa suas ideias.

Thay262 03/08/2022

Como se fosse uma leitura conjunta e comentada do livro "O Hobbit".
Eu li esse livro praticamente juntinho com O Hobbit, capítulo à capítulo. Terminando um capítulo de Tolkien em O Hobbit eu vinha para este livro ver oque o autor tinha a dizer sobre o referindo capítulo: foi como fazer uma leitura conjunta e comentada.

Foi muito interessante em alguns pontos, embora em alguns momentos eu sentisse que o autor estava "dizendo o óbvio" e também devido a tradução ser irritante dado que traduziu errado/ou deixou de traduzir muitos nomes já conhecidos: exemplo Valfenda não foi traduzido (continua Rivendell) e Bolsão virou "Fundo do Saco" (de Bag End em inglês), além da capa não ter nenhuma coerência ou relação com a narrativa e elementos de O Hobbit, oque me desapontou um pouco também (culpa da editora, nesses aspectos o livro pecou muito, era como se a equipe não soubesse oque estava traduzido, diagramando e fazendo o design. Bem irritante).

Mas esse livro me fez prestar mais atenção nas canções do livro e também nas características específicas de cada espécie; anões, hobbits, elfos com base em trechos do livro, além de prestar mais atenção nos trechos do terreno da jornada e como impactava os personagens. Oque foi bem instigante quando o autor mencionava algo que eu não tinha notado enquanto lia.

Bom livro para estudar a obra original, mas essa edição deixa a desejar muito.

site: entulhandoideiasdiversas.blogspot.com

Mireille 02/11/2014

Maravilhoso
Apesar de algumas traduções equivocadas (ou não tradução) de termos consagrados da mitologia Tolkien (ex: Bag End é "Bolsão" mas foi traduzido como "Fundo do Saco", Rivendell ficou sem tradução e por aí vai), o livro é EXCELENTE e Corey Olsen mastiga e destrincha os capítulos d'O Hobbit com muita precisão e me fez ter um novo olhar sobre a obra. Já conhecia o autor através dos podcasts do Tolkien Professor e admiro cada vez mais. Recomendo muito para quem já leu as principais obras de Tolkien e queira conhecer uma visão mais ampla.

Marcos 05/02/2013

Confira a resenha em vídeo feita para Explorando o Universo do Hobbit e para os livros "O Hobbit" e "A Sabedoria do Condado": http://capaetitulo.blogspot.com.br/2013/02/resenha-falada-o-hobbit-sabedoria-do.html

Ronan.Azarias 03/02/2015

Interessante
É um livro bom para ter uma visão diferente do que costumamos ter de O hobbit. Nunca havia reparado na importâncias das canções, mas depois de ler o que Corey diz sobre elas mudei minha forma de ver a obra de Tolkien, e é claro que fiquei ainda mais interessado no mundo da terra média!

Jhon.Willer 03/09/2021

Legal
É interessante lê-lo junto com o Hobbit capítulo a capítulo, até porque, creio eu que se você estiver sendo esse livro está querendo saber mais da história de O Hobbit.
O livro físico é muito bom a capa cheia de firulas, entretanto, possui alguns erros de português, nada que prejudique a leitura.

Thomas.Jordao 15/05/2022

Razovel
Algumas informações muito interessantes no meio de diversas desinteressantes, verdadeiras enchecoes de linguiça. Poderia ter 50 páginas.

Amanda 05/01/2014

Como não gostar?
Ao contrário do que diz na capa, o livro não te ajuda à entender segredos e tal. É muito útil, é verdade, mas não nesse caso. Ele foi ótimo para eu entender os personagens e o próprio Tolkien e eu realmente amei. Toda vez que o nome "Bilbo Baggins" era pronunciado, meu coração dava um pulinho! Ah, eu amo Bilbo! Sabe, esse livro é muito bom e por isso lhe dei cinco estrelas, mas não posso deixar de observar a quantidade de palavras erradas que há nele. Perdi a conta. Não é por burrice, mas por falta de atenção.

Nat 13/07/2017

Corey Olsen é um professor de literatura muito conceituado, que explora as obras de Tolkien em seus estudos e ensinamentos. Dito isso, você percebe logo de cara que um livro dele falando d’O Hobbit tem muito a dizer. Através das suas análises que destrincham os significados dos elementos e personagens que compõe a história, o leitor também consegue entender mais o próprio Tolkien. As análises são muito boas e bastante profundas, vale cada minuto da leitura.

site: https://meucantinholiterario.blogspot.com.br/2017/06/explorando-o-universo-do-hobbit-corey.html

Matheus656 15/06/2021

Explorando o Universo do Hobbit
É a primeira vez que leio um livro sobre um livro, neste caso apesar de ser totalmente teórico a didática do autor é muito boa, em nenhum momento o livro ficou monótono

É bem simples, o autor destrincha cada capítulo, principalmente as emoções de bilbo e as diversas canções (não lembrava que tinha tantas)

Importante falar que a análise que Corey Olsen faz é sobre o Hobbit original, lançado antes de senhor dos anéis e com um caráter infantil apesar de temas pesados, o Hobbit que lemos hoje foi corrigido e condicionado com a história do senhor dos anéis, o autor deixa bem clara a diferenciação durante o texto

Minha única crítica é que a tradução falhou em alguns termos como "Fundo do Saco" no lugar de "Bolsão", soa feio mas se acostuma com o tempo

Para quem gosta de Tolkien vale a pena ler e conhecer outro ponto de vista

Jacque 12/10/2023

Explorando o Universo do Hobbit
Incrível leitura que explica em detalhes, capítulo por capítulo, cada uma das passagens do livro O Hobbit. Para quem quer se aprofundar na fantástica história de J.R.R. Tolkien.