Apologia da História

Apologia da História Marc Bloch

Resenhas - Apologia da História

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

JosA225 04/04/2024

A leitura é boa, o Bloch escreve muito bem.
Mas como toda leitura de metodologia é um pouco cansativa
É um texto básico que todo aluno de história lê no primeiro período
Reli recentemente, vou reler no futuro dnovo

Fernanda1169 25/03/2024

Achei complicado de entender, talvez Não tenha lido no momento certo da minha vida, então planejo reler em um futuro próximo

Magda.Marilise 05/01/2024

Quase morro de tédio
Sou historiadora e odiei a leitura. Não achei simples. Ou talvez eu seja burra. Esse livro continua maçante mesmo depois de formada.

Policaio 28/12/2023

O manual do historiador
Bloch expõe que ser historiador é ter pensamento científico, logo, questionar até os documentos oficiais.

Um livro obrigatório para todo historiador ou professor de História.

Tiago.Costa 21/12/2023

Uma obra monumental que por ser incompleto nos faz imaginar o quanto seu autor poderia ter feito pela História se não tivesse caído na 2 Guerra mundial.

Eloisa98 02/11/2023

Enfim,este livro é sensacional para compreender o ofício do historiador e obviamente é a bíblia de qualquer estudante de história (eu inclusa).Eu li por causa da faculdade,mas foi uma experiência boa e bem esclarecedora. Fiquei com raiva do March Bloch por causa que tive uma prova sobre ele,porém espero tirar um 10. O conteúdo do livro é facil,porem a leitura é bem densa e chatinha as vezes.Enfim, recomendo para todos que tem interesse em aprender mais sobre história e o ofício do historiador.

Caroolinee 19/10/2023

Um clássico
Pra quem faz história acredito que a maioria vai ter essa indicação de leitura, e achei ótima pro meu primeiro semestre a linguagem não é de difícil compreensão e ele da uma boa introdução a iniciantes no aprofundamento do estudo da historiografia.

Lucas1429 10/09/2023

Maior Obra Inacabada da Historiografia
"Será que um dia poderei preencher essas lacunas? Nunca inteiramente, receio. Só posso, sobre isso, solicitar a indulgência, diria "assumir a culpa" se isso não fosse assumir, mais do que será legítimo, as culpas do destino"

Ariadne 01/09/2023

A primeira introdução ao ofício de historiador
A primeira introdução ao ofício de historiador não poderia ser melhor.

Livro simples, mas não simplista sobre as reflexões de Marc Bloch sobre o que seria ser historiador e o que a História representava naquele momento de guerra tão devastadora. Bloch faz parte do período de transição em que a História estava se transformando mais em uma disciplina crítica do que positivista (movimento de reflexão iniciado por Ranke no século XIX) e que ajudou a consolidar o ofício de historiador como o que é hoje.

Obrigatório para todo estudante de História e para quem está há muito tempo na labuta do ofício e precisa se rememorar de algumas coisas.

Kaah_mgo 02/08/2023

Qual é o ofício do historiador?
O peso político dessa obra aparece em todo o momento nas reflexões que são propostas. Privado da sua liberdade, Marc Bloch escreve para nos fazer refletir sobre o que caracteriza o ofício do historiador e, um dos aspectos que julgo interessante, é o caráter coletivo que ele coloca para este ofício: o tempo de uma vida e as técnicas dominadas por uma única pessoa não são suficientes para a escrita da historiografia. Ela precisa ser um ato coletivo.
Outro aspecto interessante é a defesa de uma escrita que ofereça oportunidade de ser usada para orientação prática da vida cotidiana, sendo a história orientada pelo presente e com uma direção, um objetivo. Além disso, o bom historiador se afigura no livro como aquele que escreve do mesmo modo aos "doutos e aos escolares".

Recomendo a leitura!

de Almeida 25/07/2023

Introdutório e conciso no que se tratou do o conceito e o ofício em questão, foi importante para os meus primeiros insights como estudante e amante da História e tem seu papel progressista, que inverteu e contrariou muitos dos paradigmas positivistas daquele período.

Agostinho 10/06/2023

Uma ótima síntese para quem se interessa em história
Esse é um livro que vai explicando metodologia e o que um historiador faz ou deve fazer, achei ele maravilhoso e confesso que tive bastante dificuldade de entendê-lo no começo. Marc Bloch, ao decorrer dos capítulos traz várias ideias e exemplos que não são tão simples de compreender para quem não tem muita bagagem teórica (como eu, que ainda sou um leigo amante de história), precisei bastante da ajuda de um dicionário para pelo menos não me perder nas ideias que tinham em alguns capítulos. Tirando isso, é um ótimo tira-dúvidas para quem está começando e recomendo fazer várias releituras para absorver melhor suas ideias, é um livro que você tem que acompanhá-lo conforme vai evoluindo.

Anne 06/06/2023

Minha experiência lendo ele não foi tão boa pois não estava lendo por pura vontade mas sim por obrigação mas gostei bastante da metade do 3 capítulo para frente.

Lucas 01/06/2023

Efeito borboleta
Graças a esse cara hj tão enterrando Cheetos ?????????? ?????????? ?????????? ?????????? ?????????? ??????????

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6