Introdução à Lógica

Introdução à Lógica Cezar A. Mortari
Cezar A. Mortari

Resenhas - Introdução à Lógica

Biblioteca Álvaro Guerra 12/09/2019

Ao contrário do que pensam alguns, a lógica é uma ciência apaixonante e viva, fruto de rica história de evolução e transformação. Essa mesma história dinâmica é refletida por este livro, no qual se constrói uma rigorosa e abrangente introdução aos desenvolvimentos recentes e ao conteúdo clássico dessa ciência ilustre.

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788539306305

Giovani 20/01/2021

Um livro ótimo para quem quer aprender sobre lógica, mas acaba pecando quando o autor passa por pontos importantes de forma rápida.

Vicente 25/07/2023

Excelente, apesar de ser ruim.
A obra certamente não é do tipo que se compartilha por aqui. Por não ser literatura a Introdução à Lógica, acaba ficando, por óbvio, circunscrita a um grupo muito específico, o grupo das pessoas que, por obrigação ou desejo, querem aprender Lógica. Mas ainda assim acredito ser interessante ter uma obra como essa passando por nossas TL's aqui, pois mesmo sendo acadêmica, a "Introdução à Logica" é ótima no que se pretende: introduzir. Não dá pra dizer que tendo.passado por ela já se sabe Lógica, mas sabe-se o suficiente para saber do que se trata, e para ajudar-nos a avaliar mais cuidadosamente nossos argumentos e por consequência nossos discursos.
Infelizmente, apesar dos esforços de Mortari, o texto nem sempre é facilmente entendido dendo necessário voltar mais de uma cez em determinados pontos para entendê-los. Mas claramente não é demérito do autor, mas da própria disciplina, e esse é m motivo do jogo de palavras que intitula a resenha. Para introduzir na disciplina e sedimentar os conceitos iniciais é muito boa, mas não é fácil por tratar de uma disciplina tão dura.

Romeu Felix 26/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro "Introdução à Lógica" aborda conceitos fundamentais da lógica, como proposições, argumentos, silogismos, tabelas-verdade, dedução natural e inferência. A obra também trata de tópicos mais avançados, como lógica modal, teoria da computabilidade e lógica deôntica. O autor apresenta a lógica como uma disciplina central para as ciências, filosofia e outras áreas do conhecimento, e fornece exemplos e exercícios para ajudar na compreensão dos conceitos.

Capítulos:

Lógica modal
Teoria da computabilidade
Lógica deôntica
Comentário:
"Introdução à Lógica" é uma obra essencial para estudantes e pesquisadores que buscam compreender os fundamentos da lógica e sua aplicação em diferentes áreas do conhecimento. O autor apresenta conceitos de forma clara e didática, oferecendo exemplos e exercícios para aprimorar a compreensão dos temas abordados. Destaca-se a abordagem sobre tópicos avançados, como lógica modal e teoria da computabilidade, que ampliam a compreensão do leitor sobre a diversidade de aplicações da lógica. Em resumo, "Introdução à Lógica" é uma obra indispensável para estudantes e pesquisadores interessados em aprimorar seus conhecimentos em lógica e raciocínio.
Por: Romeu Felix Menin Junior.