Catarina, a Grande

Catarina, a Grande Robert K. Massie

Resenhas - Catarina, a Grande

Maria17661 03/03/2024

Fofoqueiras irão amar esse livro (eu com certeza amei)
Peguei o livro sabendo somente o básico sobre Catarina e me surpreendi.

Com uma escrita que te impede de largar o livro, o autor te acompanha durante toda a vida de Catarina.

Com muitas intrigas, fofocas, caos e gritaria o livro te mostra não só a vida e relevância de Catarina como te apresenta um panorama da época.

Recomendo muito a leitura da biografia dessa mulher extremamente inteligente e, ao meu ver, a frente de seu tempo.

Giovanna 10/01/2024

Excelente
Amo histórias sobre grandes mulheres que mudaram o rumo de nações. Catarina xom certeza foi uma destas.
A escrita do autor é maravilhosa e envolvente. Conseguimos sentir as aflições e alegrias juntamente com a personagem central.
Confesso que os primeiros capítulos do livro eu lia e nem percebia a hora passar.
Triste e gloriosa história muito bem narrada.
Pra mim, um ponto negativo é que os capítulos são muito grandes e depois de 70% do livro começou a ficar muito cansativo. Alguns detalhes poderiam ser diminuídos e alguns capítulos não eram necessários. Por fim, eu já estava torcendo pra acabar logo kkkkk
Mas recomendo o livro. É uma excelente leitura

Fer 16/12/2023

Que livro!
Na primeira vez que li, abandonei no meio. Agora fiz questão de terminar. Esse livro é uma aula de história e uma aula sobre o real poder de uma mulher poderosa. Incrível, fascinante!

Natalia (Vitória) Sousa 06/12/2023

Uma leitura impressionante!
Acabei me demorando demais, mas mesmo assim o livro não pareceu menos interessante.
Sem dúvidas um conjunto de situações que tornaram Catarina uma mulher única.

ClAudia 30/10/2023

Grande
Excelente leitura. Um livro de história, com muito conteúdo e dados, mas que tem a leitura tão leve e agradável que parece até um romance. História de vida de uma grande mulher forte, com suas qualidades e defeitos. É através de sua história que vão sendo narrados os fatos históricos da Rússia e de outros países. Gostei muito, recomendo com toda a certeza.

Captain1 08/10/2023

Não temos mais imperador! Longa vida à Imperatriz Catarina 2
Catarina || não queria ser chamada de Catarina, a Grande, deram este nome a ela após o falecimento. Um bom título para uma das principais figuras da Monarquia e história do mundo.

?Que me perdoem essa franca expressão de meus sentimentos em vez de tentar encobri-los com um véu de falsa modéstia.? - Catarina ||

Eu gostei da escrita da Biografia, não é cansativa, não há muitas palavras difíceis, o que é ótimo. Poderia devorar cada parte desse livro se houvesse mais. Pontos políticos-sociais não passam despercebidos, na verdade, são uma chave principal de toda a história.

Catarina pegou uma Russia caída e a reergueu como uma brilhante chefe de estado, apesar de gastar tudo em vestidos. Uma das partes que mais me chamou a atenção foi sobre a Servidão durante o reinado de Catarina. A biografia deixa explícito que o sistema russo era escravista. Por exemplo, no reinado de Elizabeth, os motins eram sufocados pelo exército, alguns servos morriam de trabalhar e eram vendidos. Catarina começou a mudar isso se afirmando contra a servidão, tornando a venda proibida e um decreto avisando que eles agora receberiam salários, Catarina era autoritária suprimiu muitas greves a força. Castigava servos e seus castigadores. A nobreza é o mal do mundo. Em resumo.

A partir de agora, 60% do que escrever aqui será xingamentos a Joana, mãe de Catarina. Elizabeth e o Covarde de Pedro |||

Crescida em uma família disfuncional aristocrática. É uma pena que uma criança tenha passado por isso e que enxergasse o casamento como uma única saída de uma vida triste onde sua personalidade era reprimida por uma mãe narcisista invejosa. Catarina no período em que sua vida começaria a mudar era uma marionete política entre a Prussia e Russia. A pressa da Imperatriz Elizabeth era justamente que seu sobrinho Pedro tivesse um herdeiro, ?uma criança mais bem equipada que o pai para garantir a sucessão.? já que, a saúde era péssima e ele não tinha qualquer vontade de ser um Imperador e ainda mais sendo este império da Russia. Essa mulher nojenta (Joana) se incomodava de não ser o centro das narrativas, nunca se importou com a filha - devo dizer que, tão pouco me importa suas questões psicológicas, elas não justificam o tratamento.

Catarina se saiu bem (ao contrário da mãe) obteve feição dos russos com seu comportamento de aprender mais sobre onde se tornaria Imperatriz, diferente de Pedro. ?Naquelas semanas de sofrimento, os russos passaram a pensar nela como sendo russa.? Mas como disse a própria anos mais tarde, ?Dezoito anos de tédio e solidão lhe deram a oportunidade de ler muitos livros.? E deram a ela um ideal iluminista. Uma vida repleta de amantes e ideias para a mudança da Russia.

Em certo ponto da parte 1 da Biografia lembrei que Catarina e Pedro eram dois adolescentes e, pensei melhor a respeito, Pedro torturado por Otto Brümmer e colocado em jogos políticos, enquanto Catarina passava pela tortura psicológica de Joana. Até então eram ?amigos? (Catarina buscava agradar Pedro), sem contar a vaidade de Elizabeth que logo recaíram sobre ela como amargura. O casamento, como já de se esperar, um total desastre cercado de humilhações. Com o passar do tempo o comportamento sádico dele ficou mais evidente - Vamos lá, o cara com 18 anos chicoteava cães e amava aterrorizar servos para puro divertimento. Durante o Golpe e a abdicação do trono que ele nunca quis em primeiro ponto, somente se desculpou por seus atos ao se sentir ameaçado como o covarde que era.

Dito tudo isso, é uma boa biografia. Apesar de algumas partes serem cansativas, porém, acredito que todo livro sobre a vida de alguém tenham esses momentos que a escrita precisa ser extensa e cansativa para dar todos os detalhes de um determinado acontecimento!

fev 04/09/2023

4,25

A aristocracia nunca valeu nada, mas não podemos negar que sempre renderam histórias incríveis e muitas vezes mudaram o rumo da história de países e do mundo. O poder e dinheiro faz isso. Eu, particularmente, fiquei bastante entretido com a vida de Catarina, a Grande e com as movimentações da corte russa. Como amo História fiquei encantado ao saber mais sobre novos assuntos e mais sobre a Rússia e o seu império. É incrível perceber como acontecimentos passados como que em um efeito borboleta geraria importantes transformações duzentos anos depois. Inclusive, lendo essa biografia ficou muito mais claro para mim o fato da Revolução Russa ter dado certo e ter tanto apoio. O país tinha um histórico estarrecedor de escravidão. A rebelião dos servos era questão de tempo.

O poder, a transformação cultural e política na regência de Catarina também renderam transformações futuras. Fiquei ainda mais interessado na história da Rússia e das transformações do mundo. Saber um pouquinho que seja a mais sobre a história mundial é sempre gratificante. Recomendo a leitura.

J.Morgado 05/07/2023

Foi minha primeira experiência com biografias, gostei do enredo, é muito bem detalhado e organizado, Massie escreve muito bem. Foi uma leitura lenta pra mim, em alguns pontos até um pouco arrastada, mas muito proveitosa, gostei da vivência.

Vitor 04/05/2023

Um grande livro sobre uma grande pessoa
Catarina foi uma chefe de estado exemplar, soube fazer uma boa gestão dentro das limitações impostas pela estrutura governamental da Rússia czarista! Catarina não gostava de ser chamada de "a grande" mas merece muito esse título! O livro é bem escrito, extremamente detalhado e bem descrito, consegui compreender muito bem sobre como foi a longa vida da imperatriz. Minha admiração por ela cresceu muito após realizar essa leitura, viva á Catarina II!

Pablo.Arvellos 08/04/2023

Não nasci pra ser rainha, nasci pra militar!
Simplesmente maravilhoso! Uma biografia que mostra não apenas o lado político da vida de Catarina como imperatriz do que foi um dos maiores imperios do mundo, como também os amores e pormenores de sua incrível vida. Passando por diversos acontecimentos históricos e explicando de uma maneira simples e completa tudo o que rodeava o governo de Catarina II, dentro e fora da Rússia.
Seus pensamentos e credos, amores e aminizades, com certeza um livro que mostra o porquê da imperatriz ser conhecida como Catarina, A Grande!
Certamente irei reler!

Jardim de histórias 08/04/2023

Um trabalho biográfico primoroso!
Uma personagem da história, marcada pela força e carisma, assim como Pedro o Grande, Catarina II protagonizou o império Russo. Em um longo reinado, de aproximadamente 34 anos, Catarina, passou por vários levantes, amantes Uma iluminista que acreditava na reforma e no progresso.

Multifacetada, Sofia Frederica Augusta de Anhalt-Zerbst-Dornburg, assim era chamada antes de se converter para igreja ortodoxa russa. Que após a conversão, passou a se chamar Catarina Alexeievna e logo se casou com o grão-duque Pedro Feodorovich, Pedro III, filho de Ana Petrovna da Rússia. Mesmo sendo casada com Pedro, Catarina, só passou a ser a Czarina, após seis meses de reinado de Pedro, devido a um golpe oriundo de uma conspiração palaciana. Uma biografia tão incrivelmente escrita, uma história tão fascinante, que torna, não só a leitura, mas a pesquisa, extremamente prazerosa. Mesmo sendo um crítico ferrenho do capitalismo, feudalismo, absolutismo. Não tem como historiador que sou, não permanecer de queixo caído com a magnitude da história russa. E a dinastia Romanov, sintetiza muito bem isso. Independente da ideologia, Catarina, a Grande, foi uma figura imponente, uma mulher icônica.
Vanessa.Castilhos 08/04/2023minha estante
Suas leituras são de referências! Mt obrigada pelas suas resenhas! Maravilhosas!

Jardim de histórias 08/04/2023minha estante
Vanessa querida, muito obrigado pelo retorno! Gosto muito de compartilhar minhas impressões sobre essas obras incríveis. Fico muito feliz ao contribuir!

Paloma 08/04/2023minha estante
Foi a primeira e única biografia que li até agora e tbm adorei! Ao mesmo tempo que conhecemos essa personagem histórica incrível, conhecemos tbm um pedaço da rica história russa. Sensacional mesmo ?
ps: em muito momentos eu fiquei embasbacada com os acontecimentos, parecia ficção de tão inacreditável kkkk. Muito bom!

Jardim de histórias 08/04/2023minha estante
Perfeito! Paloma, também fico assim com a história russa. Essa biografia em questão é simplesmente maravilhosa a ponto de nos confundir com a ficção. Recomendo do mesmo autor a biografia Nicolau & Alexandra.

Felipe(fê) 02/04/2023

Majestade, poder, necessidade de amar e ser amada
Pensei que não conseguiria o ler todo o livro por ser extenso, e ?complexo?, Mas a leitura voou como um passarinho no campo. Me vi em muitos momentos no papel da grã-duquesa, quando ela desejava agradar a todos, ser aceita e aceitar de bom grado, quando era maltratada pela mãe entre outros pontos. Considero seu ?nakaz? seu maior triunfo? as anexações como a da Crimeia e a polonesa. Poderia falar sobre esse livro durante décadas mas decidi não me prolongar. Cada capítulo concluído era o início de uma ansiedade para descobrir o que o próximo capítulo ?escondia?. O livro transforma historia em diversão como todos deveriam transformar.

isabelamdana 23/03/2023

Catarina, a Grande
Uma leitura que me fez viajar no tempo para uma Europa do século XVIII. A biografia de uma das monarcas mais renomadas da Europa, e igualada à Pedro, o Grande na Russia. Enquanto o imperador foi reconhecido por suas conquistas militares, Catarina apresentou a Rússia, a filosofia, a arte e a educação. Além disso, ela seguiu as conquistas militares frente ao Império Otomano. Me envolvi com seu casamento infeliz, até sua merecida tomada de trono de seu marido, Pedro III, que era um dos maiores idiotas que já viveram. Fiquei presa em suas vivências e casos de amor, 12 no total. Mas o homem mais importante da sua vida foi Potenkim, com certeza. Catarina era a frente do seu tempo e muito inteligente desde nova. Mas, percebi uma transição de uma recém monarca com ideias iluministas, para uma com desejo da monarquia absoluta frente a Revolução Francesa. Rússia segue com as marcas de seu grande reinado até hoje. O livro é espetacular, além de sua história, mostra a diplomacia da época, a diferença entre a Rússia e a Europa ocidental, os costumes de uma época completamente diferente.