Catarina, a Grande

Catarina, a Grande Robert K. Massie

Resenhas - Catarina, a Grande

Mi Hummel 25/01/2014

Uma imperatriz de assalto.
De princípio, imaginei que o livro fosse uma biografia romanceada.
Quando percebi que não era bem assim, fiquei um tanto quanto decepcionada e achei que não conseguiria levar a leitura adiante.

Ledo engano. De repente, fui vencendo as páginas e me sentindo cada vez mais envolvida na leitura sobre a jovem princesinha germânica que enfrenta anos de solidão até ascender ao trono Russo de assalto.

Catarina II é uma mulher esclarecida e sedenta de afeto. Passa longos anos submissa até perceber que seu intelecto e amor pelo povo russo pode levá-la ao poder.
Interessante perceber que, para ter acesso ao trono, bastava uma indicação do Imperador ou Imperatriz do momento, não sendo necessário ser um homem. (pelo menos até que Paulo, o filho de Catarina, não mudasse o cenário)

Interessante também poder conferir as fotos que aparecem lá pelo meio do livro. Gostaria de poder ter visto mais imagens. A todo momento eu voltava para a sessão das fotos para examinar atentamente a imagem, solidificando na mente quem eram as personagens!

Julgá-la por sua vida fora do comum, sedenta das atenções de seus amantes é muito pouco para definir esta mulher que doou tudo pela vontade férrea de engrandecer a Rússia. Ela é uma mulher que fez o que podia e como podia. Teve seus erros, seus amores, dores e intrigas.

E confesso que, na corrida pela sucessão, meu maior pesar foi pela história de Ivan. A criança que foi trancafiada por Elisabeth (Rainha anterior à Catarina) por 21 longos anos em uma pequena cela e que, como um peão, teve a vida miserável marcada por sua ascendência nobre.

Enfim. Robert K. Massie, na minha humilde opinião, realizou um trabalho hercúleo, digno de nota.
Gostei muito.
Bruna 10/08/2014minha estante
Nossa, Mi, nem sei como te achei aqui! Quanto tempo! Ganhei o livro, mas nunca fui muito fã de biografias. Ele é grande e eu gosto mais de livros curtos, objetivos... Mas sua resenha me motivou a ler! Espero que seja legal. Beijos

Mi Hummel 10/08/2014minha estante
Oi, Bruna!risos! Quanto tempo mesmo, hein!=) Esteja aberta para tudo! Eu cheguei a essa conclusão. Estou lendo de tudo um pouco para me formar como uma leitora mais consistente. Quanto à Catarina: Apesar de longo ele é bastante objetivo. Faça uma tentativa! Quem sabe ele não te cativa também? =*

Bruna 13/08/2014minha estante
Gostei da sua teoria, faz todo o sentido. Preciso mesmo diversificar meus gostos literários. Comecei o livro e em 3 dias já estou na metade. O autor consegue manter o livro interessante sem inventar ou divagar muito. A historia da pequena Catarina rejeitada pela mae que de torna uma pensadora, culta e iluminista, rumo à imperatriz da Russia me cativou! Estou adorando! Bjs

Mi Hummel 14/08/2014minha estante
Que bacana, Bruna! Caramba, 3 dias? Gente! Recorde total! Isso que é legal. O livro é longo mas é objetivo!

Rogéria 24/01/2018minha estante
Um dos melhores livros que li. A pesquisa de Massie/escrita do livro levou oito anos, o que mostra sua dedicação. Além disso, a tradução é muito boa. Quem ama história, deve ler essa obra! Comprei todas do autor...

Jardim de histórias 08/04/2023

Um trabalho biográfico primoroso!
Uma personagem da história, marcada pela força e carisma, assim como Pedro o Grande, Catarina II protagonizou o império Russo. Em um longo reinado, de aproximadamente 34 anos, Catarina, passou por vários levantes, amantes Uma iluminista que acreditava na reforma e no progresso.

Multifacetada, Sofia Frederica Augusta de Anhalt-Zerbst-Dornburg, assim era chamada antes de se converter para igreja ortodoxa russa. Que após a conversão, passou a se chamar Catarina Alexeievna e logo se casou com o grão-duque Pedro Feodorovich, Pedro III, filho de Ana Petrovna da Rússia. Mesmo sendo casada com Pedro, Catarina, só passou a ser a Czarina, após seis meses de reinado de Pedro, devido a um golpe oriundo de uma conspiração palaciana. Uma biografia tão incrivelmente escrita, uma história tão fascinante, que torna, não só a leitura, mas a pesquisa, extremamente prazerosa. Mesmo sendo um crítico ferrenho do capitalismo, feudalismo, absolutismo. Não tem como historiador que sou, não permanecer de queixo caído com a magnitude da história russa. E a dinastia Romanov, sintetiza muito bem isso. Independente da ideologia, Catarina, a Grande, foi uma figura imponente, uma mulher icônica.
Vanessa.Castilhos 08/04/2023minha estante
Suas leituras são de referências! Mt obrigada pelas suas resenhas! Maravilhosas!

Jardim de histórias 08/04/2023minha estante
Vanessa querida, muito obrigado pelo retorno! Gosto muito de compartilhar minhas impressões sobre essas obras incríveis. Fico muito feliz ao contribuir!

Paloma 08/04/2023minha estante
Foi a primeira e única biografia que li até agora e tbm adorei! Ao mesmo tempo que conhecemos essa personagem histórica incrível, conhecemos tbm um pedaço da rica história russa. Sensacional mesmo ?
ps: em muito momentos eu fiquei embasbacada com os acontecimentos, parecia ficção de tão inacreditável kkkk. Muito bom!

Jardim de histórias 08/04/2023minha estante
Perfeito! Paloma, também fico assim com a história russa. Essa biografia em questão é simplesmente maravilhosa a ponto de nos confundir com a ficção. Recomendo do mesmo autor a biografia Nicolau & Alexandra.

Francisco240 13/04/2022

A fada sensata?????
Catarina, a Grande foi uma Czarina e imperatriz da Uússia que ajudou na modernização da grande potência europeia vigente na época, que conquistou territórios,fez milagres na diplomacia russa e adentrou o pensamento intelectual no Império com as ideologias iluministas do século XVIII; o qual mais tardiamente ela iria vir a repudiar pós a Revolução Francesa e Terror Jacobino da década de 1790.
Sendo uma grande Imperatriz no campo político trazendo glórias para a Rússia e acumulando um histórico de 16 amantes e um marido maluco que brincava de soldado na cama e não a concedeu nenhum filho.

Kiki 28/07/2022

Vida intensa.
Sempre interessante ler sobre a vida de pessoas fortes, mas fica mais interessante ainda ler sobre a vida de uma mulher forte e determinada, como foi a vida de Catariana, a grande.
É de impressionar a intensidade e complexidade dos acontecimentos vividos por ela. Tanto na vida pessoal, quanto na vida pública, de imperatriz.
Foi, para mim, um grande aprendizado histórico e social.

Captain1 08/10/2023

Não temos mais imperador! Longa vida à Imperatriz Catarina 2
Catarina || não queria ser chamada de Catarina, a Grande, deram este nome a ela após o falecimento. Um bom título para uma das principais figuras da Monarquia e história do mundo.

?Que me perdoem essa franca expressão de meus sentimentos em vez de tentar encobri-los com um véu de falsa modéstia.? - Catarina ||

Eu gostei da escrita da Biografia, não é cansativa, não há muitas palavras difíceis, o que é ótimo. Poderia devorar cada parte desse livro se houvesse mais. Pontos políticos-sociais não passam despercebidos, na verdade, são uma chave principal de toda a história.

Catarina pegou uma Russia caída e a reergueu como uma brilhante chefe de estado, apesar de gastar tudo em vestidos. Uma das partes que mais me chamou a atenção foi sobre a Servidão durante o reinado de Catarina. A biografia deixa explícito que o sistema russo era escravista. Por exemplo, no reinado de Elizabeth, os motins eram sufocados pelo exército, alguns servos morriam de trabalhar e eram vendidos. Catarina começou a mudar isso se afirmando contra a servidão, tornando a venda proibida e um decreto avisando que eles agora receberiam salários, Catarina era autoritária suprimiu muitas greves a força. Castigava servos e seus castigadores. A nobreza é o mal do mundo. Em resumo.

A partir de agora, 60% do que escrever aqui será xingamentos a Joana, mãe de Catarina. Elizabeth e o Covarde de Pedro |||

Crescida em uma família disfuncional aristocrática. É uma pena que uma criança tenha passado por isso e que enxergasse o casamento como uma única saída de uma vida triste onde sua personalidade era reprimida por uma mãe narcisista invejosa. Catarina no período em que sua vida começaria a mudar era uma marionete política entre a Prussia e Russia. A pressa da Imperatriz Elizabeth era justamente que seu sobrinho Pedro tivesse um herdeiro, ?uma criança mais bem equipada que o pai para garantir a sucessão.? já que, a saúde era péssima e ele não tinha qualquer vontade de ser um Imperador e ainda mais sendo este império da Russia. Essa mulher nojenta (Joana) se incomodava de não ser o centro das narrativas, nunca se importou com a filha - devo dizer que, tão pouco me importa suas questões psicológicas, elas não justificam o tratamento.

Catarina se saiu bem (ao contrário da mãe) obteve feição dos russos com seu comportamento de aprender mais sobre onde se tornaria Imperatriz, diferente de Pedro. ?Naquelas semanas de sofrimento, os russos passaram a pensar nela como sendo russa.? Mas como disse a própria anos mais tarde, ?Dezoito anos de tédio e solidão lhe deram a oportunidade de ler muitos livros.? E deram a ela um ideal iluminista. Uma vida repleta de amantes e ideias para a mudança da Russia.

Em certo ponto da parte 1 da Biografia lembrei que Catarina e Pedro eram dois adolescentes e, pensei melhor a respeito, Pedro torturado por Otto Brümmer e colocado em jogos políticos, enquanto Catarina passava pela tortura psicológica de Joana. Até então eram ?amigos? (Catarina buscava agradar Pedro), sem contar a vaidade de Elizabeth que logo recaíram sobre ela como amargura. O casamento, como já de se esperar, um total desastre cercado de humilhações. Com o passar do tempo o comportamento sádico dele ficou mais evidente - Vamos lá, o cara com 18 anos chicoteava cães e amava aterrorizar servos para puro divertimento. Durante o Golpe e a abdicação do trono que ele nunca quis em primeiro ponto, somente se desculpou por seus atos ao se sentir ameaçado como o covarde que era.

Dito tudo isso, é uma boa biografia. Apesar de algumas partes serem cansativas, porém, acredito que todo livro sobre a vida de alguém tenham esses momentos que a escrita precisa ser extensa e cansativa para dar todos os detalhes de um determinado acontecimento!

Ebenézer 07/07/2020

Ler a biografia de CATARINA, A GRANDE, O RETRATO DE UMA MULHER, é um bom exercício mental para rever uma parte importante da civilização, e assim compreender um pouco mais dessa construção histórica que vem sendo realizada por pessoas que se destacaram no cenário mundial por sua determinação, sagacidade e com boas estratégias.
Na noite de 6 de novembro de 1796 após um derrame cerebral Catarina morreu.
Catarina foi levada para a Rússia aos 14 anos, casou aos 16 anos, passou nove anos intocada pelo marido no leito nupcial.
A obra procura resgatar a saga de Sofia, nascida alemã, que subiu ao trono da Rússia aos 33 anos e reinou durante 34 anos como imperatriz.
Em linguagem simples e bastante informal o autor faz recortes interessantes da biografia de Sofia, transformada em imperatriz Catarina, manejando com habilidade a narrativa com os aspectos relevantes dessa mulher em sua obstinação para alcançar seus objetivos.
Uma mulher que sofreu inúmeros reveses em sua trajetória e que, apesar de todos eles, conseguiu triunfar e se manter no poder por um longo período regendo com muita sagacidade o imenso império russo que sempre foi marcado pelo governo masculino.
A narrativa expõe com muita singeleza a efervescência das intrigas palacianas, dos habituais e sucessivos casos amorosos em que Catarina se envolveu, das traições amorosas frequentes das personagens, dos conflitos armados entre as nações, das questões diplomáticas, das insurreições que brotaram em seu governo, do caráter forte das personalidades que a cercavam e a auxiliaram no comando do império russo, sem esquecer também do constante temor que Catarina sempre revelava quanto à manutenção do próprio status social temendo sempre sua deposição, como consequência da real iminência de golpe manobrado por descendente interessado no trono.
Catarina era uma intelectual de sua época que teve contato muito próximo com personalidades importantes do movimento Iluminista como Voltaire e Diderot, e com eles manteve comunicação por longo período.
Uma imperatriz que vivenciou de perto as causas e as consequências da Revolução Francesa e que manifestou muito receio que os ventos revolucionários franceses lhe causassem fim semelhante ao que sucedeu a casa real francesa.
A obra retrata a biografia de uma das mais poderosas e marcantes personalidades femininas de todos os tempos.
Numa época marcada fortemente por doenças e epidemias como a varíola, a malária entre outros males, que ceifavam muitas vidas precocemente, e que apesar de tudo Catarina marcou a história da Rússia com muita dignidade e honradez.
Em capítulos curtos e objetivos a narrativa é bastante agradável e cumpre bem a intenção do autor.
Gostei muito e recomendo.

Jo 10/07/2021

Fiquei incrivelmente surpresa com a leitura dessa biografia, a escrita é leve, envolvente e muito completa. Já era fascinada por Catarina, a Grande, mas depois de ler esse livro, estou totalmente apaixonada.

Esse livro trás todos os grandes marcos da vida dela, assim como cartas pessoais e visão de outras pessoas sobre a imperatriz, mas o mais incrível é que ele a mostra como uma pessoa, com falhas, com traumas, com atitudes confusas, com contradições e isso a torna ainda mais incrível, pq ela foi um ser humano esplêndido que se dedicou ao máximo ao seu propósito.

Ansiosa para ler mais biografias desse autor.

Martony.Demes 15/09/2022

Livrão!!!
Bom, eu estava na espectativa de assistir a série na HBOMax sobre Catarina e por acaso descobri esse livro sobre ela! Eu sempre leio, em paralelo, alguma biografia! Então escolhi essa!

É uma trajetória de vida incrível. E os desdobramentos ocorrido na Rússia do Sec XVIII forjaram o que se tornou a grande, de fato, Catarina.

É um livrão! Tem muitas histórias, reais, reladas por diários e cartas e organizadas por historiadores e que por fim Rober Massie amalgamou tudo nessa belíssima obra!

Eu levei quase 40 dias para lê-lo! Isso se deve a leituras paralelas e também por ter certos trechos um pouco chatos, prolixos demais! Nada disso tira o brilho que é essa impressionante biografia!

Recomendo! Leia devagar, em paralelo com outros livros para não ficar um percurso enfadonho! Vai gostar!

Agora, sim, vou partir para a série da HBOMax!

Isabella 11/09/2022

Sofia (ou Catarina II depois de casada) era uma princesa que em sua juventude provavelmente nunca nem sequer imaginou se tornar uma imperatriz e entrar pra história como uma das mais importantes que a Russia teve. É impossível não se encantar por ela e se inspirar em sua dedicação e força mesmo quando tudo em sua vida parecia dar errado.

Sobre o autor, foi meu primeiro contato com um livro do Robert K. Massie e gostei muito da divisão temática dos capítulos sem deixar confuso ou perder a ordem cronológica da narrativa. Pretende ler seus outros títulos futuramente.

Juliana 04/04/2021

Que aula de história espetacular!
Ano passado li sobre a dinastia Romanov no livro ótimo de Simon Sebag Montefiore. Foi uma leitura densa, mas aprendi muito, eu sabia apenas um básico sobre a Rússia czarista e o fim dos Románov. Por uma acaso, uma vizinha me emprestou este livro sobre Catarina, com elogios. Eu não tinha planejado lê-lo. Mas por ser emprestado, passou na frente na minha lista. E... que surpresa! É sensacional! Foi a leitura do mês de março, mês das mulheres! Inspiradora! Catarina, a Grande! Virei fã dela! O livro é fácil de ler, muito agradável. Que lição de história! Inesquecível!

Maria14598 04/08/2021

Quando comprei esse livro, por indicação do meu namorado, eu não esperei muita coisa. Não sou muito acostumada a ler biografias... Mas nossa, como eu estava errada. Catarina II tem uma história envolvente, ela foi uma mulher tão interessante e tão inteligente que o adjetivo "a Grande" soa pouco para descrever essa mulher. A narrativa descontraída e muito divertida dessa biografia da tudo se passar em um piscar de olhos, nem senti que era um livro de mais de 600 páginas. Amei de mais.

Hayra.Oliveira 16/08/2020

Catarina, A Grande
Comecei a leitura desse livro em razão de um clube de leitura que eu me inscrevi e confesso que estava um pouco apreensiva por ser uma biografia com um grande peso histórico, porém logo nas primeiras páginas me encantei com a narrativa que o autor usou para contar a história de Catarina, A Grande.

O livro é extremamente rico e além de contar a história de Catarina, ainda abrange os detalhes históricos e diplomáticos dessa época da história da Rússia e Europa.

Catarina é uma mulher inteligente, forte, determinada e que viveu inúmeras dificuldades para poder se manter no poder, mas que com toda a sua obstinação conseguiu firmar seu poder e moldar a história do império Russo, firmando sua política externa com ideias iluministas, artes, arquitetura e inúmeras outras façanhas que são até difíceis de listar.

Indico esse livro para todos os amantes de história, estudos diplomáticos, estratégia de guerra, filosofia, romance épico e admiradores de mulheres fortes e únicas.

Janaine.Mioduski 26/03/2022

Catarina, uma das maiores personalidades da Rússia e da História
Seria o livro excelente porque a vida de Catarina foi tão incrível, ou Robert K. Massie é tão magistral que deixaria a vida de qualquer déspota tão brilhante e interessante quanto a vida de Catarina? Difícil responder essa questão, mas é fácil se perder nas mais de 840 páginas desse livro inebriante.
Biografias não são normalmente o meu forte, por isso demorei algum tempo para começar a série de livros que envolvem a ascensão e queda da Dinastia Romanov. Mas depois que comecei, ficou claro que deveria ter iniciado antes.
O autor é extremamente competente em desenhar diante de nós a criação e os traços de personalidade que foram moldando a grande Imperatriz da Rússia. Suas dores e seus amores, o trabalho duro e os prazeres aos quais ela se entregava com igual ímpeto.
Realmente, depois que se inicia a leitura é impossível parar e rapidamente somos envolvidos tanto pela narrativa talentosíssima do autor quanto pela vida magnífica de Catarina.
É uma leitura recomendadíssima, especialmente para os interessados por História.