Mulheres

Mulheres Charles Bukowski

Resenhas - Mulheres

Pdener77 20/04/2024

Sensacional
O incrível Charles bukowski, que livro fascinante sem palavras para descrever o quanto eu curti essa leitura.

vagnerassilva 09/04/2024

O mais sujo dele que li até aqui.
A história não anda muito, é mais ele contando as situações dele com as mulheres que se envolve. O livro garante boas risadas, algumas situações a gente se identifica, outras a gente se pergunta como é possível ser tão babaca haha. Tem bastante putaria, definitivamente não é um livro para todos.

maahwitcher7 05/04/2024

Bukowski e sua apatia.
Cara.....sinceramente, quem compra esse livro pensando em putaria ta totalmente ERRADO.
o livro começa a entediar em um certo momento, mas depois de ler mais um pouco ele voltar a te deixar com raiva.
Esse livro me deixou triste, com raiva, totalmente reflexiva.
Bukowski é genial. Recomendo mt esse livro aq pra quem odeia homem ;)

kirao0 07/03/2024

Difícil opinar
Vamos dizer que foi uma leitura muito difícil,tanto por eu ser mulher e sentir nojo pelo oq henry diz e faz e por que eu tenho contato com essas nojeiras pelo contexto em que eu estou inserida(uma sala de mecânica aonde a maioria é homem)
Bukowski soube perfeitamente como escrever e construir uma narrativa em que é de fácil entendimento e cruel em vários pontos
Recomendo demais pra quem tem estômago forte

Onibaba0 15/02/2024

Insight
Quando terminei um relacionamento infernal que tive ele leu um trecho desse livro pra mim e honestamente devo ter dado algum sentido meu pra isso mas hoje lendo entendo completamente o por quê disso, o cara se achava o próprio Henry Chinaski. Era exatamente assim.
Bom eu deveria ter estranhado esse ser o único livro de literatura na estante dele...

kau 23/01/2024

Mulheres, bebidas e hipódromos
"Podia inventar homens, porque eu era um deles, mas mulheres, para mim, era impossível imaginá-las sem conhecê-las. Eu explorava-as o melhor que podia e descobria seres humanos".

Um livro que conta sobre chinaski e suas relações com as mulheres, entretanto é algo mais complexo que isso. Fala de sentimento (e da falta dele), mas não exatamente de amor, e como sempre traz várias reflexões. É fato que o livro tem muita putari etc e tal, mas vai alem disso, e é triste a forma (como ele mesmo disse) que ele tenta achar nas mulheres, o que não teve ao decorrer da vida, afeto.
Enfim bom livro, porém não é um dos melhores do autor.

Paula1735 22/01/2024

Bebidas&inseguranças
É, definitivamente, um livro desconfortável de ler, principalmente quando se é mulher. Iniciei o livro sem saber do que se tratava, e, inclusive, foi meu primeiro contato com Bukowski. É um livro nojento, um homem doente, alcoólatra, que se blinda como alguém durão para esconder o ser inseguro que vive dentro de si, e que é viciado em - o que, ao meu ver, tem uma ligação com a busca por aprovação externa e auto-afirmação. Henry Chinaski é Bukowski, e Bukowski é Henry Chinaski, por isso acho que a crítica ao livro está no caráter do leitor: ou você se identifica, e se sente tão vazio quando ele no final do livro, ou se distancia do personagem e percebe as falhas dele. Meu ponto favorito do livro foi o final, Henry cansado de mentir para si mesmo e buscando, genuinamente, uma versão mais curada de si.

Natzera 21/01/2024

Mulheres, sexo e bebidas
Chinaski é um velho repugnante, porém, sincero. Sei lá? eu gosto da escrita do Bukowski, mas esse ?personagem? é nojento.

(Não leve a sério essa resenha, pois sou uma pessoa de exatas e escrevi somente para valer na meta de leitura).

Ffski 20/01/2024

Tipo uma banana..
Que diacho de livro é esse? Não sei se eu tô muito verde ou o livro tá muito maduro. Mesma coisa.
O livro é tão, mas tão repetitivo que parece que leio as mesmas coisas com nomes diferentes. É nojento.. tem frases, palavras e sentidos muitos sensíveis que não acho maneiro usar num livro como esse. Gostaria de ter começado com um livro melhor em Bukowski. Acho que não entendi nada. Essa ideia dele estragar as mulheres, poderia ser escrita mais claramente.
Inegável a habilidade na escrita, desenvolvimento. Mas realmente, o conteúdo, achei podre.

bel (Taylorâs version) 18/01/2024

Interessante e peculiar
Ele é um 🤬 #$%!& ? sim. Mas é um 🤬 #$%!& que escreve muito bem. O livro tem uma escrita muito boa mas é bem escroto. Pelo título e capa você ja consegue ter uma uma ideia de como a história vai ser. Ele fala muito de mulheres, corpo, jeito, corpo, atitude, corpo, etc. Mesmo sendo apenas um velho em crise que fala de mulheres e se relaciona com mulheres doidas, eu gostei. Eu acho importante ler coisas com um ponto de vista diferente do seu, mesmo que você discorde dele (não que eu acho que o jeito dele de tratar as mulheres é certo). É interessante e também meio peculiar , por ele ser um velho, feio, ferrado e mesmo assim conseguir as mulheres jovens e bonitas e ainda ter a capacidade de estragar quase todas as relações com elas. Mas a honestidade dele é algo de se impressionar, ele não tem medo de falar e se expressar e deixa bem claro seus vícios ( sexo, álcool ), suas dificuldades ( continuar a escrever ) e o quão "sem graça" ele é.

Julia.Alvaristo 18/01/2024

Mulheres!
Mulheres é uma viagem no íntimo dos dois sexos. Um velho babado e poeta que escreve sobre coisas que ele não compreende.
É um livro que deve ser degustado e interpretado com atenção?

Milena.Fratelli 08/01/2024

Bukowski é foda mas eu gosto demais da escrita dele. Nua e crua, assim como é a vida. Não floreia, não se preocupa com atalhos, com plots... Não é um autor para os dias atuais. Misógino, preconceituoso, alcoólatra... Foda.

Lais666 06/01/2024

Degenerado
Eu odeio esse cara. Ele é nojento e repugnante.
Todos sabemos que não se trata de uma obra ficcional, mas sim de uma parte da vida de bukowisk contata por ele mesmo e sua própria visão sórdida e solitária.
O cara é um velho, viciado em sexo, alcoolista, odeia mulheres, é misógino pra 🤬 #$%!& e muito mais coisas.
Eu li esse livro pq tô me obrigando a ler "grandes" obras e dá até pra entender pq ele ficou tão conhecido, tão popular, principalmente entre homens que "amam as mulheres".
Enfim, sei que vou ler outros livros dele (tortura).
Canoff 06/01/2024minha estante
A escrita dele normalmente é mal compreendida mesmo.

Sabrina758 04/01/2024

Era uma vez um fuleragem, rs?
Demorei um pouco para finalizar a leitura, por motivos de: errei, adicionei mais livros na minha lista do que deveria, rs. Mas se pudesse definir com uma música grande parte desse livro, seria essa: "Vê se toma cuidado que eu tô pegando fogo. Vai ter que ser certeiro, hoje eu quero bem gostoso", KKK.

Sem fuleragem agora, de forma simples, nesse livro o escritor Henry Chinaski narra sua rotina cheia de longas ressacas, envolvimentos com inúmeras mulheres e as viagens que fazia para ler seus poemas.

Eu costume de ler dark romance (geralmente gabaritam o código penal, rs) e mesmo assim ainda fiquei numa vibe "Que isso, meu filho? Calma", toda vez que lia as 'aventuras biológicas'/ atos profanos do Chinaski. Pois, ele é bem transparente nesse quesito e utiliza uma linguagem coloquial, o que torna tudo um tanto cômico - rachei o bico várias vezes.

Henry nos mostra seu lado mais transparente e sem filtros, você sente como se estivesse lendo uma mensagem de alguém muito próximo. Ele tem várias falas problemáticas sobre a figura feminina que divergem com minhas convicções pessoais, porém achei admirável sua sinceridade e honestidade. Chinaski não se escondia por trás de máscaras, ele nunca iludiu suas mulheres com falsas promessas de amor eterno, sempre mostrou que era um cafajeste mesmo.

Em uma análise mais profunda, pude perceber que o protagonista não é o mulherengo desapegado que tanto reafirma ser. Na verdade, ele é apenas uma pessoa vazia, medíocre, sem autoestima, solitária, insegura, a qual vive na limbo da própria desgraça e frustração. Em virtude disso, ele busca preencher o próprio vazio com seus textos, whisky e mulheres. Visto que enxergamos nos outros uma projeção de nós mesmos, ele não tem responsabilidade afetiva alguma, porque o próprio não consegue se enxergar como alguém valioso e nem amar a si mesmo, quem dirá outro indivíduo. O próprio em um momento de sensibilidade deixa isso muito evidente.

Bem, pelo menos eu não vejo amor próprio em alguém que se descreve assim:
"Lá estavam as cicatrizes, o narigão de alcoólatra, a boca de macaco, os olhos reduzidos a fendas; e lá estava o sorriso burro de um homem feliz, ridículo, que se sente sortudo e nem sabe por quê" (BUKOWSKI, 1978, p. 15). Eita como se ama, não sabe nem o sentido da própria felicidade, KKK. Bukowski realmente merece toda fama que recebeu, ele consegue de fato conquistar o leitor com sua tamanha autencidade.

Em síntese, eu me diverti muito com as irônias, confissões e o jeitinho autêntico do Chinaski. Vou sentir falta dele, como se estivesse me despedindo de um grande amigo?.

Atlam 01/01/2024

Tão arrastado, foi difícil começar e difícil terminar. foi último livro que li dele, acho que talvez por isso eu já estava cansada da repetição. (uma ressaca literária não muito bem compreendida na época).