O Último Dia Antes do Fim do Mundo

O Último Dia Antes do Fim do Mundo Michele Mourão...




Resenhas - O ÚLTIMO DIA ANTES DO FIM DO MUNDO


9 encontrados | exibindo 1 a 9


Zilda Peixoto 08/01/2013

O último dia antes do fim do mundo
A profecia não se cumpriu e o mundo não acabou no dia 21 de dezembro. Sei que muitos devem estar cansados de falar a respeito desse assunto que a mídia cansou de explorar nos últimos tempos. Mas, hoje gostaria não apenas de relembrar o assunto como dividir com todos uma experiência muito agradável que envolve a temática em questão.

Há poucos dias terminei de ler O último dia antes do fim do mundo. Trata-se de uma antologia que reúne 21 contos sobre o tema. Organizado pela autora Lycia Barros, o livro apresenta ao todo 20 novos autores que fazem parte do grupo Ases da Literatura.

Apesar de tratar de um tema um tanto repetitivo, o livro conta com diferentes visões de como cada personagem decide viver o seu último dia sobre a Terra. O que para uns é motivo de desespero, para outros é motivo de renovação. O que se torna comum entre os contos é o comportamento humano diante do tão esperado “juízo final”. Cada autor soube explorar perfeitamente as principais características do conto. Com narrativas curtas e concisas, o leitor é surpreendido com histórias de suspense, terror, ficção científica, romances e chicklit.

Os contos prendem o leitor e o suspense é mantido até o último parágrafo. Em seguida, os autores transmitem a catarse – entre a surpresa, a risada e o mistério revelado, o leitor se deleita com histórias incrivelmente bem escritas.

O último dia antes do fim do mundo é um livro excelente. Para quem curte o gênero, é um prato cheio. O leitor pode apreciá-lo em doses homeopáticas, lendo um conto por dia, ou simplesmente devorá-lo de imediato. Após o término da leitura, sentimos aquela sensação gostosa de quando lemos um bom livro. Alguns contos se destacam e mereciam virar um livro, pois suas histórias são bem amarradas e a trama muito bem desenvolvida.

O último dia antes do fim do mundo nos apresenta vinte novos autores que esbanjam talento e profissionalismo. É notável a seriedade e comprometimento de cada um no projeto. Esse é um dos motivos que tornaram um livro uma obra diferenciada. Além da excelente escrita individual, o livro conta com lindíssimas ilustrações. Anterior à apresentação dos contos podemos conferir uma imagem que ilustra cada uma de suas histórias. A revisão e a diagramação estão impecáveis, ou seja, o livro é uma verdadeira obra-prima.

Não sou de rasgar seda por qualquer livro. Nem faço isso por se tratar de uma obra nacional. Mas, quando me deparo com um trabalho digno de admiração é impossível não reverenciá-lo. Todos os autores envolvidos no projeto estão de parabéns pelo excelente trabalho.

Segue um pequeno panorama dos contos:

1. Sollaria Alpha por Fábio Abreu
"...Segundo a lenda, uma criança surgiria com uma alma tão pura quanto a própria luz, e seria a portadora da salvação."

Neste primeiro conto, somos surpreendidos com uma história eletrizante. Jean, astrônomo enviado da NASA ao Brasil é responsável por trazer uma notícia assustadora aos pesquisadores do Brasil. Após revelar que o Sol está morrendo, Jean e Isabella seguem numa aventura. Um manuscrito é deixado pelo pai de Isabella e os dois seguem numa aventura em busca de respostas para salvar a humanidade já imersa na profunda escuridão.

2. O Preço da Fama por Robson Gundim
"Eu vejo cinco manchas vermelhas no teu caminho. Tenha cuidado minha criança, pois são particularidades de muito valor, e serão elas que elevarão à tua fama!
Muitos, mesmo após o estertor do Apocalipse, ouvirão falar de ti... E muitos outros, futuros, que aqui irão habitar, também estarão cientes da tua existência!"

Nesse segundo conto, a ambição é o tema escolhido. A protagonista Lucinha deseja se tornar famosa a todo custo. Para isso, ela vai ao encontro de uma cartomante para obter a receita do sucesso. Lucinha não irá poupar esforços para que seu desejo se torne realidade.
Esse conto é capaz de descrever perfeitamente como o ser humano valoriza a superficialidade das coisas.

3. O Fim do Mundo De Ava por Lucas Ordersvänk
"Ava estava decidida a ir para longe,bem longe daquele lugar, o qual ela tinha certeza que seria arrastado para o inferno antes de todos os outros.
Precisava chegar às margens distantes daquele deserto infinito onde haviam crescido, pois sabia, que lá estariam tão longe que nem o fim do mundo as alcançaria."

Neste terceiro conto somos envolvidos por uma linda história de coragem. Ava é uma criança doce e determinada. Ao lado de sua irmã Nana, Ava enfrentará situações aterrorizantes. Com tudo, a esperança é o bem mais precioso que elas possuem. Um lindo conto de amor e fé.

4. Lírios para Antonieta por Carolina Cequini
"Fora ali que eles se conheceram, ali onde tudo começou. Ela era tão linda naquela época! Usava quase sempre um vestido com estampa de lírios amarelos..."

Esse conto é um dos mais bonitos. Nele conhecemos Seu José Ricardo, um homem apaixonado por sua esposa Antonieta. Seu filho Gustavo embarca numa espaçonave junto com sua esposa e filhos fugindo do apocalipse. Seu pai, seu José Ricardo decidi ficar na Terra e ir ao encontro de seu único amor. Nesse conto, conseguimos definir o que realmente importa quando chegamos ao juízo final. Quem você gostaria de ter ao seu lado nesse momento? Uma lição de valores a ser refletida.

5. Uma matéria inesperada por V.R Spilman
"Bati no portão, que estava entreaberto, em seguida entrei. Chamei pela Madame, mas ela não apareceu. Adentrei o quintal da casa e cheguei ao que parecia ser uma entrada social. Bati na porta e ninguém respondeu. De repente, senti uma mão fria pegar no meu ombro e hesitei em olhar pra trás, o que me deixou surpreso, já que nunca fui do tipo assustado."

A ambição aqui é novamente debatida. O ceticismo também é alvo de estudo e reflexão. Independentemente do sucesso profissional, o que devemos levar em conta são os momentos ao lado das pessoas que amamos. Aproveitar cada momento como se fosse o último. Nesse caso, essa afirmativa é pontual.

6. O menino que viu o fim do mundo por Marcelo Maropo
"Lívia, Alex e Gabriel não comentaram nada sobre as emoções que viveram no dia anterior, mas individualmente, entendiam o quanto foi importante vivê-las. Eles estavam mais fortes por terem tido a oportunidade de conhecer mais intimamente as almas uns dos outros."

Definitivamente, um dos contos mais fortes. Nesse conto o menino Gabriel é sempre surpreendido por sonhos terríveis e seus pais decidem aproveitar seus últimos momentos curtindo coisas simples que na correria do dia a dia passam despercebidas. A brevidade da vida é a única certeza que temos.

7. Despertar por Paula Scaf
" Eu, se fosse Deus, já tinha dado um Game Over faz é tempo! Ia focar lá em outro planeta do sistema solar, com seres mais evoluídos, pois aqui a experiência falhou, meu amigo."

Martins decidi viver seu último dia na Terra na companhia de seu cachorro Charuto. Martins decidi ser feliz em meio ao caos que o cerca mesmo que isso pareça impossível. Uma divertida abordagem de como devemos curtir a vida. Sem reservas e tirando “sarro” das pequenas coisas.

8. O último pôr do sol por Glau Tambra
"Não havia tempo ou espaço físico apenas a Eternidade na escuridão sem sol daquele mundo vazio."

Uma história triste que destaca a frieza do ser humano com o seu semelhante.

9. Amor em meio à guerra por M.J. Atalaia
" O pai de Natasha sempre disse que o fim do mundo aconteceria para todos. Quando ele disse aquilo, ela não havia entendido, pensava que o fim do mundo só aconteceria para os últimos seres humanos. Ela estava completamente enganada."

Uma história que se passa na Segunda Guerra Mundial e que nos revela que um fim trágico pode se transformar num belo recomeço. Esse conto é incrível.

10. Cinza por Fernanda Brandalise
"Pois esta é a primeira e única regra sobre o poder: não importa o quão poderosa seja, sempre haverá algo ou alguém mais poderoso. Até que esse poder destrua tudo."

Estar ao lado de quem se ama é o que todos nós desejamos. E nesse conto, mais uma vez, refletimos sobre isso.

11. O último dia por Augusto Assis
" Embora tinha findado a vida de muitos, nunca havia pensado a respeito da própria morte. Do fim."
Conhecido por todos como Japa-dos Becos, Adriel é um rapaz que vivera pelos becos praticando atos ilícitos e que apesar disso, no último dia antes do fim do mundo só tem um desejo: ser absolvido pelos seus erros. A ideia de ir para o inferno não lhe agrada nem um pouco e por isso, arriscará tudo para conseguir sua absolvição.
Um dos melhores contos da antologia. Vibrante e perturbador.

12. A Integração por Adriana Ramiro
"Vou continuar vivendo - ela respondeu. Mesmo que aquele fosse o fim, coisa que ela duvidava, de alguma forma cria que continuaria vivendo."
"Não faça de sua vida um rascunho. Talvez não tenha tempo de passá-la a limpo."
Um dos contos mais lindos. Nele compreendemos o significado da verdadeira recompensa. Nós colhemos aquilo que plantamos. Foi um dos contos que mais me emocionou.

13. Tempestade de Dezembro por Maud Epascolato
"A sucessão de raios e trovões não cessava, o vento assobiava do lado de fora, alto e melódico. Parecia convidá-la a dançar a dança da morte. O pavor da menina só aumentava. Sozinha, em meio a um dilúvio de emoções e sentimentos, Julia tentava se controlar, mas sensação era de abandono." .(Lucas 21:25-26)

Depois da tempestade sempre vem a bonança. Essa afirmativa cabe perfeitamente nesse conto. Manter o controle e ter fé acima de tudo, eis o segredo para superar as diversidades.

14. Amor antes do fim por Cristiane Broca
"Que o mundo se exploda amanhã, porque hoje estou sendo feliz, pensou ela, sentindo -se nas nuvens e achando que o dia não poderia ficar melhor."

Um lindo conto que reverencia o amor. Dedicar-se a ele enquanto é tempo é a grande lição. Às vezes, perdemos muito tempo procurando por algo que está muito próximo. Num conto levemente dramático, Cris Broca nos surpreende com uma história cheia de reviravoltas e fortes emoções.

15. Será o fim por M.F.Venceslau
"Viver cada dia como se fosse o último."

Um lindo conto. Perfeito! Simples! Encantador! Uma linda mensagem sobre dedicação e entrega. Nada acontece na vida por acaso e somente Deus sabe o que nos reserva. Aqui, notamos uma reflexão sobre o que é verdadeiramente belo.

16. Depois do fim por Michele Mourão
"Pelo retrovisor, foi a vez da amiga ao volante entender o que Joana dizia. Houve uma explosão seguida por um tremor intenso de terra, e um ônibus foi arremessado do chão, que se elevou como uma bomba sendo detonada por terroristas."

O que fazer no último dia antes do fim? Estar ao lado de quem se ama e não se entregar ao desespero. É ele que normalmente dita as regras do colapso. Um conto simples e esclarecedor.

17. Inicio do fim por Michel Amorim
" O rapaz ajoelhou-se e chegou perto do ser que não sabia distinguir o que era. O animal ainda respirava,mas com dificuldade. Um grunhido assustador ecoou entre as árvores, foi quando ele se deu conta de que não estava sozinho."

Um conto emocionante. Numa história que envolve as Forças Armadas e experiências com E.Ts somos envolvidos numa atmosfera horripilante. Uma história "mentirosa", mas fascinante.

18. No fim a verdade sempre vem à tona por Elen Queiroz
"Os tempos mudam e o relógio não para. As horas voam e, ao longo dos anos, novas tecnologias são inventadas, tornando as coisas mais práticas e as possibilidades inúmeras. Porém, algumas tradições, costumes e crença de um povo permanecem, resistindo a qualquer quadro de mudança."
“Quem tentar possuir uma flor, verá sua beleza murchando. Mas quem apenas olhar uma flor no campo, permanecerá para sempre com ela [...].” Paulo Freire


Magia negra para conseguir a pessoa amada. Eis a receita do sucesso imediato. Quem se utiliza do mal para alcançar seus objetivos certamente será recompensado com ele.

19. Encontro final por Pâm Vital
"Agora éramos apenas nós. O relógio bateu à meia-noite. Agradeci pela segunda vez na vida a Deus. A primeira foi quando eu tive meu bebê nos braços, mas essa era tão gratificante quanto a outra. Eu consegui meu Heitor de volta."

Nunca é tarde para se fazer alguém feliz. Uma mensagem objetiva para todos que perdem tempo priorizando coisas insignificantes.

20. O garoto dos meus sonhos por Duda Oliveira

"Sentei numa mesa velha e gasta perto do banheiro e comecei a fazer esboços daqueles tempos em que minha única preocupação era tentar me enturmar na classe da escola"
Um sonho pode se transformar num pesadelo. Por isso, muito cuidado com o que se deseja.

21. Sollaria Ômega por Fábio Abreu

"A alma pura, que mesmo a luz do sol inveja, trará de volta o brilho da esperança aos homens. Sangue, sacrifício e fé serão preciso para que o fim seja o recomeço."
Encerrando a antologia, Jean e Isabella terminam sua jornada em busca de um recomeço. A única certeza: o amor é a única coisa que prevalece.


Recomendo a todos a leitura de O último dia antes do fim do mundo. Uma antologia surpreendente que fará o leitor refletir sobre o comportamento do ser humano diante de situações que expõem suas fragilidades. De certa maneira, o mundo acaba todos os dias para alguém. Mas recomeçar faz parte do processo evolutivo do homem.
comentários(0)comente



Lu. Franzin 14/03/2013

Descobrindo "O Ultimo Dia Antes do Fim do Mundo...
Resenha:

Ganhei este livro de uma das autoras que participam dessa antologia, a Glau Tambra, além de incluir o autógrafo de alguns dos autores com uma dedicatória muito especial, o que me vez querer devorá-lo o quanto antes.

Esta obra é uma compilação de vários novos autores, organizada pela escritora Lycia Barros, e que tem como objetivo mostrar a ideia de cada um deles a respeito do Fim do Mundo, que por sinal ainda vai demorar um pouquinho para chegar. Portanto, nada mais justo do que refletir minha opinião sobre cada conto inserido na obra, e não generalizar ela num contexto total, como é feito quando um livro é de um único autor.

1° e 20° Contos. Sollaria Alfa – Sollaria Ômega (Fábio Abreu)

A antologia começa com o conto de Fábio Abreu, e finda na continuação desse primeiro conto do mesmo autor. Sollaria Alfa e Sollaria Ômega me tirou o folego! Sabe aquela sensação de “Ai meu Deus! E agora?” Foi esse o sentimento que presenciei enquanto o lia. O autor trabalha o passado e o presente com sutileza, levando a realidade e a fantasia equilibradas, enquanto decorre sobre os acontecimentos e culmina em um final estarrecedor e surpreendente. Emocionei-me com a história de Isabella e Jean, a ponto de lê-la três vezes, chorar por três vezes, até que consegui me libertar dele e seguir para o próximo conto.

2° Conto – O Preço da Fama (Robson Gundim)

Robson Gudim, mais uma vez me encantou com sua escrita. O autor já tem um livro publicado (Entre o Céu e o Mar) e tornou a firmar seu conhecimento sobre a nossa língua materna, com palavras pouco conhecidas no nosso dia a dia. O conto é chocante, e tem uma mensagem implícita sobre os caminhos que tomamos na busca de um sonho, o quanto nos dedicamos e qual o preço que temos que pagar para alcançar os nossos objetivos. O preço de Lucinha foi alto... Muito alto!

3° Conto – O Fim do Mundo de Ava (Lucas Odersvänk)

Esse conto me tocou profundamente por se tratar da visão infantil sobre o acontecimento. Apesar das grandes cicatrizes da protagonista, sua coragem sobressaiu-se frente a situação. Surpreendente é a palavra para explicar o que o conto nos mostra. Com ideias que nos fazem pensar no óbvio, a reviravolta que se apresenta nos últimos parágrafos provoca uma onda lasciva de choque e alivio ao mesmo tempo.

4° Conto – Lírios Para Antonieta (Carolina Cequini)

Esse conto não é tão surpreendente quanto os anteriores, mas o grande diferencial esta na profundidade dos sentimentos que assolam os personagens e na força que esses sentimentos permeiam a escolha de cada um deles. Com uma escrita leve e concisa, a autora nos transporta ao questionamento constante que nos assola constantemente: “o que eu faria?”.

Nossa! Ainda estou no quarto conto e já me sinto subjugada pelo peso dos sentimentos e expressões emocionais que os autores frisaram em seus contos. Impossível segurar as lágrimas que teimam em verter quando me faço o questionamento: “Se eu tivesse no lugar dos personagens, faria o mesmo?”. (Podem me culpar por ser uma manteiga derretida! Sou mesmo!).

5° Conto – Uma Matéria Inesperada (V. R. Spilman)

Esse conto é um exemplo de uma nova chance. Uma oportunidade de mudar algo ou alguma coisa que fizemos, ou deixamos de fazer, e que mais tarde torna-se um mar de arrependimentos sobre nossos ombros. O autor transforma em palavras e exemplos a única coisa que nunca poderemos mudar: a consequência de nossas escolhas.

6° Conto – O Menino que Viu o Fim do Mundo (Marcelo Maropo)

Mais uma vez as lágrimas sucumbiram a minha vontade de prendê-las em meus olhos. O autor deu um jeito de induzir essa leitora que vos fala a crer que a fantasia permeava grande parte do conto. Mas logo ao decorrer da escrita uma realidade tão humana, pode significar o fim do mundo de algumas pessoas. Marcelo prova no seu conto que algumas responsabilidades são muito mais difíceis de carregar do que outras.

7° Conto – Despertar (Paula Scaf)

Esse conto me pegou de jeito! Com tiradas de bom humor, a autora trouxe uma perspectiva diferente, aliviando o peso do tema o Fim do Mundo. Com um jeito debochado e até um pouco sarcástico, Paula justifica sua escrita com a premissa de incluir elementos fantasiosos misturados aos sentimentos reais. Gostei muito desse ultimo dia antes do fim do mundo.

Agora pausa para um copo de água, um café fresco e uma esticadinha nas pernas. O conto de Paula Scaf aliviou a tensão. Sigamos em frente.

8° Conto – O Ultimo Pôr do Sol (Glau Tambra)

Chocante e surpreendente! A autora nos faz crer numa realidade fantasiosa e depois nos açoita com uma verdade avassaladora. Com sutileza ela conduz o leitor a um final quase previsível e somente no ultimo paragrafo, revela a condição real da protagonista. Não sei se fiquei mais assustada ou mais inconformada. A autora me enganou direitinho! Esplendido!

9º Conto – Amor em Meio a Guerra (M. J. Atalaia)

Esse conto trata-se do fim do mundo pessoal, aquele que acontece dentro de nós mesmos quando somos traídos por pessoas que julgamos conhecer. O autor trabalhou o conto dentro de um cenário real que assolou a história da humanidade, e mostrou que as vezes é melhor aceitar o que temos no presente, do que mergulhar no incerto, apenas sonhando o que poderá ser. Os riscos devem ser corridos sim, mas antes devem ser analisados sobre todas as óticas. Muito bom!

10º Conto – Cinza (Fernanda Brandalise)

Esse conto foi o que mais chegou perto das minhas ideias de como deveria ser o fim do mundo. A autora apresenta especulações reais a respeito do que as grandes potências mundiais podem ser capazes num futuro incerto. E a profundidade das emoções e questionamentos do protagonista nos leva a rever nossos próprios sentimentos em relação ao hoje e ao amanhã. Intrigante e questionador.

11º Conto – O Ultimo Dia (Augusto Assis)

Esse conto despertou meu lado vingativo. (E não venha me dizer que existem pessoas que não pensam em vingança, ao menos uma vez você já desejou dar o troco em algo ou alguém!). “Bem Feito!”, disse sozinha ao terminar de lê-lo. Ainda se o protagonista fosse filho de João do Santo Cristo, até que poderia pensar em absolve-lo, mas filho do Jeremias? Ah, não! O autor traçou um perfil bem comum presente na sociedade atual, e deu um final a trama que muitos irão refutar, mas eu não faria diferente!

Preciso dar uma pausa e dizer que os contos estão me fazendo perceber sentimentos contraditórios e obscurecidos dentro de mim mesma. Dor, perda, raiva, vingança estão entre os piores. Amor, fé, esperança e compaixão estão pareados aos sentimentos ruins, como em uma tabela de estatística. Continuemos então...

12º Conto – A Integração (Adriana Ramiro)

Esse conto me causou com um grande problema. A autora deixou em aberto a interpretação do final da história. Tenho uma leve intuição do que aconteceu com a protagonista, mas a duvida sobre minhas interpretações podem não ser a mesma proposta pela autora. Adorei o fato de ela me deixar essa brecha, de ser a autora do ultimo paragrafo. O meu final está decidido, e por Helena, vale criar um perfeito “the end”.

13º Conto – Tempestade de Dezembro (Maud Epascolato)

Como é marca registrada dessa autora ela consegue deixar nossos nervos a flor da pele! O que mais pode chocar do que as tragédias vividas por uma criança? Com o musculo cardíaco a galope, posso gaguejar que Maud mais uma vez mostrou e provou por escrito seu talento na linha literária que escolheu para escrever.

14º Conto – Amor Antes do Fim (Cristiane Broca)

Ah! Esse conto é lindo, leve e doce! Não posso renegar minha preferencia pelo copo de melado. Um romance antes do fim do mundo é como um sopro de vida quando as esperanças já não existem mais. Adorei a historia de Cristiane, e sorri como boba com um suspiro de “Ai que lindo!” quando cheguei ao final. O conto é encantador e dita que devemos nos ater ao hoje, saciar o amor que carregamos escondido, sem almejar pelo amanhã.

15º Conto – Será o fim? (M. F. Venceslau)

Que maravilha! Mais uma dose de glicose! O conto de M. F. Venceslau mostra que a cada batalha pessoal, a cada encontro casual com o amor podemos sim, fazer dele nosso ultimo dia. A casualidade nem sempre é tão “casual” como se acredita ser, e que podemos encontrar algo de bom e grandioso numa simples coincidência. A autora define o fim do mundo com a magica que todos nós almejamos para nós mesmos: o amor, cumplice e acolhedor.

16º Conto – Depois do fim (Michele Mourão)

Este conto me deixou confusa. A autora quis colocar vários protagonistas na história e acabou por deixar apenas a finalização vaga de cada um deles. Talvez se ela tivesse um pouco mais de espaço o conto poderia ter sido mais bem encaixado no contexto, mas a apresentação de várias ideias sobrecarregou a história e não foi possível finalizar cada uma delas como elas mereciam ter sido feitas.

17º Conto – O Inicio do Fim (Michel Amorim)

Que criatividade! Tudo bem que o conto tem um “Q” de Resident Evil, mas o fato de ligar histórias do nosso país e transformá-las em um conto fantasioso sobre o fim do mundo, realmente foi um surto genial de imaginação! E o final então? Realmente foi o inicio do fim!

Só mais uma respirada, mais uma esticada nas pernas que agora faltam apenas três contos para o fim... (subjetivo esse comentário não?)

18º Conto – No Fim a Verdade Vem a Tona (Elen Queiroz)

Realmente o nome do conto faz jus a sua descrição. Que história mais linda! O amor e a redenção dos protagonistas frente a seus atos foi tão sublime e ao mesmo tempo tão forte que levou essa humilde leitora que vos fala às lagrimas, mais uma vez.

19º Conto – O Encontro Final (Pâm Vital)

Esse é um conto que merecia mais espaço. Talvez mais umas duzentas páginas para que a autora pudesse demonstrar toda a carga emocional que ela resumiu em poucos parágrafos. Por esse fato achei o conto dinâmico demais quando a historia deveria ter sido tratada como se estivéssemos comendo algodão doce: devagar, de pouquinho e sentindo o açúcar se formar na ponta da língua.

20º Conto – O Garoto dos Meus Sonhos (Duda Oliveira)

Uma graça de conto! Acho que toda garota nessa vida já teve o seu “garoto dos sonhos”. Lembrei-me do meu lendo o conto, e uma onda nostálgica me acertou. Ainda bem que casei-me com ele! Esse é um conto que também merecia mais algumas dezenas de páginas.

Bom, o livro todo em si foi surpreendente! Cada autor expressou sua visão sobre o fim do mundo e como não poderia ser diferente, muitos sentimentos bailaram entre os contos como se fossem um lembrete de que muitas vezes nos deixamos levar por tantas coisas pequenas e acabamos por deixar de lado o que realmente importa.

Alguns autores viram o fim do mundo como um sonho, outros com um pouco de realidade e há aqueles que usaram da fantasia para criarem seu próprio cenário apocalíptico. Em uma antologia o comparativo que fazemos entre cada um deles é inevitável, mas posso afirmar com grande prazer que cada um deles deixou uma marca, um lembrete em mim, de que não precisamos esperar pelo “Ultimo dia Antes do Fim do Mundo” para dizer: “Eu ajudo você”, “Obrigada” e principalmente “Eu te Amo!”.

Termino essa resenha (gigantesca!) com um sentimento de expectativa por descobrir novos trabalhos desses novos autores, que com toda certeza estão escrevendo seus nomes na história da nossa literatura. E com o desejo de que o reconhecimento lhes bata a porta incentivando-os a continuar nessa caminhada tão difícil que é conseguir um espaço no meio literário nacional. Parabéns a todos!

Lu. Franzin

*Nota. - Todas as resenhas expostas nesse blog são de minha autoria e responsabilidade, elas expressam a “minha” opinião pessoal a respeito dos livros lidos. Não é meu interesse denegrir a imagem de nenhum autor, e nem influenciar os novos leitores de maneira negativa ou positiva a adquirirem ou se absterem de alguma obra.
Aventura de aprender 27/09/2018minha estante
Olá. Tudo bem?

"12º Conto ? A Integração (Adriana Ramiro)

Esse conto me causou com um grande problema. A autora deixou em aberto a interpretação do final da história. Tenho uma leve intuição do que aconteceu com a protagonista, mas a duvida sobre minhas interpretações podem não ser a mesma proposta pela autora. Adorei o fato de ela me deixar essa brecha, de ser a autora do ultimo paragrafo. O meu final está decidido, e por Helena, vale criar um perfeito ?the end?."

O que você acha que aconteceu?




Lina DC 09/08/2013

"O último dia antes do fim do mundo" é um trabalho incrível de escritores nacionais talentosos. Quando li sobre o tema do livro, fiquei imaginando tramas repletas de apocalipses, fenômenos inexplicáveis e algumas outras situações que sempre nos remetem ao fim do mundo. Sim, o livro contêm tudo isso e muito mais. Observar o que cada escritor definiu como fim do mundo me deixou empolgada. E se a perda de um grande amor for o seu fim do mundo? A perda de um familiar? Uma invasão extraterrestre? Uma profecia? A imaginação desses escritores não teve limites! A cada conto lido fiquei refletindo sobre sentimentos, chorei, ri, senti medo e me emocionei.
"O último dia antes do fim do mundo" é uma obra completa, onde podemos conhecer um pouco mais a escrita e a linguagem de cada escritor, alguns com um tom mais reflexivo, outros mais ficcionais e outros um pouco mais científicos. A obra abrange diversos gêneros e deixa o leitor preso aos mundos criados pelos escritores do início ao fim. Um detalhe muito importante que enriqueceu muito a obra foram as ilustrações no início de cada texto. São ilustrações belíssimas, com traços fortes e bem definidos que tentaram capturar a essência de cada trama em uma única imagem.
É a segunda obra que eu tive a possibilidade de ler que foi publicada pelo Ases da Literatura e devo dizer que o cuidado nos detalhes é perceptível, enriquecendo o material apresentado. Seja através de ilustrações, da diagramação, do cabeçalho e do rodapé, fica claro o carinho pelas publicações.

"Posso não acreditar em tudo que me disse, mas acredito em você e vou segui-la até o fim" - SOLLARIA Alpha - Fabio Abreu.
"Você nunca me perdeu... E agora eu serei o seu sol.. Para sempre.. amor meu.." - SOLLARIA Omega - Fabio Abreu.
"- Você deseja fama como ninguém. Tem uma fome animalesca, uma sede vampiresca por poder e exaltação". O preço da Fama - Robson Gundim.
"Seus treze invernos escondiam, sob o seu rosto de criança, uma alma envelhecida e desencantada da inocência infantil que deveria ser sua por direito divino". O fim do mundo de Ava - Lucas Odersvank.
"Todos morreriam da mesma forma, iriam receber o mesmo fim, então por que se achar melhor do que os outros?" - Lírios para Antonieta - Carolina Cequini.
"...mas hoje tenho que ficar com a minha família. Afinal, nunca se sabe quando será o nosso último dia". Uma matéria inesperada - V. R. Spilman.
"Como eu previ, o nosso mundo termina aqui". O menino que viu o fim do mundo - Marcelo Maropo.
"Eu, se fosse Deus, já tinha dado um Game Over faz é tempo! Ia focar lá em outro planeta do sistema solar, com seres mais evoluídos, pois aqui a experiência falhou, meu amigo". Despertar - Paula Scaf.
"Todos os escolhidos deviam reagir daquela forma quando tomavam conhecimento de sua missão". O último pôr do sol - Glau Tambra.
"O que está acontecendo? Ele só está olhando nos meus olhos, por que eu estou sentindo tudo isso?". Amor em meio `a guerra - M. J. Atalaia.
"Pois esta é a primeira e a única regra sobre o poder: não importa o quão poderoso seja, sempre haverá algo ou alguém mais poderoso. Até que esse poder destrua tudo". Cinza - Fernanda Brandalise.
"Embora tenha findado a vida de muitos, nunca havia pensado a respeito da própria morte. Do fim". O último dia - Augusto Assis.
"Não faça da sua vida um rascunho.Talvez não tenha tempo de passá-la a limpo". A integração - Adriana Ramiro.
"Agora entendi.. O mundo dos outros não havia acabado, mas o meu, sim". Tempestade de dezembro - Maud Epascolato.
"Antes de dar um passo, ela agradeceu o fim por ter lhe dado coragem, e desejou que todas as pessoas que viessem a ouvir a sua história tirassem um dia para viver como se fosse o último, deixando de reclamar dos problemas e correndo atrás de seus sonhos, como ela fez". Amor antes do fim - Cristiane Broca.
"Quem pode dizer quanto viverá neste mundo louco no qual habitamos?". Será o fim? - M. F. Venceslau.
"O mundo que conhecemos mudou, e muito. Por um tempo de silêncio e de luto, quem sobreviveu estava protegido das ondas do mar, ou navegando sem norte". Depois do fim - Michele Mourão.
"Um dia que era para ser de pura felicidade e transformação ..... havia se tornado um pesadelo em questão de minutos". O início do fim - Michel Amorim.
"Simplesmente porque queremos alguém e sabemos como forçá-lo a querer-nos também, não podemos fazer isso". No fim a verdade sempre vem à tona - Elen Queiroz.
"Agradeci pela segunda vez na vida a Deus. A primeira foi quando eu tive meu bebê nos braços, mas era tão gratificante quanto a outra". O encontro final - Pâm Vital.
"E eles escolheram pessoas com dons úteis para continuarem vivas, e você foi uma delas". O garoto dos meus sonhos - Duda Oliveira.

comentários(0)comente



Marcia Lopes 07/01/2013

O 21/12/2012 passou, mas há outras profecias, você está preparado?
Pois é pessoal o mundo não acabou! Não para mim ou pra você que agora está lendo essa resenha. rs
O último dia antes do fim do mundo, traz vinte contos sobre o tema. Os contos foram muito bem escritos e suas histórias nos comove, diverte e faz refletir.
Quando criança acreditava que o mundo fosse acabar no ano 2000, minha mãe dizia que estava escrito na Bíblia que o mundo não passaria desse ano. parecia que ia demorar tanto! Hoje eu tenho algumas teorias e todas tem um pouquinho das que li nesse livro e tenho que registrar que o pessoal do Ases da Literatura, mandaram muito bem, este livro é para ser lido, relido e presenteado.
O primeiro conto faz a abertura do livro e o mesmo o encerra...
Decidir colocar as chamadas de cada conto para que vocês saibam também os nomes dos autores e um breve comentário meu.

1- Sollaria Alpha por Fábio Abreu
"...Segundo a lenda, uma criança surgiria com uma alma tão pura quanto a própria luz, e seria a portadora da salvação."
Jean um cientista renomado traz noticias dos pesquisadores da NASA: O sol está morrendo e logo a terra e todo ser vivo nela não existirão mais...
Mas segredos são revelados. Isabella estudante de astronomia ex de Jean encontra um manuscrito deixado pelo seu pai e os dois começam uma jornada,destino: Amazônia. Contagem regressiva... Isa sabe o que deve fazer.
2- O Preço da Fama por Robson Gundim
"Eu vejo cinco manchas vermelhas no teu caminho. Tenha cuidado minha criança, pois são particularidades de muito valor, e serão elas que elevarão à tua fama!
Muitos, mesmo após o estertor do Apocalipse, ouvirão falar de ti... E muitos outros, futuros, que aqui irão habitar, também estarão cientes da tua existência!"
A frase "Cuidado com que deseja, pois pode lhe ser concedido" cai muito muito bem nesse conto tenso.
3- O Fim do Mundo De Ava por Lucas Ordersvänk
"Ava estava decidida a ir para longe,bem longe daquele lugar, o qual ela tinha certeza que seria arrastado para o inferno antes de todos os outros.
Precisava chegar às margens distantes daquele deserto infinito onde haviam crescido, pois sabia, que lá estariam tão longe que nem o fim do mundo as alcançaria."
Na inocência de uma criança, uma mensagem de coragem, determinação e esperança.
4- Lírios para Antonieta por Carolina Cequini
"Fora ali que eles se conheceram, ali onde tudo começou. Ela era tão linda naquela época! Usava quase sempre um vestido com estampa de lírios amarelos..."
Uma terna história de amor e uma clara compreensão do fim.
5- Uma matéria inesperada por V.R Spilman
"Bati no portão, que estava entreaberto, em seguida entrei. Chamei pela Madame, mas ela não apareceu. Adentrei o quintal da casa e cheguei ao que parecia ser uma entrada social. Bati na porta e ninguém respondeu. De repente, senti uma mão fria pegar no meu ombro e hesitei em olhar pra trás, o que me deixou surpreso, já que nunca fui do tipo assustado."
Cada crença com a sua loucura. Mas nada devia ser mais importante que a família, amigos, devíamos aproveitar os momentos com quem amamos como se fossem os últimos.
6- O menino que viu o fim do mundo por Marcelo Maropo
"Lívia, Alex e Gabriel não comentaram nada sobre as emoções que viveram no dia anterior, mas individualmente, entendiam o quanto foi importante vivê-las. Eles estavam mais fortes por terem tido a oportunidade de conhecer mais intimamente as almas uns dos outros."
Lindo conto. O sonho de Gabriel foi mal interpretado, mas se eles soubessem exatamente o que ia acontecer, teriam se dado tanto sem reservas, curtindo o último dia com o ente amado?
7- Despertar por Paula Scaf
" Eu, se fosse Deus, já tinha dado um Game Over faz é tempo! Ia focar lá em outro planeta do sistema solar, com seres mais evoluídos, pois aqui a experiência falhou, meu amigo."
Esse conto é leve e muito divertido. Me fez pensar em sentimentos adormecidos e em um reencontro com Deus.
8- O último pôr do sol por Glau Tambra
"Não havia tempo ou espaço físico apenas a Eternidade na escuridão sem sol daquele mundo vazio."
Triste e bem realista sobre a falta de amor entre os homens.
9- Amor em meio à guerra por M.J. Atalaia
" O pai de Natasha sempre disse que o fim do mundo aconteceria para todos. Quando ele disse aquilo, ela não havia entendido, pensava que o fim do mundo só aconteceria para os últimos seres humanos. Ela estava completamente enganada."
Mesmo com a linda mensagem de que o fim pode ser o começo de tudo e o sofrimento um aprendizado, fiquei triste e revoltada com a história.
10- Cinza por Fernanda Brandalise
"Pois esta é a primeira e única regra sobre o poder: não importa o quão poderosa seja, sempre haverá algo ou alguém mais poderoso. Até que esse poder destrua tudo."
Não deixe pra fazer amanhã o que pode ser feito hoje, aproveite sempre o máximo a companhia das pessoas que ama e sempre que puder diga qua as ama.
11 - O último dia por Augusto Assis
" Embora tinha findado a vida de muitos, nunca havia pensado a respeito da própria morte. Do fim."
Acreditei nas últimas palavras de Adriel e talvez por elas o inferno lhe fora tirado.
12- A Integração por Adriana Ramiro
"Vou continuar vivendo - ela respondeu. Mesmo que aquele fosse o fim, coisa que ela duvidava, de alguma forma cria que continuaria vivendo."
"Não faça de sua vida um rascunho. Talvez não tenha tempo de passá-la a limpo."
Lindo e sereno esse conto. Será que em 24 horas você conseguiria realizar tudo aquilo de importante que fez descaso durante toda a sua vida?
13- Tempestade de Dezembro por Maud Epascolato
" A sucessão de raios e trovões não cessava, o vento assobiava do lado de fora, alto e melódico. Parecia convidá-la a dançar a dança da morte. O pavor da menina só aumentava. Sozinha, em meio a um dilúvio de emoções e sentimentos, Julia tentava se controlar, mas sensação era de abandono."
Então haverá sinais estranhos nos céus, sinais no sol, na lua e nas estrelas; aqui na terra, as nações estarão em angústias e apavoradas com o barulho terrível dos mares. Muitas pessoas desmaiarão por causa da terrível destruição que elas verão chegando sobre a terra, porque até os poderes dos céus serão abalados.
(Lucas 21:25-26)
Desesperador esse conto, mas aconteça o que acontecer, não abandone a sua fé!
14- Amor antes do fim por Cristiane Broca
"Que o mundo se exploda amanhã, porque hoje estou sendo feliz, pensou ela, sentindo -se nas nuvens e achando que o dia não poderia ficar melhor."
Lindo! Quase me enganou .rs Não devemos adormecer o amor por medo de se machucar, só sairemos perdendo.
15- Será o fim por M.F.Venceslau
"Viver cada dia como se fosse o último."
Perfeito! O amanhã a Deus pertence...
16 - Depois do fim por Michele Mourão
"Pelo retrovisor, foi a vez da amiga ao volante entender o que Joana dizia. Houve uma explosão seguida por um tremor intenso de terra, e um ônibus foi arremessado do chão, que se elevou como uma bomba sendo detonada por terrorista."
Só os bons e não corrompidos serão salvos... É a lei da natureza.
17- Inicio do fim por Michel Amorim
" O rapaz ajoelhou-se e chegou perto do ser que não sabia distinguir o que era. O animal ainda respirava,mas com dificuldade. Um grunhido assustador ecoou entre as árvores, foi quando ele se deu conta de que não estava sozinho."
Eu adorei essa teoria. Recentemente li um livro com essa mesma teoria, mas o tema era a origem dos vampiros. rs
18- No fim a verdade sempre vem à tona por Elen Queiroz
"Os tempos mudam e o relógio não para. As horas voam e, ao longo dos anos, novas tecnologias são inventadas, tornando as coisas mais práticas e as possibilidades inúmeras. Porém, algumas tradições, costumes e crença de um povo permanecem, resistindo a qualquer quadro de mudança."
Não se deve usar de subterfúgios no amor e muito menos obtê-lo de forma escusa ou sobrenatural, no final tudo é descoberto.Mas também não se paga o mal com o mal.
19- Encontro final por Pam Vital
"Agora éramos apenas nós. O relógio bateu à meia-noite. Agradeci pela segunda vez na vida a Deus. A primeira foi quando eu tive meu bebê nos braços, mas essa era tão gratificante quanto a outra. Eu consegui meu Heitor de volta."
Você não pode mudar o mundo, mas pode mudar o mundo de alguém.
20- O garoto dos meus sonhos por Duda Oliveira
"Sentei numa mesa velha e gasta perto do banheiro e comecei a fazer esboços daqueles tempos em que minha única preocupação era tentar me enturmar na classe da escola"
Recomeçar do zero seria uma boa ideia, se não fosse a ambição dos homens.
21- Sollaria Ômega por Fábio Abreu
" A alma pura, que mesmo a luz do sol inveja, trará de volta o brilho da esperança aos homens. Sangue, sacrifício e fé serão preciso para que o fim seja o recomeço."
Jean e Isa chegaram ao local do sacrifício, corria lágrimas dos olhos de jean, não conseguiu impedi-la...
E sua crença no mundo cientifico foi para sempre abalado.

Eu não estou preparada para o fim, mas sei que devia. E claro que recomendo esse livro.
http://mundoliterando.blogspot.com.br/
comentários(0)comente



Aventura de aprender 05/03/2019

Eu já tinha esse livro desde 2015, mas estava enrolando para ler. Pensava que estaria repleto de ideias da nova era ou ocultismo, mas me surpreendi. De vários contos, apenas um foi totalmente para esse lado, e outro com dupla interpretação.

A grande maioria trata do “fim do mundo” de forma metafórica ou catastrófica, mas sem nenhum apelo sobrenatural do mal fingindo ser o bem. Há ainda outros autores que preferiram falar do tema no sentido de que o mundo não acabou, e por isso temos a oportunidade de fazer escolhas melhores. Resumindo: a maioria dos contos foi totalmente realista.

Sei que alguns cristãos escreveram, mas uma história em especial me chamou a atenção. A autora trata literalmente do arrebatamento do ponto de vista cristão e usa a admissão em uma empresa para exemplificar o galardão. Brilhante!


site: https://aventuradeaprender.webs.com/apps/blog/show/46446689-livros-lidos-em-2018-parte-2
comentários(0)comente



Leitor Cabuloso 15/01/2013

http://leitorcabuloso.com.br/2013/01/resenha-o-ultimo-dia-antes-do-fim-do-mundo-colocando-o-coracao-do-homem-na-balanca/
Saudações, caros leitores! Ano passado tivemos mais uma data para o “fim do mundo” (21 de dezembro), um fenômeno comum ao longo da história humana. Como já sabemos, a civilização há milênios é baseada em ciclos ou períodos, daí podemos concluir que esse fascínio pelo fim é na verdade uma conclusão “lógica”. Ora, se vivemos e morremos, por que o próprio universo ou mundo estaria isento de tal processo? Com isso, podemos deduzir que obras (pinturas, livros, músicas, esculturas etc) que reflitam sobre o Fim sempre existirão. Então, vou começar a minha análise do livro “O Último Dia Antes do Fim do Mundo”.

A resenha será um pouco diferente do que tradicionalmente faço (comentar conto por conto), mas o motivo será explicado mais a frente. Ao invés disso, irei falar um pouco das histórias que chamaram mais a minha atenção e a antologia como um conjunto.

A primeira coisa que saliento é que os textos não são de terror ou ficção cientifica, apesar de alguns poucos citarem coisas típicas do segundo gênero, mas voltados para o drama. Tanto que a proposta da antologia é suscitar reflexões sobre os valores humanos da maneira mais emocionante possível, ou seja, sensível. Todavia, ocorre uma repetição de ideias em algumas das narrações: personagens com elevado senso de religiosidade, o que pode ser cansativo para um leitor laico, questionamento dos valores que as pessoas carregam a partir de seu próprio ponto de vista, às vezes isso poderia ser mais bem desenvolvido nas entrelinhas e não tão explicitamente, pessoas que alcançam um tipo de “redenção” na conclusão, entre outras coisas.

Os escritores poderiam ter ousado um pouco mais nas suas visões sobre o fim do mundo, proporcionando uma variedade maior de perspectivas. Entendo que muitos podem estar começando agora na profissão, mas ainda assim poderiam ter feito mais experimentações de ideias. A impressão que fica é que alguns contos foram escritos por uma única pessoa, tamanha a semelhança no estilo. Em compensação, há contos que se destacam muito no grupo.

Sollaria Alpha e Sollaria Ômega do Fábio Abreu é um dos casos que arrisca sair um pouco do perfil da maioria dos contos. Mesmo com o drama de forma bastante acentuada, há um pouco de ação e aventura. Tendo referência a um item histórico que foi crucial para a civilização ocidental, inclusive. O desfecho é no mínimo poético.

O Preço da Fama do Robson Gundim faz referência a um dos maiores clássicos da literatura brasileira (não direi qual é), mas se você cursou o ensino médio na época em que alguns livros eram leitura obrigatória para o vestibular, irá reconhecer sem dificuldades. Achei a releitura dele muito interessante, digamos que ficou mais visceral que a trama original.

O Fim do Mundo De Ava do Lucas Ordersvänk cativou pela delicadeza de suas protagonistas, duas garotinhas, que mesmo em frente a um cenário aterrador se firmam no amor entre si para realizar uma jornada pela salvação. O autor também brinca um pouco com a nossa visão da história, o que causa uma surpresa ao constatar o que verdadeiramente está acontecendo.

Lírios para Antonieta da Carolina Cequini fisga o cerne da antologia e o que o torna um dos que mais frisam a pergunta: O que é importante para você? A Carolina optou por construir dois olhares para o evento fatídico, logo ficamos alternando entre eles, e isso tornou a experiência mais interessante. Um ponto de vista torna o outro ainda mais pungente emocionalmente.

Uma matéria inesperada do V.R Spilman faz uma oposição de crenças (será ou não o fim do mundo?) por meio de um jornalista que consegue a oportunidade de uma matéria de capa. O sarcasmo do personagem principal é cativante. Justamente esse humor é o deixou a passagem de páginas saborosa. No final das contas, acabamos nos identificando com o personagem.

Cinza da Fernanda Brandalise, esse é provavelmente o mais aterrador dos “fins do mundo”. O caráter crível da tragédia faz você concluí-lo com uma expressão entre a perplexidade e o temor. Sinceramente, não descarto a possibilidade que a ficção arquitetada pela Fernanda, um dia seja realidade.

O último dia do Augusto Assis possui algumas peculiaridades que ficaram muito bem encaixadas, considerando o foco da narração. Tais particularidades são: frases fragmentadas em várias partes (exemplo: Virei a esquina. Olhei para os dois lados. E atravessei a rua) e o uso de linguagem informal em algumas passagens. Como disse antes, os dois aspectos servem para compor o melhor possível o texto como uma manifestação que exala do protagonista. Além disso, também enxergamos uma triste realidade social aqui.

A diagramação está exemplar, a fonte das letras agradável e as ilustrações internas merecem aplausos, a revisão teve alguns deslizes, mas não chegam a um número gritante. Alguns escritores me despertaram mais o interesse, mas isso é natural. Cada fruto amadurece em seu tempo devido. Desejo muito sucesso para os Ases! A minha nota é dois selos cabulosos e meio.
comentários(0)comente



Ednelson 16/01/2013

Autores: Vários
Editora: Novo Século
Origem: Brasileira
Ano: 2012
Edição: 1ª
Número de páginas: 250
Skoob
Sinopse: Vinte visões sobre o último dia antes do fim do mundo. Uma antologia emocionante e surpreendente, que vai fazer você refletir sobre os piores medos, angústias e valores do ser humano. Contos surpreendentes da primeira à última linha que vão abalar suas estruturas, e talvez mudar seus conceitos sobre este suposto cataclismo.
Onde comprar? Loja do Ases da Literatura, Livraria da Travessa.

Book Trailer:


Contos:

Sollaria Alpha - Fábio Abreu.
O Preço da Fama - Robson Gundim.
O Fim do Mundo De Ava - Lucas Ordersvänk.
Lírios para Antonieta - Carolina Cequini.
Uma matéria inesperada - V.R Spilman.
O menino que viu o fim do mundo - Marcelo Maropo.
Despertar - Paula Scaf.
O último pôr do sol - Glau Tambra.
Amor em meio à guerra - M.J. Atalaia.
Cinza - Fernanda Brandalise.
O último dia - Augusto Assis.
A Integração - Adriana Ramiro.
Tempestade de Dezembro - Maud Epascolato.
Amor antes do fim - Cristiane Broca.
Será o fim - M.F.Venceslau.
Depois do fim - Michele Mourão.
Inicio do fim - Michel Amorim.
No fim a verdade sempre vem à tona - Elen Queiroz.
Encontro final - Pâm Vital.
O garoto dos meus sonhos - Duda Oliveira.
Sollaria Ômega - Fábio Abreu.

Análise:

“Eu, se fosse Deus, já tinha dado um game over faz é tempo. Ia focar lá em outro planeta do sistema solar, com seres mais evoluídos, pois aqui a experiência falhou, meu amigo.”

—Pág. 105.

Saudações, caros leitores! Ano passado tivemos mais uma data para o “fim do mundo” (21 de dezembro), um fenômeno comum ao longo da história humana. Como já sabemos, a civilização há milênios é baseada em ciclos ou períodos, daí podemos concluir que esse fascínio pelo fim é na verdade uma conclusão “lógica”. Ora, se vivemos e morremos, por que o próprio universo ou mundo estaria isento de tal processo? Com isso, podemos deduzir que obras (pinturas, livros, músicas, esculturas etc) que reflitam sobre o Fim sempre existirão. Então, vou começar a minha análise do livro “O Último Dia Antes do Fim do Mundo”.

A resenha será um pouco do que tradicionalmente faço (comentar conto por conto), mas o motivo será explicado no final. Ao invés disso, irei falar um pouco das histórias que chamaram mais a minha atenção e a antologia como um conjunto.

A primeira coisa que saliento é que os textos não são de terror ou ficção cientifica, apesar de alguns poucos citarem coisas típicas do segundo gênero, mas voltados para o drama. Tanto que a proposta da antologia é suscitar reflexões sobre os valores humanos da maneira mais emocionante possível, ou seja, sensível. Todavia, ocorre uma repetição de ideias em algumas das narrações: personagens com elevado senso de religiosidade, o que pode ser cansativo para um leitor laico, questionamento dos valores que as pessoas carregam a partir de seu próprio ponto de vista, às vezes isso poderia ser mais bem desenvolvido nas entrelinhas e não tão explicitamente, pessoas que alcançam um tipo de “redenção” na conclusão, entre outras coisas.

Os escritores poderiam ter ousado em pouco mais nas suas visões sobre o fim do mundo, proporcionando uma variedade maior de perspectivas. Entendo que muitos podem estar começando agora na profissão, mas ainda assim poderiam ter feito mais experimentações de ideias. A impressão que fica é que alguns contos foram escritos por uma única pessoa, tamanha a semelhança no estilo. Em compensação, há contos que se destacam muito no grupo.

“Sollaria Alpha” e “Sollaria Ômega - Fábio Abreu” do Fábio Abreu é um dos casos que arrisca sair um pouco do perfil da maioria dos contos. Mesmo com o drama de forma bastante acentuada, há um pouco de ação e aventura. Tendo referência a um item histórico que foi crucial para a civilização ocidental, inclusive. O desfecho é no mínimo poético.

O Preço da Fama do Robson Gundim faz referência a um dos maiores clássicos da literatura brasileira (não direi qual é), mas se você cursou o ensino médio na época em que alguns livros eram leitura obrigatória para o vestibular, irá reconhecer sem dificuldades. Achei a releitura dele muito interessante, digamos que ficou mais visceral que a trama original.

O Fim do Mundo De Ava do Lucas Ordersvänk cativou pela delicadeza de suas protagonistas, duas garotinhas, que mesmo em frente a um cenário aterrador se firmam no amor entre si para realizar uma jornada pela salvação. O autor também brinca um pouco com a nossa visão da história, o que causa uma surpresa ao constatar o que verdadeiramente está acontecendo.

Lírios para Antonieta da Carolina Cequini fisga o cerne da antologia e o que o torna um dos que mais frisam a pergunta: O que é importante para você? A Carolina optou por construir dois olhares para o evento fatídico, logo ficamos alternando entre eles, e isso tornou a experiência mais interessante. Um ponto de vista torna o outro ainda mais pungente emocionalmente.

Uma matéria inesperada do V.R Spilman faz uma oposição de crenças (será ou não o fim do mundo?) por meio de um jornalista que consegue a oportunidade de uma matéria de capa. O sarcasmo do personagem principal é cativante. Justamente esse humor é o deixou a passagem de páginas saborosa. No final das contas, acabamos nos identificando com o personagem.

Cinza da Fernanda Brandalise, esse é provavelmente o mais aterrador dos “fins do mundo”. O caráter crível da tragédia faz você concluí-lo com uma expressão entre a perplexidade e o temor. Sinceramente, não descarto a possibilidade que a ficção arquitetada pela Fernanda, um dia seja realidade.

O último dia do Augusto Assis possui algumas peculiaridades que ficaram muito bem encaixadas, considerando o foco da narração. Tais particularidades são: frases fragmentadas em várias partes (exemplo: Virei a esquina. Olhei para os dois lados. E atravessei a rua) e o uso de linguagem informal em algumas passagens. Como disse antes, os dois aspectos servem para compor o melhor possível o texto como uma manifestação que exala do protagonista. Além disso, também enxergamos uma triste realidade social aqui.

A diagramação está exemplar, a fonte das letras agradável e as ilustrações internas merecem aplausos, a revisão teve alguns deslizes, mas não chegam a um número gritante. Alguns escritores me despertaram mais o interesse, mas isso é natural. Cada fruto amadurece em seu tempo devido. Desejo muito sucesso para os Ases! A minha nota é dois selos cabulosos e meio.

Escrevo no: http://leitorcabuloso.com.br/
comentários(0)comente



Brendinha 29/12/2014

o ultimo dia antes do fim do mundo
Este livro é composto por vários contos, de vários autores, sobre o fim do mundo (ou o quase fim do mundo rs'), começando pela capa, eu achei muito interessante, uma ampulheta como se marcasse o tempo para o fim do mundo, o que é completamente coerente com o titulo. Sua narrativa é de fácil compreensão, e elos diversos suspense, nos prende na leitura.


Cada conto está muito bem representado com uma ilustração do autor e ilustrador Robson Gundim, que também escreveu um conto para o livro. Fiquei completamente encantada com as ilustrações, são simplesmente PERFEITAS!!!

Em O último dia antes do fim do mundo, mostra 20 visões de diferentes autores nacionais, de como seria o fim do mundo, é um livro que envolve muito suspense durante toda a obra, em todos os contos, uma história mais inédita que a outra. Então falarei um pouco sobre os cinco contos que mais gostei por ordem de preferência:

1º Lírios para Antonieta, por Carolina Cequini:

"Fora ali que eles se conheceram ali onde tudo começou. Ela era tão linda naquela época! Usava quase sempre um vestido com estampa de lírios amarelos...”.

É sem dúvidas, o conto mais bonito da obra. Gustavo e sua família embarcam em uma nave construída pela NASA para fugir do fim do mundo, mas seu pai, o Seu José Ricardo, resolve não ir junto, pois prefere morrer ao lado da pessoa que ama. Neste conto mostra os valores do amor e do companheirismo, e fica a pergunta: Com que você gostaria de estar, no fim do mundo?

2º Sollaria Alpha, por Fábio Abreu:

"...Segundo a lenda, uma criança surgiria com uma alma tão pura quanto a própria luz, e seria a portadora da salvação."

Neste conto, que é o primeiro do livro, conta a história de um jovem astrônomo da NASA, Jean, que é enviado ao Brasil, para revelar, que o sol estava morrendo. Após anuncia esta possível tragédia, Isabella (Sua ex-namorada), após receber uma ligação de seu pai, ela descobre que pode salvar o planeta deste possível fim!

3º - O preço da fama, por Robson Gundim:

"Eu vejo cinco manchas vermelhas no teu caminho. Tenha cuidado minha criança, pois são particularidades de muito valor, e serão elas que elevarão à tua fama!
Muitos, mesmo após o estertor do Apocalipse, ouvirão falar de ti... E muitos outros, futuros, que aqui irão habitar, também estarão cientes da tua existência!”

Este conto fala sobre a ganancia, a ambição do ser humano, pela fama, riqueza. Conta a história de Lucinha, que era tão "louca" pela fama, que foi até em uma cartomante, para saber como seria seu futuro, se ela seria famosa... Quanta ganância do ser humano... Neste conto conta exatamente com o ser humano pode ser tão deslumbrado, por coisas tão"pequenas".

4º - Será o fim?, por M.F.Venceslau:

"Viver cada dia como se fosse o último."


Um lindo conto, que fala sobre a dedicação, que o futuro a Deus pertence! Conta a história da cirurgiã-dentista Jamily que se apaixona pelo seu paciente, e em um relacionamento, em meio a dores e tratamentos, mostra o quanto o amor pode superar barreiras!

5º - O menino que viu o fim do mundo, por Marcelo Maropo:

"Lívia, Alex e Gabriel não comentaram nada sobre as emoções que viveram no dia anterior, mas individualmente, entendiam o quanto foi importante vivê-las. Eles estavam mais fortes por terem tido a oportunidade de conhecer mais intimamente as almas uns dos outros."

Gabriel é sempre assombrado por pesadelos, que acabam se tornando realidade, ao ter um sonho com o fim do mundo, Gabriel e seus pais, resolvem aproveitar mais o tempo que têm juntos, conhecendo um pouco mais de cada um, e viverem como se cada dia fosse o último, pois a única coisa que não temos certeza, e se veremos o amanhã!

Um livro muito interessante que mostra situações que põe a prova, cada um dos valores dos seres humanos, super-recomendo!!!


site: http://livroaestantedavida.blogspot.com.br/2013/05/resenha-14.html
comentários(0)comente



9 encontrados | exibindo 1 a 9


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR