Brás, Bexiga e Barra Funda

Brás, Bexiga e Barra Funda Antônio De Alcântara Machado

Resenhas - Brás, Bexiga e Barra Funda

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Amauri 22/01/2016

O passado de São Paulo para conhecer.
A primeira vez que tomei conhecimento deste livro foi no vestibular. Um pedaço de um dos contos estava em uma prova, só não me lembro se de interpretação de texto ou de gramática. Já tinha esquecido dele, quando li algumas resenhas, algumas contra e a maioria a favor e resolvi comprá-lo. É um livro para se ler imaginando os locais, talvez de leitura mais fácil para os paulistanos (só para aqueles que conhecem a cidade, não para os que usam google maps...). Falar que subiu a R. Veridiana até o bairro dos jardins, soa como um pedaço e tanto para subir ladeira e naquela época ainda....Divertido, se você se imaginar naquele tempo, como seriam estes bairros e, novamente, conhecer a cidade (nem que seja para buscar fotos na internet para conhecer como era...). Interessante do ponto de vista histórico. Gostei muito.

AmadosLivros 05/03/2015

Resenha do Blog Amados Livros
Link no final da postagem! ;]

site: http://amadoslivros.blogspot.com.br/2015/02/livro-bras-bexiga-e-barra-funda.html

Cris 03/11/2014

Chato
Achei bem chatinho este livro. Contém vários contos curtos, geralmente eu gosto de livros assim, mas este não gostei.

Daphiny 30/08/2014

no mínimo o livro mais chato que li para a escola. já detesto contos, quando tem características de crônica pior ainda... nossa.

Simeia Silva 16/04/2014

O livro é composto por 11 contos, reunidos em uma obra que faz com que sintamos o processo de abrasileirar os italianos.

Os principais temas dessa obra são:

O grande despreparo dos adultos e da cidade com as críticas sociais e suas crianças, a ascensão social do italiano, a integração social do italiano com o brasileiro e a luta do italiano para conseguir seu dinheiro.

Os contos formam em seu todo, um certo panorama de um determinado momento histórico, e podemos bem dizer que, o personagem principal dessa obra é a cidade de São Paulo durante a imigração.

O que posso dizer com certeza é que a relação entre o jornalismo e a literatura esta presente em todos os assuntos cotidianos dos contos. Alcântara Machado firmou o tema da imigração no modernismo, o autor tornou-se o escritor de São Paulo, e para ele, falar da cidade em sua época era falar de todos aqueles que a estavam construindo: Os italianos.

Para quem mora e adora essa cidade, super recomendo a leitura.

Bjs e até a próxima resenha.

site: http://ateliedoslivros.blogspot.com.br

Heloísa Lopes 08/04/2014

Sabe aquelas leituras escolares, que normalmente dizemos “Lá vem mais um livrinho chato”, Mesmo sendo um livro pequenino (entre 70 e 100 pags. dependendo da edição), um livro de um autor brasileiro clássico como o Antônio de Alcântara Machado, não pode ser desprezado.
A leitura nos leva á pequenas histórias passada nos bairros de São Paulo que dão nome ao livro, a linguagem informal, de época, e o espírito italiano dão um toque de comédia as histórias, os contos em si retratam apenas eventos do cotidiano, que em minha opinião são bem fracos.
A leitura é valida pela história de uma São Paulo ‘italianizada’, mas sinceramente me decepcionei com a qualidade dos contos.

site: http://uniao-literaria.tumblr.com/post/82106854368/bras-bexiga-e-barra-funda-antonio-de-alcantara

JuuH 17/08/2013

Bacana o livro, não é uma simples história, são junções de livros, jornais etc e faz uma comédia divertida .. Com palavras da época, fica um pouco perdido, mas é fácil de se ler e entender .

Kaique 11/04/2013

Brás, Bexiga E Barra Funda
É um livro pra quem sabe apreciar os ares dos bairros típicos da cidade de São Paulo, e pra quem gosta do espírito italiano.

O autor conseguiu retratar muito bem a sociedade daquela época. Só acho que além de Brás, Bexiga e Barra Funda, faltou uma Mooca. Mas o autor compensou nos detalhes.

Monique 17/01/2013

Eu simplismente adorei esse livro. Pois ele é repleto de contos divertidos e com uma crítica social embutida sobre a sociedade do começo do século passado. E o melhor é que os personagens são muito cativantes.

O primeiro conto, é o mais triste. Mas o restante é bem divertido.

Jpg 26/08/2011

São Paulo é contínua.

Há pessoas que vivem em São Paulo, como se fosse qualquer outro lugar do mundo; e pessoas que vivem São Paulo. As do segundo tipo, definitivamente vão se interessar pelo livro. O autor, que dá nome à uma das Avenidas mais importantes da cidade, usa um linguagem modernista que me parece bem adequada ao clima da terra da garoa: coloquial, com gírias(da época), frases rápidas, dizendo apenas o necessário; não deixando de ser surpreendente. Os contos são fragmentos da cidade e, assim como ela, parecem nunca acabar. Às vezes parecem até tratar mais de um determinado bairro, do que dos personagens, o que me proporcionou a sensação de ter nas mãos um esqueleto de São Paulo, e me deu vontade de explorar cada canto mencionado no livro. E agora, toda vez que me aventuro nos labirintos da pauliceia, me parece que tudo o que acontece hoje não passa de continuação dessas histórias.

Silvio 03/02/2011

Machado paulista mostra uma cidade que não existe mais
Sotaque italianado, narrativas curtas, cinematográficas, histórias banais ou surpreendentes, uma São Paulo que não existe mais (um personagem quase se afoga nadando no Tietê!). Para quem é de Sampa, impossível não relacionar as histórias deste Machado paulista com os sambas de Adoniran Barbosa. A história de Corinthias 2 x Palestra 1 é um primor!

N. 15/11/2010

Um Livro Interessante
Embora extremamente curto, esse livro de pequenos contos, ou melhor dizendo, cenas (devido ao seu ritmo dinâmico e baseado nos cinemas) conta alguns trechos do cotidiano de imigrantes italianos na cidade de São Paulo. Um bom exemplar se o que o leitor procura é saber a respeito da cultura destes imigrantes, mas como não tem uma narrativa ou algo que conecte os contos (além, obviamente, da mesma origem ética e social dos personagens) se torna um pouco maçante em alguns pontos.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6