Brás, Bexiga e Barra Funda

Brás, Bexiga e Barra Funda Antônio De Alcântara Machado

Resenhas - Brás, Bexiga e Barra Funda

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Alice.tiene 29/03/2024

Brás, bexiga e barra funda
Eu só não dou 0 estrelas porque não tem como. MEU DEUS QUE LIVRO TERRÍVEL. Me deu até uma crise existencial dps. Eu não entendi UMA PALAVRA desse livro. E ainda fui mal na prova. Esse livro só me ferrou da cabeça

Mari Marinho 18/03/2024

Tirei do meu diário de leitura
Mari de 2011 disse:
"É um livro de contos sobre pessoas que moravam nesses bairros e que eram conhecidas. A forma de escrever é baseada em notícias de jornais. Alcântara Machado que escreveu esse livro. Indico para pessoas que gostem de contos. Eu gostei no livro."

Choquei.amo-te 10/02/2024

Entendo a importância da obra e do autor, mas n gostei mt do livro, um ou outro eu gostei mt, de resto, ou era ok ou só n gostava. Achei morno, mas tlvz seja só meu gosto 3/5?

Bia Fontes 27/01/2024

Leitura simples
Gostei da leitura e de como o autor trabalha a questão da xenofobia com os italianos. É uma leitura de simples compreensão e que você o lê em 2 dias, se assim preferir. Porém, não gostei de alguns termos racistas que o livro contém.

Leonardo.Heffer 26/01/2024

Esperava mais...
Comprei este livro com a intenção de começar a entender um pouco sobre São Paulo através da literatura e seus autores.

O livro começou com uma narrativa incrível. Escrito e lançado em 1927, ele faz vc viajar para os bairro que são nome a obra e conhecer um pouco mais sobre seus moradores.

É interessante ver como em1927 o comportamento das pessoas não era tão novelesco como a Globo faz parecer. Pelo contrário, é mto mais próximo da nossa realidade do que se espera.

Porém apenas o primeiro conto de te fisga e te traz a promessa de uma.leitura incrível. Os outros contos do livro parece ser perdidos, sem final, sem meio e sem começo também.

Acho que esperei demais a partir da expectativa do primeiro conto e acabei de frustrando. Mas irei buscar mais trabalhos do autor para tentar entender se foi só este livro.ou realmente não eh uma leitura que me.prende.

JosA225 31/12/2023

Brás, Bexiga e Barra Funda
Principal obra de Antônio de Alcântara Machado. Delicioso livro de contos. Tem o conto do Gaetaninho e outros. Faz parte da primeira fase do modernismo brasileiro. Traz contos com temas mais paulistas e influência italiana.

Aness1 30/12/2023

Um clássico bom de ler!
Eu tive que ler esse livro para um trabalho escolar de literatura, mas foi uma boa leitura! Tive a vantagem de ler no Kindle, então tive fácil acesso a todas as traduções e significados de palavras não utilizadas na linguagem atual. Com isso, foi de fácil interpretação o que cada conto quis dizer. O bom da literatura brasileira e do período dela que o livro foi escrito é que carrega bagagem histórica, sendo uma forma de retratar como foi a vida dos imigrantes italianos aqui no Brasil.
Mesmo não sendo uma amante de clássicos, esse é um livro que a leitura fluiu tranquilamente.

eajsixart 02/11/2023

é o time do rouboooo é o coringãooooo!!
tem uns contos bem interessantes aqui. a escrita não é genial, é bem simples na verdade, mas o livro num geral é bom sim

Tábata Kotowiski 01/11/2023

Livro de contos que mostram a vida em São Paulo no comecinho do século 20.

A prosa de Machado é rica em detalhes e linguagem coloquial, transportando os leitores para as ruas de São Paulo. Ele captura a essência das pessoas e lugares, revelando as lutas, a solidariedade e o ritmo frenético da cidade.

MirzKr 11/07/2023

Li quando estava no ensino médio e resolvi reler agora.

É uma leitura interessante, pois realmente exemplifica contos relacionados a história e vivências de São Paulo na época retratada.

Vale a pena a leitura.

luly.txt 10/06/2023

Chatão
Ai muito sem gracinha, o bom é que pelo menos é curto e dá pra ler em um dia fácil fácil. Mas assim, é beem chatinho viu, bem chatinho

Loh Valente 26/05/2023

Gostei
Gostei da leitura desse livro. Cada capítulo parecia que eu estava sentada na cozinha de casa conversando com alguém e ouvindo a fofoca da vida dos outros kkkkkk
Achei um livro bem gostosinho.

Duda 16/05/2023

último primeiro livro lido inteiramente e exclusivamente para a escola ?
e eu gostei do livrinho, digo isso pq ele é de se ler em uma sentada
gostei q ele sintetiza bem mts vanguardas pré modernistas, ent da para ter uma noção boa do que mts delas falam !
além disso, a história resumidamente, são contos de imigrantes italianos e seu cotidiano aqui na querida São Paulo (daí já dá pra pegar a referencia do nome né)
esse livro foi um combo de várias coisas q eu me chamam a atenção, dentre elas, o cotidiano do século passado, a presença italiana (desperta a curiosidade genética) e a escrita jornalística, e mais várias outras coisas...
ent eu agradeço ao meu professor por ter me feito ler esse livro, foi uma experiência legal :)

Edu 02/03/2023

Boa leitura.
Onze contos curtinhos que têm como tema a vida dos imigrantes italianos, residentes nos bairros de São Paulo que dão título ao livro, no início do século XX.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6