Brás, Bexiga E Barra Funda

Resenhas - Brás, Bexiga e Barra Funda

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Jpg 26/08/2011

São Paulo é contínua.

Há pessoas que vivem em São Paulo, como se fosse qualquer outro lugar do mundo; e pessoas que vivem São Paulo. As do segundo tipo, definitivamente vão se interessar pelo livro. O autor, que dá nome à uma das Avenidas mais importantes da cidade, usa um linguagem modernista que me parece bem adequada ao clima da terra da garoa: coloquial, com gírias(da época), frases rápidas, dizendo apenas o necessário; não deixando de ser surpreendente. Os contos são fragmentos da cidade e, assim como ela, parecem nunca acabar. Às vezes parecem até tratar mais de um determinado bairro, do que dos personagens, o que me proporcionou a sensação de ter nas mãos um esqueleto de São Paulo, e me deu vontade de explorar cada canto mencionado no livro. E agora, toda vez que me aventuro nos labirintos da pauliceia, me parece que tudo o que acontece hoje não passa de continuação dessas histórias.

Everton Vidal 06/06/2021

Presença constante nas listas de livros essenciais da nossa literatura, sobretudo pelo pioneirismo em retratar o cotidiano dos imigrantes italianos, ele desaponta quem não está muito ligado em seu contexto social e caráter inovador naquele instante.

O livro até entretém, e o primeiro conto vai muito além disso, mas no geral se sente limitado. Caricatural e pouco profundo, alguns contos são pouco mais que uma anedota. A inovação é mais que tudo estrutural, dentro da busca modernista pelo cinematográfico e de renovação da linguagem.
Hummm. Não sou fã de conto. Não porque

Não sei porque

Everton Vidal 06/06/2021minha estante
Confesso que também não sou muito fã, mas tem livros que são bem legais.

Dhany.Reis 06/06/2021minha estante
Tenho que achar um desses.

Everton Vidal 06/06/2021minha estante
É até difícil recomendar pq são tão diversos rs. Gosto de Borges, da Clarice e em outra ponta, quase crônica, quase poesia tem o Eduardo Galeano. Ah, e a Cora Coralina, me disseram que vou gostar, ainda não li.

anapachecoeumsm 15/02/2023

Moderno, mas não tanto
São Paulo não mudou tanto assim. Para aqueles que gostam de se aventurar por leituras nostálgicas e até "clássicas" (independente de escola) esse livro é um deleite. É curioso, gostoso e imagético, principalmente para os que vivem em São Paulo, ver a cidade aos olhos antigos, ver as ruas sendo citadas, os costumes que pouco mudaram.

A edição que tenho é barata-"mente" preguiçosa, com erros nas notas de rodapé e citações de pronúncia italiana que pouco traduzem o que queremos saber.

Importante também entender que, para um livro que se propõe a ser jornalístico (meio autobiográfico) pouco é um e sequer é o outro. Nada nos conta sobre pessoas além de citações de pessoas reais, nada notícia que realmente nos embale ou marque e nem se enquadram em contos, com finais mais sem gosto que chuchu e preguiçosos.

A ideia de construções sintáticas curtas é interessante, funciona realmente como takes de cinema, como dizem na apresentação. Inclusive, ouso dizer, se ninguém mais o fez, que a rapidez prosaica se deve a rapidez idiomática na fala dos paulistanos. As frases curtas, rápidas, ávidas de uma cidade que desde sua origem não para.

Essa fluidez dos contos permite que o livro seja lido rapidamente, em algumas horas, um dia talvez. O que tenta rebuscar os contos para uns, para outros ficaram datados; o que não é de tudo ruim, já que nem tudo que é datado merece rejeição e sim curiosidade, como o charuto com nome de poeta e os carros antigos.

No entanto, a apresentação que se faz moderna coloca escravos e seus descendentes com termos pejorativos, preferindo rebaixá-los (uma minoria já tão oprimida) pela modernidade de defesa do que chamam de mamelucos e filhos de italianos. Flerta inclusive com um patriotismo perigoso, no limiar entre o fascismo italiano e nossa ditadura. Brincando com isso de maneira liberal revestida de modernidade. Uma ironia mordaz e perigosa.

Coloca os mestiços numa posição de donos da pátria, que de bom grado aceitam os imigrantes, esses sim "feitos para São Paulo". Talvez eu gostasse mais se fosse de família de imigrantes? Não sei.

Não gostei do tom, não gostei da apresentação e, para um quê moderno pra eles, envelheceu mal demais. Se refere a pessoas negras de maneira pejorativa algumas vezes, o que me faz problematizar que: revolução em arte, sem luta de classes é apenas um dadaísmo com outro nome.

Alguns contos são divertidos, como o Carmela ou Corinthians (2), mas terminam de maneira escabrosa e me pego com pé atrás, para além desses motivos, de que Oswald estava certo na briga com Alcântara.

Mais que isso, uma São Paulo tão linda, tão rápida, com uma história de luta entre diversos tipos de pessoas não deveria rivalizar e sim abraçar todo tipo de gente. Mas daí, o lance biográfico funciona, pois muitos imigrantes eram extremamente preconceituosos, o que reforça a falta de harmonia na multiplicidade do povo brasileiro.

Mostra Corinthians, Barra Funda, Lapa, Avenida Paulista, o início do Palmeiras e a força de um povo europeu rejeitado. Mas se for pra bater no peito e dizer: moderno. Não é esse livro que o faz.

Bruno.Andreoli 10/04/2021

Obra modernista
O livro se compõe de uma série de contos rápidos, ritmados e repletos de bom humor. Mais que um mero retrato dos imigrantes do início do século XX, temos uma obra marcante e indispensável do nosso Modernismo.
Esther 10/04/2021minha estante
Gosto muito desse!

Gabrielle 06/01/2023

De modo geral, gostei dos contos/crônicas. Algumas são divertidas, outras são tragicômicas. É possível ler todas de uma só vez.
Resolvi ler esse livro porque estou participando de um desafio chamado "100 livros da literatura brasileira" e esse estava na lista.
Recomendo.

Kamis 26/10/2022

Nada mudou
Livro da época do romantismo, aborda os bairros que possuíam pessoas de origem italiana. No total são 12 contos, que abordam culturas mescladas, expressões e pensamentos.

Acho que a parte mais triste de tudo isso, è que lendo as coisas de hoje em dia nada mudou.

As pessoas sempre dizem que o mundo está acabando porque o pensamento de outros são diferentes do dela. Mulheres que andam com homens que possuem carros, são interesseiras, a crítica sobre a política é a mesma até hoje: precisamos de um bom governo. Nado mudou.

Meu conto favorito foi:
-gaetinho
- amor e sangue
Kamis 27/10/2022minha estante
Modernismo****

Galvão 25/01/2023

Passeio por Sp
Bom, eu gostei bastante por se tratar de contos que se passam em bairros de Sp, e por trás de toda a influência italiana, ótimo para quem busca conhecer melhor a cultura de São Paulo.
Os contos divertidos e sérios são incríveis.

Raquel Pepineli 04/03/2022

interessante porém não foi meu tipo de leitura
o livro é composto por contos que retratam o comecinho da chegada de imigrantes em são paulo. além de ter cenas clássicas, diálogos em outros idiomas etc, é legal observar a formação de bairros que hoje são clássicos.
acredito que seria melhor ler acompanhado de uma pesquisa histórica ou algo do tipo, para contextualizar melhor

Antony.Trindade 10/05/2022

Literatura Ítalo-brasileira de São Paulo. Primeira fase do modernismo, publicado na década de 20.
Os contos são muito bons. Nos fazer imaginar uma São Paulo antiga e italiana.

Andressa Oliveira 23/01/2021

Uma surpresa boa!!
Tudo começou quando o Skeelo lançou um app de áudiobooks e esse título me chamou a atenção!! Gostei da dinâmica de contos curtos e também amei a narração da intérprete.
Os contos em si não possuem nada de surpreendente, mas a interpretação está impecável, vale a pena conferir!!!

Ana 24/03/2021

Eis um engraçadíssimo livro que nos remete à São Paulo da larga imigração italiana no início do século passado!
O primeiro conto, Gaetaninho, eu já havia lido há uns tempos, e tem um quê de tragicômico. Os outros foram uma grata surpresa, não os conhecia.
Antônio tinha um dom mágico de fazer com que os personagens fossem criando uma cara, uma identidade, à medida em que lemos suas descrições de tipos humanos: o carcamano novo-rico que todo sem jeito vai pedir a mão de uma moça rica, filha de um sujeito importante, em casamento para o filho; Carmela, a moça namoradeira sem juízo; Lisetta, a menina com inveja do ursinho da menina rica no bonde; etc.
Uma pérola de nossa literatura que pode ser lida em um dia.

a.lida 09/01/2022

Contos
É um livro reunido de contos que se passam primordialmente na região sudeste do país e transpassa por o momento da urbanização do Brasil. Sendo assim, é possível analisar as questões sociais e históricas da época com um olhar mais cômico. Gostei da leitura.

marina 18/09/2022

Mais um livro que li por causa da escola, mas confesso que achei até um pouco legal.
Nota 3 de 5. ?

Leonardo.Heffer 26/01/2024

Esperava mais...
Comprei este livro com a intenção de começar a entender um pouco sobre São Paulo através da literatura e seus autores.

O livro começou com uma narrativa incrível. Escrito e lançado em 1927, ele faz vc viajar para os bairro que são nome a obra e conhecer um pouco mais sobre seus moradores.

É interessante ver como em1927 o comportamento das pessoas não era tão novelesco como a Globo faz parecer. Pelo contrário, é mto mais próximo da nossa realidade do que se espera.

Porém apenas o primeiro conto de te fisga e te traz a promessa de uma.leitura incrível. Os outros contos do livro parece ser perdidos, sem final, sem meio e sem começo também.

Acho que esperei demais a partir da expectativa do primeiro conto e acabei de frustrando. Mas irei buscar mais trabalhos do autor para tentar entender se foi só este livro.ou realmente não eh uma leitura que me.prende.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6