Era dos Extremos

Era dos Extremos Eric J. Hobsbawm

Resenhas - Era dos Extremos

1 | 2 | 3 | 4

Clio0 09/04/2021

Era dos Extremos é o último volume da tetralogia escrita por Eric Hobsbawm.

O objetivo principal dessa série era facilitar o acesso aos estudos acadêmicos e esse livro, que abarca os anos transformadores do século XX, faz isso com louvor. Hobsbawn não é apenas um grande historiador, ele também é um ótimo comunicador e transforma um texto cheio de referências teóricas em algo quase didático, fácil de ler ao mesmo tempo que demonstra pleno domínio do parafraseado típico dos jornalistas.

Quanto ao conteúdo em si, a influência Marxista é exposta e alardeada: há toda uma argumentação sobre a Revolução Agrária e predominância da economia sobre o social. Porém, isso não retira em absoluto as observações quanto as Grandes Guerras, o avanço tecnológico e, em parte, os conflitos culturais.

Não se furtando da análise a Rússia e, é claro, o período de U.R.S.S., temos mais um ponto positivo pois há uma bela amostra não apenas dos problemas (tão frequentemente alardeados), mas também das conquistas e avanços. - Algo que levou muitos a criticarem-no como um compêndio propagandista.

Eu, pessoalmente, diria que a Era dos Extremos é mais uma coleção de ensaios historiográficos do que um livro de divulgação histórica. O que não é, de forma alguma, em detrimento.

Ed Siqueira 20/09/2011

Boa análise do século XX, apesar da parcialidade declarada
Hobsbawm tem a vantagem de sempre dizer a que veio em seus livros, uma honestidade intelectual 'a priori' que reduz as contestações durante a leitura de "Era dos extremos", um dos relatos mais condensados sobre o colapso da antiga URSS e a abertura da "cortina de ferro". Apesar disso, os trechos sobre a dinâmica do regime comunista soviético são cansativos, às vezes quase verborrágicos.

É um livro penoso e que requer uma leitura paciente, sem a pressa tão característica do século que a obra retrata.
Fabio 13/02/2017minha estante
Concordo. Bom livro, mas sua leitura é extremamente cansativa. Para falar a verdade, não via a hora de acabar.

Ogaiht 20/07/2022

Uma Obra Fantástica
Eric Hobsbawm foi um dos maiores historiadores de nosso tempo. Depois de escrever a trilogia ?Eras? (A Era das Revoluções, A Era do Capital e A Era dos Impérios) que analisava os acontecimentos mundiais de 1787 até 1914, o autor escreveu este quarto e último volume, desta vez cobrindo os anos de 1914 até 1991.
O autor começa sua análise com a a eclosão da Primeira Guerra Mundial, causada pela ascensão da Alemanha que lutava por espaço e hegemonia contra as tradicionais potências europeias: França e Grã-Bretanha. Esse conflito teve duas consequências: a queda de antigos impérios como o Turco-Otomano e o Austo-Húnguro (a Rússia, apesar da queda da monarquia, conseguiu manter seu território, agora sob a forma da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) e a derrota da Alemanha e os pesados termos do Tratado de Versalhes deixaram a Alemanha numa difícil situação sócio-econômica, fazendo deste país um solo fértil para se prosperaram as ideias revanchistas e os ideias nazistas defendidos por Adolf Hitler.
Com a ascensão de Hitler e Mussolini ao poder e do expansionismo japonês no Pacífico, uma outra grande guerra parecia inevitável. E, em 1939, ao invadir a Polônia, a Alemanha nazista inicia a Segunda Guerra Mundial, maior conflito da história onde mais de 40 milhões de pessoas morreram. Derrotando rapidamente as forças francesas e encurralando os ingleses em sua própria ilha, os alemães ocupam toda a Europa, deixando assim o caminho livre para enfrentar seus grandes inimigos: os soviéticos. Mas, a partir de 1942, depois da batalha de Stalingrado, os alemães começam a perder a guerra, e os soviéticos começam expulsar o alemães e libertar o países do leste europeu, ocupando Berlim em 1945. Os Estados Unidos, reticentes em entrar no confronto, se veem obrigados a declarar guerra ao Eixo depois dos bombardeios japoneses a Pearl Harbor. Também em 1945, o conflito mundial tem fim definitivo com as duas bombas nucleares lançadas no Japão pelos americanos.
Com o fim da guerra, duas grandes superpotências emergem no mundo: os EUA capitalistas e a URSS comunista. Depois da inusitada aliança, ambos se distanciam e começam um conflito chamado de Guerra Fria, período da história onde o mundo se viu a beira da destruição com a possibilidade de um conflito nuclear entre os dois gigantes. A Guerra Fria teria fim em 1991, ano do colapso da URSS, representando o fim do breve século XX.
De um conhecimento enciclopédico, o autor nos dá uma verdadeira aula de história mundial, nos mostrando porque chamou o século passado de era das catástrofes, nos mostrando que a história é, entre outras coisas, um registro dos crimes e loucuras da humanidade.

Raffert 07/10/2009

Soberbo. Esqueçam seus manuais de sociologia e de previsões economicas! Hobsbawn certifica que as ambições humanas se equilibram num fio de cabelo para se tornarem boas ou más, mas nada vem de repente. Parece que Shopenhauer soprova na orelha de Eric. Considero este livro e A era da Incerteza de Galbraith o resumo esclarecedor do mundo ocidental desde o século dezoito. Corrijam-me se estou errado.

girino 14/01/2009

Parcialmente imparcial.
Apesar de se esforçar (e ele realmente se esforça) por colocar no papel um relato imparcial do século que ele viveu, a tendência socialista do Hobsbawn salta aos olhos. Quer dizer, pra quem foi educado num sistema que durante anos idolatrou o socialismo, como o nosso sistema escolar, isso nem sempre fica claro, e o que é na verdade um radicalismo menor do que o dos nossos professores de história soa pra nós como imparcialidade.

Mas não é. É um relato de um velho historiador, que viveu tudo aquilo e estudou a fundo os assuntos tratados. É extensivo e ainda assim cru e direto, colocando o leitor praticamente cara a cara com os fatos. Mas é a visão do homem, por mais distante que ele esteja. Só que esse homem, não é qualquer um, é um sujeito que como historiador não deve nada a ninguém, e escreve ainda melhor! É leitura fundamental para quem quer entender o nosso mundo e a nossa história recente.
Bia 14/10/2017minha estante
Não achei que ele se enforcou pra tentar ser imparcial , na minha concepção nesse livro ele quis mostrar para o mundo que era marxista e que defendia o socialismo mesmo , ele tem uma escrita maravilhosa, mas que é sim muito parcial

Kemuel.Joo 04/06/2019minha estante
Cara o capítulo da revolução russa é muito parcial pqp

Livros e História 16/08/2020

Meu primeiro contato com Hobsbawm foi na faculdade, é uma leitura obrigatória. Então, no começo do semestre a gente recebia o cronograma das leituras, quando tinha muito do mesmo autor, eu decidia comprar os livros. Desse modo, eu fui adquirindo alguns livros do Hobsbawm (ele tem muitos livros e quero completar a minha coleção) e lia só os capítulos correspondentes, esse ano eu decidi ler os meus livros acadêmicos e acabei até este presente momento lendo quatro livros dele.

Eu li Era das Revoluções, Era do Capital e Era dos Impérios, livros com capítulos fantásticos e um conteúdo excelente. E por fim, eu li o incrível Era dos Extremos, que livro espetacular. Eu fui arrebatada pelo conteúdo dele, os textos foram sensacionais. O autor tenta nos mostrar o que foi e o que aconteceu no breve século XX, desde a Primeira Guerra Mundial até o início da década de 1990, quando tivemos a queda da URSS e questões relacionadas a crises decorrentes de guerras e questões políticas.

O que são os capítulos que ele escreve sobre o fascismo?! é sensacional! Eu fui lendo e só concordando e me maravilhando. O autor vai tratar de inúmeros temas, desde países do primeiro mundo até países de terceiro mundo, tratando de política, economia, miséria, guerras, capitalismo, socialismo, futebol, guerrilhas e inúmeras outros fatos que marcaram o breve século XX, como o autor o nomeou.

Eu recomendo muito a leitura do Hobsbawm, apesar de ser um livro acadêmico, ele fala com todos, não tem vocabulário difícil e nos leva a refletir sobre muitos temas e coisas que aconteceram que refletem até os dias atuais.

site: https://www.instagram.com/p/CD62KTBD71h/?utm_source=ig_web_copy_link

Menino Javali 18/10/2011

Com uma visão pouco ortodoxa dos fatos que marcaram o atribulado século passado, Hobsbawn encaixa no contexto político e econômico as principais inovações tecnológicas, artísticas, ambientais e comportamentais do período. Relaciona a importância social do Jazz, da música clássica, de Hollywood e de toda a indústria do entretenimento e da moda a momentos relevantes de crises ou mudanças nos rumos da sociedade mundial. Abdica da posição de mero expectador para expor o ponto de vista de alguém que vivenciou os eventos mais prolíficos da história da humanidade. Obra densa e de importância fundamental para o entendimento das conjunturas que levaram o mundo a duas Guerras Mundiais, várias crises econômicas, diversos colapsos políticos e a um quase apocalipse nuclear. Recomendadíssimo, mas para ser consumido em doses homeopáticas.

Julyana. 27/04/2010minha estante
Eu tenho esse livro aqui...

Marina 24/06/2021

Comentários sobre a leitura
Pontos positivos: achei o livro extremamente fluido, trata do século XX a partir de temas variados, desde as disputas geopolíticas macro até a arte e as tendências sociais e ensina bastante. Hobsbawn era de esquerda (marxista) e trazia sempre reflexões acerca de como os eventos históricos afetaram as classes trabalhadoras.

Pontos negativos: apesar do autor jurar que não está sendo eurocêntrico, ele está. Isso não é exatamente uma crítica a ele, percebe-se no livro que ele tenta comentar acontecimentos fora do ?primeiro mundo? o que já vai muito além da maioria dos textos historiográficos europeus ainda hoje. Ainda assim, a história que ele conta é a história da europa e dos brancos, e ela só vai falar do resto do mundo na medida em que esse interfere na vida dos brancos europeus.

Isso não tira o mérito da leitura, mas é importante ler com o senso crítico de saber que não se trata de fato de um compilado da história do século XX, mas sim de um compilado da história dos brancos no século XX.

Nathalia 13/09/2020

Ótimo panorama!
Como era de se esperar, o livro é ótimo pra dar um panorama das guerras e conflitos sociais, político e econômicos do século XX para o público não acadêmico. Linguagem simples e bem fluida, gostei bastante.

Tiago.Zulian 13/04/2022

Breve Longo Seculo XX
De uma forma detalhada e altamente profunda Eric Hobsbawn descreve os acontecimentos do século passado e que cada vez mais aparentam permanecer sobre a mesma inércia neste novo. Conhecer a história é essencial para não repetir os mesmos erros. Infelizmente poucos lêem sobre.

Vinicius.Chiquito 27/11/2020

História e Política
Deveria ser leitura obrigatória.

Excelente

Biblioteca Álvaro Guerra 03/04/2023

O renomado historiador Eric Hobsbawn trouxe nova visão crítica sobre o século XX e descreveu como sendo o mais terrível dos séculos e o mais veloz de todos, um século de guerras, de nascimento e fenecimento de utopias de conhecimentos mais ao mesmo tempo, do predomínio de ignorância e medo. Em 1994 publicou “A Era dos Extremos” onde o historiador analisa o período compreendido entre 1914, início da Primeira Guerra, e 1991, ano da queda da União Soviética e o fim dos regimes socialistas do Leste Europeu.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788571644687

Leandro.Santana 05/08/2015

Um clássico!!
Um clássico!!! Ultimo livro da série "As Eras" de Eric Hobsbawm. Ele traz um relato de aspectos sociais, econômicos, culturais, entre outros, do período que vai do início da segunda guerra mundial á metade da década de 1990. O livro pode tornar-se cansativo devido à quantidade de informações, mas é rico em detalhes e referências. Realmente um dos melhores livros que já li.

Clara.Brogliato 20/03/2021

Perfeito
Um dos meus livros favoritos, leitura obrigatória para entendimento do século XX! Hobsbawn é sensacional

1 | 2 | 3 | 4