Fragmentos de uma Antropologia Anarquista

Fragmentos de uma Antropologia Anarquista David Graeber

Resenhas - Fragmentos de uma Antropologia Anarquista

RAGGI0 10/10/2023

UM DOS MELHORES LIVROS QUE JÁ LI NA VIDA!
?Fragmentos de Antropologia Anarquista? foi um livro que decidi desenterrar da minha estante, por conta de um dos títulos que Angel dá a Collins no musical RENT. Para quem não sabe eu sou a Angel de RENT Brasil 2023, e quando ela chama Collins de ?Anarquista?, eu me deparo com uma pergunta importante para que eu compreenda a minha personagem e seu caso amoroso: ?O que é de fato um anarquista?? Por isso, eu fui procurar ler a respeito (Dica: é assim que a gente estuda pra uma peça de teatro, tá pom, apores?).

Eu descobri muitas coisas incríveis neste livro. Como os anarquistas pensam sobre globalização e os limites que dividem os Estados, por exemplo. E eu concordei, inclusive, com muitas analogias feitas pelo antropólogo David Graeber (tanto que postei muitos trechos do livro no X, Threads e Koo? Me segue lá também!).

Particularmente, eu amei o último capítulo. O livro em si é de uma leitura acadêmica bastante densa, então não é qualquer um que consegue ler. É bem difícil mesmo, mas eu achei que as ilustrações feitas por David durante o livro, falando sobre Madagascar, sobre os Maias, os indígenas brasileiros, entre outros povos autogovernados, deu a liga necessária para que se pudesse entender o que seria (porque ainda não existe, por completo) uma antropologia anarquista de fato.

Eu recomendo este livro a todos que não sabem o que é anarquismo com profundidade. Sua forma de pensar o mundo vai mudar profundamente depois desta leitura.