Cisne Eleonor Hertzog

Resenhas - Cisne

Fun's Hunter 03/03/2013

Cisne - Eleonor Hertzog
Tão difícil falar de livros realmente surpreendentes!
Recebi o livro, e alguns mimos especiais, através de parceria com a autora Eleonor Hertzog. Como deve ter acontecido com qualquer outra pessoa, acabei me assustando com a quantidade de páginas que a obra possui. Será que em 832 páginas a autora conseguirá manter o foco na história e prender a atenção do leitor até o fim? Foi exatamente isso que pensei ao ler as primeiras páginas!

No livro conhecemos uma família muito divertida que guarda grandes segredos... Os cientistas Henry e Doris Melbourne vivem com seus 8 filhos em um veleiro batizado com o nome de Cisne. É nesse veleiro que iremos conhecer um pouco mais da família e suas atividades diárias.
Theodore (Ted), Thimoty (Tim), Pamela (Pam), Lisandra (Lis), Thomas (Tom), Theobald (Teo), a garota adotada Peggy (Peg) e Roberth (Bobby) são os filhos do casal Melbourne e tripulantes do veleiro. São muito agitados, alguns vivem brigando ou discutindo, mas sempre estão dispostos a defender uns aos outros. Com exceção de Bobby, que ainda tem 8 anos, os irmão realizaram as provas da melhor, e mais disputada, escola avançada da Terra. Champ-Bleaux é conhecida por formar os melhores cientistas, mas só aceita 250 novos estudantes por semestre.
Todos os anos o Cisne e seus tripulantes atracam na cidade de Porto Alto e levam um pouco de diversão aos seus moradores, os envelopes com o resultado de admissão da Escola Avançada Champ-Bleaux os aguarda na agência de correios da cidade.
Será que alguém da família Melbourne irá conseguir entrar em Champ-Bleaux?

Como disse antes, o livro possui 832 páginas, mas é quase impossível você querer parar de ler por algum motivo. A narrativa é bem leve a cativante, a autora escreve de uma maneira que facilita a nossa compreensão da história. As páginas vão passando e quando você percebe, já está quase acabando a leitura deste magnifico livro.
Na história da série "Uma Geração. Todas as Decisões", a Terra está bem diferente de hoje em dia! O idioma falado entre as pessoas é o solar, ser um cientista formado por Champ-Bleaux é o melhor que pode acontecer na vida de uma pessoa, um novo mundo foi descoberto atrás do Sol, Tarilian.

Conhecer um pouco mais da família Melbourne foi uma das melhores leituras desse ano. Cada personagem é único e enigmático da sua maneira. A que mais desperta nossa curiosidade é Peggy, seus segredos são desconhecidos até por ela, mas sempre a autora nos presenteia com alguma nova informação sobre ela.

E se já não bastasse os filhos para cuidar, o casal Melbourne terá que receber em seu veleiro dois cientistas estagiários de Tarilian. Eles sofreram abusos e maus tratos no barco em que estiveram e o casal foi escolhido para que eles terminem o estágio sem maiores complicações. Mas é aí que os problemas no veleiro começam! Os estagiários não irão sozinhos, um repórter tariliano irá acompanhá-los e distorcer tudo o que acontece por lá.
Para não deixar os habitantes apenas coma visão do repórter de Tarilian, os cientistas levam Jean em sua viagem. O jovem conheceu os Melbourne em Porto Alto e conquistou rapidamente o seu espaço entre eles, após passar em um pequeno teste.

A capa, mesmo sendo perfeita em relação a história, deixou um pouco a desejar na qualidade do papel escolhido pela editora. Ele é mais flexível do que estou acostumado a ver em outros livros e não possui orelhas, o que o deixa parecido com os livros em versão econômica que encontramos a venda no site Submarino. A revisão deixou passar pouca coisa, nada que atrapalhe a leitura, e o espaçamento entre as linhas não me causou a impressão de "embaralhamento".

O livro possui uma grande quantidade de personagens, em alguns casos a autora colocou alguns marcadores quando os diálogos aconteciam longe do Cisne. Todos esses personagens são importantes para a história e seus acontecimentos, nenhum deles foi colocado lá apenas para aumentar o que poderia acontecer.

O livro é apenas uma introdução, muita coisa é revelada e muita coisa ainda fica sem explicação. Pelo menos a autora não nos deixou curiosos em saber se algum dos filhos de Henry e Doris irão seguir o caminho dos pais e passar os próximos 10 anos estudando em Champ-Bleaux.

Cisne foi uma grata surpresa! Eleonor Hertzog criou uma história, mundos e seres fantásticos. Apesar da história ser apresentada como se o leitor já conhecesse todas as mudanças, descobertas e afins, aos poucos algumas dessas coisas são explicadas e conseguimos compreender um pouco melhor e descobrir o motivo de determinado acontecimento das páginas anteriores, ou seja, é impossível aguentar a curiosidade que o livro desperta.

Caso me peçam para definir o livro em uma única palavra, com certeza será: MAGNÍFICO! A história desse volume e seu final é de deixar qualquer leitor boquiaberto de tanta criatividade por parte da autora.

Suhet 24/02/2013

Cisne
Há quem diga que nada pode ser criado, tudo apenas se transforma, que apenas podemos moldar o existente. Em partes eu concordo com essa forma de pensamento; afinal essa é a base da nossa ciência atual.

A cada ano que se passa vemos inúmeros títulos sendo lançados. Milhares de mundos e histórias chegando aos olhos dos leitores. Dessas tantas histórias podemos conceituar poucas como únicas.

Temos o que intitulamos de “base”, essas são histórias criadas e que serão referência para muitas outras. E as “outras”, também podem ser ótimas, mas não deixam de estar carregadas de macros das “bases”.

Há também aquelas que nascem como uma macro, mas que se auto intitula única. Diria que são uma espécie de “histórias mutantes”. Vem de precedentes, mas permanecem com seus “genes diferentes” das originais.

É exatamente assim que nomeei Cisne.

Hertzog não criou conceitos totalmente novos. Mas ela conseguiu deixar sua marca como única através de sua narrativa muito bem escrita e com novas transformações. A história de Cisne se passa aqui na Terra mesmo. A humanidade descobriu um novo mundo existente atrás do sol, um mundo que até então nunca tínhamos ouvido falar: Tarilian. Para tentar diminuir a discrepância tecnológica existente entre os dois mundos, a Terra se empenha em sua ciência e a partir disso, ser um cientista é o maior status que alguém pode alcançar.

Nessa Terra, o mundo mudou. Não há mais poluição, A pobreza não existe e as doenças mais sérias que o homem estaria exposto podem ser curadas e o mundo fala uma língua única o solar. Nossa história começa com a Família Melbourne, um casal de cientistas que tem oito (sim oito) filhos e que vivem em um barco de pesquisa marítima. Mas não fique apenas no superficial dos números, os meninos são altamente inteligentes e hiperativos, o que poderíamos dobrar os valores facilmente.

Hertzog nos leva em uma história extasiante, através de sua narrativa fácil e muito fluente com uma escrita impecável e inteligente. Nos primeiros dois capítulos você já traça facilmente sua obviedade, isso para apenas se frustrar futuramente, fazendo perceber que você traçou em sua mente o que se passaria em meses, e a autora nos revela o conteúdo das semanas.

Hertzog investe pesadamente em diálogos inteligentes cheios de sentidos, tece a trama como uma mulher tece um cobertor pesado para o inverno, e quando você chega ao final do livro, descobre que conheceu apenas a primeira peça do enxoval.

Astronautas, palácios submersos, Casas poderosas, Terra X Tarilian; você se vê em meio a um verdadeiro impasse diplomático que, com apenas um único espirro seja de que lado for, tudo estará perdido.

A autora explora pontos interessantes da mente de seus personagens. Peggy a filha adotiva dos doutores Melbourne se revela um dos personagens mais intrigantes e fortes da saga. Aos poucos a autora vai revelando toda a verdade sobre ela (verdade essa que nem ela própria tem conhecimento), o que nos faz querer saber mais a cada página. Garanto que quando vocês conhecer Senira através de Peggy vocês entederão do que estou falando.

Senti falta de alguns marcadores durante a leitura. Em algumas partes tive dificuldade em reconhecer quem estava falando. Perde ponto também por não explorar mais a descrição dos lugares onde ela acontece. Senti falta dessas descrições de ambiente. A Terra mudou tanto, porém não deu pra perceber quanto ela mudou. Talvez seria interessante dar pelo menos uma pincelada nesse quesito no primeiro livro, mesmo que haja uma exploração nos volumes posteriores.

Quanto à gramática, Cisne foi altamente revisado. Não sei se esse mérito deva ir para a editora ou para a autora, mas encontrei apenas UM único erro e foi um erro tonto que poderia passar facilmente despercebido. Alguns pequenos detalhes de pontos de vista como observação me tiraram um pouco a concentração mas nada que influenciou demais na leitura.

Cisne não chega a ser uma leitura Densa. A autora consegue quebrar essa "carga" com seus diálogos cheios de bom humor. Seus personagens se encarregam disso e fazem com perfeição todo o trabalho, principalmente Tim, um dos filhos dos Melbourne que se tornou meu personagem favorito.

A autora ao contar sua história, nos mostras como que nossas vidas está conectada em pontos que, muitas vezes não percebemos, e que os acontecimentos do mundo muitas vezes nos envolve muito mais do que podemos imaginar. Além disso, Hertzog nos mostra como é uma família de verdade. Os Melbourne podem ter seus segredos e intrigas, mas são uma família muito bem estruturada. Ela nos ensina como podemos e devemos confiar uns nos outros. Além de falar também dos laços que constroi a amizade. Confesso que a autora me fez analisar um pouco de meus próprios laços de amizade através de sua personagem Peggy, que não pensa duas vezes em ajudar a pessoa mais proxima que ela considera: Peter.

E assim a autora constrói sua trama. Cisne pra mim foi a melhor escolha de leitura para 2013. Considero que entrei com o pé direito no ano e ele vai para o Top 6. A não ser que haja outras 6 obras melhores que sejam lançadas até lá.

Mesmo tendo algumas falhas quanto a sua construção eu darei nota 5 para a obra Cisne, pois é um projeto que se encontra bem acima da média apresentada no meio literário. Hertzog me impressionou pela qualidade de sua escrita oferecendo uma leitura, dinâmica, inteligente e muitas vezes engraçada.

Critérios de Avaliação:

a) Arte da Capa:

A Capa de Cisne gerou uma longa conversa com a autora. A Capa é obra de Anelise Hertzog, Rafael Krás e César Oliveira. Muito bem desenhada ela nos traz cores vivas, bem diferentes, como a própria autora diz, da maioria dos livros que vemos e que possui em sua essência o fundo preto. Mas mesmo assim achei que a obra criada é muito mais que a capa possa revelar.

b) Trama:

Hertzog construiu uma trama altamente complexa. Ela lida com tantas ramificações de conceitos, fatos e conflitos que me deixou bobo por tanto controle. No entanto em algumas partes senti que precisava de algumas explicações antecipadas, até perceber que era exatamente isso que a autora queria que eu sentisse. Ela nos deixa algumas vezes às sombras, com especulações e teses possíveis, para depois no final nos revelar TUDO o que ela havia planejado. Alguns dessas explicações acredito que seriam melhor aproveitadas se fossem antecipadas, até ajudariam o leitor com a história. Outras realmente TINHA que ser deixados para o final. O Timing da leitura corre com uma rapidez extraordinária mais ou menos até a página 600, depois essa fluência decai um pouco. Mas mesmo com essas irregularidades a trama se mantêm forte,

C) Caracterização dos Personagens:

Um dos pontos mais altos do Cisne é seus personagens. São construídos como se fossem verdadeiros.Foram muito bem desenvolvidos e sua interatividade, principalmente os filhos dos Melbourne, foram muito bem elaboradas. Eles que dão toda a descontração à obra. Cada personagem em Cisne é único. Todos possui seu grau de importância para a trama e ela consegue explorar a capacidade de todos durante os acontecimentos.

D) Qualidade do Livro (Papel, Letra, erros, etc.):

A diagramação da obra é altamente adequada à leitura. Possui folhas amarelas quase sem poros. O livro foi publicado pela editora Dracaena, possui 832 páginas e já vem com o novo acordo ortográfico. A editora acertou em quase tudo, tirando a qualidade do papel da capa. Um livro grande desse jeito deveria ser oferecido uma maior atenção quanto ao seu acabamento e ganhar uma capa mais resistente. Foi um dos poucos livros que considerei a sinopse relevantemente boa, mas mesmo assim pode ser melhorada.

e) Comparação com outras obras do gênero:

A História de Cisne vai muito além do esperado. É uma história que impressiona, e que segue caminhos próprios. Mas não se torna um diferencial por ser apenas uma boa história, mas sim por ser altamente bem escrita e bem moldada. A inteligência que ela caminha é de se destacar entre as obras nacionais publicadas.

Matum 14/02/2013

Resenha Universe for Words
Esse livro de início me deixou bem curioso, pois me deu a impressão de ser uma história bem diferente de todas as outras que eu já tinha lido, principalmente por grande parte do enredo acontecer em um navio, em alto mar. E o livro realmente é assim, se aprofundando na vida de uma família que mora em um barco de pesquisas e contando com detalhes como é o dia-a-dia deles.

Uma coisa que me chamou bastante atenção, foi o livro me passar uma impressão de ter sido escrito ao longo da vida da autora, tendo em momentos alguns detalhes típicos de fantasias infantis e outros, mais complexos, de um livro feito para um público mais velho. Por isso e alguns outros motivos, na minha opinião esse é um livro feito para todas as idades, com uma história bem inteligente e criativa. É uma leitura bem suave e divertida, muito boa para passar o tempo. É um livro que não podemos julgar pela capa, sinopse, resenhas ou qualquer coisa que não seja lê-lo. Na história acontecem coisas surpreendentes, em que eu particularmente, parei para dizer "Nossa, da onde ela tirou criatividade para pensar em algo assim?."

Acho que qualquer pessoa que ler, achará bem curioso e inteligente, e como eu, em algumas partes irá prestar bastante atenção e até re-ler para entender melhor a história. Mas mesmo assim, você não acaba se perdendo e se confundindo com os acontecimentos. Além disso, é daqueles livros em que sentimos vontade de entrar na história e ter a vida que os personagens tem.

Na minha opinião, o que faltaria para ser um livro da minha lista dos favoritos, é na parte física, aonde eu me incomodei um pouco do livro ter ficado meio "torto" (talvez por causa do grande peso pela quantidade de folhas) e eu achei também que o livro conta muito do dia-a-dia da família em vez de contar mais sobre as coisas mais importantes, que serão desafios para eles.

Mais resenhas como essa em:
Eleonor 18/02/2013minha estante
"... uma história bem inteligente e criativa... uma leitura bem suave e divertida...", nossa, Matum, obrigada!

Ju 06/02/2013

Cisne
Era uma vez... um livro que leva a gente a um mundo encantado, o mundo particular de uma família que com certeza terá um papel muito importante na vida de todos os seres. Sejam bem-vindos ao lar dos Melbourne, estão todos convidados a embarcar no Cisne!

"O Cisne é uma espécie de... lugar à parte do mundo. A gente ganha coragem de ser a gente mesmo, sem máscaras, sem fingimentos, sem poses."

Esse livro me conquistou já na primeira página. A Eleonor me surpreendeu e virei fã instantaneamente. Como vocês viram na postagem de ontem, ela é parceira aqui do blog. Muito obrigada, Eleonor, pela confiança e por ter me enviado esse livro lindo para que eu o apresentasse aos leitores do Entre Palcos e Livros!

Cisne é uma leitura densa, mas muito divertida. Vou tentar explicar... É que tem muiiiiiiiiiiiiiiiita informação, muita mesmo... Muitos mundos, bases espaciais e tudo que a gente tem direito. É uma leitura fascinante, em que os horizontes vão se expandindo aos poucos para o leitor. É muita coisa, mas colocada de um jeito que a gente consegue absorver. E o pessoal tem um humor fantástico! Aprontam o tempo todo uns com os outros, e não dá pra passar muitas páginas sem dar uma boa gargalhada!! rs...

Tem muitas personagens no livro, vocês não fazem ideia!! E é muito legal que elas sejam apresentadas em etapas, parece que vamos nos tornando parte da grande família que elas formam, mesmo que não percebam isso.

"Cada um era um mundo, cada um devia compreender o mundo construído a partir de si e de seus atos."

A Terra é um lugar bem diferente do que conhecemos, ou pelo menos aparenta ser.

"- Ainda não alcançamos Tarilian, mas, graças a tudo que se investe em Ciência, não há ninguém passando fome na Terra, as doenças mais sérias estão sob controle, as pessoas têm facilidades em suas casas que nem sonhariam, dez anos atrás! A poluição é coisa do passado, desertos viraram fazendas, até se fala em emigração pra Lua e bases do espaço. A Terra nunca progrediu tanto quanto agora, Jean! Mexer nisso? Pra quê, afinal?"

Mas vamos falar das personagens principais: toda a família Melbourne. Os pais, Henry e Doris, e seus sete filhos: Teo e Ted, gêmeos, 16 anos; Tim e Tom, gêmeos, 15 anos; Pam, 14 anos; Lis, 13 anos e Bobby, 8 anos. Como eles conseguem criar (e de forma esplêndida!) 7 filhos? Eu não sei! rs... E, como se não bastassem todos eles, ainda há uma oitava irmã, adotada há poucos anos: Peggy Saint-Mont, 14.

Imaginem o que essa turma apronta!! São muito unidos, ai de quem quiser prejudicar um deles. Brigam, claro, são irmãos. Mas sempre se entendem! Uma família linda, e muitíssimo talentosa.

"A causa das ofensas que você sofre são as falhas do seu caráter, e não o que os outros dizem. Quando o caráter é reto e firme, as ofensas não atingem."

Henry e Doris Melbourne, os pais, são formados pela Escola Avançada de Champ-Bleux - de onde saem os melhores cientistas da Terra. A escola existe há 51 anos, e foi criada por Carl Janson, um homem que desafiou seu tempo e provou que poderia oferecer um ensino melhor que o já existente.

"Dignidade. Era a palavra-chave. Por toda sua vida, Carl Janson havia se esforçado para tornar os alunos de sua Escola mais que cientistas. Queria-os inteiros, verdadeiros, e era o melhor exemplo do que tentava ensinar aos jovens que passavam por suas mãos."

Doris e Henry escolheram ser biólogos marinhos, seu barco é sua casa e seu local de trabalho. O Cisne é um biolab de pesquisa oceânica. Henry é um pai formidável, e um dos meus Melbourne preferidos. Trata os filhos como iguais, eles formam toda a tripulação do Cisne. Cuidam do barco, das pesquisas de biologia... de tudo o que for necessário para a família. Um homem que tem a honra e a verdade como princípios, e que está sempre disposto a lutar por justiça.

"- Sim, é isto que ele é: invencível. Sabe por quê? Não porque vença sempre, já perdeu diversas batalhas, este moço. É invencível porque nunca desiste de lutar. Não se pode vencer alguém assim."

Quando eu falo em cientistas, aposto que vocês não pensam em cientistas como os Melbourne... Lindos, bronzeados, sociáveis e gentis. Todos os anos eles ancoram em Porto Alto, e a cidade toda é louca por eles.

Meus irmãos preferidos: Tim, Peggy e Lis. O primeiro, é uma peste... rs... Com Tim presente, a confusão é garantida. Mas por trás do ser brincalhão, tem um garoto mega inteligente e capaz.

"- Oh, tragédia! Tom, aquele usurpador destruiu seu monopólio de tanques de mergulho! Você precisa ser forte, sobreviver à dor, continuar com seus planos e sua vida e suas esperanças! Precisa de outro monopólio, tem um repórter sobrando aqui!!
E Jean foi arremessado para cima, mais exatamente na direção de Tom, que o pegou no susto. Os dois acabaram abraçados."

Peggy é a sinceridade em pessoa. A personagem mais intrigante do livro, na minha opinião. Tem uma intuição fortíssima (e muitas habilidades especiais também). Parece mais filha de Henry que alguns dos outros, se pensarmos na personalidade. E Lis... uma menina muitíssimo esperta, que pensa mais rápido que a maior parte das pessoas, inclusive as mais velhas que ela. Toda a família é extraordinária.

"Sacudiu a cabeça, tornando a olhar as velas espelhadas do Cisne, que refletiam o luar e as nuvens. Tinha algo de sonho, aquele veleiro... Talvez fosse a Lua, ou o marulhar leve das ondas, ou o balanço do barco... Ou talvez fosse aquela estranha família, deixando a bordo uma parte de sua magia. Magia? Sorrisos, alegria, um tapa nas costas, uma palavra amiga... Amizade da melhor qualidade."

Acho que já deu pra perceber que eu realmente amei os Melbourne, né? Mas não posso deixar de falar do meu alienígena (entre os que têm consciência disso) preferido: Anton!!! =)

Que ser mais sem jeito, mais fofo, mais teimoso e mais humilde. É muito legal o jeito que ele passa de "não quero saber de vocês, prefiro morrer no meu quarto" ao "amo a Terra e sei que posso aprender bastante aqui". Tudo bem que ele meio que surta e se torna um ser grudento e um tanto quanto sem noção... rs... Mas tenho certeza que ele vai superar esse momento!! hahaha...

Cisne é muito mais que uma história (muito) legal. É um livro que traz mensagens lindas. Nos faz pensar sobre a vida e sobre como escolhemos vivê-la.

"(...) uma vida só é bem vivida se há nela coerência entre o que se acredita e o que se vive (...), acreditar em valores tais como verdade, honestidade e coragem de nada vale se essa crença não se torna ação concreta. Viver essa crença é o que dá ao ser humano seu sentido de honra e integridade."

Agora o final... o final é criminoso! rs... Maldade terminar o livro desse jeito!!!! Como a gente faz pra aguentar até o próximo volume? Alguém, por favor, me ensine a técnica de segurar a ansiedade...

Só achei que faltou uma coisa: as orelhas! Ai, gente, sinto muita falta das orelhas, ainda mais num livro tão maravilhosamente imenso!! Parece que falta um pedaço! E eu queria que o papel da capa fosse um pouquinho mais grosso... ele parece tão frágil!!!

Bom, essas são realmente minhas únicas críticas ao livro, então acho que deu pra perceber que eu realmente amei, né? Estar a bordo do Cisne proporciona momentos inesquecíveis a qualquer um!

Publicada originalmente em: http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br/2013/02/resenha-premiada-cisne.html
Michela.Delgado 07/02/2013minha estante
Adoro livros de fantasia, e gostei muito do livro trazer vários mundos, universos ampliados e uma História bastante emocionante.
Como foi dito na resenha, a leitura é longa, mas prefiro livros assim do que aqueles que descrevem a história muito corrida e nos deixando com a sensação de que faltou algo.
Estou super curiosa para entrar nesse universo e conhecer esses personagens tão especiais!!

Rosiclecia 12/02/2013minha estante
O que se falar do livro... Bem, do livro eu não sei o que dizer já que nunca o li, porém esta resenha nos faz querer não só ler o livro, mas como também nos faz o querer em um cantinho especial de nossa estante.

Eleonor 18/02/2013minha estante
A Ju se apaixonou pelo livro e eu me apaixonei pela resenha. Simples assim!
Bjs, Ju!

Thaís 27/02/2013minha estante
Que resenha lindaaaa!! Meu Deus eu preciso parar de ler resenhas jasinho vou falir meu pais haha!
A capa é muito fofa,preciso dele no meu armário ;)

DomDom 28/02/2013minha estante
desde que vi a capa e a sinopse desse livro me interessei pra ler. E essa resenha só veio aumentar o meu interesse. Essa família me parece ser muito legal mesmo, e sem falar na trama, que não deve ficar atrás. Só me assustei um pouco com o tamanho dele. 832 páginas é de assustar qualquer um. Rsrsrs

Lua 19/03/2013minha estante
Como não amar livros de fantasia ?! PERFEITO *--* O Cisne, tem de tudo pra você totalmente viajar, outros mundos, personagens e sem falar que vi que ele tem suas 800 e poucas páginas (amo livros que me prendem por muito tempo, assim crio uma empatia maior pelos personagens). A capa é muito fofa, já está na minha lista \o/

Adriane Rod 29/03/2013minha estante
Eita, eu realmente julguei esse livro pela capa (tenho essa mania feia). Parece realmente fantástico e eu quero muuuito ler.
Você me empolgou :D

Thaís 07/04/2013minha estante
Sei q ja comentei aqui, mas eu não podia deixar de comentar de novo (estou super anciosa para le-lo, é tao ruim ter livros na espera) vou ver se apresso minha leitura pra poder fazer resenha dele la no blog ^^

Baah 11/04/2013minha estante
é incrivel esse livro, ele parece ser demais, a capa é perfeita, estou roendoas unhas de vontade de ler logo

Dani 15/04/2013minha estante
Deus, que loucura @@
Peggy também me pareceu bem interessante, meu maior interesse no livro é esse consciência ambiental que ele tem :)

MauMau 23/01/2013

Resenha de Cisne - Eleonor Rertzog
O tamanho de um livro não importa... muitas vezes um livro pequeno de tão poucas páginas, se torna pesado e de difícil leitura, outrora, um livro grosso flui tão facilmente, se tornando leve, deixando a viagem à imaginação mais confortável... “Era Uma Vez ... Um cantinho lá na Galáxia.” E o Cisne passou!

Um grande barco de pesquisas sofisticado, com laboratórios e tudo o que uma casa tem, é o lar dos Melbourne. Composta pelos mãe e pai, Doris e Henry Melbourne famosos cientistas, especializados em biologia marinha, e seus vários filhos, Teo, Ted, Tom, Tim, Pam, Lis, Bobby e Peggy, a única que era adotada. Aparentemente são uma família normal, em que todos trabalham e estudam muito. Tirando o fato de terem vários filhos o que é óbvio que leva ter muitas confusões, Doris e Henry parecem ter uma vida feliz. Mas como sempre, ou quase sempre, nem tudo é o que parece ser realmente.
Todos os garotos estavam a espera das respostas para saber se seriam aceitos na famosa Escola Avançada de Champ-Bleux, onde os critérios de avaliação são totalmente secretos. Essa também é a escola onde seus pais se formaram.

Seus pais não são apenas dois cientístas marinhos, mas os respeitados, adorados e famosos Melbourne. Toda vez que o Cisne ( nome do barco ) atracava em Porto Alto, uma cidade polo científica, a festa era certa. Todos principalmente as crianças se postavam perto do cais, para recebê-los. E como sempre a família preparava alguma surpresa na chegada. Desta vez preparam uma peça de teatro, a bordo do barco, com todos personalizados de piratas, e mocinha. Com lutas de espadas e fala engraçadas, as criança até os adultos vibraram muito.
Eles estava perto de receber seus envelopes, com as respostas da Escola Champ-Bleux.

Continue lendo em...

Participe de promoções, comente e curta a fan page se curtir!
Eleonor 18/02/2013minha estante
Para aproveitarem DE VERDADE esta resenha, precisam vê-la no blog SONHOS E RESENHAS, onde ela aparece entremeada de belas fotos! Maurício, muito obrigada pela resenha, pela avaliação e pelo carinho dedicado ao Cisne!

Mari 14/01/2013

Em Cisne Eleonor Hertzog nos apresenta à família Melbourne, uma família numerosa e ao mesmo tempo cativante. Teo, Ted, Tom, Tim, Sam, Lis, Bobby e Peggy (filha adotiva) são filhos dos cientistas Doris e Henry Melbourne, que são formados pela Escola Avançada de Champ-Bleux, que foi fundada há mais de cinquenta anos e forma os melhores cientistas da Terra. Todos eles moram no Cisne, um veleiro solar que é o maior da Terra.

Tirando Bobby, que tem oito anos, todos os outros irmãos estão ansiosos para saber o resultado dos exames da Champ-Bleux, onde é quase impossível que pelo menos dois deles entrem, mas antes de serem surpreendidos pelos resultados, muitas coisas e muitos mistérios terão de ser resolvidos.

Não quero falar muito sobre o livro pois quero que vocês se surpreendam tanto quanto eu, mas posso dizer que Eleonor é dona de uma imaginação incrível. Quando li a sinopse logo fiquei curiosíssima para embarcar nessa aventura, mas Eleonor conseguiu superar minhas expectativas - que já eram ótimas.

Quando comecei a ler o livro fiquei com um pouco de medo de me enrolar com os personagens, porém mais uma vez a autora me impressiona, já que mesmo com a grande quantidade de personagens, todos são apresentados no momento e do jeito certo. Com o tempo você vai se familiarizando com cada um, não esquece/confunde o nome de ninguém e não se sente incomodado ao ser apresentado a novos personagens ao longo da leitura.

São 832 páginas de uma narrativa super descontraída, leve e rápida. A autora soube usar sua criatividade da maneira certa e faz com que o leitor se apaixone a cada página por cada personagem e sua história querendo ler mais e mais. Gostei de cada coisa ir se desenvolvendo ao seu tempo, pois isso faz com que a gente não se perca e aproveite ainda mais.

No momento que vi a capa fiquei torcendo para os golfinhos estarem presentes em algum momento. Não faço a menor ideia do porquê, mas eu queria que isso acontecesse (talvez só para eu ter o gostinho de dizer a capa diz muito sobre o livro) e é exatamente isso que acontece. No blog da autora, ela mostra os rascunhos feitos pelo seu genro Rafael Krás e sua filha Anelise Hertzog, que me fizeram admirar ainda mais a capa. Também desenho e me peguei um dia desses desenhando os golfinhos enquanto fazia minhas observações sobre o livro em meu caderno - rs.

CONTINUE LENDO EM: http://magia--literaria.blogspot.com.br/2013/01/cisne-eleonor-hertzog.html
Eleonor 18/02/2013minha estante
Mariana, que bom que o Cisne atingiu as expectativas... até em relação aos golfinhos, rsrs!
Bjs,
Eleonor

Samy Rabelo 11/01/2013

Leitura Inteligente!
Bom, deixem-me ver por onde começar essa resenha...
Pois é minha gente! À partir do momento que um autor, nesse caso autora, escreve uma história completamente inimaginável, incrível, totalmente fora do inesperado para nós leitores, ficamos assim inibidos e totalmente sem palavras para escrever uma resenha cabível à obra.
É o que está acontecendo comigo nesse momento escrevendo essa resenha.
Vou começar dizendo o que já tinha dito à autora, é um livro totalmente inteligente! Sim, para você que assim como eu lê em qualquer lugar, com qualquer televisão ligada, com pessoas falando perto de você, vai preferir ler num cantinho calmo, só você e o livro nas mãos. Cisne é um livro bem complexo, bem explicado com uma narrativa gostosa e cativante, fazendo com que o leitor tenha a total atenção na história.

Bem, sem mais delongas, no Cisne, conhecemos a incrível e numerosa família Melbourne, composta por oito filhos Teo e Ted, os gêmeos mais velhos com 16 anos, Tim e Tom gêmeos também com 15 anos, Pam 14 anos, Lis com 13 anos, Bobby com 8 anos e Peggy com 14 anos que foi adotada pelo casal Henry e Doris (pais dessa turma toda). Tendo eles como moradia um barco de pesquisa, cujo o nome leva o título do livro (Cisne).
O casal Henry e Doris são biólogos marinhos, formados pela escola Champ-Bleux, onde todos seus filhos realizam um exame para ingressarem na mesma.
Em Cisne, conhecemos um mundo totalmente novo, chamado Tarilian, onde habitam os tarilianos. É com esse outro mundo que conhecemos diversos personagens diferentes, os denominados alienígenas, que competem com os terráqueos o tempo todo para saber qual é o melhor mundo para se viver.
No Cisne, a tripulação são os oito filhos do casal, onde a autora apresenta cenas bem engraçadas das brincadeiras dos jovens, fazendo o leitor se apaixonar por todos. No começo me confundia muito com cada um deles. Afinal, oito jovens e até com nomes meio parecidos, dava para confundir um pouco quem falava com quem, o que me atrapalhou um pouco no começo da leitura. Mas ao decorrer das páginas, você acaba se acostumando e a leitura flui bem.

"Ainda estava na sala quando Anton voltou, horas mais tarde. A expressão do rapaz estava totalmente indecifrável. Encarou Michele por uns segundos, agarrou-a pelos ombros e beijou-a. Michele tentou fugir, tentou se afastar, mas era completamente inútil. Estava presa, e muito bem presa. Quando finalmente conseguiu empurrá-lo uns centímetros, ele a imobilizou com mais eficiência ainda. Michele decidiu que não adiantava e parou de se mexer. E ficou de olho no relógio da sala. Cinco minutos. Dez. Ele não ia desistir? Vinte. Nada de carícias, nada de avanços, era só o beijo e nada mais. Meia hora. Onde estava metida?! Quem, afinal, era o patife que tinha metido aquele alienígena louquíssimo na sua casa?! Como gostaria de... Trucidá-lo... Torturá-lo, e depois cortá-lo em pedacinhos... Quarenta minutos. Tentou se livrar, Anton a deteve, Michele parou, droga! Que situação absurda! Anton mudou de posição e Michele perdeu o relógio de vista."

Ler Cisne foi uma experiência muito agradável para mim, conseguia ver cenas de um filme claramente, coisa bem rara nas minhas leituras.
A revisão do livro está incrivelmente perfeita! Sendo um livro ENORME (832 páginas) não teve muitos erros. Na verdade quase nenhum, se peguei foi uns dois ou três errinhos mínimos que nem deu importância nenhuma! Achei incrível.
A capa é uma graça, tem tudo a ver com a história. Os dois golfinhos tiveram uma participação mínima mas foi bem engraçada. Adorei a ideia da autora.
A autora está de parabéns pela incrível criatividade que teve em reunir terráqueos, alienígenas, mutantes, astronautas e inventar os tarilianos, kreganianos e a escola Champ-Bleux, onde acredito eu, vamos conhecer mais no segundo livro. Simmm logo será lançado o segundo monstrinho grande! Cujo nome será Linhagens. Nem preciso dizer que estou curiosa para ler esse livro né gente! Afinal Cisne terminou deixando muita coisa em aberto, deixando a gente com um gostinho de quero mais.

"– Como que não é do meu mundo?! Então responsabilidade é exclusividade de Tarilian, vai ver?! E integridade, e dignidade, e todas essas outras coisas que você ignora desde que veio morar na NOSSA casa?! Todo mundo aqui está tentando acertar. Menos você! Que direito acha que tem de dizer que "isso não é do meu mundo"?! Se todo o seu mundo fosse como você, Tarilian seria uma desgraça!"

Gente, vou parar de falar do Cisne, vocês precisam conhecer essa obra! É diferente de tudo o que você leu, eu garanto!!!
Quero agradecer à Eleonor pela oportunidade que me deu em conhecer sua obra e por ter nos disponibilizado um kit para sorteio, que inclusive já está no blog. Participem pessoal! O kit é a coisa mais linda e o livro espetacular!

Essa resenha pertence ao blog Livros com Resenhas, visitem, comentem e participem das promoções ;)
Eleonor 11/01/2013minha estante
Oi, Samy! Geente, o que dizer dessas resenhas?! Vocês vão estragar o Cisne de tanto mimo, rsrs!

Rafael 03/02/2013minha estante
Fiquei com vontade de ler ^^

Priscila Yume 10/01/2013

Minhas impressões
Peggy Saint-Mont havia sido adotada há dois anos e, desde então, nunca mais tinha sentido falta de alguém para chamar de irmão.
Sua nova família era numerosa. Seus novos pais Doris e Henry Melbourne tinham sete filhos: Teo e Ted eram os gêmeos mais velhos, com dezesseis anos; depois, vinha outro par de gêmeos, Tim e Tom, com quinze anos. Pam era a seguinte com quatorze, Lis tinha treze, e depois havia uma pausa de cinco anos (nos dias de tédio, os filhos de divertiam especulando o que teria acontecido naqueles anos para os pais não terem procriado o filho anual) e vinha o caçula, Bobby, de oito anos. Peggy tinha quatorze anos como Pam, e havia se entrosado perfeitamente com eles desde o primeiro dia. Eram uma turma unida e no geral bem humorada. Todos estavam acostumados a trabalhar em equipe no Cisne, um belíssimo veleiro solar a que chamavam orgulhosamente de "nossa casa". (p. 09)

A Família Melbourne não é nem um pouco convencional, porque além de ser formada por 08 filhos (sendo uma adotada) eles vivem dentro de um barco. Mas não é um barco qualquer, é o maior veleiro solar da Terra, que é conduzido pelos doutores Henry e Doris, os melhores biólogos marinhos, também da Terra e, pais da grande prole (não vou falar nada, porque aqui em casa são 07 filhos, hehehehe).
E, embora pareça tudo tranquilo e normal, há vários segredos existentes entre aqueles que formam a tripulação do Cisne.

- Cisne de água doce é um nome esquisito para um veleiro oceânico.
- Ah, é que, quando o vento enfuna as velas, quando estão todas erguidas, e todas refletindo o Sol, parece que o barco é um enorme, lindo, fantástico, maravilhoso cisne de prata! riu Anita, toda feliz. (p. 31)

O livro conta a história da família Melbourne e sua rota pelo mar, visitando várias ilhas e portos, além de relatar o dia a dia da tripulação (que são seus filhos), as experiências no laboratório e como seus filhos são capazes de entrar em encrencas e, é claro, se serão aceitos ou não pela Escola Avançada de Champ-Bleux. Os testes de admissão da Escola contam com 10 testes de conhecimentos e 10 testes de psicoaptidão. O problema é que ninguém sabe exatamente quais os critérios avaliados nos testes de psicoaptidão, que o tornam tão precisos na seleção dos seus 250 alunos semestrais, que nunca desistem do curso que dura 10 anos (uma vez que nas outras escolas há taxa de evasão). A melhor e mais importante Escola para formar cientistas da Terra, Champ-Bleux só admite jovens que tenham de 13 a 17 anos feitos. E fica a primeira questão: quais, dos 07 filhos da família Melbourne, serão admitidos?
Para saber as respostas dos testes eles devem pegar os envelopes que foram enviados para Porto Alto e, entre um teatro de piratas, pregar peça com os jovens da ilha e ajudar no orfanato, a família acaba por se envolver em um assunto diplomático entre a Terra e Tarilian (o outro único planeta habitado existente (??? será mesmo?), e com quem a Terra mantém relações um tanto quanto estremecidas). O problema se formou no Intercâmbio de dois tarilianos na Terra, que alegaram maus tratos e, para que o Intercâmbio entre os dois planetas não fosse desfeito (uma vez que Tarilian era mais avançada na área tecnológica e era muito importante para a Terra manter as relações em bom tom) o Cisne foi oferecido como laboratório de conclusão do intercâmbio dos tarilianos, mesmo não fazendo parte do Intercâmbio. Só que além dos estagiários, os Melbourne teriam que levar um repórter tariliano junto, que vai fazer de tudo e mais um pouco para falar mal dos Melbourne e do jornalista que os terráqueos também recrutam.
A partir disso vários fatos, confusões e brigas acontecem no Cisne, como a família vai se sair com dois repórteres a bordo, quando é fato comum que cientistas e repórteres se odeiam?
O interessante é que apesar do livro não ser de magia você se sente dentro de um universo mágico. Todas as habilidades e poderes especiais apresentados por alguns personagens estão relacionados à capacidades mentais, ou seja, poderes que são desenvolvidos e criados a partir do poder da mente de uma pessoa.
Que outros mundos existem além de Tarilian? O que os doutores Melbourne estão tentando resolver? Quais os critérios de seleção de Champ-Bleux? Essas e outras perguntas estarão respondidas nesse livro que faz com que o leitor não queira parar de ler.
O livro, para quem não está acostumado a ler grandes livros (com muitas páginas), assusta inicialmente, mas com o início da leitura, você esquece o tamanho, pois a autora conseguiu amarrar tão bem a trama, que você não consegue largá-lo um minuto e, isso é verdade.
Eu andava com o meu na bolsa e, em toda fila, ônibus, qualquer momento que eu percebesse que dava para ler um pouquinho, lá estava eu com o Cisne, querendo saber o que ia acontecer nas próximas páginas.
É um livro viciante e, apesar da quantidade de personagens, passagens, explicações, você não se perde e sabe quem é quem, quem vive o que. Como eu disse, foi uma narrativa muito bem construída que envolve o leitor no universo do Cisne.
E se você gosta de livros de aventura, acredite, você não pode deixar de ler.
Agora eu estou ansiosa pela continuação, vou esperar mais um pouquinho para saber o que vai acontecer e quais serão as decisões dessa geração.

Boa Leitura!
Eleonor 11/01/2013minha estante
Oi, Priscila! Nem preciso dizer que adorei a resenha, não é? Minha frase preferida: "Apesar do livro não ser de magia você se sente dentro de um universo mágico". Olha, a frase está muito mais certa do que supõe...

Pri,

O segundo é ainda melhor, estou lendo (leitura beta) e amando!

Priscila Yume 31/01/2013minha estante
Obrigada Eleonor, eu realmente me senti assim e isso é ótimo, para o leitor e para o escritor!
Thais, estou com inveja boa de você!! Hehehehehehe

ThaisTuresso 02/01/2013

Maravilhoso!
O livro que escolhi para resenhar hoje é um livro muito especial para mim! Pois não foi apenas o fato de poder fazer parte da criação dele, não foi apenas ler minuciosamente como uma crítica feroz, não foi só vê-lo se tornar o que é hoje, o principal fator de ele ser especial para mim, foi pela sua estreia inédita na literatura! É um livro peculiar que me cativou do começo ao fim, sabe aquele livro que possui um enredo tão extraordinário sem pontas soltas, você simplesmente se sente parte de seus personagens, da família Melbourne, da casa que é o barco de pesquisa deles de um planeta Terra onde planetas, descobertas, inteligências absurdas e fantasia não são mera coincidência.

Todos os personagens são cativantes e únicos! Temos no enredo um número gigantesco de personagens para uma trama, mas não se preocupe, todos são apresentados com cautela e desenvoltura e a leitura apesar de extensa (832 páginas!) ela é concisa e a leitura flui livremente. Como todo em todo livro que leio, eu tenho meus personagens favoritos! Não consegui me decidir entre a Peggy e os outros integrantes da família Melbourne, são todos especiais! Os gêmeos são engraçados e inteligentes, o Dr. Henry e a Dra. Doris possuem uma família incrível!

Outro fator notável foi a cena da chegada do cisne ao porto. Foi uma cena muito bem escrita, uma cena dentro de outra, mostrando ao leitor espetáculos simultâneos. Muito bom, pois quase não se nota a presença dos personagens secundários dentro da trama, a peça de teatro encenada pelos personagens dentro do enredo foi marcante e notória, eu como leitora, ansiava por saber como a peça ia terminar e qual seriam as reações da plateia, no caso, da multidão que aplaudiu com louvor os filhos (tripulação) dos Melbourne.

A autora Eleonor Hertzog estreia com grande admiração de minha parte na literatura, acredito em seu potencial e não vejo a hora de continuar a leitura (vou ler o segundo volume cof cof) porque é quase impossível parar de ler! É uma leitura inteligente, bem desenvolvida e inovadora! A autora ousou com sua criatividade e tão dedicada que é que não deixou pontas soltas e nem nada que desagrade o leitor, apenas incita a curiosidade e a apreensão na leitura dos seus textos!

Outros atrativos foi que, a leitura cresceu aos poucos, não foram lançadas informações em uma enxurrada, tudo cresceu aos poucos, enredos desenvolveram-se, personagens foram aparecendo e as informações de países, mundos, poderes e elos aos poucos iniciados na leitura, isso não trouxe confusão e só fez crescer a apreensão pelo que viria a seguir.

Foi admirável conhecer uma narrativa onde os personagens são a maioria protagonista e que me fez entender que, pareciam comuns e normais, simples tripulantes de um barco, o Cisne. Mas ao estender-me pelas páginas notei que, as criações chegavam ao pouco, não estávamos apenas na Terra, estávamos diante de um futuro distópico onde coisas improváveis aconteciam.

Resenha do Blog: http://www.viajenaleitura.com.br/2012/12/CisneEleonorHertzog.html
Eleonor 04/01/2013minha estante
Oi, Thaís. Fui e voltei dezenas de vezes aqui, sem saber o que comentar... Acabei comentando no blog, dizendo com detalhes tudo que eu queria dizer. Sei que já viu. Você merece. Para quem quiser ver,

Bjs, Eleonor

ThaisTuresso 05/01/2013minha estante
Ah! Sem palavras, comentei porque amei! rs

Cecilia.Alcantara 09/01/2013minha estante
Só de ler o que você escreveu deu vontade de ter o livro em minhas mãos e lê-lo!!!! Parabéns pela resenha!

Obrigada Cecy!

Lina DC 02/01/2013

Se eu tivesse que resumir em uma única palavra o que eu achei do livro: espantoso, maravilhoso, incrível, divino, mirabolante, extraordinário. Nossa, eu não sei qual palavra eu escolheria, mas vocês podem perceber que definitivamente seria uma positiva. Confesso que sempre que tenho em mãos um livro de estreia dos autores com muitas páginas, fico um pouco receosa. Eu entendo que o autor queira expressar os sentimentos de todos os personagens, detalhar os acontecimentos, deixar a trama bem fechada, mas às vezes isso causa alguns trechos maçantes na leitura. Fiquem tranquilos leitores, definitivamente isso NÃO ocorre no livro da Eleonor. Sim, o livro é grande (tem mais de 800 páginas); mas em momento algum é enfadonho, eu fiquei o tempo todo querendo saber o que iria acontecer em seguida. Vou tentar falar um pouco do livro (senão minha resenha fica quilométrica) e não fazer spoiler (não quero estragar as surpresas para vocês leitores). O livro no princípio foca na família Melbourne, os cientistas renomados Doris e Henry e seus filhos maluquinhos (tem um monte deles): Teo e Ted, os gêmeos mais velhos (com 16 anos), Tim e Tom (com 15 anos), Pam (14 anos), Lis (com 13 anos) e Bobby (com 8 anos). Além disso, o casal adotou Peggy (14 anos) filha de um casal de amigos deles que faleceu. O interessante nessa prole é que a autora conseguiu desenvolver personalidades fortes, bem definidas em cada um dos personagens. E o melhor de tudo é a interação deles. As crianças estão sempre aprontando umas com as outras (principalmente Tim e Peggy), fazendo travessuras com os moradores das cidades que aportam. Sinceramente, estou apaixonada por toda a família. Peggy também foi incorporada à família e é uma graça, mas tem muitos mistérios envolvidos em torno da sua história. Mistérios que nem mesmo a pobre garota tem conhecimento (mas totalmente interessante). Essa animada trupe é a tripulação do cisne, um barco científico de tecnologia de ponta que serve de residência para família. Após uma tremenda confusão no intercâmbio intergaláctico (sim, vocês leram certo), a família Melbourne irá receber em sua casa alguns cientistas e um jornalista. Para equilibrar a situação, convidam o fogueirinha (apelido carinhoso dado pelos jovens), um jovem jornalista (que tem uma chance única em mãos, pois os Melbourne não permitem que jornalistas entrem em sua casa). Além dessa situação, os jovens Melbourne (incluindo a Peggy) fizeram as provas para ingressarem na Escola Avançada de Champ-Bleux, a melhor escola para formar cientistas. Nesse momento, começamos a conhecer outros personagens, totalmente viciantes que irão ingressar na escola (amei, amei, amei o modo que um deles utilizou para vencer a solidão rs). E temos um terceiro núcleo de personagens, que estão envolvidos nos mistérios da Peggy. Não quero me estender mais para que a resenha não se torne cansativa, então vou finalizar dizendo o seguinte: leiam “Cisne”, pois a autora conseguiu com maestria desenvolver cenários magníficos, personagens intrigantes e mistérios fantásticos. Não vejo a hora de ler o segundo livro!
Quanto ao layout, design e outros detalhes; eu dou os parabéns a editora. A revisão está impecável (situação rara em um livro tão grande), a escolha da fonte foi perfeita, os detalhes no início dos capítulos são um charme à parte e a capa é simplesmente fofa demais!
Eleonor 02/01/2013minha estante
Oi, Carol!
Sou a pessoa mais suspeita do mundo inteiro pra achar tua resenha simplesmente DEMAIS - mas a verdade é que achei! Muito obrigada, no meu nome e no nome de toda a minha trupe de personagens!
Bjs, Eleonor!

ThaisTuresso 02/01/2013minha estante
Olá Carol,

Descrevestes sentimentos que senti ao ler o livro! A continuação (simmmm!!!) é ainda melhor!

Lina DC 03/01/2013minha estante
Oi Thaís!
Eu queria falar mais do livro, mas iria fazer spoiler rs. Jura que o segundo é ainda melhor *-*?
Beijos

Lina DC 03/01/2013minha estante
Oi Eleonor, sinceramente... como você conseguiu criar tantas coisas maravilhosas em uma única história? Eu terminei o livro super curiosa!
Beijos

Eleonor 04/01/2013minha estante
Olha, Carol, sinceramente, nem eu sei bem! O que tenho a dizer é que eu escrevi muitas partes da história, e um bando de personagens metidos se encarregou do resto, rsrs!

ThaisTuresso 30/01/2013minha estante
Sem dúvida que o segundo é melhor, há mais... surpresas! É melhor porque já conhecemos os personagens e eles amadurecem mais, surpreendentemente mágico!