Cisne Eleonor Hertzog

Resenhas - Cisne

Jéssica 27/08/2013

Cisne é a casa/barco da família Melbourne e também um centro de pesquisa. O casal, Doris e Henry Melbourne, são cientistas renomados e possuem uma família bastante extensa, com seus oito filhos: Teo, Ted,Tim, Tom, Pam, Lis, Bobby e Peggy. Peggy foi adotada por eles depois que seus pais morreram.

Champ-Bleux é a escola avançada mais popular da terra, onde todos querem entrar para essa renomada instituição. Os exames de admissão são bem rigorosos e só entram os melhores alunos. E quem for aprovado nela sai de lá como um dos melhores cientistas.

''[...] Consistiam em dez provas de conhecimentos.. [...] e dez psicotestes, que eram testes de aptidão altamente específicos nos quais ninguém conseguia saber se tinha passado ou não.''

Doris e Henry são formados por essa escola avançada e agora seus filhos tentam engrenar na mesma formação que seus pais. O livro segue com a rotina dessa família e também com a expectativa dos resultados de Champ-Bleux.

A trama é envolvente, mas os primeiros capítulos demorei para acompanhar a história. O excesso de personagens me atrapalhou durante a leitura e, muitas vezes, fiquei confusa em relação a eles. Mas Eleonor criou uma história totalmente diferente do que estamos acostumados e quem gosta de um mundo inteligente e criativo irá gostar de ir à bordo de Cisne.

Em meio a toda essa loucura da família Melbourne, ainda conheceremos Tarilian, um mundo alienígena, que faz parte da mitologia da trama. Os habitantes de Tarilian não gostam muito da população da terra, e com isso terá confusões e adrenalina em Cisne.

''Terráqueos não toleravam tarilianos. Tarilianos não toleravam terráqueos. Um rivalidade inútil havia surgido e parecia ter vindo ficar.''

A personagem que mais me cativou na história foi Peggy, com um ar doce e misterioso ela foi uma personagem bastante peculiar e cativante. Doris e Henry também foi um casal gostoso de conhecer, já que o amor deles é bem bonito.

Um outro ponto a favor do livro é o amor pelos os animais que esses personagens tem. A fauna, que não é muito explorada no livro, fez com que eu admirasse a autora, pois eu amo os golfinhos e eles estão presentes no livro.

A continuação do livro se chama Linhagens, publicado recentemente.

Quotes:
“O assobio estridente do cientista não era de forma alguma esperado. Ensurdeceu a todos e inutilizou dois microfones que estavam mais perto. Os jovens estavam longe o suficiente para não ouvirem o estardalhaço do cais, e longe o bastante para os do cais não ouvirem os risos e palmas da apresentação. Aquele assobio, no entanto, era sempre ouvido – e prontamente atendido.”

''Não seriam nossos filhos se achassem que debaixo de asas é lugar de viver a vida toda. Vai ser difícil e vai doer um bocadinho, mas eles vão descobrir que os laços entre eles são mais fortes do que qualquer distância. Vão sobreviver.”

site: http://leitorasempre.blogspot.com.br/2013/08/resenha-cisne-eleonor-hertzog.html#more

Marla 12/08/2013

Sobre o livro: Em Cisne somos apresentados a Peggy Saint-Mont uma jovem de quartoze anos e sua família adotiva os Melbourne. A família e formada pelo casal de doutores Henry e Doris e por seus sete filhos Teo, Ted, Tim, Tom, Pam, Lis e Bobby, que tem entre dezessete e oito anos, eles vivem em um veleiro solar chamado Cisne, numa Terra que passou por grandes avanços principalmente na área cientifica, e que é governada por um órgão mundial chamado Conselho Supremo. Henry e Doris são famosos biólogos marinhos, que estudaram na prestigiosa Escola Avançada de Champ - Bleux. Famosa por formar os melhores cientistas da Terra, como o doutor Jamion Dornor, que descobriu o mundo chamado Talarian, Champ – Bleux, e o sonho de todo jovem que possui uma aptidão para ser cientista, inclusive os jovens Melbourne. Em Porto Alto, cidade, que faz parte da rota do Cisne, os Melbourne são recebidos como sempre com muita alegria pela população, o que leva o jovem foca (jornalista iniciante) do Paris Diário, Jean Rieve a revê seus conceitos, já que cientistas e jornalistas não se dão bem. Para surpresa de todos Teo seus irmãos Ted, Tim, Tom, Pam, Lis e Peggy são aceitos pela Champ – Bleux, levados seus pais a suspeitarem, que há algo errado, já que isso jamais havia acontecido.

(Quote)
“- E então continuariam a vida toda aqui, debaixo das nossas asas?
Henry sorriu de novo.
- Não seriam nossos filhos se achassem que debaixo de asas é lugar de viver a vida toda. Vai ser difícil e vai doer um bocadinho, mas eles vão descobrir que os laços entre eles são mais fortes do que qualquer distância. Vão sobreviver.”

Tendo apenas dezessete anos tendo caráter e sendo imparcial na hora de escrever suas matérias, Jean acaba se tornado amigo dos Melbourne e convidado a viajar no Cisne, quando Henry e Doris descobrem que iriam receber os talarianos Turon de Alter e Tian de Carasan, depois do incidente com doutor Orel no veleiro Aurora Boreal. Turon e Tian, são dois jovens cientistas que fazem parte do Intercâmbio Cientifico Cultural Interplanetário. Terra e Talarian, não possui uma boa relação desde o inicio, já que os talarianos possuem uma tecnologia, muita mais avançada, em compensação os terráqueos possuem criatividade. Como forma de terminar a eterna disputa, entre os mundos o intercâmbio fora criado, porém há três anos quando a base terráquea – talariana Ariel explodiu, matando terráqueos e talarianos, inclusive a família do doutor Orel, a relação entre os dois mundos se tornou ainda mais tensa, já que ninguém acredita realmente que foi um acidente.

(Quote)

Turon e Tian, chegam ao Cisne, acompanhados por Giles de Malo, um jovem e arrogante jornalista talariano, que causara alguns problemas.Paralelamente a adaptação de Jean e dos talarianos no Cisne, que se dá em meio a discussões e algumas lições, somos apresentados há alguns aprovados da Champ – Bleux que farão parte da turma dos Melbourne. Em um certo momento do livro, alguns mistérios são revelados, assim como outros são criados, só para nós fazer perceber que a viagem estar apenas começando.
Quando comecei a ler Cisne, a leitura não fluiu tão rápido como eu gostaria, já que levei um tempo para me acostumar com os capítulos longos e com a grande quantidade de personagens. Mas com o passar das páginas o enredo instigante e inovador criado pela autora Eleonor Hertzog, acabou me envolvendo, e já despertando a minha curiosidade para a continuação. Como disse antes, o livro possui muitos personagens, mas todos de alguma maneira têm sua importância na estória, mas eu não poderia deixar de citar que meus personagens favoritos, são os Melbourne *-*.

(Quote)
“Que os sonhos fossem grandes o bastante.
Que os corações fossem realmente generosos.
Que pensassem, enquanto fosse possível, que estavam somente vivendo suas vidas... Porque um dia descobriram que estavam vivendo a vida de todo aquele mundo!
Um dia, eles saberiam: A esta geração, todas as decisões”.

Queria agradecer a Eleonor Hertzog, por me levar nessa maravilhosa aventura , a bordo do Cisne, um livro super recomendado!!

site: --> Resenha foi ao no dia 06/08/13 no blog Louca por Romances (http://loucaporromances.blogspot.com.br/2013/08/resenha-cisne-eleonor-hertzog.html )

Suhet 24/02/2013

Cisne
Há quem diga que nada pode ser criado, tudo apenas se transforma, que apenas podemos moldar o existente. Em partes eu concordo com essa forma de pensamento; afinal essa é a base da nossa ciência atual.

A cada ano que se passa vemos inúmeros títulos sendo lançados. Milhares de mundos e histórias chegando aos olhos dos leitores. Dessas tantas histórias podemos conceituar poucas como únicas.

Temos o que intitulamos de “base”, essas são histórias criadas e que serão referência para muitas outras. E as “outras”, também podem ser ótimas, mas não deixam de estar carregadas de macros das “bases”.

Há também aquelas que nascem como uma macro, mas que se auto intitula única. Diria que são uma espécie de “histórias mutantes”. Vem de precedentes, mas permanecem com seus “genes diferentes” das originais.

É exatamente assim que nomeei Cisne.

Hertzog não criou conceitos totalmente novos. Mas ela conseguiu deixar sua marca como única através de sua narrativa muito bem escrita e com novas transformações. A história de Cisne se passa aqui na Terra mesmo. A humanidade descobriu um novo mundo existente atrás do sol, um mundo que até então nunca tínhamos ouvido falar: Tarilian. Para tentar diminuir a discrepância tecnológica existente entre os dois mundos, a Terra se empenha em sua ciência e a partir disso, ser um cientista é o maior status que alguém pode alcançar.

Nessa Terra, o mundo mudou. Não há mais poluição, A pobreza não existe e as doenças mais sérias que o homem estaria exposto podem ser curadas e o mundo fala uma língua única o solar. Nossa história começa com a Família Melbourne, um casal de cientistas que tem oito (sim oito) filhos e que vivem em um barco de pesquisa marítima. Mas não fique apenas no superficial dos números, os meninos são altamente inteligentes e hiperativos, o que poderíamos dobrar os valores facilmente.

Hertzog nos leva em uma história extasiante, através de sua narrativa fácil e muito fluente com uma escrita impecável e inteligente. Nos primeiros dois capítulos você já traça facilmente sua obviedade, isso para apenas se frustrar futuramente, fazendo perceber que você traçou em sua mente o que se passaria em meses, e a autora nos revela o conteúdo das semanas.

Hertzog investe pesadamente em diálogos inteligentes cheios de sentidos, tece a trama como uma mulher tece um cobertor pesado para o inverno, e quando você chega ao final do livro, descobre que conheceu apenas a primeira peça do enxoval.

Astronautas, palácios submersos, Casas poderosas, Terra X Tarilian; você se vê em meio a um verdadeiro impasse diplomático que, com apenas um único espirro seja de que lado for, tudo estará perdido.

A autora explora pontos interessantes da mente de seus personagens. Peggy a filha adotiva dos doutores Melbourne se revela um dos personagens mais intrigantes e fortes da saga. Aos poucos a autora vai revelando toda a verdade sobre ela (verdade essa que nem ela própria tem conhecimento), o que nos faz querer saber mais a cada página. Garanto que quando vocês conhecer Senira através de Peggy vocês entederão do que estou falando.

Senti falta de alguns marcadores durante a leitura. Em algumas partes tive dificuldade em reconhecer quem estava falando. Perde ponto também por não explorar mais a descrição dos lugares onde ela acontece. Senti falta dessas descrições de ambiente. A Terra mudou tanto, porém não deu pra perceber quanto ela mudou. Talvez seria interessante dar pelo menos uma pincelada nesse quesito no primeiro livro, mesmo que haja uma exploração nos volumes posteriores.

Quanto à gramática, Cisne foi altamente revisado. Não sei se esse mérito deva ir para a editora ou para a autora, mas encontrei apenas UM único erro e foi um erro tonto que poderia passar facilmente despercebido. Alguns pequenos detalhes de pontos de vista como observação me tiraram um pouco a concentração mas nada que influenciou demais na leitura.

Cisne não chega a ser uma leitura Densa. A autora consegue quebrar essa "carga" com seus diálogos cheios de bom humor. Seus personagens se encarregam disso e fazem com perfeição todo o trabalho, principalmente Tim, um dos filhos dos Melbourne que se tornou meu personagem favorito.

A autora ao contar sua história, nos mostras como que nossas vidas está conectada em pontos que, muitas vezes não percebemos, e que os acontecimentos do mundo muitas vezes nos envolve muito mais do que podemos imaginar. Além disso, Hertzog nos mostra como é uma família de verdade. Os Melbourne podem ter seus segredos e intrigas, mas são uma família muito bem estruturada. Ela nos ensina como podemos e devemos confiar uns nos outros. Além de falar também dos laços que constroi a amizade. Confesso que a autora me fez analisar um pouco de meus próprios laços de amizade através de sua personagem Peggy, que não pensa duas vezes em ajudar a pessoa mais proxima que ela considera: Peter.

E assim a autora constrói sua trama. Cisne pra mim foi a melhor escolha de leitura para 2013. Considero que entrei com o pé direito no ano e ele vai para o Top 6. A não ser que haja outras 6 obras melhores que sejam lançadas até lá.

Mesmo tendo algumas falhas quanto a sua construção eu darei nota 5 para a obra Cisne, pois é um projeto que se encontra bem acima da média apresentada no meio literário. Hertzog me impressionou pela qualidade de sua escrita oferecendo uma leitura, dinâmica, inteligente e muitas vezes engraçada.

Critérios de Avaliação:

a) Arte da Capa:

A Capa de Cisne gerou uma longa conversa com a autora. A Capa é obra de Anelise Hertzog, Rafael Krás e César Oliveira. Muito bem desenhada ela nos traz cores vivas, bem diferentes, como a própria autora diz, da maioria dos livros que vemos e que possui em sua essência o fundo preto. Mas mesmo assim achei que a obra criada é muito mais que a capa possa revelar.

b) Trama:

Hertzog construiu uma trama altamente complexa. Ela lida com tantas ramificações de conceitos, fatos e conflitos que me deixou bobo por tanto controle. No entanto em algumas partes senti que precisava de algumas explicações antecipadas, até perceber que era exatamente isso que a autora queria que eu sentisse. Ela nos deixa algumas vezes às sombras, com especulações e teses possíveis, para depois no final nos revelar TUDO o que ela havia planejado. Alguns dessas explicações acredito que seriam melhor aproveitadas se fossem antecipadas, até ajudariam o leitor com a história. Outras realmente TINHA que ser deixados para o final. O Timing da leitura corre com uma rapidez extraordinária mais ou menos até a página 600, depois essa fluência decai um pouco. Mas mesmo com essas irregularidades a trama se mantêm forte,

C) Caracterização dos Personagens:

Um dos pontos mais altos do Cisne é seus personagens. São construídos como se fossem verdadeiros.Foram muito bem desenvolvidos e sua interatividade, principalmente os filhos dos Melbourne, foram muito bem elaboradas. Eles que dão toda a descontração à obra. Cada personagem em Cisne é único. Todos possui seu grau de importância para a trama e ela consegue explorar a capacidade de todos durante os acontecimentos.

D) Qualidade do Livro (Papel, Letra, erros, etc.):

A diagramação da obra é altamente adequada à leitura. Possui folhas amarelas quase sem poros. O livro foi publicado pela editora Dracaena, possui 832 páginas e já vem com o novo acordo ortográfico. A editora acertou em quase tudo, tirando a qualidade do papel da capa. Um livro grande desse jeito deveria ser oferecido uma maior atenção quanto ao seu acabamento e ganhar uma capa mais resistente. Foi um dos poucos livros que considerei a sinopse relevantemente boa, mas mesmo assim pode ser melhorada.

e) Comparação com outras obras do gênero:

A História de Cisne vai muito além do esperado. É uma história que impressiona, e que segue caminhos próprios. Mas não se torna um diferencial por ser apenas uma boa história, mas sim por ser altamente bem escrita e bem moldada. A inteligência que ela caminha é de se destacar entre as obras nacionais publicadas.

lazarorenatinho 09/08/2013

Cisne

Bom, já começo falando que esse é o primeiro livro de uma saga, e se não me engano o segundo livro será lançado em agosto. O livro tem uma leitura fácil, repleto de enumeras conversações( deixa o livro mais rápido), e tem uma qualidade muito boa. Acho que o maior problema dele para algumas pessoas é o tamanho, pois Cisne tem 832 páginas, e isso assusta um pouco, mas não foi nenhum problema para mim.

Ler este livro foi um grande prazer para mim, por que é muito bem criado, tem um enredo extraordinário, a história não deixa pontas soltas, simplesmente se sente um dos personagens da trama. A maneira que a Eleonor proporcionou para a leitura é ótima, assim podemos nos sentir dentro da família, nos planetas, das conversas, e outras coisas mais profundas.

O livro tem muitos personagens, mas todos são detalhadamente descritos(tudo isso para não ficar com dúvidas sobre como eles são), mas não precisa se preocupar, com um tempo vamos nos acostumando com as características de cada um. Durante a história conhecemos a Peggy( que é a personagem principal), e toda sua família(os Melbourne). Entre todos os personagens eu não consegui escolher um para ser o meu favorito... EU ESCOLHI A FAMÍLIA TODA! Pois um completa a loucura o outro.

Bom, no Cisne conhecemos a incrível e grande família Melbourn, que é composta por 8 filhos (TODOS NASCERAM DE UMA VEZ SÓ!), Teo e Ted são os gêmeos mais velhos com 16 anos, Tim e Tom são gêmeos com 15 anos, Pam com 14 anos, Lis com 13 anos, Bobby com 8 anos, e Peggy com 14 anos (que foi adotada) pelo casal Henry e Doris. Eles tem como moradia o barco de pesquisa (o Cisne). O casal Henry e Doris são biólogos marinhos formados na escola Champ-Bleux, onde seus filhos fazem um exame para entrar na escola.

No livro conhecemos um mundo totalmente novo, que se chama Tarilian, que se habitam os tarilianos. E com esse novo mundo conhecemos personagens diferentes, que são denominados como alienígenas, e eles ficam competindo com os terráqueos para saber qual é o melhor mundo para se viver.

O livro é muito bom, vale cada centavo. A edição está bem simples, não tem orelha, as folhas são de ótima qualidade, tem espaçamento duplo, a diagramação está excelente, mas a minha edição veio com as páginas 203, 204, 213 e 214 repetidas, mas isso não atrapalha a leitura

site: http://momentoliterario1.blogspot.com.br/

Fernanda 09/08/2013

[Resenha] Cisne - Série Uma Geração, Todas as Decisões - Livro 1
Olá!

Blog: http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

Meninas (os) hoje trago a vocês a resenha de um super livro, mas o super é no conteúdo e em seu tamanho. rsrsr. Pois o livro possui 832 páginas de pura aventura.

Em Cisne conhecemos a família Melbourne que vivi abordo de um super barco de pesquisa. Henry e Dores são biólogos formados pela melhor escolha de cientista existente no país, a Champ-Bleaux.

A família Melbourne é mega grande. Henry e Dores tem 8 filhos, os gêmeos mais velhos Teo e Ted; Tim e Tom, Pam, Paggy (adotada) Lis e Bobby o caçula.

O barco Cisne é uma mega atração quando chega a cidade de Porto Alto, onde a cidade em peso está a espera da família no porto. Mas eles não estão esperando apenas por ser eles uma atração especial, mas sim pelo fator de que os filhos da família Melbourne já tem idade suficiente de ingressar na escola Champ-Bleaux, e este ano eles estão esperando os testes de aceitação na escola.

Será que eles serão aprovados?. Venha embarcar nesta super aventura.

Beijos!

Brúh 07/08/2013

Cisne - Eleonor Hertzog
Cisne é o primeiro livro da série Uma Geração. Todas as Decisões. E sem dúvidas um dos melhores livros que li. Vocês devem estar se perguntando ''Bruna, o livro é grande, a história não fica entediante?'' A resposta é não. E pra mim o livro é pequeno demais, pois a um primeiro olhar, ele pode parecer um tanto grande, porém tudo é tão bem feito. Desde personagens cativantes a um enredo envolvente e inteligente.
Nas primeiras páginas fui levada até Cisne, que é o barco de pesquisa e também casa da família Melbourne. Doris e Henry são cientistas formados pela Escola Avançada de Champ-Bleux. Seus filhos são Teo, Ted, Tim, Tom, Pam, Peggy (filha adotiva) e Lis que esperam ansiosos os resultados dos exames que fizeram para ingressarem na tão famosa e competente Camp-Bleux. Apenas Bobby, filho caçula, não prestou o exame por possuir idade inferior a 13 anos, que é a idade mínima para entrar em Champ-Bleaux.
A família se vê em meio praticamente numa ''guerra fria'' entre a Terra e a Tarilian, um mundo do outro lado do sol, com tecnologia mais desenvolvida que a Terra em vários setores. Enquanto isso vários personagens são apresentados, em sua maioria estudantes aprovados para estudarem em Champ-Bleaux. E toda a história vai mostrando o quanto é grandiosa. É como se fosse uma faísca que recebeu um sopro e tornou-se grande e poderosa.
Fiquei encantada com a capacidade da autora de relevar segredos e logo outros surgirem, deixando tudo mais dinâmico e interessante. Astronautas, extraterrestres, ''poderes especiais'', entre outros assuntos do livro, são abordados com criatividade e originalidade. Com a medida certa de pistas que permitem ao leitor ''pensar por si mesmo'', e ainda não ser previsível ocasionando em surpresas e vários suspiros ao longo da leitura de Cisne.
É impossível não desejar ser uma sobrinha de Henry e Doris, pois a família Melbourne é unida, quando alguém não está bem, todos se preocupam e procuram ajudar. O respeito é um dos valores que estão se perdendo atualmente e foi bom ver filhos, pais e tios respeitarem uns aos outros. O bom humor é destaque, nada exagerado e bem colocado, ri muito das brincadeiras de Tim e Peggy(saudades da Florinda e da Florinda II).
Não posso escolher uma personagem como favorita, gostei da maioria. Mas amo especialmente Peggy e Tim, ambos são alegres, espertos e fortes. Outros fui gostando aos poucos, como o Anton que foi mudando ao decorrer da história. O único personagem que não gostei é Giles por ser malicioso e covarde. Estou com certa desconfiança a respeito de Paul, seria ele um vilão ou mocinho? Isso não sei, mas não confio nele.
Queria escrever sobre diversos pontos do livro, mas acredito que iria soltar mais spoiler que deveria. Então só tenho a agradecer a Eleonor Hertzog por ter aceitado fazer parceria com o Curicultura, pelo livro e pelos mimos que vieram juntamente com ele. E o mais importante, pela oportunidade de embarcar a bordo de Cisne, com certeza ele ficará marcado em minha vida. E vocês, leitores, o que estão esperando para embarcarem também a bordo do Cisne? Adquiram logo, garanto que vão gostar!

site: http://curicultura.blogspot.com.br/

Mila F. @delivroemlivro_ 18/04/2013

Daqueles livros que só dá pra entender lendo! Fabuloso!
Logo no inicio da narrativa somos apresentados a família Melborne cujo patriarca se chama Henry e a matriarca Doris, o casal, supostamente, tem sete filhos: Bobby (8 anos), Lis (13 anos), Pam (14 anos), Tim e Tom (gêmeos, 15 anos), Ted e Teo (gêmeos16 anos) e, além de seus filhos, tem também Peggy Sant-Mont (14 anos) que foi adotada pela família de cientistas formados pela Escola Avançada de Champ-Bleux, a família Melborne tem um estilo peculiar de vida, vivem a bordo do grande veleiro Cisne.
Por consequência do destino ou não, todos os filhos dos Melborne, exceto Bobby, passam no teste para estudarem na Escola Avançada de Champ-Bleux que forma os melhores cientistas do planeta, inclusive Peggy também passou nos exames e nos psicotestes.
Como disse anteriormente o livro é muito surpreendente no sentido de ter um enredo inusitado e completamente inesperado e entre confusões a bordo do Cisne e com intercambistas Tarilianos que passaram por um maior vexame e repórteres terráqueos e tarilianos o livro mostra que as relações amistosas entre os dois planetas não existe verdadeiramente, há complôs e jogos de interesses que ainda não foi possível depreender neste primeiro volume. O que ficou claro é que muita coisa virá pela frente e que alguns dos personagens com certeza irão surpreender bastante quando ficar a mostra a faceta do vilão.
Toda a história se passa a bordo do Cisne e em Tarilian e nada é como imaginamos quando pensamos que os personagens são pessoas normais, aparentemente todos os personagens mostrados nesse primeiro volume tem uma capacidade sobrenatural e uma inteligência enorme. Muita coisa está oculta e um dos maiores chefes em bolar planos e ocultar fatos é Paul, um personagem que, para mim, é bastante contraditório. Não tenho uma opinião formada sobre ele, até porque há pouco contato com ele no livro, mas em todas as vezes que ele aparece é para inventar uma história ou criar uma confusão.
Em relação ao enredo considerei o livro esplêndido e muito original, mas teve duas coisas que me incomodaram no decorrer da narrativa. A primeira foi em relação ao excesso de diálogos, a história toda é praticamente contada através dos diálogos entre os personagens e raramente há narrações ou descrições profundas, entretanto, devo reconhecer que estes diálogos também tornam a leitura bem descontraída e engraçada, mas acho que há diálogos demais e alguns realmente desnecessários que acabam tornando a narrativa um pouco lenta. Não obstante, com o decorrer da leitura eu me acostumei com o estilo da autora e aceitei que aos personagens, competiria a explicação de toda a história.
O segundo ponto que me incomodou foi em relação aos capítulos serem muito extensos, estava despreparada para capítulos tão longos, mas ao mesmo tempo devo admitir que os capítulos se fragmentavam e entremeavam outras histórias/diálogos e assim não aparentavam ser tão grandes quando eram.
Para finalizar, quero realmente dizer que o livro é maravilhoso e surpreendente, para os que só leram a sinopse do livro tenho que informar que o trabalho da Eleonor é muito mais do que o que aquela sinopse deixa transparecer e para quem leu esta resenha, também, sinto em informar que seria impossível transmitir realmente o que este livro é. Este é um dos livros que só lendo para entender.

Camila Márcia

Rafa 17/07/2013

Cisne - Eleonor Hertzog
A obra tem exatas 832 páginas. O que pode assustar e intimidar no começo, correto? Afinal, generalizando, livros longos são motivo para noites mal dormidas. Confesso que no princípio fiquei realmente um pouco assustada com a vasta quantidade de... episódios que o livro trazia, mas foi só bater o olho no 'Era uma vez' no primeiro capítulo, e passar o olhos pelas palavras sutis e suaves que estavam impressas, que algo me disse (uma voz do além, talvez) que eu estava prestes a conhecer algo muito diferente do que tinha imaginado.
Na mosca.

No começo o livro foca-se no cotidiano da família Melbourne, dois cientistas com sete filhos de sangue e uma filha adotada à pouco mais de dois anos que são a tripulação do barco. Eles levam uma vida perfeita à bordo de sua casa flutuante, todos são extremamente satisfeitos com as constantes aventuras e são adorados por onde passam, por causa de sua grande simpatia. Mas a realidade sem defeitos pode estar prestes a acabar quando sete dos oito jovens decidem entrar na competição por uma vaga na Escola Champ-Bleux. Nesta primeira parte da história somos levados a conhecer à fundo a família, não dou muitos detalhes mas garanto que o efeito é a simples ânsia de fazer parte dela a qualquer custo. Eles são tão, mas tão incríveis, que bate uma tristeza imensa quanto se é obrigado a fechar as páginas do livro.

De acordo com a própria Eleonor, vemos como cenário uma Terra alternativa, ou seja, não iremos nos deparar com a história que conhecemos do nosso mundo. Tudo é diferente. E sendo tudo diferente, já podem imaginar a quantidade de novidades que existirão. Outros planetas, que são divididos em casas, que tem seus Mentores, que na Terra, vivem em guerra entre si.

Isso é spoiler. Mas não tem como explicar o que vou explicar sem falar disso.
As sete 'crianças' dos Melbourne passam nos testes para Champ-Bleux. E a partir desta notícia, nós passaremos a conhecer os outros alunos que estudarão com eles. É quando começa o que considero a segunda parte do livro. Vamos esquecer o Cisne só um pouquinho e apresentar os outros futuros cientistas. E sim, eu amo esta parte.

Terceira: Todos os alunos apresentados, vamos conhecer o grande problema.

Está tudo correlacionado. Está tudo correlacionado.
Mesmo que no começo não possamos perceber.

Sabe aquele tipo de história que te dá um montão de pistas no começo, e no fim você para e pensa: Não acredito, como não vi antes? Nossa, isso é genial!
O tipo de livro que te suga completamente por dias, e te faz gargalhar mais em uma semana do que você faria em meses?
Daqueles que você acha que se baseia na diversão, mas acaba percebendo que se trata de algo complexo e muito bem planejado?

Poderes mentais.
Pessoas com mutações genéticas.
Reinos.
Conspirações.
Mentiras.
Passado.
Talvez um futuro.
E algo que eu poderia jurar que era magia.

Nunca imaginei que pudesse existir uma obra que agradasse à TODAS as pessoas.
Não é de ver que existe?

Se você não gosta de ficção científica, sem problemas. Sem problemas MESMO.
Fan de romances?
Suspense?
Terror? Apesar de oculto, ele existe.
Gosta de histórias inteligentes?
De livros de fantasia? Aah, a fantasia de Cisne é incrível!

E os personagens?
São tantos, e todos tão bem estruturados!

A escrita é leve e deliciosa. Tranquila e que deixa tudo bem claro.

Explicando a imagem lá de cima: Me Surpreendi.
Em todos os sentidos.
Sem dúvida Cisne está entre meus livros favoritos!

Lorrane Fortunato 05/06/2015

Resenha - Cisne / Dreams & Books
“Um mundo de distância pode ser muito perto se a gente gosta de verdade.”

Todos livros que começam com “Era uma vez...” são livros que te fazem viajar, que te transportam para lugares incríveis e que te encantam e apaixonam. Essas histórias sempre te marcam e você as leva no coração, independentemente de quanto tempo se passe.

Cisne começa com “Era uma vez...” e só essa frase já te transporta pra infância, pra uma época sem preocupações e repletas de histórias com de aventuras, com princesas, piratas, rainhas más e todas essas coisas. Livros que além de te divertir, ensinavam lições para a vida toda.

O livro escrito por Eleonor Hertzog é exatamente assim e uma das lições que ensina é de ser companheiro, o companheirismo entre a numerosa família é lindo e nos dá vontade de ser mais assim também.

Muitas vezes eu já disse em resenhas que um livro me surpreendeu. E ele o fez, de fato. Mas, até hoje nenhum livro me surpreendeu tanto quanto Cisne.

Normalmente após ler alguns capítulos de um livro, eu me vejo surpresa por estar gostando tanto da história e surpresa também por como ela foi escrita e pelo rumo dos acontecimentos. Mas, Cisne me surpreendeu na primeira página. E não precisei ler duas pra perceber que ele, com certeza entraria para a minha lista de favoritos.

O universo criado por Eleonor é tão incrível, tão complexo e cheio de surpresas. Quase a cada capítulo há algo novo revelado.

Demorei semanas para escrever essa resenha por que não conseguia colocar em palavras o quanto esse livro é incrível e eu ainda não consigo.

A história é maravilhosa, totalmente original. Por vezes me peguei pensando em como a Eleonor não ficou perdida nos fatos da história ou com os personagens. Há dezenas de personagens e ela conseguiu trabalhar direitinho a personalidade de cada um. Os meus personagens preferidos são Tim e Jean. E super shippo Ancheli (Anton e Michele). Tenho também outros shippers, mais o meu preferido de longe é Teu (Tim e eu). Hahaha.

Incrível também é a forma como Eleonor foi conduzindo o livro, houve muitos momentos em que eu dava gargalhadas das bagunças entre os irmãos Melbourne, eles sempre estão aprontando uns entre os outros. Mas, tiveram momentos em que eu fiquei emocionada, um em especial me fez chorar como um bebê.

“A solidão era avassaladora e sem remédio.
As montanhas vestidas de negro e vermelho, sem começo e nem fim, eram solidão.”

Cisne é um livro escrito para qualquer tipo de pessoa, pra quem curte aventura, pra quem curte romance, pra quem curte mistério, pra quem curte ficção cientifica, pra quem curte comédia, pra quem curte distopia... Há um pouco de cada em Cisne. Esse livro não foi escrito para um tipo especifico de leitores, ele foi escrito para ama ler e quer viver uma aventura que nunca irá esquecer.

Eu sou completamente apaixonada por livros com muitas páginas e esse virou o monstrinho preferido da minha estante. Sei que há muitas pessoas que têm medo de se arriscar a ler livros com essa quantidade de páginas, mas, vai por mim, dê uma chance a Cisne e você não vai se arrepender! As 726 páginas vão parecer poucas e você vai querer muito mais. A notícia boa é que pode ter!

Linhagens é o segundo volume da série Uma Geração. Todas as decisões. E já foi publicado e está disponível para compra. Assim que terminei Cisne, pedi a Eleonor para enviar o mais rápido possível Linhagens e já está na minha lista de leituras.

Essa edição que tenho em mãos é a segunda, a primeira esgotou com apenas 6 meses de publicada! O livro foi muito bem produzido, está tudo um amor. Eu prefiro a primeira edição azul e diva, mas, essa também está linda!Ela têm orelhas, as páginas são amareladas, no início de cada capítulo há um desenho do Cisne e há um espaço onde há comentários de alguns blogueiros sobre o livro.

No início o tamanho das letras me incomodou um pouco, mas, logo eu me acostumei. O único problema que encontrei com o tamanho do livro, foi pelo fato de que quando você começa a ler, o peso dele te incomoda muito. O livro é bem pesado e se você deixá-lo cair na sua cara, adeus nariz! Mas, não é nada de outro mundo, e dá pra ler sem desconforto após alguns capítulos.

O ritmo do livro é ótimo, nenhuma parte fica maçante, sempre há novas descobertas. Há uma parte, mais ou menos da página 80 em diante onde eles começam a falar sobre coisas que eu fiquei tipo: hã? Que isso? Mas, nada de desespero! Ao longo do livro tudo é resolvido e suas dúvidas sanadas.

Se alguém ainda tinha alguma dúvida quanto isso, eu venho dizer que recomendo sim Cisne! Vocês podem ler outras resenhas sobre ele e entender mais um pouco sobre o universo da serie no site da escritora.

Eu estava com dificuldade de falar sobre o livro, agora estou com dificuldades para calar a boca. Vou parar essa resenha por aqui. Na verdade, ela está grande assim pra combinar com o livro! ;)

Ei, você quer embarcar no Cisne comigo?

site: www.dreamsandbooks.com

Brendinha 29/12/2014

Sou obrigada a confessar que quando o livro chegou me assustei um pouquinho com o tamanho, mas numero de páginas não quer dizer nada, e descobri isso logo ao começar a leitura, pois mesmo sendo grande é um livro empolgante.

Só tenho uma pequena reclamação a fazer dele, mas pelo que vi não sou a única a reclamar disso: os capítulos enormes rs’ são apenas 20 capítulos para 832 páginas, só que a fofa da Eleonor prometeu não fazer isso no próximo livro, então está tudo bem!

Vamos começar a falar da história, tudo gira em torno da família Melbourne que mora no Cisne (um veleiro solar), que são: os doutores Doris e Henry Melbourne (biólogos marinhos) e seus sete filhos de sangue: Tim e Tom (gêmeos idênticos), Teo e Ted (gêmeos idênticos), Pam, Lis e Bobby e sua filha de criação Peggy.

Doris e Henry foram formados pela Escola Avançada de Champ-Bleux, a escola mais conceituada de formação para cientistas, ninguém sabe seus critérios de avaliação. Para entrar a pessoa deve ter entre 13 e 18 anos, sendo que é quase impossível entrar aos 13 anos, e tem que fazer testes de conhecimentos e de psicoaptidão, os alunos não ficam sabendo em que errou. O curso em Champ-Bleux dura 10 anos e quem entrar na escola, só podem desistir com cinco anos de curso, isso quer dizer na metade, porém os testes de psicoaptidão são tão precisos que não há desistências.

Como durante a história há muitos personagens não vou falar sobre todos, só sobre os mais importantes, quando o Cisne para em Porto Alto, é recebido com festa pela população e lá conhecem o repórter Jean, que era correspondente do Paris Diário, e está em Porto Alto para fazer uma reportagem sobre a Douradinha, uma espécie rara de foca, é um repórter de opinião e foi isso que o fez ser demitido do Paris Diário, mas ganhou a enorme oportunidade de acompanhar os Melbournes. É também em Porto Alto que os filhos Melbourne descobrem que todos passam em Champ-Bleux, menos Bobby que é o mais novo e não fez a prova por não ter idade, até Lis que tem a idade mínima para entrar, conseguiu.

Gostei muito da ideia da autora, não há apenas a Terra de planeta habitável no sistema solar, existe também Tarilian, outro planeta que é habitado por pessoas, parecidas com humanos, mas com as orelhas pontudas e algumas características diferentes e tecnologia mais avançada que a da Terra, cientistas tarilianos faziam intercambio na Terra e cientistas terráqueos em Tarilian.

Ao sair de Porto Alto, os Melbournes foram acompanhados por Jean (repórter terráqueo), Giles (repórter tariliano que por sinal é super-arrogante) e os cientistas Turon e Tian (tarilianos).

Minha personagem favorita é Peggy, por ser misteriosa e ter sempre as melhores respostas. Tim é o mais bagunceiro e animado dos irmãos, consegue arrancar sorriso de caras fechadas. Um personagem que me fez ter raiva dele logo no principio da história: Giles o repórte chato de Tarilian, que por culpa do incidente no Barco Aurora Boreal, o Intercambio teve que colocar ele no Cisne, ele é folgado, se acha muito superior e é bastante intrometido, além de arrogante. E eu amei o "sacode" que ele tomou na entrevista com os Doutores Melbourne haha' ele mereceu!!!

Um livro que tem mais pontos positivos que negativos, e os positivos são: mesmo sendo um livro grande não é cansativo, não tem muita enrolação, me prendeu bastante na história, por ser uma história empolgante, nos leva a mundos alternativos, como disse no inicio, a outro planeta habitado por humanos. Mesmo com capítulos muito grande, não nos faz perder na história hora alguma, tem muitos personagens, mas suas características são tão bem explicadas, que consigo imaginar cada um em minha cabeça, sem me confundir durante a história. O livro é ótimo, a autora fez um trabalho incrível, que me fez imaginar, e até sonhar com a história rs’.

Não quero disseminar spoiler por ai, então paro por aqui, e digo apenas que fiquei encantada com a forma de escrita da autora um livro grande, mas muito bom de ler. A capa é linda e nem preciso falar sobre coerência. E só uma dica final: não para por ai, a série Uma geração, todas as decisões terá seu próximo livro lançado na bienal do Rio deste ano, o livro Linhagens, que estou com grande expectativa!!! Livro que eu SUPER-RECOMENDO ameeei!!!

site: http://livroaestantedavida.blogspot.com.br/2013/07/resenha-21.html

Marina 08/12/2015

O problema é que o curto prazo vem antes do longo prazo, e a paciência nunca foi o forte desse mundo atazanado.
Henry e Doris Melbourne são biólogos marinhos que vivem com seus filhos no barco Cisne. Tim e Tom, Ted e Teo, Lis, Pam, Bobby e a adotada Peggy compõem a filharada.

Henry e Doris formaram-se na Escola Avançada de Champ-Bleux, e os filhos resolveram seguir os passos dos pais. Enquanto aguardavam o ingresso na escola, a família Melbourne se vê envolvidos em uma questão diplomática entre Terra e Tarilian – único planeta habitado conhecido pelos terráqueos – sendo obrigados a aceitar a bordo do Cisne dois estagiários Tarilianos, um arrogante repórter, também de Tarilian, e um corajoso repórter Terráqueo. Mas nem tudo é o que parece...

Quando peguei o livro Cisne nas mãos fiquei assustada com a quantidade de páginas, o livro é enorme, e se eu não gostasse, teria que me “arrastar” até a última página. Mas esse medo durou apenas as primeiras páginas, logo me vi totalmente envolvida com o livro. Nem precisei ler muito para gostar do divertido Tim, do Jean, o “repórter cabeça de fogo”, e de toda a família Melbourne, os personagens são cativantes, e logo eu me senti amiga deles. O doutor Henry e a doutora Doris deixaram de serem “doutores” para se tornar “tios” para mim, e eu espero que eles não se importem em ter mais uma sobrinha.

A história do Cisne é muito interessante e bem construída, as Casas, Linhagens e informações referentes a outros planetas podem parecer complicadas no início, mas à medida que a leitura avança tudo vai ficando claro e simples de entender. A linguagem é descontraída, dei muitas risadas enquanto lia. Principalmente com tio Henry, que foi sem dúvida meu personagem preferido. Não consegui parar de pensar no livro e nos personagens nem por um minuto, sempre que tinha que parar de ler por algum motivo eu ficava louca para voltar para as páginas desse livro maravilhoso.

Apesar de ter muitos personagens, nenhum deles ficou apagado, uma coisa bem rara de acontecer quando a lista de personagens é grande. Até mesmo os personagens mais distantes da trama principal e os mais alienígenas (nos dois sentidos) tem seu charme, como Anton, que não sabe o que é música e está sempre emburrado, e Paul, que o tempo todo estava organizando tramoias e discutindo com Henry. Torci para eles fazerem as pazes.

E a capa? A capa do livro é linda! A imagem é tão perfeita que dá vontade de entrar naquele barco e viver ali! Quando olho para a capa do livro, eu me imagino em um barco, com o céu super azul acima da minha cabeça e o mar calmo e silencioso na minha frente. Acho que vou morar em um barco...

Cisne é um ótimo livro, do tipo que você está com ele mesmo quando o livro não está com você. Durante o tempo que estive lendo, não foram raras às vezes que me peguei pensando no Cisne até dormir, tentando entender os detalhes e os mistérios da história. Esse é o tipo de livro que não dá para largar antes do fim, dá vontade até de ler mais devagar para prolongar a história. Não é a toa que o volume um da série Uma Geração, todas as decisões ganhou um lugar especial no meu coração, como favorito. Não vejo a hora de ler a continuação!

site: https://marina-menezes.blogspot.com/

Keth | Parabatai Books 08/01/2016

Livro impressionante!
Resenha:
A família Melbourne não é comum, eles vivem no barco chamado Cisne onde fazem suas pesquisas marinhas com seus filhos a bordo e eles são sua tripulação.
Diferente de outros biólogos Tarilianos eles são animados e vivem muito bem, mas nem todos gostam dessa alegria que ele trazem. Jean é uma dessas pessoas, que por ser uma jornalista Terráqueo não vê nada de interessante neles mas para sua surpresa ele acaba sendo contagiado por ela família fora do comum. Seu trabalho é fazer um reportagem sobre uma espécie de foca que foi encontrada e para continuar com seu emprego ele precisa escrever um bom artigo e mandar para o jornal, mas para isso ele precisa estar abordo com os Melbounes, será que conseguiria?
E ele conseguiu mas sua câmera ficaria de fora já que o barco é o lar deles, seria uma invasão de privacidade.
Em Porto Alto onde eles então Jean percebe o quanto aquelas pessoas gostam deles e passa a ver de perto tudo o que acontece por ali. Os filhos de Doris e Henry são boas pessoas porém bem astutos, sabem muito bem aprontar uns com os outros, e não são poucos filhos não, eles tem 8 filhos sete deles são biológicos e Peggy que é adotada.
A ventura não começa quando essas crianças aprontam, mas dão início quando Peggy começa a mudar, quando Henry precisa contar sobre o seu passado e quando continuar omitindo não é mais a melhor opção.
Peggy é uma jovem mutante e não sabe muito sobre sua vida, seus pais biológicos morreram e a jovem ficou sobre o cuidados de seus tios que sofreram um acidente de faleceram o que levou a menina a morar com Doris e Henry mesmo sabendo que para ela seus pais seriam mesmo outros, os pais de Pete.

site: http://parbataibooks.blogspot.com.br/2016/01/resenha-cisne.html

Conchego das Letras 18/03/2016

Resenha Completa
Olá,

Sabe quando você começa a leitura já assustada com a quantidade de páginas? Então, fui eu!! rsrs. Quando vi o tamanho do livro, fiquei imaginando o quanto de aventura poderia ter, se eu ia gostar, se ia ficar cansativa a leitura.. Mas esqueci todos esses "SEs" e me aventurei nessa grande história.

O livro Cisne é o primeiro que vou fazer a resenha da nossa parceira, a Editora Mundo Uno, e nele vamos conhecer uma família - o casal de cientistas Henry e Doris Melbourne e os seus oito filhos, sendo uma filha adotada - que moram em um veleiro. Lá, eles fazem grandes pesquisas marinhas e são conhecidos por serem ótimos biólogos.

Comecei a conhecer essa grande família ao longo da leitura; confesso que no começo fiquei um pouco assustada. São muitos filhos e com isso, fiquei um pouco atrapalhada para saber quem falava ou fazia algo. Mas no decorrer da história fui conhecendo o jeitinho de cada um e antes mesmo de a autora escrever quem estava falando, eu já sabia.

Sete dos oito filhos do casal tinham feito o teste para a Escola Avançada de Champ-Bleux, que é conhecida e almejada por muitos. Os irmãos queriam muito passar, pois seus pais tinham se formado nessa escola e eles queriam traçar o mesmo caminho. Fiquei uma boa parte da leitura angustiada junto com os filhos, para saber se eles tinham passado no teste.

O que achei bem legal foi a forma que a família se relacionava, eles eram bastantes carinhosos e tinham uma amizade linda e respeitosa. Além de filhos, eles eram a tripulação do veleiro. Eles faziam tudo o que se possa imaginar, cuidavam desde a manutenção até as pesquisas marinhas.

Mas a história não é só isso, uma família em um barco, onde os filhos querem passar em uma escola e fazem pesquisas marítimas. Existe muito mais, pois é uma história cheia de suspense e mistério.

Na sinopse fala sobre a descoberta de um novo planeta, Tarilian. Este foi descoberto próximo a Terra e eles não vivem tão bem assim com seus novos vizinhos. Aconteceu um desentendimento, piorando ainda mais a rivalidade entre os dois mundos e, com isso, o Cisne se viu nesse empasse para tentar resolver esse pequeno incidente.

Os jovens Melbourne não sabem dos segredos que os envolvem, não sabem que fazem parte de uma geração que decidirá o futuro do mundo inteiro. Agora eles precisarão dar o melhor de si para melhorar as relações entre Terra e Tarilian.

Não posso deixar de citar que fiquei muito confusa com tantos personagens, os planetas e os nomes desses locais. É muita informação para poder assimilar e chegou a uma parte que a leitura se tornou um pouco cansativa. Mas depois que entendemos um pouco mais de tudo as coisas melhoram e a leitura flui melhor.

A autora tem uma escrita muito detalhista, em alguns momento foi interessante, pude entender melhor o que acontecia e, em outros momentos, achei desnecessária e que poderia ter sido cortada. A autora abusou dos diálogos e, claro, eu amei! A família é divertida e dei muitas risadas com o que eles aprontavam.

Eu fiquei assustada de como minha resenha ficou grande. Mas como falar pouco com um livro de tantas páginas? rsrs Super recomendo a leitura para aqueles que amam uma ficção científica e que querem se aventurar em uma grande história, cheia de mistério.

Ahhh... O segundo livro é tão grande quanto o primeiro e já foi lançado :). Em breve resenha aqui no blog.

site: http://conchegodasletras.blogspot.com.br/2016/03/resenha-cisne.html

Fernanda @condutaliteraria 19/03/2016

Recomendo!
Acho que a primeira coisa que passa pela cabeça da gente ao se deparar com “Cisne” é o tamanho, rs. Nada menos que 724 páginas!!!!

Mas vou falar: depois que vocês conhecem os Melbourne, a vontade de ficar com eles vai além dessas páginas.

O Cisne é um veleiro solar onde vive a família Melbourne e que também lhes serve de local de trabalho; um centro de pesquisas.

A família é bem extensa. O casal Doris e Henry, biólogos marinhos renomados, possuem oito filhos: Teo, Ted, Tim, Tom, Pam, Lis, Bobby e Peggy, que é adotada.

Doris e Henry são formados pela escola de Champ-Bleux, a mais avançada da Terra, bastante rigorosa em seus exames de admissão, onde todos almejam entrar e só entram os melhores. Agora os filhos tentam seguir o mesmo caminho dos pais.

Em meio a toda diversão proporcionada pela família Melbourne, também vamos conhecer Tarilian, um mundo alienígena, onde seus habitantes, que até então tinham uma relação amigável com a Terra, vêm tudo se desestabilizar diante de um incidente diplomático, o que trará muita confusão durante a história.

Uma personagem que destaco é Peggy, doce e enigmática, muitos mistérios a envolvem. Algumas coisas sobre Peggy não foram totalmente esclarecidas, ficou aquele suspense no ar, que acredito que iremos saber mais em “Linhagens”, o próximo livro.

Além dos Melbourne, temos tantos outros personagens, terráqueos ou tarilianos, todos muito bem construídos pela autora.

Nesse cenário, Cisne nos desafia a cada página! Repleto de aventuras, mistérios, intrigas e surpresas. Mesmo sendo longo, a história não ficou cansativa ou chata, pelo contrário, você se vê preso ao Cisne do início ao fim.

Outra coisa que achei bom do livro é que mostra como o ser humano, independente da raça ou origem, é capaz de buscar intrigas e tornar as coisas tão mais difíceis quanto parecem.

A trama é envolvente e eu adorei a escrita da Eleonor, o único ponto que me incomodou um pouco foram os muitos diálogos. Mas nada que atrapalhasse o desenvolvimento da história, me senti dentro do Cisne, vivendo todas as aventuras!

A capa do livro é muito bonita e a diagramação perfeita.

Não tem como não se apaixonar pelos Melbourne. Você termina o livro com um gostinho bom e a imensa vontade de ler o próximo.

Cisne foi uma grata surpresa para mim, foi mais do que eu esperava e adorei passar um tempo a bordo dele!

Eu indico a todos que gostam de uma boa ficção científica, com aquela pitada de fantasia. Vale a pena ler!