Escrevo o Que Eu Quero

Escrevo o Que Eu Quero Steve Biko

Resenhas - Escrevo o que eu quero

Leila267 13/02/2024

A arma mais poderosa nas mãos do opressor é a mente do oprimido. Steve Biko
É uma leitura necessária a todos que almejam uma sociedade mais justa.
É preciso antes de se aprofundar nos textos de Steve Biko entender o contexto em que ele estava inserido, que era no regime do Apartaheid na África do Sul que começou em 1948 e só terminou em 1994. Durante sua vida Biko lutou contra esse sistema de segregação, contra o racismo latente, o direito ao voto livre, e criou também o Movimento da Consciência Negra.
Apesar de não ser tão conhecido aqui no Brasil, Steve Biko é uma grande referência na luta contra o apartaheid na África do Sul, assim como Nelson Mandela.
Biko adepto a não violência, enfrenta todo o sistema, se posiciona, luta até o fim, até quando a polícia sul-africana tenta parar a luta de Biko, ao espanca-lo e assassina-lo.

“Escrevo o que eu quero aquilo o que eu quero e não o que o sistema do apartheid quer que eu escreva: eu penso e ajo como EU quero e não como eles pretendem que eu pense e aja.”
A arma mais poderosa nas mãos do opressor é a mente do oprimido.” p.114

O livro é uma coletânea de textos escritos por Steve Biko mostrando seu envolvimento com os movimentos sociais, sua luta e defesa pelos direitos civis do negro sul africano, além da conscientização e valorização do povo negro, sendo considerado o pai do Movimento da Consciência Negra. Na leitura dos textos de Biko reconhecemos a semelhança do negro sul-africano com o negro brasileiro e nos fazem refletir sobre as desigualdades existentes entre os grupos raciais no Brasil, e percebemos o quanto é atual o pensamento de Steve Biko.

São textos ricos em informações, para ler com calma, eu fui digerindo aos poucos!
A coragem, inteligência e sensatez de Biko é inspiradora!