Frango com ameixas

Frango com ameixas Marjane Satrapi

Resenhas - Frango Com Ameixas

1 | 2 | 3 | 4

Gabi 20/03/2024

De uma tristeza tão profunda. Uma tristeza que habita as escolhas da vida e os caminhos decorrentes delas. Realmente mexeu comigo.

Claudino 21/01/2024

Frango com ameixas é uma história que aborda melancolia, depressão, amores e a busca por sentido. Quem leu Persépolis sabe que a Marjane consegue lidar temas bem sensíveis mantendo um senso de humor e uma visão honesta das situações e dos personagens. Todos são imperfeitos, assim como nós. E, claro, a história também apresenta um pouco da cultura do Irã, mesmo que este não seja o foco

Ricardo.Silvestre 20/11/2023

8 dias até que a morte chegue?
É o primeiro livro que leio de Marjane Satrapi. Apesar de mundialmente conhecida pelo seu ?Persepolis?, que ganhou alguns dos mais prestigiados prémios do género literário em que se insere, há quem defenda ser este ?Frango com Ameixas? a sua obra maior.

A história anda à volta de um músico e reconhecido tocador de tar (instrumento musical de cordas muito importante na música tradicional iraniana) que vê o seu objecto de trabalho destruído e que, a partir daí, perde o gosto pela vida e decide morrer. Começa então uma viagem melancolia em tons de preto e branco, entre memórias e alucinações, onde tradições e questões político-religiosas se fazem presentes.

A arte característica da autora não é o tipo de ilustração que mais aprecio mas acho que casa muito bem com esta história. De uma forma simples, desenho e argumento conjugam-se harmoniosamente e a mensagem assim é transmitida. E o final surpreendeu-me.
Gostei.
SimoneSMM 20/11/2023minha estante
Fui ler a sinopse e achei bem interessante. Não li Persépolis, apenas ouvi falar, sempre bem. Vou colocar os 2 em minha listinha ?

Ricardo.Silvestre 21/11/2023minha estante
Eu também ainda não li Persépolis. Passei na biblioteca municipal este fim de semana e este estava disponível e nem pensei duas vezes. E não esqueça que tem as adaptações ao cinema de ambos os títulos.

SimoneSMM 21/11/2023minha estante
Não sabia das adaptações. Obrigada pela informação ?

Ricardo.Silvestre 21/11/2023minha estante
Sempre às ordens Simone.

Thamiris.Treigher 31/05/2023

Amei!!
Depois de ler "Persépolis", decidi que queria ler tudo da Marjane Satrapi. Após a leitura de "Bordados", dessa vez mergulhei na obra "Frango com Ameixas", que tem aquele mesmo traço artístico já conhecido da autora -- que eu amo.

Nessa HQ, conhecemos a história de Nasser Ali Khan, tio-avô de Satrapi. Em meio a desgostos, indagações e decepções acumuladas ao longo de sua vida, ele decide que quer "se deixar morrer", trancando-se em seu quarto e esperando a morte chegar.

A gota d'água para que ele tomasse essa decisão foi quando, durante uma briga com sua esposa, ela quebrou seu tar, instrumento iraniano que o acompanhou durante toda a sua vida como um dos maiores músicos do país.

A partir desse incidente, vários outros fatos agravam a tristeza de Nasser. Um dia, andando pelas ruas da cidade, ele cruza com uma mulher que faz parte de seu passado, o que desperta memórias dolorosas envolvendo sua família, seu país e suas escolhas.

Após a decisão de que quer morrer, são mostrados os oito dias após essa escolha, em 1958; intercalados com as memórias e acontecimentos de sua vida. O que poderia levar alguém com uma linda família a simplesmente decidir que quer esperar a morte lhe levar?

Mais uma vez, com seu talento único, Marjane nos apresenta histórias de sua família e do Irã, sempre com muita melancolia e humor, até mesmo nas histórias mais tristes!

Maravilhoso!

Tuyl 13/04/2023

Talvez eu não tenha me apaixonado pelo livro por "culpa" da própria autora. Depois do maravilhoso Persepolis, fica difícil igualar.

alinasjornadas 07/04/2023

Indicação Semanal = “Frango com Ameixas" (publicação de Marjane Satrapi)
Indicação Semanal = “Frango com Ameixas"
PUBLICAÇÃO DE = Marjane Satrapi
PÁGINAS = 88
Avaliação: 3.5;

Aviso necessário sobre possíveis GATILHOS; A mensagem da HQ possui impactos diferenciados ao contexto interpessoal e/ou individual dos que a lêem, se acolham.

Em mais uma de suas produções na forma de “Graphic Novel”, a quadrinista e escritora nos proporciona com fascínio, uma imersão pelas suas lembranças familiares e, no caso, pelas narrações ouvidas na infância, concedendo protagonismo para o Nasser Ali Khan, o seu Tio-Avô, responsável pelo melodrama narrado em perspectivas doces e profundas. Ao longo das páginas, a conjuntura sociopolítica do Teerão no ano de 1958 é elencada, mas não de maneira amplificada, pois há enfoque majoritário no aspecto comum, a “vida.”

#literaturainternacional #literaturanacional #resenhaliterária #análiseliterária #biblioteca #livraria #história #leitura #livros #books #livroseleituras #indicaçãodeautores #bookstan #perfilliterário #booklovers #leitores #nerd #geek #orgulhonerd #culturanerd #geekpride #geekculture #FrangoComAmeixas #MarjaneSatrapi

site: https://codinomeviesacademico.blogspot.com/2023/04/indicacao-semanal-frango-com-ameixas.html

Braguinha 07/04/2023

Marjane escreve outra história deliciosa.
Uma história bem triste sobre o tio-avô da autora de “Persepólis”. É uma história que é até citada no livro que tornou a autora famosa no mundo todo. É um relato pungente sobre como a melancolia e a sua evolução para uma depressão profunda pode evoluir até o óbito pelos motivos mais triviais. Contém sensibilidade em cada página. Lembrando que a história é dos anos 50, anterior à criação da noção de depressão, portanto, exibe como o protagonista sofre não só pela doença em si, porém também pelo total desconhecimento dos parentes quanto à sua condição.
P.S.: Na parte em que o protagonista relembra do grande amor de sua vida, com a qual não se casou, lembrei de uma parte de minha própria história, e me vi representado nos quadrinhos. Seria o sofrimento amoroso universal?

Tha_Reis 04/04/2023

"Para viver, não basta estar vivo"
Gosto muito da forma como a Satrapi desenvolve narrativas biográficas sobre vidas de pessoas tão comuns de uma forma tão poética. Aqui um simples prato de frango com ameixas assume camadas de significado nos últimos dias de vida de um artista amargurado.

Trechos que eu gostei:

"Ninguém jamais foi capaz de me dizer porque me fizeram vir e porque me fizeram ir embora." (p.14)

"Determinou-se a entregar a alma. Pensou nas diferentes maneiras de dar um fim a seus dias. Deduziu que era preferível esperar que a morte fosse até ele." (p.20)

-Que é que você tem? Está doente?
-Não. Só quero morrer. (p.21)

"Ele respondeu que era difícil distinguir um feto de 4 quilos no meio de 200 quilos de carne." (p.56)

"Damos um significado à vida segundo o nosso ponto de vista. Só a sabedoria, assim como a luz da vela, pode nos trazer uma visão global da existência." (p.64)

-Está meio tarde para dar marcha a ré?
-Não é "meio tarde", meu caro amigo, é "tarde demais"! (p.72)

Camila 14/11/2022

a obviedade do dia a dia, o marasmo da solidão, a tranquilidade na partida. Marjane foi novamente certeira nessa obra e se tornou um dos meus HQs favoritos.

Gabriel Farias Martins 31/08/2022

Reencontro
É sempre bom rever a Marjane, não conhecia esse livro, foi uma surpresa encontra-lo
A obra fala sobre um homem desmotivado, e como algumas coisas na vida não podem ser recuperadas
Nos faz refletir sobre oque realmente importa

Thainá @thaii.limab 03/08/2022

Com uma narrativa simples e fluida, embarcamos na história do tio músico da Marjane.
Confesso que gostei mais dos outros livros da aurora que li, de todo modo, esse tem uma mensagem muito boa. Vale a leitura.

Ana Elizabeth 26/05/2022

Segundo livro que leio dessa autora. E eu amei! Apesar da história gerar um sentimento angustiante e triste, a narrativa é muuuuito boa e envolvente. Li rapidinho!! Super indico.

Flavia558 17/05/2022

Legal.
É uma história um pouco clichê, mas é bom mesmo assim. É um ótimo livro para se debater as relações interpessoais e os julgamentos que fazemos sobre as pessoas, sem ao menos dar uma chance de conhecê-las. Também mostra como "nós permitimos que a vida nos leve ao invés de levar a vida".

Mama 24/04/2022

História engraçada e ao mesmo tempo triste
Neste livro Marjane fala a história de um tio que sofreu de depressão após um acontecimento que o abalou profundamente. Acompanhamos um pouco como geralmente as pessoas tratam com desprezo essa doença tão triste. Gostei muito da leitura.

Wallace17 30/07/2021

Marjane Satrapi é extraordinária
Quando estava na biblioteca municipal Belmonte, me deparei com essa coisa linda! O coração disparou, Marjane Strapi foi minha primeira experiência com graphic novel no longínquo ano de 2008. Nem pensei duas vezes, peguei o livro emprestado, por que já tinha lido Persépolis, e foi uma leitura inesquecível. Pois muito bem, quando comecei a ler Frango com ameixas, bateu um "remember". Fui olhar nos meus registros de leitura estava - leitura de Frango com ameixas, julho de 2009. Quase 10 anos eu ainda conseguir lembrar da essência da história. Então o que era "leitura nova" se transformou em releitura. Tudo bem, eu amo o estilo da Strapi, e esse quadrinho é lindo. Li com muita satisfação.

Em Frango com ameixas, ela conta a história de tio-avô musicista. Considerado como uns dos melhores de seu tempo. Uma história de desejos, frustrações, decepção amorosa, desgosto do cotidiano, vida familiar e arte. É um livro que Marjane reconstrói suas origens, afinal ela também seguiu os passos do tio-avô, só que nas artes gráficas. Existem muitos paralelos entre dois.

10 anos depois e a percepção da história mudou completamente. A medida que você vai envelhecendo a vida te trás outros olhares. Resultado, renovou-se minha admiração por Marjane Strapi, eu conseguir captar muito mais coisas na releitura. Vou reler Persépolis, para experimentar essa experiência de "descobrir" coisas novas no mesmo lugar. Pra finalizar, te amo Marjane!!!!

site: https://www.instagram.com/p/Bvg7AF1A3fb/
Felipe1406 06/01/2022minha estante
Eu nunca chorei tanto lendo! Acho que não vou nem conseguir dormir hoje!

1 | 2 | 3 | 4