As Revoluções Russas e o Socialismo Soviético

As Revoluções Russas e o Socialismo Soviético Daniel Aarão Reis

Resenhas - As Revoluções Russas e o Socialismo Soviético

Michel 25/03/2021

Guia da história contemporânea russa
A história russa é extensa e repleta de fatos e atores marcantes na sua construção. O que este livro consegue trazer de informação em suas 179 páginas, considerando que se trata de uma pequena obra, é um bom trabalho.
As Revoluções Russas e o Socialismo Soviético, do professor Daniel Aarão Reis Filho, apresenta a história russa desde o período czarista, até a Rússia atual de Vladimir Putin.
Com uma linguagem acessível até para quem não é da área, este guia se apresenta de grande valia para entender (mesmo que superficialmente) a história dos movimentos que levaram à queda do czar, a ascensão de Lenin como líder da revolução, as revoluções ocorridas em 1918, a guerra civil, a disputa entre Trotski × Stalin, bem como o papel da Rússia nas duas grandes guerras do século XX, dentre outros temas, como os planos de crescimento econômico, e as características da sociedade russa.

É um livro que recomendo para quem busca iniciar o processo de estudo da sociedade russa do século XX, bem como da formação e queda da União Soviética.

Che 06/11/2017

RETRATO LIMITADO DA REVOLUÇÃO CENTENÁRIA
Este é o nono livro da coleção "Revoluções do século 20" da Editora Unesp que leio (e ainda não cheguei nem na metade do total!). Foi escrito por Daniel Aarão Reis Filho, professor de História da UFF e autor do prefácio da edição de "Dez Dias que Abalaram o Mundo" da editora L&PM. Li tanto o livro que Aarão prefaciou quanto o dele próprio recentemente pelo mesmíssimo motivo: estamos às vésperas do dia 7 de novembro de 2017, ou seja, exatos cem anos da revolução russa. Fui buscar então material que me ajudasse a compreender melhor a revolução socialista mais importante de todos os tempos, que abriu caminho para várias outras, incluindo minha favorita: a cubana.

O livro padece de uma limitação comum à maioria dos volumes da coleção: tenta dar conta de períodos históricos longos e falar de temas muito detalhados num espaço relativamente curto de páginas. A tarefa deste volume em particular, sobre a revolução russa, era a mais difícil nesse sentido: são três quartos de século de União Soviética, que o autor quis sintetizar em meno de 200 páginas, ainda por cima com um capítulo inicial longo sobre a história da Rússia pré-século XX e um final sobre a situação pós-soviética, cobrindo o governo Ieltsin (uma espécie de FHC russo). Lógico, não tinha como não soar raso em várias passagens históricas, principalmente as relacionadas à formação do POSDR (Partido Operário Social-Democrata Russo), que desembocaria depois nas alas menchevique e bolchevique, mas principalmente toda a fase do governo Brejnev, que passou quase em brancas nuvens no livro e saí da leitura sem entender quase nada sobre ela.

Há também problemas que são específicos desse livro, não da coleção. Pessoalmente, sempre prefiro que o autor aponte dentro da escrita as fontes dos dados toda vez que elementos quantitativos são citados, pra saber exatamente onde posso buscá-los, principalmente os relacionados aos períodos Stalin e Kruchov. Claro que a leitura fica mais fluida sem as citações dos autores a todo momento, bem como Aarão teve o correto cuidado de escrever duas páginas finais indicando um pouco dos temas da bibliografia sobre a URSS - bibliografia que é, diferente de outras revoluções estudadas pela coleção, bastante extensa -, mas de qualquer forma pra mim fez sim falta a indicação logo após os números que o autor apresenta.

Também me incomoda um pouco a tentativa dele de posar de 'neutro e distanciado' pra falar de cada fase do governo soviético, às vezes incorrendo na armadilha de dar uma ênfase grande nas críticas - principalmente do período stalinista -, justamente pra tentar pagar de 'isento', com isso esquecendo de desenvolver e evidenciar melhor quais foram as vantagens geoestratégicas e políticas das decisões do então Comissário do Povo georgiano. Mas isso se estende para outros períodos, dando uma impressão de que o autor quis enumerar demais os problemas e dificuldades da revolução (principalmente na área agrícola) e pouco sobre suas vitórias e ganhos. Um leigo total que for conhecer a história da URSS a partir deste livro provavelmente saíra com uma impressão negativa dela, sabendo bem mais das dificuldades que dos avanços.

Feitas todas essas ressalvas, há sem dúvidas também méritos no livro. A escrita de Aarão me agrada e de fato há um efeito de coesão e fluidez no texto dele, corretamente descrito num intento linear até o primeiro governo Putin. Entendo a dificuldade de narrar tantos acontecimentos num espaço curto de texto, de modo que o autor não se saiu mal nisso apesar de todas as limitações (já esmiuçadas acima) que invariavelmente um livro bem curto pra esse propósito cobraria. E embora não tenha me acrescentado nenhuma informação particularmente nova e contundente diante do que eu já conhecia antes sobre a URSS, há alguns detalhes interessantes que eu desconhecia, como a diferença pessoal comportamental de Kruchov com relação a Stalin, ou a tal 'revolução de 1921' (Krondstadt), com a qual eu confesso que não simpatizo, na medida em que entendo que anarquismo é conto de fadas inviável na prática.

Enfim, "As Revoluções Russas" é bom como leitura, tem uma narrativa coesa e agradável, mas limitado como informação por ter o escopo de descrever muitos acontecimentos em pouco espaço, às vezes tomando a decisão de sacrificar a descrição mais detalhada de conquistas soviéticas primorosas que julgo que deveriam ter bem mais ênfase aqui, talvez por uma preocupação excessiva de soar 'isento' com uma descrição maior e mais regular dos problemas e percalços na construção do socialismo russo. Como o propósito da coleção é sintetizar brevemente uma série de revoluções, dá pro gasto e a leitura é ok.
Beto 11/10/2020minha estante
Compartilho da mesma impressão que vc. Achei o livro um pouco confuso e vago em vários momentos. Vc conhece algum outro sobre a revolução russa que possibilitaria um conhecimento mais profundo e abrangente?

Antonio 14/12/2021

Ótimo e livro de uma excelente coleção!
Esta coleção da UNESP - Revoluções do Séc. XX - é simplesmente excelente. Aborda os processos revolucionários que moldaram o séc. XX e ainda influenciam o séc. XXI. Este volume sobre a revolução russa é realmente muito bom, abordando os antecedentes da revolução bolchevique até o período de sua desagregação, pós-perestroika. Um livro que ultrapassa uma mera introdução e se propõe a analisar aspectos importantes de uma revolução que inaugurou uma nova era e influencia nosso mundo até hoje, inspirando utopias.

PAI DOS RATO 10/09/2022

QUASE VOMITEI LENDO
Estou lendo essa coleção da editora Unesp, 100% APAIXONADO nos livros, mas esse aqui me pegou de surpresa, autor 100% liberal falando da URSS, é impressionante o ódio que o Daniel Filho tem pela maior revolução socialista da história, aqui vou citar exemplos claros.

Faltou dados. A coleção da UNESP sempre traz dados ricos para o debate, com tabelas, estatísticas, agora nesse livro eu nem sei quantas pessoas lutaram na revolução de 1918, quantos vieram de cada país, ou na WW2.

Na pg 72 ele usa muitos adjetivos pejorativos para revolução (falando sobre o ano de 1921), que foi utopia pq o país ainda era pobre, que já começou errado pois socialismo de um só país, que deturpou Marx, que era autoritária e etc

A resposta>

Mas ele espera oq?

Ele mesmo cita, assim como dezenas de autores> A Rússia era um país pobre, celeiro da Europa (como ele mesmo disse), o país tinha acabado de sair da primeira guerra mundial todo fudido e com dívidas (como ele mesmo disse), e que acabou de passar por uma guerra civil com pelo menos 10 potências contra o vitorioso exército vermelho, e uma problema climático que tinha acabado com grande parte das colheitas, óbvio que o país estaria acabado logo depois da revolução. Isso aconteceu em TODOS países que passaram por revolução, foram 2 guerras CONSECUTIVAS na Rússia, o socialismo é um processo histórico e demorado, não instantâneo.
---------------------------------------------------------------------------
O Daniel ficou batendo o livro inteiro no ponto de socialismo de um só país, absolutamente NINGUÉM defendia isso, o cara ignora a realidade material da Europa, todo mundo queria destruir a Rússia (ameaça comunista), como que você pobre, sem estrutura, com muita gente ferida, no pós revolução vai fazer revolução socialista em outros lugares??????? É muita infantilidade, é um pensamento 100% anti-marxista, que desconsidera a realidade material.
A prova disso é que a URSS foi suporte fundamental para outras revoluções e principalmente na África, ou na Ásia........... vc acha que as ak-47 dos vietcongues vieram do céu?

-----------------------------------------------------------------------------

O momento mais bizarro vou copiar aqui> "Em apenas 5 anos haviam desaparecido os sonhos e as esperanças de um mundo pacífico, harmonioso e justo" página 113 (1945-1950)

Aqui ele está literalmente falando que o mundo ficou ruim de novo pq países como a Coreia e a China começaram suas revoluções, e isso aumentaria a tensão da guerra fria.
Aí eu te pergunto> harmonioso, pacífico e justo pra quem??????????

Pra europeu branco!!!! Todos países imperialistas tinham colônias nesse período de tempo =

- Índia dominada pela Inglaterra
- Vietnã pela França
- Muitos países africanos só foram libertos em 1961 como a Angola
- China com governo fantoche do Chiang Kai-Chek

Incontável a exploração da Europa ocidental e EUA nessa época, mas para o autor colônia boa era colônia mansa, quietinha.

Tirando o fato de que o autor desconsidera a existência do capitalismo, com o imperialismo financeiro a partir do final do século XIX introduzindo o neocolonialismo, ou neofeudalismo.
Se esse professor leu Lenin alguma vez na vida dele, com certeza sequer entendeu.
Arthur1247 30/12/2023minha estante
acho que adjetivar Daniel como liberal é um equívoco. Ele participou do movimento revolucionário brasileiro durante a ditadura militar, e tem um grande histórico de militância. Meu problema com ele é que é muito contraditório. Aparentemente ele é contra o movimento de intelectuais e um partido de vanguarda como proposto por Lenin, também se mostrando contra o reformismo mas ao mesmo tempo seguindo uma vertente reformista, o que é meio contraditório. Se mostra contra o que chama de "radicais 'catastróficos'", classe na qual inclui o próprio Lenin, mas também é contra os radicais. Enfim, dei uma lida em alguns artigos da internet pra descobrir mais sobre o autor porque também achei um pouco estranha a teoria e a escrita. As informações que citei aqui maior parte saíram dessa entrevista, se conseguir outra interpretação dela me avisa. https://www.redalyc.org/journal/3381/338130374004/html/

Arthur1247 30/12/2023minha estante
sem querer enviei dois comentários e algumas partes ficaram bem confusas e mal escritas. Quando disse "contra radicais." quis dizer "contra reformistas 'revolucionários'" (bem contraditório, pois é)

Geovanni 31/12/2022

Boa Introdução / Quadro Geral, não esperar algo além.
Livro bom pra ter um quadro geral do contexto russo desde o Império Tsarista e uma noção superficial sobre os acontecimentos e "números" ao longo das revoluções, período da URSS, sua dissolução e cenário "pós-soviético".
Para quem tem mais contato com livros e outros conteúdos sobre história ou geopolítica, pode ficar um pouco a desejar em vários pontos em que se passa muito rápido por eventos muito marcantes que impactam os seguintes. Além disso, há diversos trechos em que o autor acaba passando um tom de "avaliação" ou julgamento sobre alguns cenários, o que na minha visão enfraquece um pouco a experiência de quem busca algo mais técnico. Na mesma linha, senti falta das notas de rodapé ou de marcação de algumas referências ao longo do livro para facilitar a consulta.
No geral, daria uma nota 7/10 e resumiria como: útil para quem quer começar a entender do assunto, mas raso aos que já tem familiaridade com a história "da Rússia" no período.

Gabriel.Chamma 12/03/2021

Um livro curto, mas que contém muita informação, devido ao tamanho do momento histórico e curto espaço, o livro aborda superficialmente os assuntos, mas ainda sim é de grande valor para professores que querem uma visão geral ou pessoas leigas no assunto, ambos encontram neste livro uma base geral, mas ao mesmo tempo muito sólida sobre a história russa do século XX.

Bia Brito 17/01/2022

Um bom livro para ter um panorama geral dos processos políticos da Rússia ao longo de todo o século XX.

wevertonaguiiar 22/02/2021

As limitações da obra são instransponíveis. Essa obra, é, na verdade, uma edição concisa de outro livro do professor Daniel Aarão sobre a União Soviética. Aquela obra sim é extensa e bem detalhada. Ninguém se tornará especialista sobre o período soviético lendo essa obra concisa, mas dá um ótimo parâmetro e uma base bem sólida para quem pretende avançar nos estudos.

Mateus 07/04/2021

um legítimo guia
o livro perpassa por toda narrativa necessária para localizar o leitor, mergulhando-o em sequência na complexa e profunda revolução. adiante, explicará até às últimas suas consequências e acontecimentos. com uma didática impressionante, é um livro excelente para se entender os processos e nuances dessa tão marcante revolução. para professores, é um ótimo material didático e serve perfeitamente como guia para preparação de aula.

Luís Gustavo 27/04/2021

Leitura rápida
Livro curto e de leitura rápida. Talvez, por querer cobrir mais de 1 século de história, peque pela superficialidade em certos momentos. Mas, como a proposta da coleção não é aprofundar e, sim, introduzir os leitores na temática, o resultado é bastante positivo.
A escrita é leve e a diagramação é boa, de forma que a leitura se torna fluida.

Rony 20/12/2022

O Sintético mais completo sobre a URSS
Daniel Arão é magistral.

Apesar do título remeter aos movimentos revolucionários dos soviéticos, o livro vai bem além disso.

Passei por acontecimentos históricos importantes que envolveram o povo Russo e faz uma análise fantástica sobre as causas dos movimentos.

Para quem procura conhecer o processo de desenvolvimento da sociedade e política russa, esse livro não deixa nada a desejar

site: diplominhos.com

Kauã Torturella 16/01/2023

Ótimo para entender a complexidade do socialismo soviético
Livro bastante interessante, excelente para ter uma introdução mais profunda à experiência socialista na União Soviética. Mostrando desde a era czarista, explicando a cultura da época, expõe os avanços e contradições do país, tentando ao máximo manter uma neutralidade e honestidade nos fatos.
A URSS se tornou um símbolo de esperança para a causa revolucionária, e deve ser analisada sem preconceitos e anticomunismo.

iamlivreads 21/10/2023

Hmmm
A coleção revoluções do século 20 não se propõe a ser algo mais detalhado, porém o volume do Daniel é um dos mais apressados, joga muita informação sem ser bem trabalhada, mas para consulta e ter um primeiro contato com o tema é bom. discordo da visão de uma união soviética que fracassou.