O Breve Verbo

O Breve Verbo Antonio Eder

Resenhas - O Breve Verbo

Minha Velha Estante 29/04/2013

O Breve Verbo tem como personagem principal um simpático rapazinho que se questiona a respeito da dificuldade de se gostar da língua portuguesa graças à sua dificuldade (drama muito comum nos dias de hoje...). Sem querer colocar a culpa nos professores nem no programa de ensino, ele vai a busca de uma maneira divertida de aprender o português e, apesar de que os meus alunos duvidem que isso possa existir, ele encontra os jogos verbais.

Palíndromos, jogos com sinais de pontuação, os populares emoticons; ludosiglas, palavras escritas na calculadora, cúmulos que mais parecem piadas, pixies, pangrama, tautograma; ordem ocultas nas palavras; quebra cabeças com letras, alfabetos compactos e mais uma grande lista de jogos divertidos estão presentes no livro.

Acho que o grande barato de O Breve Verbo é mostrar que aprender sobre a nossa língua pode ser uma coisa muito divertida. Claro que precisamos da gramática (desculpa, quem discorda), mas podemos relaxar e curtir em alguns momentos. E para ficar mais legal ainda e dar aquele clima de descontração total, o livro é escrito em forma de quadrinhos, maravilha!

P.S.: apesar das fotos serem coloridas, o livro é preto e branco, ok?

Difícil é não recordar a infância e se divertir com a leitura. Pena que acaba rápido...

site: http://www.minhavelhaestante.com.br/2012/11/editora-ocelote-nova-parceira.html

Dose Literária 20/02/2013

Uma "aula de português" divertida!
Imagine-se novamente na escola.
Agora imagine que você é do pessoal que tem inclinação natural pelas letras.
Rebobine isso tudo e imagine-se fazendo parte da turminha que se "dá" melhor com os números.
Agora imagine que sua professora de português é tão boa, mas tão boa em lecionar, que você - tenho inclinação natural para as exatas - aprende todo seu conteúdo com muita facilidade.
Esse é O Breve Verbo, moçada! Uma "aula de português" divertida!

Trata-se de um quadrinho de alta qualidade em seus traços, Antonio Eder não deixa a desejar em absoluto! Adorei toda diagramação da página e explico: para leitores de quadrinhos, a distribuição de todos elementos gráficos constitui numa ferramenta importante para despertar e facilitar a leitura. Eu, por exemplo, não me dou bem com mangás tradicionais, lidos de trás pra frente.
Continue lendo... http://www.doseliteraria.com.br/2012/12/o-breve-verbo-antonio-eder.html

Luiza 26/11/2012

"socorram-me, subi no ônibus em marrocos"
"Este trabalho não tem a finalidade de encerrar nenhum dos assuntos levantados e não deve ser considerado um 'estudo' sobre jogos verbais. O objetivo maior deste livro é entreter, com as mil e uma possibilidades de olhar a palavra de uma forma nova!!"

O livro, que é em quadrinhos, fala sobre diferentes jogos verbais e, de fato, entretem muito. Mas, apesar do trecho que escolhi para abrir a resenha, ensina muito também. Palíndromos, sinais de pontuação, contas com letras, anagramas, lipogramas (que, eu não sabia, são textos inteiros sem que determinada letra apareça. Há uns anos escrevi um conto sem a letra A com dois amigos meus), acrósticos, charadas verbais, cacofonia e, minha mais nova paixonite, caligramas são alguns dos 'jogos verbais' apresentados e explorados no livro.

Divertido, leve, me fez rir muito e descobrir fatos curiosissímos! Apesar de dizer que pessoas que trabalham nessa área literária afirmarem que "'fatos pitorescos' não tem importância acadêmica", acredito que esse livro seria mais do que bem utilizado em salas de aula. O conteúdo traz uma nova luz à gramática e à língua portuguesa. Fruto de uma extensa bibliografia, o livro mostra como nossa língua é impressionante e todas as possibilidades que temos com ela.

Senti falta de um sumário e uma revisão um pouco mais cuidadosa, confesso. Porém, continuo recomendando-o. Um livro, inclusive, que o público infanto-juvenil pode apreciar (tirando dois exemplos de textos com duplo sentido no final, cuja conotação é sexual). Tenho uma irmã mais nova (sete anos) que quase me arrancou os cabelos para pegar o livro e ver as charadas.

Sobre o traço dos quadrinhos, não deveria falar, sou uma amante leiga. Ainda assim, digo que gostei muito!

"O Breve Verbo", sem dúvidas, é um livro para a estante de qualquer amante da língua portuguesa e da literatura. E fãs de charadas e jogos. E curiosos de plantão. E contadores de histórias. E contadores de lorotas. E todos.