A Revolução Cubana

A Revolução Cubana Luis Fernando Ayerbe

Resenhas - A Revolução Cubana

ThomasRoycer 23/03/2024

Um ótimo livro.
O livro possue uma leitura fluida e agradável, dividido em 5 capítulos apresenta as etapas da revolução suas reviravoltas e como as enfrentou no século passado.

Mostra também a influência dos EUA em Cuba e na América Latina causando diversos golpes e ataques a soberania dos países e seus povos.

Recomendo a leitura para quem se interessa pelo tema.

vini 20/03/2024

show de bola, leitura nota 10. Adoro esse tipo de livro, me sinto numa aula, cada parágrafo um aprendizado novo.

Japa 09/02/2024

10/10, não tem como ser diferente.
É o segundo livro que eu leio da coleção Revoluções do Século XX.

O primeiro livro dessa coleção que eu li foi o Revolução Chinesa, que li por causa de um seminário da faculdade.

Os dois tem em comum serem curtos e introdutórios, assim como se coloca a proposta da própria coleção.

Apesar disso, não são simplistas e conseguem abraçar os pontos gerais do processo revolucionário em questão.

Esse de Cuba, em especial, acho que poderia ter trazido algumas notas explicativas curtas pra engajar o leitor - não é todo mundo que conhece certas personalidades latinoamericanas como Arbenz, por exemplo.

O livro naturalmente se associa não só a Cuba, mas interage muito com a situação, no período, dos outros países da América do Sul, como Guatemala, Chile, Nicarágua, Brasil, Argentina, Bolívia, entre outros...

Achei sensacional. O último capítulo, em especial, consegue desmentir muitas falácias liberais sobre a Revolução Cubana. Não tem jeito, contra as fake news a melhor arma são os livros (não todos, nem em sentido abstrato e moral ou idealista), e esse aqui consegue dar um tapa na cara de quem associa Cuba a uma "ditadura".

Com uma perspicácia histórica muito grande, Luis Fernando Ayerbe delineia todos os pontos fundamentais de Cuba no século XX, contextualizando desde a colonização espanhola e culminando no começo dos anos 2000.

Pra uma ampliação da discussão sobre a colonização, que nesse livro fica bem curta por não ser o foco, eu recomendo muito um livro do Florestan Fernandes que chama "Da guerrilha ao socialismo: a revolução cubana".

Lu_Augusto 06/02/2024

Se fosse um TCC teria reprovado por fugir do tema.
Um livro com o título de Revolução Cubana, mas que você aprende muito mais sobre a política externa dos Estados Unidos.
No começo até aborda questões históricas de Cuba, mas deixa de lado a participação popular cubana e trata todos os acontecimentos, desde a independência do país, apenas como uma resposta a ações de outras nações, seja a Espanha ou Estados Unidos.
Ainda, temos falas equivalências do autor em comparar regimes fascistas autoritários com o socialismo cubano.
Muito se fala do embargo dos EUA sobre Cuba, o país que defende a liberdade acima de tudo não pode deixar outro país ser livre por não concordar com sua ideologia política e econômica; não se fala em quanto isso tem sido prejudicial para população cubana que fica abastada de produtos e serviços de qualidade.
Enfim, um livro muito ruim no que se propõe.
mpettrus 06/02/2024minha estante
?Eu tinha muita vontade de ler esse livro. Mas depois de ler sua resenha, desanimei total ??

Vou procurar outras referências do mesmo tema para ler.? ?

Lu_Augusto 06/02/2024minha estante
Cara, vale a pena ler para tirar suas próprias conclusões; minha resenha foi muito pautada em espectativas altas que tinha porque os outros livros da coleção são excelentes... Agora, se vai usar como fonte histórica para algum trabalho, existem melhores.

Kleilson.Torquatto 09/02/2024minha estante
Tinha vontade de ler.
Passou!! ???

Lu_Augusto 09/02/2024minha estante
Leia por sua conta e risco, a resenha que postei é apenas a minha opinião; as vezes você vê mais pontos positivos na leitura do que eu consegui perceber ...

Vini 04/02/2024

O livro é um pouco curto pra tudo que ele se propõe a falar sobre, pra quem não conhece do assunto pode ficar um pouco confuso, mas em geral, é bom

Dalton 31/12/2023

Imperialismo
Um bom livro para entender o processo revolucionário cubano e seu contexto histórico, e entendermos como o imperialismo americano prejudicou a economia e o povo cubano. O livro traz um resumo, sendo de valor introdutório, mas não traz uma aprofundação ao assunto, caso seja isso que esteja buscando.

cinnamongirl612 24/07/2023

Achei um bom livro de introdução para se ler sobre a história da revolução cubana, traz pontos chaves e relata momentos importantes, mas se você busca algo mais detalhado e aprofundado sobre o assunto, esse não seria o melhor livro.

maquieli 11/07/2023

?Patria o muerte!?
Um ótimo livro para quem quer conhecer mais sobre a Revolução Cubana. ele não se aprofunda muito em detalhes do processo revolucionário e da guerrilha em si, mas esclarece muito sobre o contexto econômico e político da Cuba pré-revolução e pós-revolução, durante a Guerra Fria. no geral, esclarece muitas dúvidas e é extremamente rico em informações.

recomendo!!!

Arthur254 17/06/2023

Mais um livro essencial dessa coleção!
Como já disse na análise do Revolução nicaraguense, dessa mesma coleção, todas as obras, sobre as revoluções do século XX, editadas pela UNESP, são boas leituras e recomendo a todos. Esse aqui passa um bom panorama geral e aprofunda na relação Cuba-EUA.

deadly_romantic 13/06/2023

Uma aula de revolução, imperialismo e história
Me surpreendeu bastante!! eu tava esperando mais uma analise histórica da revolução em si, dos eventos, personagens e tal. é claro que isso ta la, mas esse nao parece ser o foco principal desse livro. ao invés disso, cuba se mostra apenas como um exemplo perfeito pra entender como uma revolução popular é ameaçada pelo imperialismo e como ela consegue resistir por décadas, mesmo depois de perder suas principais fontes de apoio; e esse livro pega isso e demonstra de um jeito bem didático e direto (como é o intuito dos livros dessa coleção mesmo)
muito bom pra quem quer um pontapé pra começar a estudar história em geral de um ponto de vista marxista-leninista!

Henrico.Iturriet 09/04/2023

Pela revolução
Como primeiro passo na leitura das experiências socialistas reais, este livro caiu na minha mão no momento mais difícil do meu hábito de leitura e da minha desesperança.
Apesar de estarmos vivendo um período otimista dentro das limitações do social-liberalismo, analisar as histórias passadas e reconsiderar a vivência das antigas revoluções que deram certo é uma das coisas que mantém o fogo revolucionário vivo dentro de mim.
Sabendo disso, as uniões que constroem as narrativas contra Cuba são risórias, percebi que as mudanças para o neoliberalismo acompanham quase toda a carga do fim da guerra fria, da implementação militarista dos EUA na América Latina, da extinção da URSS e do isolamento completo de Cuba no mercado internacional após a queda do muro de Berlin.
Ao invés de debater sobre guerrilha, estado centrado ou configurações econômicas, uma coisa que a revolução cubana provou para nós, revolucionários, é que o internacionalismo é importante e necessário para um afronte contra a burguesia dos países centrais, nós, como periféricos, sempre sofreremos dessa dificuldade.
Portanto, saibam disso: o caminho para a revolução é internacional, e deve passar por uma estratégia ligada economicamente com o povo e, além disso, proporcionar, com o tempo, novas formas de organização da sociedade civil que contemplem o espírito democrático socialista!

Nicoly.Sousa 26/03/2023

Um resumo muito bom porém eu nao consegui me adaptar porque as vezes jogam uma informação e nao dao uma explicação mais detalhada sobre e so vai tacando informações e brotando gente, mt confuso

rawrthur 17/03/2023

Muito bom!!! apesar de eu ter dificuldade de ler pela quantidade de detalhes que o livro fornece, foi uma ótima leitura que serviu pra aprender muita coisa, definitivamente recomendo

hasta la victoria siempre!!

Thales 12/03/2023

Hasta la victoria, siempre...
Uma síntese rápida e direta do panorama que levou à revolução de 1959 e aos momentos da primeira publicação do texto, em 2004.
Das lutas pela independência da Espanha à revolução, essa pequena, em tamanho geográfico, ilha caribenha resistiu e resiste.
O texto usa de uma dialética honesta sem propagar a imagética da cuba ditatorial tão frequentemente veiculada por aqui, em terras tupiniquins.

Patria o muerte!

iara 06/03/2023

Basicamente todos os problemas da Cuba se resumem aos Estados Unidos metendo o focinho de porco aonde eles não foram chamados. A forma como todos os dias propagam a mentira de que a Cuba passa fome enquanto a Cuba é o país com o menor índice de analfabetismo das américas (0,2%), possui uma das melhores faculdades de medicina do mundo, tudo isso sofrendo bloqueio econômico há 60 anos.