Encontro Com Rama

Arthur C. Clarke
Arthur C. Clarke

Resenhas - Encontro com Rama

Vanessa 16/04/2024

Um suspense espacial e político envolvendo alienígenas: mal eu sabia que era tudo q eu precisava ler nesse momento

Leonardo1254 14/04/2024

Um futuro otimista?
Encontro com Rama é um clássico da ficção científica. Escrito por Arthur C. Clarke, o livro nos descreve um futuro bastante otimista em relação à exploração espacial.

Ao descobrirem um objeto externo ao sistema solar, a humanidade envia uma nave tripulada para explorá-lo. Logo começam a despertar cada vez mais mistérios sobre aquele lugar.

A melhor parte do livro são suas descrições precisas de situações físicas reais. Arthur C. Clarke se preocupa em manter a fidelidade das leis físicas e explora conceitos espaciais com maestria.

Talvez a parte que não agrade a todos são as relações interpessoais bastante vazias. Há, praticamente, nenhuma exploração mais detalhada de aspectos humanos acerca da tripulação, o que pode deixar o livro com menos engajamento.

O final do livro pode ser um tanto decepcionante, mas não entrarei em detalhes para evitar spoilers.

Como uma obra clássica, ira agradar a todos que se interessam por físicas e exploração espacial. Mas talvez não agrade os mais "humanos" que esperam uma exploração mais detalhada da psique humana em tais situações.

Alan Prates 10/04/2024

O início de uma obra de arte
Arthur C Clarke nos apresenta a um mundo artificial em miniatura, nomeado pelos humanos, de Rama (um Deus Hindu). Neste mundo artificial encontramos maravilhas além da imaginação humana, criada por seres desconhecidos.
O primeiro livro nada mais que uma apresentação à Rama.

Estevam.Moraes 31/12/2023

O encontro mais curioso de todos
Esse eu sequer sabia do que se tratava, e vim só por ser do Arthur.
Que ótima surpresa ao descobrir Rama junto da equipe de Norton.

Aventura, ciência e muita treta política com bombas atômicas e gente fanática.

Ótimo livro pra terminar 2023 com chave de ouro.

Amanda 27/12/2023

Leitura longa demais sem qualquer reviravolta
Devido ao autor, esperava bem mais desse livro. O plot é interessante, mas só te prende por uns 3 capítulos lá no fim, pra depois não acontecer nada demais. Leitura lenta de hard sci-fi mas sem qualquer evolução de personagens ou história

Mikih Mills 23/11/2023

Um livro que te faz mergulhar na criatividade
Um livro que a cada página a gente quer saber o que está acontecendo e a cada frase estimula muito a criatividade, a narrativa é bem leve e a escrita do autor é bem detalhada, ele explica muito bem quando se introduz alguma de física ou ciências, apesar do foco do livro ser o suspense de Rama.

Brendo4 10/11/2023

Encontro com Rama (em algum momento)
Rama é uma nava gigantesca que está cruzando o Sistema Solar rumo ao Vazio infinito do Além-universo. Mais do que isso, é o primeiro contato da humanidade com qualquer indicação de vida inteligente (e muito mais avançada) fora da terra.

Esse livro é sobre o contato da humanidade com essa nove.

Só tem um porém: o livro demora umas 250 páginas para dar o mínimo de ânimo ao leitor. Antes disso, ficamos com uma longa, enfadonha e minuciosa descrição detalhada da nave, seu interior, funcionamento técnico, física aplicada e possíveis teorias formuladas pelo autor para explicar o funcionamento da nave.

Não é um problema, se for algo que você goste muito, mas em geral, é só lento e sem avanço algum.

Vale a leitura para quem goste muito do gênero e/ou de Arthur Clarke.

Diego642 19/10/2023

Primeiro livro de sci-fi que leio
Este livro faz parte de uma coleção de sci-fi feita pela tag em parceria com a editora aleph. A leitura é bem fluida e gostosa de fazer, as descrições atiçam nossa imaginação como se tivesse passando um filme na nossa cabeça. O enredo do livro é bem carregado de conceitos científicos, pois o assunto é baseado numa teoria de cilindros em rotação no espaço, onde gravidade artificial é criada a partir de forças centrífugas geradas pela rotação do cilindro. Entretanto, a história é bem fácil de entender e de uma linguagem bem acessível. O final é bem interessante, mas fiquei sabendo que ainda existem mais três livros que continuam a história de rama formando uma coletânea, mas esses outros livros são bem difíceis de encontrar e a editora me relatou que não sabe se lançarão os demais volumes da história. Agora só resta esperar os demais livros para entender os demais segredos escondidos no interior de rama.

Manuh 01/10/2023

Um mar cilíndrico?!
Um livro para se aprofundar na sua criatividade. O autor relata cenários improváveis e nunca antes imaginados? algo tão fora do normal que por várias vezes precisei voltar ao parágrafo para ter certeza do que eu tinha acabado de ler.

Altamente descritivo, o que se faz necessário para que possamos mergulhar no mundo que é Rama.

Comecei com altas expectativas e confesso que o final me frustou um pouco.

Apesar da genialidade, não leria novamente e não tenho vontade de ler sua continuação.

Juliano Giusti 30/09/2023

Não estamos sozinhos...
Uma leitura muito boa, num ritmo gostoso avançar e sempre deixando um gostinho de quero mais. Uma missão com um nível de suspense que nos prende até o fim. Muito bom, vale a leitura!

Diego642 26/10/2023minha estante
Esse livro é o primeiro de uma coletânea de quatro livros sobre rama. Talvez neles tenha as respostas sobre as suas indagações.

Nicole.Ethur 05/09/2023

Um livro com muitas reviravoltas, isso é fato.
quem gosta de ficção científica certamente que vai: AMAR!
tem suspense, e emoção, vale muito a leitura, ansiosa pra ler o segundo volume, só depois disso que posso dizer mais coisas hehe, porque estou muito curiosa do que vai acontecer...
Diego642 26/10/2023minha estante
Eu também tô doido pra ler os outros livros, mas são difíceis de achar. Só em sebos e usados.

aris 05/09/2023

Falsa esperança
Esse é um daqueles que prometem muita coisa e no fim não entregam absolutamente NADA, é super morno, o autor cria todo um suspense e faz uma construção que parece que vai ter um desfecho incrível e no fim não acontece nada, até os personagens não tem um pingo de emoção. Achei meio complicado de entender como era Rama, as descrições eram meio vagas. Bem tedioso e meio machista, mas levo em consideração por ter sido escrito nos anos 70.