A Jogada Turca

A Jogada Turca Boris Akunin

Resenhas - A Jogada Turca

Su 27/01/2020

A jogada turca - Boris Akunin
Um livro muito bom. Já li Dostoievski - O idiota e desenvolvi certo receio com a literatura russa pq eu considero esse livro o pior, mais massante e chato que já li. Porém, Boris Akunin vem para descascar essa camada de anti-literatura-russa que adquiri. Está certo que por ser conteúdo e cultura russa e por não fazer ou conhecer tal costumes e expressões eu não consegui ler como leio Jorge amado, por exemplo. Mas nada que um Google não auxilie. Vamos ao livro de fato: ele se passa em 1887, mas foi escrito em 1980 e alguma coisa. Nessa época ocorre muitas guerras de conquistas de terras entre turcos (em sua maioria muçulmanos) e russos (devotos ao cristianismo). Logo vc sente a admiração pela Cruzada que russos e simpatizantes sentem. Os personagens principais são muitos, mas há a Varia, uma mulher feminista que atravessa a guerra para se encontrar com seu amado. Há o Fandorin, um moço jovem com alma velha, muito sagaz, inteligente, observador que acaba se apaixonando pela personagem citada anteriormente. Há muitos outros personagens, mas não irei cita-los. O que gostaria de trazer aqui, como boa feminista cri cri que sou é:o; que me incomodou foi como a única personagem feminina participou no livro de maneira muito calada, quase neutra, mesmo que ela pareça muitas vezes, acho que a palavra que procuro é: passiva. Todo o heroísmo, ação e inteligência fica a cargo dos personagens masculinos. Como o livro se passa no século 19 é preciso ter noção de que ao ler vc encontrara machismo e racismo. Enfim, se for pra indicar uma literatura russa, indico essa aqui.