Amigos e amantes

Amigos e amantes Joel R. Beeke

Resenhas - Amigos e amantes

Diógenes Gimenes 22/09/2020

Um livro para edificar seu casamento
Tema muito bem abordado, com capítulos curtos, abordagem bíblica e incisiva. O autor confronta o leitor sobre os vários aspectos do matrimônio e a Luz das Escrituras compartilhando ricas orientações.

Mimi B. 06/08/2022

Um livro direcionado aos casais cristãos
Não fiz muitas leituras voltadas para esse tema, então não tenho muito com o que comparar esse livro.

O autor, um pastor reformado e especialista nos puritanos (tem bastante citações deles), se propõe a aplicar a sabedoria bíblica ao casamento, derivando principalmente de Provérbios - às vezes de um jeito meio forçado.
Gostei principalmente da primeira parte que é dedicada à amizade entre os cônjuges.

Devemos aplicar o evangelho em todas as áreas da vida, inclusive no que diz respeito ao sexo. E o autor se propõe a fazer isso na segunda parte.
Me levou a reflexões que eu nunca havia feito. Por outro lado, tive reações do tipo "ok, nada a ver". ?????

Tem algo na linguagem que me incomoda, não sei definir o que é. Como se, por vezes, o autor não soube fazer adequadamente a ponte entre a Bíblia e o quarto, por assim dizer.

Só recomendo a leitura para quem estiver disposto a relevar argumentos tendenciosos sobre o papel da mulher e do homem.

A escassez de estrelas foi pela abundância de pontos de discordância e pelos momentos "nada a ver", onde a sabedoria passou longe. Mas a premissa é boa e oferece bons ensinos.

Sandra452 14/08/2022

Casamento também tem que ter amizade!
Numa linguagem acessível e objetiva, o autor procura mostrar dois ingredientes fundamentais em qualquer casamento: amizade e intimidade sexual. Nos tempos em que vivemos manter um casamento saudável não é fácil, mas também não é impossível. Mas, cultivar a amizade e a intimidade pode ser gratificante.
Todo o livro é respaldado em princípios bíblicos e Joel Beeke deixa claro o papel do homem e da mulher dentro do casamento.
Para terminar, deixo uma das minhas citações preferidas do livro:
"Toque o coração e a mente de sua esposa antes de tocar seu corpo."