Dois sonhos

Dois sonhos Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Dois Sonhos

Jucier0 28/03/2024

Primeiro livro perfeito
O sonho de titio é engraçado, divertido e uma crítica mordaz à sociedade russa da época. Livro muito inteligente e com algumas reviravoltas deliciosas, com personagens divertidos e comicamente caricatos. Esse levou 5 estrelas. Já sonhos de Petersburgo em verso e prosa é chato e arrastado. Não consegui me conectar de jeito nenhum. Por causa dele minha nota final deste livro foi de 3,5 estrelas

Karime 19/02/2024

Dostoiévski ?
Em o Sonho do Titio acompanhamos Maria e seus delírios e interesses em ingressar na alta sociedade através da filha Zinar, filha essa que já passou por um escândalo em uma cidade cheia de mexericos, fofocas e pessoas hipócritas. Maria tenta casar a filha com um Príncipe velho e desmemoriado em um drama engraçado, cômico e com personagens únicos a suas maneiras.

Em Sonhos de Petesburgo em Verso e Prosa é um folhetim que tem o intuito de mostrar as últimas notícias e as mudanças do país na época, com ares poéticos em uma narrativa que mostra as mudanças drásticas que vem com o Capitalismo.

Ambas as obras mostram o quão dinheiro é malévolo, a pobreza grave e a criação injusta das crianças em uma fluidez entre os gêneros e gera uma leitura rápida, fluida e tranquila.

jackpveras 24/12/2023

Viva Dostoiévski!
Assim como tudo o que Fiódor Dostoiévski escreve é genialidade, encontram-se nesta obra mais duas histórias fascinantes que merecem o selo de qualidade do escritor russo.
Recomendadíssimo.

Raissa 09/11/2023

Então é por isso que esse é o título da história ???
Fazia tempo que eu não ria tanto com um livro, dou 5 estrelas pra essa primeira história. Esse veio é gente boa demais, eu facilmente seria amiga dele kkkkkkkkk. Só não gostei muito da parte do folhetim, achei que não casou muito bem finalizar uma história cômica e cortar pra algo mais "sério". Enfim, se fosse só essa primeira história no livro, facilmente seria 5 estrelas!

Rafael1082 07/10/2023

Comme il fault!
Um dos livros mais divertidos que eu já li, em os sonhos do Titio Dostoiévski aborda tão bem o absurdo da vida, a aristocracia e a vida em província que chega a ser cômico, o jogo de interesses e a manutenção do status é uma realidade não só da sociedade Russa do século XIX mas também da atual, achei interessante modo como os personagens usam muitas expressões em francês, talvez um modo de parecerem mais cultos e refinados, assim como hoje usamos muitos termos em inglês apenas com o mesmo fim. Já em Sonhos de Petesburgo sai a comédia e entra em olhar completamente absurdo sobre a vida e sobre o dinheiro, talvez um olhar atento de Dostoiévski sobre a sua própria sociedade

Claudia.livros 10/09/2023

** O sonho do titio

Mais um Dostoiévski saboreado por este perfil ?

História engraçada e repleta de reviravoltas, Dostô nos entrega personagens incríveis e um narrador muito espirituoso.

O Sonho do Titio é um novelão, com muita fofoca, maledicência, mulheres estouradas e gritonas, cenas divertidas (embora tenha uma história por trás um tanto triste envolvendo Zina) e tudo se resolveu de maneira muito melhor do que eu imaginava. Como foi bom ser surpreendida no final!

Ahhh eu queria uma continuação ?

** Sonhos de Petersburgo

Um texto interessante, com um narrador que parece ser o próprio Dostoiévski.

Esse narrador é um folhetinista. Na Rússia, na época de Dostoiévski, era comum a publicação de textos (romances, contos, novelas, etc) em folhetins e este nosso folhetinista faz uma crítica à sua profissão e ao cenário literário de sua época.

Além disso, sai para caminhar por São Petersburgo e continua a nos contar alguns sonhos que teve, devaneios e mistura tudo isso às histórias que aconteceram com ele ou com alguém conhecido. Há dramas e Dostô mostra a preocupação de sempre com os mais vulneráveisda sociedade, sejam pobres, crianças ou pessoas com transtornos mentais. E ele sempre se preocupa com as crianças...

É importante ler devagar, com calma, para não se perder.
Em alguns trechos é bastante confuso.

É um texto ótimo para conhecermos um pouco mais Dostoiévski e o contexto de sua época. Muito bom!

joaoggur 02/09/2023

A poesia de meus devaneios.
Neste volume da Editora 34, são condensados duas novelas de Fiodor Dostoiévski.

Em O SONHO DO TITIO, acompanhamos uma socialite da russa do século XIX, que ao receber um velho amigo em sua casa, um príncipe abastado e excêntrico, percebe que seu conhecido está completamente louco. E, na iminência de sua falência, decide casar sua filha, Zina, com o seu rico amigo. Simultaneamente, Zina precisa lidar com um amor mal-resolvido à um homem doente, tal qual desprezar o apaixonado Mozglyakov, sobrinho do príncipe, que deseja casar-se com ela. A obra tem uma infinidade de diálogos, alguns mais ?inuteis? e outros até cômicos. Não é a melhor história do mundo, mas as cenas ?novelescas?, quase que em um estilo tragi-cômico, faz a leitura valer. Como a maioria de trabalhos do autor, há uma alfinetada velada e implícita na pequena burguesia russa do século XIX.

Já SONHO DE PETERSBURGO EM VERSO E PROSA é narrado por um folhetinista, que despreza seu próprio emprego, fazendo uma crítica ao cenário de escritores da época. A narrativa mistura fluxo de consciência com devaneios, tal como um sonho (e, como os sonhos, a narrativa é confusa). O narrador, que não fala seu nome, deixa a entender que é o próprio Dostoiévski; isto é sensacional. Adentramos não só na cabeça do personagem, mas também do escritor.

Particularmente gostei mais de O Sonho do Titio, mas ambas as novelas são incríveis. Vale a leitura.

Romeu Felix 01/03/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
A obra é composta por dois contos: "O Sonho do Titio" e "Sonhos de Petersburgo em verso e prosa". No primeiro, acompanhamos as reflexões do tio do narrador sobre a vida e a morte, a felicidade e a infelicidade, e sobre o que é realmente importante na existência humana. No segundo, o autor apresenta uma coletânea de sonhos, que vão desde o realismo até o onírico, em que os personagens são levados a experiências que vão do humor ao terror.

Comentário:
Os dois contos presentes neste livro apresentam um Dostoiévski menos conhecido pelos leitores, que não estão acostumados com a sua produção de contos. Apesar disso, ambos possuem a marca do autor, que é capaz de apresentar reflexões profundas sobre a condição humana, mesmo em narrativas curtas. "O Sonho do Titio" é uma meditação sobre a vida e a morte, enquanto "Sonhos de Petersburgo em verso e prosa" é um exercício de imaginação que nos permite refletir sobre a realidade de forma mais ampla. Em ambos, a linguagem do autor é refinada, o que torna a leitura bastante agradável.

Indicação:
A obra é indicada para aqueles que desejam conhecer uma faceta menos conhecida de Dostoiévski, que é a produção de contos. Além disso, é uma boa opção para quem deseja refletir sobre a condição humana e sobre o que é realmente importante na vida.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Karina Paidosz 18/02/2023

Aqui na leitura cronológica lendo Dostoiévski, descobrindo um pouco mais do que seus livros mais famosos e falados. Esses por enquanto ficam num quesito mediano ao meu ponto de vista.
O sonho do Titio mais divertido e novelão, enquanto o sonho de Petesburgo em verso e prosa discorrendo um pouco da pobreza e sonhos, parafraseando alguns versos.

Nas notas é possível perceber que Dostoiévski usou muitas referências de Nicolai Gógol nessas duas obras.
O qual já fiquei curiosa pra conhecer esse escritor.

Tais167 17/02/2023

Uma faceta de Dostoiévski que não conhecia
Durante a leitura desse livro você chega a se questionar: será mesmo que estou lendo Dostoiésvki?
Quero me ater aqui somente a parte de O Sonho do Titio.
A leitura dessa novela me revelou um Dostoiévski sem sua extrema melancolia, seu lado sombrio, seu enraizado sentimento de justiça, por um Dostoiésvki alegre, engraçado e de bem com a vida - mesmo após ter sido exilado.
Mária Aleksandrovna a primeira dama da pequena cidade de Mordássov, poderosa e perspicaz.
Afanassi, nas mãos de Mária era vítima ou um zero a esquerda. Era marido mas parecia seu filho.
Zina, filha de Mária e Afanassi, romântica, beldade, orgulhosa...
Príncipe K, de idade avançada. Tão caduto que não sabia se vivia um sonho ou estava mesmo instalado na realidade.
Pável Mozglyákov, sobrinho do Príncipe K. Apaixonado por Mária, sofredor do começo ao fim.
Essa novela me fez rir e me fez gostar ainda mais de Dostoiévski.
Que grata surpresa foi essa leitura! Esses personagens e o caos na pequena cidade de Mordássov, não serão esquecidos.

Cris 30/01/2023

30.01.2023
Duas novelas, uma publicada em 1859 e a outra, em 1861, após Dostoiévski sair do exílio. Sonhos do titio é uma sátira à sociedade da época, onde as mulheres não fazem nada além de cuidar da vida da outra. Até que aparece um príncipe e elas ficam em forvorosa, pois há rumores de que uma dessas mulheres quer casar sua filha nem que seja embriagando esse príncipe e fazendo com que ele faça o pedido de casamento. Sonhos de Petersburgo em verso e prosa, é uma crítica ou não, aos folhetins da época, onde nada de novo acontece.

Rhuan Maciel 19/09/2022

Tipos fortes

Na primeira história do livro, o sonho do titio, Dostoiévski cria uma protagonista
interessante para os limites do interessante na aristocracia. Desse modo, Maria
Alieksandróvna entra no hall dos chamados “tipos fortes” da literatura
dostoievskiana, uma vez que ela não possui limites quanto ao que fazer para obter
o sucesso desejado. Para isso essa mulher utilizou todas as artimanhas possíveis
para casar sua filha, Zina, com um príncipe que estava literalmente caindo aos
pedaços. Portanto, ao longo de toda obra arquitetou seu plano e dissuadiu todos
que se opusessem a ele, convencendo Zina a aceitar a decisão, enganando-a por
meio da retórica.
Nesse sentido, toda essa luta que perpassa a narrativa contada é carregada pela
personalidade quase imbatível de Maria, que até o final da obra executa seus
golpes, sempre tentando manipular todos ao seu redor para conseguir seu objetivo.

Tipos fracos

Ademais, também tema central da história, há a existência do príncipe K, o qual é
uma verdadeira caricatura da aristocracia decadente e mesquinha. Com isso
Dostoiévski cria essa personagem com várias características físicas artificiais. Ou
seja, esse nobre homem possui peruca, olho de vidro, perna de pau, dentadura e
diversos outros aparatos que o compõem. Além disso sua memória já é muito ruim
e sua mentalidade é de fácil manipulação.
Desse modo, a ironia está na composição toda fajuta desse homem, seja na parte
material, seja na parte mental, enquanto todos os habitantes da cidade o saudam e agraciam-no, e isso acontece unicamente por ser um princípe. Por isso essa
representação denota a crítica de Dostoiévski às futilidades e contradições da
aristocracia russa.

Realidade X Literatura

Um fator importante a se notar é uma fala do sobrinho fajuto do princípe, que
quando descobre os atributos falsos deste faz uma fala ao seu tio, a qual afirma que
a arte é mais bela que a natureza, por isso o aristocrata utilizava seus anexos. Essa
afirmação não está aí atoa, uma vez que, concomitantemente à escrita do livro,
existia o debate acalorado na literatura russa quanto as qualidades do real e do
escrito, e qual dos dois era superior. Uma figura muito importante desse debate é a
de Tchernichevski, o qual ainda rivalizará com Dostoiévski quanto suas visões
acerca da arte.

Pedraish 03/02/2022

Dois sonhos bem diferentes
O primeiro sonho em sí é muito bom e consegue satisfazer as expectativas criadas no começo, já o segundo sonho, embora eu entenda o contexto e propósito do folhetin, ainda acho um pouco entediante.

Alana 11/09/2021

"Dois sonhos? reúne duas narrativas: a primeira ?O Sonho de Titio?; a segunda ?Sonhos de Petersburgo em Verso e Prosa?. Tratam-se, segundo Paulo Bezerra, do ressurgimento de Dostoiévski após seu exílio de 10 anos na Sibéria. ?O sonho de Titio? é uma obra com tom humorístico e um toque de drama. Já ?Sonhos de ?Petersburgo em Verso e Prosa? analisa criticamente o conteúdo dos folhetins de Petersburgo, e possui reflexões muito interessante.
É uma obra mais leve e fluída que merece sua atenção.

?Que vantagem eu teria em ser hipócrita?? (p.42-43)

?[...] alegar objetivos nobres para justificar baixezas que só se cometem por egoísmo ? tudo isso é uma hipocrisia que não conseguiu me enganar.? (p.70)

?Não é possível reconhecer tudo, todas as ciências do mundo! Não é possível saber fazer tudo. Shakespeare foi um grande poeta, mas não se atreveria a construir a basílica de Pedro em Roma.? (p.219)

?É honrado e já pensa, porque a infelicidade ensina a pensar, às vezes até cedo demais. [...] A pobreza sempre é uma exclusão.? (p.209)