Rhuan Maciel 19/09/2022
Tipos fortes
Na primeira história do livro, o sonho do titio, Dostoiévski cria uma protagonista
interessante para os limites do interessante na aristocracia. Desse modo, Maria
Alieksandróvna entra no hall dos chamados “tipos fortes” da literatura
dostoievskiana, uma vez que ela não possui limites quanto ao que fazer para obter
o sucesso desejado. Para isso essa mulher utilizou todas as artimanhas possíveis
para casar sua filha, Zina, com um príncipe que estava literalmente caindo aos
pedaços. Portanto, ao longo de toda obra arquitetou seu plano e dissuadiu todos
que se opusessem a ele, convencendo Zina a aceitar a decisão, enganando-a por
meio da retórica.
Nesse sentido, toda essa luta que perpassa a narrativa contada é carregada pela
personalidade quase imbatível de Maria, que até o final da obra executa seus
golpes, sempre tentando manipular todos ao seu redor para conseguir seu objetivo.
Tipos fracos
Ademais, também tema central da história, há a existência do príncipe K, o qual é
uma verdadeira caricatura da aristocracia decadente e mesquinha. Com isso
Dostoiévski cria essa personagem com várias características físicas artificiais. Ou
seja, esse nobre homem possui peruca, olho de vidro, perna de pau, dentadura e
diversos outros aparatos que o compõem. Além disso sua memória já é muito ruim
e sua mentalidade é de fácil manipulação.
Desse modo, a ironia está na composição toda fajuta desse homem, seja na parte
material, seja na parte mental, enquanto todos os habitantes da cidade o saudam e agraciam-no, e isso acontece unicamente por ser um princípe. Por isso essa
representação denota a crítica de Dostoiévski às futilidades e contradições da
aristocracia russa.
Realidade X Literatura
Um fator importante a se notar é uma fala do sobrinho fajuto do princípe, que
quando descobre os atributos falsos deste faz uma fala ao seu tio, a qual afirma que
a arte é mais bela que a natureza, por isso o aristocrata utilizava seus anexos. Essa
afirmação não está aí atoa, uma vez que, concomitantemente à escrita do livro,
existia o debate acalorado na literatura russa quanto as qualidades do real e do
escrito, e qual dos dois era superior. Uma figura muito importante desse debate é a
de Tchernichevski, o qual ainda rivalizará com Dostoiévski quanto suas visões
acerca da arte.