Pelos olhos de Maisie

Pelos olhos de Maisie Henry James

Resenhas - Pelos olhos de Maisie

Thiago275 04/03/2024

Interessante, mas não é fácil de ler
Henry James não é um autor fácil. Sua escrita é intrincada e cheia de interrupções. Porém, se você gosta de tramas com personagens complexos (embora desprezíveis em sua maioria), talvez Pelos Olhos de Maise funcione pra você.

Publicado em 1897, o livro trata de um tema bastante atual: a alienação parental. Maisie tem 6 anos no início da história e, após o divórcio de seus pais, é decidido que ela ficará 6 meses com cada um deles.

Porém, quando está com o pai, ela não é poupada dos piores adjetivos com relação à sua mãe. E quando está com a mãe, só ouve coisas horríveis sobre o pai. Eles se casam de novo, e o fato de agora ter uma madrasta e um padrasto - que eventualmente vão virar amantes - apenas deixa as coisas ainda mais difíceis.

Até mesmo a boa Sra. Wix, a governanta que cuida de Maisie, apesar de ser a pessoa que mais ama a menina, também é problemática. Um dos primeiros assuntos que ela acha razoável compartilhar com a criança de 6 anos é a filha morta.

Conforme a história vai se desenvolvendo (de um modo não tão agradável e fluido) é difícil não sentir mais e mais pena de Maisie, vítima de chantagem emocional, confidências não recomendáveis e abandono sentimental. Só queremos abraçá-la e tirá-la daquele ambiente.

Por fim, é importante notar que o título original do romance é "What Maisie Knew", ou seja, "O que Maisie Sabia". Para os adultos à sua volta, ela não sabia nada. Eles falavam sobre ela em sua presença como se ela não estivesse ali, ou como se não fosse entender o que estava sendo dito. Mas Maisie sabia de muita coisa, e principalmente, sabia que tinha que fingir que não sabia de nada. Quantas crianças não são obrigadas, ainda hoje, a viver assim?

Mawkitas 28/09/2023

Esse livro foi escrito em 1897. 1897. Poderia ter sido escrito ontem, em 2023 mesmo, pois a história da criança que passa a ser um objeto para uso dos pais divorciados com a intencionalidade de irritar, causar ciúmes enfim, se vingar do ex-cônjuge, essa história é atualíssima. Os danos desse tipo de arranjo são enormes para um sujeito que depende dos cuidados dos adultos e que ainda está se constituindo.

Alguns leitores desse livro concluem que Maisie não sabia era nada. Eu concluí outra coisa: na minha opinião Maise não entendia muito o que estava acontecendo em boa parte do tempo, mas soube desde muito cedo o que era a solidão.

Não posso recomendar suficientemente esse livro, mas faço uma ressalva: não vai agradar muita gente. É todo escrito à partir do ponto de vista de uma criança a quem ninguém preserva de assuntos que deveriam ser reservados aos adultos. Então pode ser uma leitura bem confusa pra quem não tem hábito de textos cheios de entrelinhas e ideias e fatos que devem ser depreendidos à partir de uma série de detalhes. O leitor precisa inferir bastante coisa. E nenhum adulto presta nesse livro. Nenhum.
Bruna Pedrosa 29/09/2023minha estante
Imagino o esforço do autor para tornar tudo tão verosímil do ponto de vista de uma criança. Quanta sensibilidade!

Mawkitas 01/10/2023minha estante
Ele faz isso de forma impressionante!

Vania.Cristina 16/11/2023minha estante
To de olho nesse livro também. Gosto de A outra volta do Parafuso, que já li duas vezes, mas não li mais nada do autor.

Mawkitas 19/11/2023minha estante
Eu li A Volta do Parafuso há alguns anos e gostei bastante dele também. Os dois livros são tão diferentes em temática e ritmo que eu não diria que foram escritos pelo mesmo autor. Talvez eu simplesmente precise reler A Volta do Parafuso pra ver se continuo com essa impressão.

Cinara... 29/07/2023

" Sua mãe nunca mais vai manifestar qualquer interesse por você; para ela, você é como uma empregada que ela despediu por ter se portado mal"

Não importa qual século a pessoa esteja seja 1800 até 2020 e tantos, Henry James provando que às vezes a pessoa é mais feliz sendo filho de uma chocadeira do que de uma mulher que nunca quis ser mãe ou despreparada para tal atividade.
A escrita é cheia de floreios, sem eles o livro teria 150 páginas, às vezes fica bem cansativa. Mas aborda bem o tema de pais irresponsáveis.

Marquim 31/12/2022

Pelos olhos de Maisie
Primeira obra que eu li de Henry James. Uma indicação de meu professor-orientador do TCC, Maurício Lemos Izolan.

Achei interessante. Me deu muita pena de Maisie e de todo o rolo que vivia por culpa de seus pais.

Vamos ler, galera!

Silvana (@delivroemlivro) 24/01/2022

O que Maisie sabia?
"Pobre criatura", exclamou por fim; e estas palavras foram um epitáfio para o túmulo da infância de Maisie. Ela foi abandonada a seu destino."

De minha parte, gostei muito no entanto, "Pelos olhos de Maisie" não é livro que vá agradar a todos. O tema é delicado (uma criança é usada como subterfúgio), a narrativa é teatral e ocorre uma espécie de revezamento de atores no mesmo papel, personagens esses erráticos e com motivações nebulosas.

"(...) diante do derradeiro e minúsculo triângulo de vidro rachado a que tantas fraturas haviam reduzido o espelho da superstição filial."

A escrita do Henry James é fenomenal e o final eu diria que é do tipo "entreaberto" (se tal coisa aplicada à literatura não existir, acabei de inventar).

O título original é "What Maisie Knew" e esse "o que Maisie sabia" fica a cargo de cada leitor responder. E eu aprecio muito escritores que pressupõem inteligência no leitor!

"(...) antes de sua próxima migração. (...) estava desconfiada de que a menina tivesse desenvolvido um terrível sistema crítico, uma tendência a julgar os mais velhos em silêncio - e ela gostava de crianças simples e crédulas."

Adriana1161 08/01/2022

Abandonada
Após a separação de seus pais, Maisie, uma criança de 6 anos, é feita de joguete na mão de vários adultos. Ela é inserida em vários cenários possíveis de inusitadas combinações familiares.
Ela é considerada um estorvo, e o objetivo de seus pais era o de não ficar com ela.
Existe uma forte crítica social no livro.
O livro é bem escrito, as cenas são de muita intensidade e veracidade.
Existe um narrador contando parte da história, e também o "olhar" de Maisie.
Lembrou-me um pouco, Ciranda de Pedra.
Personagens: Maisie, Beale Farange, Ida, Srta Overmore, Sra Wix, Sir Claude
Local: Londres - final século XIX
@driperini

Isa 03/12/2021

O que Maisie sabia?????
O livro é um tanto cansativo de ler. Foi preciso ler e reler diversas partes porque não estava conseguindo me concentrar na leitura.
É uma história bem confusa!
Eu li do início ao fim com a sensação de que não estava entendendo nada. Todas as vezes que achei que havia entendido, eu estava enganada!
Não é ruim. Mas é uma leitura beeem cansativa.

Luiz 23/11/2021

O que Maisie sabia
Sinceramente, começamos o livro e terminamos sabendo de uma coisa: Maisie não sabia de nada. Dói um pouco ver a menina, com pais separados, indo de um para o outro como uma peteca. E os pais? E os padrastos? Nem bons nem ruins. Simplesmente deploráveis. Só lendo para compreender esse retrato vívido do ser humano.
Silvana (@delivroemlivro) 25/01/2022minha estante
Também sou do time "Maisie não sabia de nada". Essa sapiência é atribuída a ela pelos adultos que a usam como subterfúgio, como uma espécie de alivio para as suas consciências.

Nati 11/10/2021

Quando todos no livro precisam de terapia rsrs
Li esse livro em inglês numa aula que estou fazendo que funciona como um clube do livro! Bem legal a aula e a turma!

Esse foi o meu primeiro contato com o autor Henry James e olha... Não foi fácil não!!!

Ele escreve com muita precisão sobre o comportamento humano ( o que pode ser um pouco assustador às vezes), mas muito interessante se a gente parar para pensar no retrato histórico de suas histórias!

Maise, a personagem principal dessa história, é um criança filha de pais divorciados. Acompanhamos sua história e como é seu mundo nada simples, afinal de contas o juiz decide que ela passará 6 meses na casa do pai e depois 6 meses na casa da mãe. Então já dá pra ver o quão bagunçado isso é né gente??

Apesar dela ser uma criança vemos o quanto ela é madura e ciente das coisas que acontecem ao seu redor.

Por isso recomendo a leitura mas faça-a devagar. Às vezes é difícil acompanhar a história, e a gente fica incomodado com a precisão do comportamento humano. Mas acredito que a leitura valha a pena justamente por causa disso e também para conhecer um pouco sobre o autor!!

Julinho 17/11/2020

O que Maisie sabia?
"Pelos olhos de Maisie" é um livro de difícil leitura, pois contém personagens e uma história por vezes esgarços, pouco nítidos - muitas vezes o que é contado pelos "olhos", pela perspectiva de uma criança não faz sentido (pelo menos na concepção racional do que consideremos 'sentido'.
Tanto em relação a temática, é um livro muito afrente do seu tempo (alienação parental derivado de um processo de divórcio, um tema tão comum no século XX, era tabu no século XIX), quanto ao tratamento o dado - era incomum, uma afronta tratar crianças não como anjos, mas como seres densos; não era comum tratar tratar-las com individualidade e sem nenhuma espécie de moralismo didático.

Michele.Matos 21/08/2020

Pela perspectiva do abandono
O livro mostra a separação e o abandono através da perspectiva de uma criança.

Maria Clara 09/07/2020

Depois de ler A Outra Volta do Parafuso, H. James ganhou um lugar entre meus autores preferidos. Saí a procura de outras obras suas e foi assim que cheguei a ler Pelos Olhos de Maisie. Ao contrário da primeira, que foi muito fluída e manteve meu interesse em todos os momentos, essa foi arrastada em alguns pontos e causou uma certa frustração. Depois de ler os texto de apoio e relatos do próprio James sobre a obra (que estão na edição da Penguin), eu pude entender mais o seu objetivo e, assim, concluí a leitura com um balanço positivo.
Então minha dica é: leiam os textos anexos e comentários! Se não se importam com spoilers, leiam antes, se isso os incomoda, quando (e se) chegarem num ponto em que desanimarem, pausem o texto principal e leiam os citados acima.
A obra aborda os aspectos do divórcio, mas muito mais que isso, as transformações e naturezas dos sentimentos, o amor que vira o ódio (se é que realmente o sentimento foi amor e se foi, foi amor pela pessoa ou por uma representação/ideia? ou pelo que ela agrega à sua imagem?), o orgulho... Também aborda o amadurecimento forçado dos filhos (no caso, Maisie) que ficam como à deriva no processo de separação, ora arrastados por uma corrente, ora por outra.
(obs.: nem todos os casos são assim, muitas vezes pode ser um processo pacífico e/ou amigável, mas o livro aborda os de caráter conturbado)

isabelle. 19/09/2019

um artigo do ficção em tópicos citou esse livro pra falar sobre uma técnica de escrita e eu acabei lendo prestando mt atenção nesses detalhes estruturais. só que eles sumiram em certo ponto e eu só consegui focar na história, e o próprio site já mencionou isso uma vez; um escritor habilidoso consegue tornar a estrutura da narrativa invisível! amei, mais ainda dps dos comentários do henry james sobre o processo de criação nas páginas finais