Pelos olhos de Maisie

Pelos olhos de Maisie Henry James

Resenhas - Pelos olhos de Maisie

otxjunior 08/08/2013

Pelos Olhos de Maisie, Henry James
Enquanto lia Pelos Olhos de Maisie, numa edição caprichada da Penguin Companhia cheia de informações sobre o autor e a obra, tive um relacionamento de amor e ódio com o livro. Ficava dias sem ler, mas quando começava não conseguia largar. Posso tentar explicar essa reação com o incômodo que as situações absurdas da narrativa me proporcionava: Maisie, nossa heroína infante, era envolvida nos jogos mais sórdidos do mundo dos adultos que ela naturalmente pouco conhecia.
Seus pais e suas mães (pois é!) praticamente forçam a garotinha a agir como uma adulta porque eles próprios vivem e se relacionam como crianças. Além do tema inesperadamente desagradável, a prosa de Henry James é de uma sofisticação que beira a incoerência (o que é justificável já que a construção da trama condiz com o universo de uma criança). Em alguns momentos me irritava ter que ler a mesma sentença ao menos dez vezes e ainda assim não conseguir extrair um mínimo de sentido. Em outros, quando a perspicácia e a fina ironia do autor eram devidamente compreendidas, confesso que eram momentos intelectualmente prazerosos. No entanto aqueles trechos frustantes de tentativa e erro foram escasseando no decorrer da obra. Acostumei-me ao ritmo do escritor de forma que, a partir de um certo ponto, praticamente não consegui parar de ler até concluir esta coming-of-age story, que parte dos danos que pais divorciados podem causar a uma criança. Uma questão tão relevante em 2013 como foi em 1897.
Arsenio Meira 03/10/2013minha estante
Excelente resenha. Senti a mesma sensação, um misto de alento e desalento, durante a leitura e seus intervalos. Não é um romance fácil, mas é excelente, e como você bem notou, sem prazo algum de validade.

Ronnie K. 14/12/2014minha estante
Eu simplesmente considero o Henry James o melhor escritor da Literatura Moderna (claro que ele é moderníssimo), amo sua narrativas e seu estilo. Já leu dele Os espólios de Poynton, Júnior? É uma pérola.

otxjunior 31/12/2014minha estante
Ainda não, Ronnie. Valeu a dica.

Mawkitas 28/09/2023

Esse livro foi escrito em 1897. 1897. Poderia ter sido escrito ontem, em 2023 mesmo, pois a história da criança que passa a ser um objeto para uso dos pais divorciados com a intencionalidade de irritar, causar ciúmes enfim, se vingar do ex-cônjuge, essa história é atualíssima. Os danos desse tipo de arranjo são enormes para um sujeito que depende dos cuidados dos adultos e que ainda está se constituindo.

Alguns leitores desse livro concluem que Maisie não sabia era nada. Eu concluí outra coisa: na minha opinião Maise não entendia muito o que estava acontecendo em boa parte do tempo, mas soube desde muito cedo o que era a solidão.

Não posso recomendar suficientemente esse livro, mas faço uma ressalva: não vai agradar muita gente. É todo escrito à partir do ponto de vista de uma criança a quem ninguém preserva de assuntos que deveriam ser reservados aos adultos. Então pode ser uma leitura bem confusa pra quem não tem hábito de textos cheios de entrelinhas e ideias e fatos que devem ser depreendidos à partir de uma série de detalhes. O leitor precisa inferir bastante coisa. E nenhum adulto presta nesse livro. Nenhum.
Bruna Pedrosa 29/09/2023minha estante
Imagino o esforço do autor para tornar tudo tão verosímil do ponto de vista de uma criança. Quanta sensibilidade!

Mawkitas 01/10/2023minha estante
Ele faz isso de forma impressionante!

Vania.Cristina 16/11/2023minha estante
To de olho nesse livro também. Gosto de A outra volta do Parafuso, que já li duas vezes, mas não li mais nada do autor.

Mawkitas 19/11/2023minha estante
Eu li A Volta do Parafuso há alguns anos e gostei bastante dele também. Os dois livros são tão diferentes em temática e ritmo que eu não diria que foram escritos pelo mesmo autor. Talvez eu simplesmente precise reler A Volta do Parafuso pra ver se continuo com essa impressão.

Cinara... 29/07/2023

" Sua mãe nunca mais vai manifestar qualquer interesse por você; para ela, você é como uma empregada que ela despediu por ter se portado mal"

Não importa qual século a pessoa esteja seja 1800 até 2020 e tantos, Henry James provando que às vezes a pessoa é mais feliz sendo filho de uma chocadeira do que de uma mulher que nunca quis ser mãe ou despreparada para tal atividade.
A escrita é cheia de floreios, sem eles o livro teria 150 páginas, às vezes fica bem cansativa. Mas aborda bem o tema de pais irresponsáveis.

Alexandre Kovacs / Mundo de K 30/12/2010

Pelos Olhos de Maisie - Henry James
Editora Companhia das Letras - Selo Penguin Companhia - 412 páginas - Tradução de Paulo Henriques Britto - Introdução e Comentários de Cristopher Ricks, lançamento 22/07/2010.

A insensatez humana não tem limite, sendo que não existe prova maior disso do que constatar os casos de separação litigiosa e os efeitos das disputas judiciais entre casais pela guarda dos filhos. Isto, infelizmente, já não é novidade desde o século XIX, mas a genialidade de Henry James (1843 - 1916) consistiu em posicionar a sua inocente protagonista Maisie, de apenas oito anos, no centro desta estúpida disputa e apoiar toda a narrativa com base nas impressões e no entendimento consciente ou inconsciente dela de toda a situação. A sensibilidade de Maisie faz com que entenda de alguma forma a maior parte das ações egoístas dos pais, assim como também acabe interferindo de forma decisiva no desenvolvimento do enredo. O título original em inglês, What Maisie Knew (O que Maisie Sabia), deixa esta questão em aberto, sendo um dos pontos principais do livro a dúvida sobre a inocência e integridade moral da criança após a convivência em um ambiente corrompido.

O romance inicia com a decisão judicial de alternar a guarda da filha entre o pai e a mãe por períodos de seis meses. Na prática, o que ocorre verdadeiramente é que os pais se aproveitam da disputa pela filha "não pelo bem que pudessem fazer a ela, mas pelo mal que, com a ajuda inconsciente dela, cada um poderia fazer ao outro". Sendo assim, no início da separação eles tendem a aumentar os períodos determinados por lei como maneira de agressão mútua. Com o passar do tempo o procedimento passa a ser o oposto, buscando ficar o menor tempo possível com a criança. Além disso, utilizam-se da própria filha para enviar reciprocamente mensagens carregadas de ódio ao final de cada período. Apesar do tema difícil, o humor é mantido através de uma narrativa irônica e do carisma da personagem infantil equilibrando a narrativa que poderia, de outra forma, se tornar pesada ou até mesmo monótona.

A situação fica ainda mais confusa quando Maisie passa a conviver com um segundo pai após o novo casamento da mãe e uma segunda mãe após o novo casamento do pai. A pobre criança poderia ter algum descanso se os pais se satisfizessem com suas novas relações, mas o que ocorre são novas separações e a ampliação das partes interessadas. A única personagem realmente preocupada na felicidade de Maisie parece ser a sua governanta. Henry James criou uma obra de intensa ação psicológica que consegue transmitir de forma sutil através da sensibilidade de Maisie toda a tensão dramática que envolve as expectativas e frustrações dos personagens.

Esta edição conta, além da introdução e comentários do professor da Universidade de Boston Cristopher Ricks, com a cronologia da vida e da obra de Henry James, cinco resenhas escritas à época do lançamento do livro e um ensaio do próprio autor em que ele comenta o seu método de trabalho no desenvolvimento deste romance, escrito em 1908 para a "New York Edition" de suas obras

Silvana (@delivroemlivro) 24/01/2022

O que Maisie sabia?
"Pobre criatura", exclamou por fim; e estas palavras foram um epitáfio para o túmulo da infância de Maisie. Ela foi abandonada a seu destino."

De minha parte, gostei muito no entanto, "Pelos olhos de Maisie" não é livro que vá agradar a todos. O tema é delicado (uma criança é usada como subterfúgio), a narrativa é teatral e ocorre uma espécie de revezamento de atores no mesmo papel, personagens esses erráticos e com motivações nebulosas.

"(...) diante do derradeiro e minúsculo triângulo de vidro rachado a que tantas fraturas haviam reduzido o espelho da superstição filial."

A escrita do Henry James é fenomenal e o final eu diria que é do tipo "entreaberto" (se tal coisa aplicada à literatura não existir, acabei de inventar).

O título original é "What Maisie Knew" e esse "o que Maisie sabia" fica a cargo de cada leitor responder. E eu aprecio muito escritores que pressupõem inteligência no leitor!

"(...) antes de sua próxima migração. (...) estava desconfiada de que a menina tivesse desenvolvido um terrível sistema crítico, uma tendência a julgar os mais velhos em silêncio - e ela gostava de crianças simples e crédulas."

Roberta 18/10/2012

Um clássico
A obra insere-se no tipo "tratado sobre o tema", fugindo, um pouco e à primeira vista, do conceito de obra literária prazerosa; a leitura demora para fluir, embora tenha trechos engraçados, de ironia fina; as 100 páginas finais (na edição da Penguin-Companhia a história tem 355) são bem gostosas, pois produzem o efeito de deixar o leitor em suspense para o que vai acontecer.

É completamente diferente de outra famosíssima obra do Henry James, A outra volta do parafuso, essa sim altamente "literária"; What Maisie knew está muito mais para um realismo à francesa, à Flaubert, uma escrita que se propõe a investigar um tema com lupa (investigação psicológica, no caso).

É o tipo de leitura que embora requeira persistência, que não seja só prazerosa, é tão bem construída que causa a sensação de que "vai ficar" em nosso repertório cultural para sempre, que vai formar uma referência.
Vale a leitura.
Ronnie K. 14/12/2014minha estante
Mestre! Dos meus 5 escritores preferidos de todos os tempos!

Adriana1161 08/01/2022

Abandonada
Após a separação de seus pais, Maisie, uma criança de 6 anos, é feita de joguete na mão de vários adultos. Ela é inserida em vários cenários possíveis de inusitadas combinações familiares.
Ela é considerada um estorvo, e o objetivo de seus pais era o de não ficar com ela.
Existe uma forte crítica social no livro.
O livro é bem escrito, as cenas são de muita intensidade e veracidade.
Existe um narrador contando parte da história, e também o "olhar" de Maisie.
Lembrou-me um pouco, Ciranda de Pedra.
Personagens: Maisie, Beale Farange, Ida, Srta Overmore, Sra Wix, Sir Claude
Local: Londres - final século XIX
@driperini

Thiago275 04/03/2024

Interessante, mas não é fácil de ler
Henry James não é um autor fácil. Sua escrita é intrincada e cheia de interrupções. Porém, se você gosta de tramas com personagens complexos (embora desprezíveis em sua maioria), talvez Pelos Olhos de Maise funcione pra você.

Publicado em 1897, o livro trata de um tema bastante atual: a alienação parental. Maisie tem 6 anos no início da história e, após o divórcio de seus pais, é decidido que ela ficará 6 meses com cada um deles.

Porém, quando está com o pai, ela não é poupada dos piores adjetivos com relação à sua mãe. E quando está com a mãe, só ouve coisas horríveis sobre o pai. Eles se casam de novo, e o fato de agora ter uma madrasta e um padrasto - que eventualmente vão virar amantes - apenas deixa as coisas ainda mais difíceis.

Até mesmo a boa Sra. Wix, a governanta que cuida de Maisie, apesar de ser a pessoa que mais ama a menina, também é problemática. Um dos primeiros assuntos que ela acha razoável compartilhar com a criança de 6 anos é a filha morta.

Conforme a história vai se desenvolvendo (de um modo não tão agradável e fluido) é difícil não sentir mais e mais pena de Maisie, vítima de chantagem emocional, confidências não recomendáveis e abandono sentimental. Só queremos abraçá-la e tirá-la daquele ambiente.

Por fim, é importante notar que o título original do romance é "What Maisie Knew", ou seja, "O que Maisie Sabia". Para os adultos à sua volta, ela não sabia nada. Eles falavam sobre ela em sua presença como se ela não estivesse ali, ou como se não fosse entender o que estava sendo dito. Mas Maisie sabia de muita coisa, e principalmente, sabia que tinha que fingir que não sabia de nada. Quantas crianças não são obrigadas, ainda hoje, a viver assim?

Julinho 17/11/2020

O que Maisie sabia?
"Pelos olhos de Maisie" é um livro de difícil leitura, pois contém personagens e uma história por vezes esgarços, pouco nítidos - muitas vezes o que é contado pelos "olhos", pela perspectiva de uma criança não faz sentido (pelo menos na concepção racional do que consideremos 'sentido'.
Tanto em relação a temática, é um livro muito afrente do seu tempo (alienação parental derivado de um processo de divórcio, um tema tão comum no século XX, era tabu no século XIX), quanto ao tratamento o dado - era incomum, uma afronta tratar crianças não como anjos, mas como seres densos; não era comum tratar tratar-las com individualidade e sem nenhuma espécie de moralismo didático.

Vanessa Vieira 08/03/2015

Pelos Olhos de Maisie_Henry James
O livro Pelos Olhos de Maisie, clássico inglês de Henry James, escrito em 1897 parcialmente, tal como um folhetim, nos traz uma história permeada por um drama familiar e que, apesar de ter sido confeccionada há tanto tempo atrás, se mostra o panorama atual de muitos lares modernos. O enredo nos detalha os dramas enfrentados por filhos de pais separados, que passam a ter duas famílias e são obrigados a conviverem com isso, muitas vezes, das formas mais sofríveis possível. O autor se inspirou em um relato real para compor o enredo e conseguiu detalhar com afinco e precisão os sentimentos de sua protagonista, nos sensibilizando ao longo da obra.

Maisie, uma doce e inteligente criança, acaba se tornando um verdadeiro joguete nas mãos de seus pais, separados. Por determinação da justiça, os dois mantém a guarda compartilhada da menina, ficando com ela por um período de seis meses, alternadamente. Durante cada um destes semestres, a garota vai sendo envenenada pelos seus progenitores, que a usam apenas como um modo de ferir e irritar um ao outro. Diante desta batalha feroz e desprovida de sentimentos e afeto, Maisie passa a adquirir uma forma própria de enxergar o mundo, tendo a sua inocente e cândida infância maculada pelo egocentrismo alheio.

Pelos Olhos de Maisie nos traz o retrato quase que fiel de muitas famílias que passam pelo divórcio e apenas usam os filhos como modo de punir um ao outro, sem se preocuparem com o bem-estar físico, emocional e mental de seus pupilos. A separação é, em muitas das vezes, a melhor opção para o casal, porém eles não devem se esquecer de seus filhos ou, pior ainda, usá-los como estratagema em prol de seus desejos egoístas. Apesar do rompimento, o ambiente e a atmosfera ao redor devem ser propícias para o crescimento saudável de seus filhos, que não possuem culpa alguma pelos erros cometidos pelo casal. Narrado em terceira pessoa de forma bastante descritiva e com um certo toque irônico, Henry James retratou o drama de uma garotinha que acaba sendo apunhalada por aqueles que deveriam fazer de tudo para protegê-la e se vê no centro de uma grande guerra entre os sexos, sendo bombardeada com infâmias e uma série de queixas que jamais deveriam fazer parte de seu universo infantil.

Maisie é uma garota inteligente e extremamente amorosa. É absurdo e chocante o modo como ela é tratada pelos pais, e por conseguinte, por seus atuais cônjuges e o que mais nos aflige é saber que não se trata de um caso isolado, apesar da época em que a história foi escrita. Seu único consolo e amparo está na governanta Wix que, mesmo não tendo muito a oferecer, faz de tudo para que a infância da menina seja melhor e, ao seu modo, procura atenuar um pouco do sofrimento que os pais lhe incutem. Claude, o segundo marido de sua mãe, é um sujeito de bom coração e que se compadece da atual situação de Maisie mas, ao mesmo tempo, não tem fibra o suficiente para lidar com isso. Quando a esposa o deixa e pensamos que ele realmente vai ter atitude, ela acaba se envolvendo com a madrasta de Maisie, senhora Beale - uma mulher medíocre e petulante -, que passa a exercer um domínio quase que total sobre ele, o manipulando tal como um fantoche. Enquanto isso, Maisie continua sofrendo e sendo jogada de um lado para o outro, nos despertando aquela vontade de entrar dentro da história e abraçá-la, ampará-la.

Em síntese, Pelos Olhos de Maisie é uma obra profunda e tangível que nos revela o sofrimento de uma garotinha que presencia o desmoronamento de seu lar e acaba sendo friamente atingida por seus danos colaterais. Seus pais só se preocupam com si próprios, abandonando cruelmente uma inocente criança em meio a uma situação completamente movediça. Em 2014 foi feita uma adaptação cinematográfica contemporânea do livro, com os atores Onata Aprile, Julianne Moore e Alexander Skarsgard (Eric, de True Blood) no elenco e que foi bastante aclamada pela crítica. A capa é simples, com um retrato em aquarela de Maisie e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo ☺

site: http://www.newsnessa.com/2015/03/resenha-pelos-olhos-de-maisie-henry.html

Gabi 17/04/2019

terminei porra

Michele.Matos 21/08/2020

Pela perspectiva do abandono
O livro mostra a separação e o abandono através da perspectiva de uma criança.

Nati 11/10/2021

Quando todos no livro precisam de terapia rsrs
Li esse livro em inglês numa aula que estou fazendo que funciona como um clube do livro! Bem legal a aula e a turma!

Esse foi o meu primeiro contato com o autor Henry James e olha... Não foi fácil não!!!

Ele escreve com muita precisão sobre o comportamento humano ( o que pode ser um pouco assustador às vezes), mas muito interessante se a gente parar para pensar no retrato histórico de suas histórias!

Maise, a personagem principal dessa história, é um criança filha de pais divorciados. Acompanhamos sua história e como é seu mundo nada simples, afinal de contas o juiz decide que ela passará 6 meses na casa do pai e depois 6 meses na casa da mãe. Então já dá pra ver o quão bagunçado isso é né gente??

Apesar dela ser uma criança vemos o quanto ela é madura e ciente das coisas que acontecem ao seu redor.

Por isso recomendo a leitura mas faça-a devagar. Às vezes é difícil acompanhar a história, e a gente fica incomodado com a precisão do comportamento humano. Mas acredito que a leitura valha a pena justamente por causa disso e também para conhecer um pouco sobre o autor!!