Andanças

Andanças Carissa Vieira

Resenhas - Andanças

Evelee 10/02/2014

Resenha do Booktour
Tenho tantas coisas para falar desse livro, mas as palavras desaparecem antes mesmo de serem organizadas em minha mente. Tentarei fazer o meu melhor por aqui e deixarei todo meu carinho abaixo ;)

Conhecia a Carissa através do site dela e já nem me lembro como foi. Um dia tinha inscrição para o Booktour de seu livro e não pensei duas vezes em me inscrever. No fim de dezembro ele chegou, fui lendo devagarzinho (época de provas!) e um mês depois terminei.

Enredo:

Charles nos conta suas memórias de como sua vida mudou tragicamente. Na noite londrina do século XX, ele é atacado e transformado em vampiro pela doce Eliza. Criador e criatura se apaixonam e vivem um romance. Com o tempo eles precisam se mudar pra não levantar suspeitas e vão para Veneza, que é dominada por vampiros. É lá que ele conhece Mikhail, ex-amigo-vampiro e desafeto de Eliza, e assim começa uma amizade conturbada. Ficar longe de Eliza e perder seu único amigo pós-transformação ou manter o amigo e desagradar sua criadora e amor??
Quando tudo parece ir muito bem um bilhete coloca a vida nova de Charles em dúvida. As palavras "Cuidado em quem confia", vindas de 'ninguém', são o suficiente para surgir muitas perguntas na cabeça dele. Novos personagens aparecem e muitas revelações são feitas. O Final só vocês lendo para saber...

Pontos Positivos:

Nada de vampiros que brilham no sol! Esses seguem o tradicional: caçam, bebem sangue de pessoas e se escondem durante o dia.
A escrita da Carissa foi o fatos decisivo pro livro ser bom. A leitura fluiu muito rápido devida a escrita e direta. Outra coisa que notei é que quem ler se conecta com o personagem. É possível sentir os conflitos e a angustia na mente Charles. Todas as suas transformações, sim é mais de uma, durante a trajetória. A capa demostra muito bem isso.

Ponto Negativo:

Poucas páginas! Quando terminei fiquei com a sensação de que tinham roubado pelo menos 100 páginas do exemplar em minhas mãos. O enredo abria espaço para tanta coisa e quando vi o fim fiquei triste. Bem ainda dá pra fazer o Andanças 2...

site: http://avidadeumabookaholic.blogspot.com.br/2014/02/andancas-carissa-vieira.html

Kel Costa 17/07/2013

Andanças - Carissa Vieira
Pela abordagem e sinopse, poderia ser mais um outro livro de vampiro como costumamos encontrar por aí. Mas Andanças é bem diferente, eu diria até incomum. A narração é feita em primeira pessoa, por Charles, então podemos acompanhar as sensações e emoções sentidas pelo protagonista.

Mas o mais interessante de Andanças é que ele possui um aspecto de filme noir que achei super legal. Nem sei se a autora chegou a pensar em algo do tipo, mas foi o que senti ao ler e para mim foi o ponto mais marcante do livro. Apesar de ser fininho, ela conseguiu estruturar bem a trama nessas poucas páginas, trabalhando de forma que o leitor sentisse o passar do tempo na história apesar da leitura mesmo não demorar quase nada.

Não gostei de Eliza, da pessoa em si, mas gostei da história dela, dos segredos e da forma como a trama girou em torno da vampira. Charles para mim foi um bom personagem, mas não sei, não consegui me envolver com ele. Acho que ele demorou muito tempo para acordar de verdade, para tomar uma atitude. Ficou tempo demais acomodado. Eu me interessei muito mais por Mikhail — não resisto a personagens como Mikhail — com seu jeito misterioso, sarcástico, ácido e com um ar de vampiro assassino rs.

Uma das coisas que mais gostei no livro é que ele não foi feito para mostrar aquele lado do vampiro bonzinho que ninguém aguenta mais. Vampiro bom é vampiro mau, não é mesmo? Não que Charles seja mau, mas ele filosofa muito sobre a vida e está sempre no limar entre os dois lados. Em determinados momentos ele pode ter uma crise de consciência, mas em outros ele está lá sugando o pescoço de alguma mulher.

Acho que a Carissa quis mostrar a complexidade de um ser desse tipo. Nada é preto no branco. Eles vivem muito tempo e passam por tantas coisas ao longo dessa imortalidade, que é óbvio que sua personalidade vai mudando lentamente. E acho que a autora conseguiu captar essa essência sem enrolar muito. É um livro breve e que vale a pensa ser lido por quem é fã desses seres tão atraentes.

site: http://www.itcultura.com.br/2013/07/andancas-carissa-vieira/

SahRosa 20/05/2013

A lenda era real. Os sugadores de sangue estavam por todos os lados e ninguém desconfiança. Charles nunca pensou que a lenda fosse de fato verdadeira, mas ao ser transformado tudo passa a mudar. Sua “vida” possui um novo sentindo e ao lado de Eliza, sua criadora, ele aprenderá a conviver com sua nova condição. No entanto, a humanidade ainda esta presente em Charles, ele se recusa a ser um assassino frio, mas descobrirá que mais cedo ou tarde, o monstro dentro dele vai despertar.

Verdades e Mentiras. Ódio e Amor. Traição e Vingança. Em sua nova “vida”, Charles aprenderá que nem sempre deve confiar nas pessoas ao seu redor...

***

Andanças possui uma linguagem leve, fluida e rápida. Narrado em primeira pessoa por Charles, vemos passo a passo de sua nova “vida”, sua transformação e as revelações escondidas no passado e que quando vem à tona, muito sangue começa a pingar da verdade. Carissa Vieira construiu um enredo gostoso de ler, com detalhes na medida certa, personagens bem moldados e vários mistérios. A final da leitura pude perceber algumas pontas soltas para um possível continuação, a qual, eu sinceramente espero que aconteça! Afinal, Andanças é muito agradável, os capítulos são curtos e não vemos o tempo passar durante a leitura. O único ponto negativo são as poucas páginas do livro. Apenas 138 páginas compõem esse livro nacional tão gostoso de ler.

Os vampiros de Carissa, são sanguinários, gostam do sabor da morte, muitos perderam sua humanidade por completo, não se importando em ceifar a vida dos pobres mortais, eles “vivem” apenas para matar e sentir esse gosto tão saboroso. No entanto, outros desses vampiros, não convivem bem em serem assassinos, tendo seus sentimentos humanos mais presentes. Achei bem interessante essa jogada da autora, pois apesar de temos vampiros que sentem o amor e outros sentimentos puramente dos humanos, não foi forçado e exagerado, tudo foi dosado muito bem, tornando Andanças um livro muito equilibrado. Li em menos de dois dias e recomendo para quem procura uma leitura descontraída, leve e cheia de mistérios! Você se apaixonará pelo modo inocente, porém determinado de Charles!

Fall Ventura 06/05/2013

Andanças - Carissa Vieira por Sweet Pimenta
Resenha disponível também no blog Sweet Pimenta >> http://asweetpimenta.blogspot.com.br/2013/05/resenha-nacional-booktour-andancas.html

A história começa em Londres, no início do século XX, onde conhecemos o Charles, um jovem de família tradicional inglesa, que ver sua vida mudando de uma hora pra outra, ou melhor, sua vida sendo arrancada!
Ele é transformado em vampiro pela misteriosa Eliza, que o ensina tudo o q ele precisa saber para não se um monstro assassino e sanguinário, como a maioria dos vampiros. Eliza é diferente, se mostra uma mulher calma e controlada e aos poucos vai encantando o Charles, que começa aos poucos a esquecer de seu passado para viver um romance com a Eliza.

“Aos poucos Eliza foi me ajudando a me acostumar com meu novo estilo de vida. Não era fácil, não queria ter que depender de sangue para viver, ficar sem falar com minha família, nem deixar de ver a luz do sol, mas eram coisas que tinha que aceitar.” Pag. 17

Logo eles saem de Londres e vão para Veneza e é nesse momento que as coisas começam a desenrolar, e percebemos que muitas coisas não são como parecem. Charles conhece Mikahil e Lorenzo, dois homens importantes no passado de Elisa e a partir disso que a história começam os conflitos da história. Charles passa de um jovem ingênuo a um homem desconfiado, passa duvidar do amor de Elisa e da amizade de Mikahil, mas também duvida das intensões de Lorenzo. Que está falando a verdade? Quem é o verdadeiro vilão??

Essa é uma história bem gostosa de ler, prende o leitor do inicio ao fim, muito bem escrita. Ela nos remete aos tradicionais vampiros, que não podem ver a luz do sol (nem tem ele de purpurina prata!), traz angustia da imortalidade, os conflitos de sentimentos, tudo isso descrito ricamente!

A meu ver, um ponto negativo só foi o fato de ser uma história curtinha. Queria ver mais conflito, mais drama pra resolver tudo, uma morte talvez... Sei lá! (eu e minha cisma de querer mudar as histórias, seja livro, série ou filme!), mas esse fator não alterou minha opinião de que é um ótimo livro, daqueles que você ler em uma “sentada” pois é escrito numa linguagem fácil e de forma bem fluida.

Bem, espero que tenham gostado da resenha, tentei não falar muito do enredo pra não correr o risco de soltar algum spoiler.

Ednelson 11/04/2013

“É mais fácil deixar que o monstro sedento por sangue passe a guiar todos os seus passos. Sufocar sua própria dor e desilusão com a vida e permitir que a raiva aflore e tome conta.”
—Pág. 07.

Saudações, caros leitores! Os vampiros representam uma das criaturas sobrenaturais mais reverenciadas na literatura, dentre outras mídias, o número abundante de obras que os abordam serve de prova cabal. Alguns livros os tratam como monstros cujo único propósito é saciar a sede por sangue, outros os exibem como seres melancólicos em que o lirismo é acentuado e também existem aqueles que focam em seu poder de sedução. Sendo “Andanças” da Carissa Vieira um romance vampiresco, explanarei sobre como foi esta “mordida” (leitura).

Charles, o protagonista que narra a história, no prólogo nos apresenta o dilema que irá mover a trama. Como pode ser deduzido, em parte já antecipamos o desfecho, mas isso não estraga a emoção do desenrolar, afinal a jornada com todos os seus relevos é o que mais comove.

Posteriormente, voltamos ao passado, quando Charles ainda era mortal. Apesar de ser um membro da nobreza, ele não demonstra felicidade em sua vida no seio de uma família de grandes recursos. Dono de um intelecto evidentemente aguçado e profundo amante dos livros, o personagem nos captura com seu elevado carisma e até mesmo inocência. Sendo este último traço ainda mais salientado depois de sua transformação, quando se vê envolvido em uma rede de intrigas.

Eliza, uma belíssima vampira com um forte senso de humanidade, atributo que se demonstra raríssimo entre os mortos-vivos no decorrer do romance, é a senhora de Charles. Gentilmente o guiando pela sua nova existência, ela também situa o leitor no mundo concebido pela Carissa. A sociedade vampírica é bastante organizada, regida por uma série de leis e contando com uma rede de comunicação global, claro que dentro dos limites da época (início do século XIX). Sem ser maçante, a autora se atém ao que é essencial para deixar o cenário coerente e cativante.

Depois de certo tempo, durante o qual os efeitos perniciosos da vampirização se manifestam (fome voraz e perda de consciência), Charles demonstra saudades de sua condição anterior, tanto quando o assunto é a família, quanto coisas mais triviais (admirar o sol, por exemplo). Desviando-o desse saudosismo, surge Mikhail, um vampiro, desafeto de Eliza. Dono de um humor sarcástico, astucioso e adepto da visão de que os humanos são exclusivamente gado, sofre de um leve estrelismo que deixa as suas cenas marcantes e extremamente divertidas.

Convivendo com duas pessoas de filosofias tão distintas, Charles passa por muita inquietação ao questionar-se sobre qual caminho deve percorrer como um ser da noite. Como se isto não bastasse, ele percebe que a nova realidade que habita é ainda mais sombria e talvez ele não possa confiar em alguém. Tentem imaginar como seria viver nesse clima paranoico, com certeza extremamente desconfortável. Todavia, será que essa desconfiança tem fundamentos? Deixo a incógnita no ar.

O que mais me impressionou nesta leitura, foi a habilidade com que a escritora elucidou alguns elementos acerca da natureza dos vampiros. Posso citar o caso dos notívagos recorrerem ao sexo frequentemente como uma válvula de alívio para impulsos destrutivos, fato completamente compreensível e abordado sem excessos que poderiam comprometer a maturidade da obra. A história tem um tom adulto, o que achei maravilhoso.

Em um labirinto de informações, Charles descobre coisas que podem leva-lo a uma segunda morte. Será que vale a pena buscar a verdade nessas circunstâncias? Aliás, qual é a verdade?

Os capítulos curtos, com cerca de seis páginas, e a narração sucinta, o que é condizente com o caráter parcial dos relatos do protagonista, deixam o texto ágil e saboroso. A revisão, feita pela própria escritora, está ótima e ressalto que em alguns trabalhos feitos por terceiros não encontro tanto cuidado. O desfecho, inclusive, deixa a abertura para uma continuação. Dou cinco selos cabulosos!

Escrevo no: http://leitorcabuloso.com.br/

Cristiano Rosa 10/02/2013

Diário CT: Andanças
O livro Andanças, da escritora pernambucana Carissa Vieira, publicado pela Editora Multifoco no ano passado, foi cortesia da autora ao Blog CT. Uma obra rápida, de 138 páginas, dividido em um prólogo, 26 capítulos e um epílogo; de linguagem simples e leitura ágil – devorei o exemplar em apenas uma tarde.

A trama é narrada em 1ª pessoa pelo protagonista, o jovem Charles, que é transformado em vampiro por Eliza, em Londres. Logo percebem que ali não é um bom lugar e se mudam para a Itália, onde ele aprende tudo sobre as leis vampirescas.

Uma história cheia de descobertas e ciúmes, desejos e sensações, surpresas e dúvidas, mentiras e desconfianças. Personagens bem construídos e enredo bem ambientado, com detalhes da geografia de Veneza.

A imagem do vampiro no livro é mesclada entre o belo e o monstro, mostrando sempre os dois lados da criatura, mas deixando transparecer a imagem habitual e sensual dos sugadores de sangue.

Ao longo da obra, um triângulo amoroso é formado. Além de Charles e sua criadora, que acabam criando um afeto, entra Mikhail, um aliado antigo dela, que volta para acabarem juntos com Lorenzo, o criador de Eliza. Uma palavra chave do livro, como na própria contra-capa diz, é confiança, em quem se pode confiar.

O protagonista demonstra-se esperto, e busca conhecer melhor com quem vive e está convivendo. Logo descobre sobre o passado de quem o transformou em vampiro, e isso se dá por meio de leituras de diários e alguns flashbacks espalhados pela história. E outros personagens entram também na trama, como as mulheres Charlotte e Laura, porém são coadjuvantes.

A capa da obra remete às viagens que os personagens fazem, em busca de segurança e também de descobertas e autoconhecimento. A diagramação é simples, os capítulos curtos dão um bom ritmo à narrativa, ainda mais pela história ser contada sob a ótica do protagonista, com seus pensamentos e reflexões.

O tratamento que a autora dá ao vampiro resgata um pouco as suas origens, como o debate acerca da imortalidade e com analogias aos problemas dos seres humanos. A história não é densa, tem um aprofundamento necessário para prender o leitor e o deixar curioso para o desfecho, que não é surpreendente, mas bom e satisfatório. Uma obra simples e prazerosa, com leitura ágil e convincente.

Fonte: http://www.blogcriandotestralios.com/?p=20103

Sa 18/12/2012

pequeno, bom e diferente.
Andanças é um livro fino, de poucas páginas, porém bem interessante. É possível lê-lo em um dia apenas de tão delicioso. A história é contada por Charles, um jovem rapaz da Londres do início do século XX que vê sua vida inteira mudar quando é transformado em vampiro. Além da readaptação a sua nova condição imortal e a sua mais nova dieta, ele se vê no meio de uma complexa sociedade vampírica em que nada é o que parece. Em quem confiar?

Os personagens são cativantes! Charles é ingênuo e está confuso em meio a transição. Se não bastasse a mudança que foi obrigado a passar, ele é pego no meio de uma história muito antiga entre vampiros muito poderosos em que a sua confiança será posta a prova a cada capítulo. Ele é o grande principal e nós acompanhamos a sua visão a respeito de cada integrante, e nos pegamos mudando de opinião junto com ele o tempo todo enquanto seguimos as suas desconfianças e descobertas.
Os outros são tão maravilhosos quanto. Eliza - sua criadora -, Mikhail e Lorenzo são vampiros em que você só os compreende completamente ao se ler a última linha. O tom misterioso que acompanha a narração e a descrição dos mesmos é o que os coloca num nível de interesse alto. Além disso, suas visões a respeito de si mesmos, seus códigos de conduta, e por aí vai nos fornecem uma visão adulta a respeito desses seres míticos.

Em alguns momentos, parecia que estava numa releitura de Dom Casmurro, em que Bento nutre uma paixão por Capitu, porém nunca consegue confiar plenamente nela. Suas dúvidas passam para nós, leitores, e geram um debate nunca solucionado: Capitu traiu ou não? O livro tem essa pegada, porém não deixa o final em aberto como a literatura machadiana (Graças a Deus!).

Uma história de vampiro bem diferente da safra produzida durante a modinha literária desse tema. Nada semelhante a Crepúsculo, onde esses seres brilham no Sol e tomam sangue de animais. O mito utilizado se parece mais com o trabalhado pela Anne Rice, porém de uma maneira diferente. Também tem o fato de que ele está historicamente crível - algo que prezo muito devido a profissão, né?! - em que cada personagem tem uma maneira diferente de olhar o mundo, de entendê-lo devido ao momento histórico no qual nasceu, viveu, ou no qual se encontra.

Curti muito a leitura e como coloquei no meu histórico de leitura do Skoob: "Serviu para eu comprovar o quão fã eu sou da Caris, e o quão bem ela escreve!"

Thyeri 06/12/2012

www.restaurantedamente.com
A morte é a única certeza do ser humano, e por consequência um dos nossos maiores medos; afinal, o que vem depois? Há várias respostas para isso, ou tentativas delas... E cada um de nós nos agarramos ao que mais nos conforta. E o que acontece quando esse medo não existe mais? Ficaríamos bem? Afinal, que problemas não se tornariam pequenos quando se tem toda a eternidade para lidar com eles...

Carissa Vieira se distancia dos vampiros hoje em voga, e volta à falar do vampiro tormentado pela imortalidade. Tal imortalidade traz à tona o que há de mais humano nessas criaturas, seus questionamentos sobre a vida, o que os diferencia dos humanos, e se há alguma diferença. São angústias existenciais que ganham forma quando uma característica dos vampiros se apossa do humano transformado, a intensificação de seus sentimentos e sentidos; tudo é vivenciado de forma mais intensa.

E foram essas questões que eu pude observar nos vampiros presentes na obra, tenha ele acabado de ser transformado, como Charles, o personagem principal, ou os outros, transformados a muito mais tempo, que se envolvem na vida de Charles: Eliza, sua criadora, e Mikhail e Lorenzo, ambos se envolvem na vida de Charles devido ao envolvimento deles com Eliza em seus primeiros tempos de vampira.

Andamos, junto com Charles, pela Inglaterra do começo do século XX, passamos por Veneza, e por Nova York. As andanças dos personagens, sejam elas entendidas literal e metaforicamente, é o que me prendeu ao livro. Gostei da forma com que os relacionamentos foram descritos, e vivenciados pelos personagens. O mistério da vida de Eliza, de antes de Charles à conhecê-la, deixa-o com apenas alguns fragmentos do que outros vampiros falam para ele, e vai modificando a forma com que ele vê sua amada. O que intensifica, assim, uma trama de vingança que o livro tem como plano de fundo.

Eu já estava cansado de histórias de vampiros, principalmente por geralmente terem uma trama que não me agradam, focando excessivamente no romance. Carissa escreveu um livro adulto, um pouco nos moldes de Anne Rice, uma de minhas autoras favoritas. Ela conseguiu dosar o romance, colocando-o na medida certa, não deixando essas passagens cansativas. A trama de vingança foi muito boa, me fazendo construir, junto com Charles, o que estava realmente acontecendo ao seu redor. E o fechamento da história me deixou bem satisfeito, condizendo com a forma que a narrativa foi caminhando.