Sob o Signo de Capricórnio

Sob o Signo de Capricórnio Hugo Pratt

Resenhas - Sob o Signo de Capricórnio

bruna.nosferatu 16/03/2022

CORTO MALTESE NO BRASIL GOTTA BE ONE OF MY FAVORITE GENDERS
mais uma hq do hugo pratt que leio e está recheada de referências e contextos históricos, personagens interessantíssimos, aventura e romance mas a dose de humor e sarcasmo nessa teve um toque especial e amei.

Antonio Luiz 15/03/2010

Um cínico contra o imperialismo
Aventureiro e pirata das primeiras décadas do século XX, o Corto Maltese é o clássico canalha de coração de ouro. Maltese desvenda a opressão e hipocrisia do mundo de façanhas coloniais que moldou a imaginação de gerações de jovens europeus, do Mogli de Rudyard Kipling ao Tintin de Hergé e sempre se alinha aos injustiçados e desprivilegiados, por mais que tente parecer amoral e egoísta.

"Sob o Signo de Capricórnio", segundo álbum da epopéia iniciada com "A Balada do Mar Salgado", traz o anti-herói à Bahia, onde alia-se a mães-de-santo para frustrar a trama de um advogado britânico para se apoderar da fortuna de uma jovem feiticeira negra e luta ao lado de cangaceiros contra as atrocidades de um coronel respaldado pelas Forças Armadas.

A eficácia da obra repousa menos nas sóbrias cenas de ação do que na habilidade em deixar a inteligência e imaginação do leitor vagarem sobre os diálogos e silêncios do personagem e a simplicidade do desenho. Criada em 1970, à sombra da ditadura militar brasileira que o autor italiano, Hugo Pratt, foi conhecer de perto, a história também ecoa uma adolescência vivida entre as aventuras do Sandokan, o rebelde e romântico pirata malaio de Emilio Salgari e a realidade do fiasco da aventura colonial de Mussolini na Etiópia, que custou a vida de seu pai e o lançou em peripécias perigosas e precoces.

Robson 04/12/2010

Sempre um pouco mais "próximo" de nós!!!
A história começa na Guiana Francesa, onde Corto Maltese encontra o jovem Tristan Bantan, que pede a ajuda do "lobo do mar" para encontrar Morgana, uma irmã brasileira do segundo casamento de seu pai, pois ambos, mesmo sem se conhecer, têm uma espécie de ligação mental.

A intrigante trama leva o leitor até o Brasil, mais especificamente à Bahia, apresentando, inclusive, todo o misticismo da "boa terra". Esses ingredientes, misturados ao gosto de Corto Maltese pela aventura, só podiam resultar numa grande obra.

Corto Maltese é uma espécie rara, ele pode ser um canalha que usa de golpe baixo em uma luta com uma pessoa, que pode também se apegar a alguém rapidamente lhe demonstrando simpatia, gratidão e até cumplicidade para com os mais deslocados (podem ser índios, cangaceiros, capitães de exército que se rebelaram contra seus países, místicos, ciganos, guerreiros que lutam por uma causa, etc) contanto que as causas defendidas por estes lhe sejam simpáticas ou viáveis do ponto de vista de Corto de serem defendidas ou combatidas.

Mais isso não é único mérito da obra de Pratt, ele vai muito além, nesse álbum, Corto Maltese esta de passagem pelo Brasil onde conhece uma enigmática “Boca Dourada”, que em certo momento contraria Corto Maltese dizendo que ele se importa sim com as pessoas e que no fundo tem um bom coração. O fato é que por seu jeito anárquico de ser e lidar com os seus problemas e os alheios pode ser visto como desinteressado, distante das pessoas, etc. Na afirmação de Boca Dourada esse ponto pode não ser claro para Corto, mas fica muito claro para o leitor.

Outro ponto que merece ser destacado é a pesquisa de Pratt para realizar seus escritos, não é apenas uma daquelas adaptações cômicas ou esquisitas (bastante comuns quando artistas estrangeiros retratam o Brasil), é sim uma obra que se basta por si mesma, existe um enorme trabalho por trás destas páginas, por esse motivo você vê o Brasil naquelas páginas, imagina-se no Nordeste naquela época, e o mais importante, com uma extrema competência, pois os desenhos de Pratt são o que há de melhor nos quadrinhos.

Nesse álbum os destaques vão para a arte e para o clima da história, a arte simples, porém objetiva e competente, o clima de aventura e mistério que permeiam a história fazem desta uma narrativa obrigatória para qualquer fã de quadrinhos ou de Hugo Pratt.

Corto Maltese pode ser visto como o ideal de individualismo, visto que por ser “criado” em um destino errante viajando por inúmeros países e conhecendo diferentes culturas, aprendeu a ter respeito e a olhar sem preconceitos para elas (desde que não lhe imponha coerção e opressão), de modo que esse fato resulte em uma pessoa totalmente livre de preconceitos e julgamentos errôneos sobre outros povos, raças e culturas.

Fogui 11/09/2018

Tradução: Ana Ban
Série: Corto Maltese 02
Editora: Pixel
Ano: 2006

Estou confusa, tenho a impressão que já li ou assisti, (pois a série do Corto passava na TVE do Rio de Janeiro, e assisti na parabólica do meu avô, saudades!!!) principalmente a primeira parte com o título "O Segredo de Tristan Bantam". Aquele momento que Corto descobre que Jeremiah foi o professor Steiner, mundialmente conhecido e respeitado, além é claro de conhecer Tristan também.

Já a segunda parte "Encontro na Bahia", tem alguns quadrinhos que me são conhecidos e outros são completamente novos. A partir da terceira parte "Samba com tiro certeiro" é tudo novo pelo menos pra mim. Até achei que o sarcasmo do nosso querido Corto estava mais ácido do que o normal, principalmente quando falava com a maga Boca Dourada...

Quer ler a resenha completa e muito mais, visite o blog Momentos da Fogui:

site: http://foguiii.blogspot.com/2018/07/serie-corto-maltese-02-sob-o-signo-de.html

Momentos da Fogui 24/09/2018

Momentos da Fogui