Babilônia Encantada

Resenhas - Babilônia Encantada

Nita 29/01/2013

Chocante! Espetacular :)
“Babilônia Encantada” essa que sou eu e é você. Essa “Babilônia
Encantada” que somos nós, porque antes de tudo ela existe
porque existimos! O Encanto não pode se quebrar, o mundo é
mágico, é fantástico e é nosso. Acredite quando falo sobre tal
mundo, até porque você já está nele!

É galera, a história é bem doida mesmo, mas eu amei! O personagem principal é Abel, um garoto esquizofrênico, com narcoléptica (doença que faz você cair no sono a qualquer momento, parece até desmaio) feio, mas muito feio mesmo rs que tem um pai gay, uma mãe que morreu muito doente e um irmão que o detesta, para não dizer que odeia ele kkkk Ai vocês me falam... quanto drama, deve ser muito triste essa história! Muito pelo contrário, é muito engraçada, sabe quando ta tudo tão ferrado, mas tão ferrado na vida de alguém e você fala ''não tem como piorar'' e o senhor lá de cima parece entender como um desafio, e tudo que não podia acontecer acontece? É bem assim a vida de Abel, ele come o pão que o diabo amassou, pisou e cuspiu, eu to rindo só de lembrar. Ele tenta levar uma vida tranquila e comum, como se fosse comum morar com duas amigas lésbicas da época da escola: Brasília e Edilena e um amigo que agora é ''ela'' (Rodolfo virando Érica) e trabalha em um Sex Shop chamado ‘Dor, Prazer e Consolo’ e mais para frente acaba morando com o pai gay, e nem vou entrar em detalhes sobre quem é o namorado do pai dele ou não vou conseguir escrever de tanto rir XD.

Abel trabalhando em um sex shop e como um virgem maior de idade, sua grande frustração é o sexo, ele não vê a hora de acontecer, mas como é muito feio, nada galante e ainda dormi do nada, fica muito difícil realizar esse sonho.

''‘Senil’:
- Não gosto de marcar encontros por esses chats, nunca dão
certo. Anota o meu telefone e me liga para que possamos agendar
um bom programa. - Percebi que a mulher estava interessadíssima
em mim, até mesmo o seu telefone ela propunha passar. Tomei meu
celular na mão e tive espasmos musculares diante tanto nervosismo
e excitação. Dormi (Mais uma crise narcoléptica)!''

Eu ri muito nessa parte, no livro em muitas partes onde ele ta quase se dando bem e....Bum! Cai no sono, e nós leitores choramos de rir.
Abel meio que carente começa a ver com outros olhos sua amiga/irmã de consideração Érica, se apaixonando por ela que esta virando uma super modelo, claro que ela não da bola para ele nesse sentido, o que frusta o pobre.
Com muitos acontecimentos, uma vizinha sadomasoquista dando em cima dele devido sua tara por homens feios, Abel começa sua estranha vida sexual, e dai por diante o livro vai ficando não somente mais engraçado, como sério também. Uma porção de escolhas de nossos personagens vão determinar suas vidas nesse momento. Podemos ver que ser feliz está ao ao alcance de todos eles, mas uma porção de decisões que eu considero na maioria erradas, vai mudando suas vidas.

''- Você tem dificuldades com o quê, Abel?!
- Bem, cresci com a minha mãe muito doente, assim tive acesso
aos mais variados nomes de doença, então qualquer coisa que
eu sinta, se não for uma doença física de fato, faz parte das minhas
psicoses. Além disso, com a liberdade sexual e com toda a aceitação
em que temos hoje em dia... – Fiz uma pausa e olhei para o
lado, como se eu estivesse digerindo toda a minha vida em um só
segundo, prossegui após uma longa pausa - Não que eu esteja reclamando,
Dr. Último, eu até trabalho em uma loja de sexy shopping,
mas eu ainda não fiz sexo. Agora tenta imaginar o que é pra mim,
eu tenho que ensinar uma mulher a usar um consolo, ou a passar
qualquer que seja o estimulante em sua genitália e no fim do dia,
eu só tenho a mim mesmo com minha mão. Além do mais eu moro
com três mulheres...''

Abel decide motivado pela mudança de sua amiga Edilena, que graças a cirurgia ficou com o rosto da Marilyn Monroe ele decide virar o Elvis! Sua vizinha, uma sadomasoquista é curiosamente uma cirurgiã plastica e com um acordo decide o presentear com a cirurgia.

Mas será que ficar com um belo rosto, pode ser a solução de seus problemas? Isso vamos descobrindo junto de Abel.

O livro por mais engraçado que seja contem uma bela lição de vida. Vamos descobrir que tudo, tudo que nos acontece na vida, é resultados de escolhas, decisões ou omissões nossas. Procurar a vida perfeita tentando ser o que os outros querem, pode se mostrar mais uma grande bobagem do homem, sempre tentando viver e ser conforme a sociedade determina ser o melhor. Abel viveu a vida toda frustrado por não ser como os outros, concordo com ele em certo ponto, deve ser quase insuportável ser sempre a piada de todos, receber diariamente olhares piedosos e se sentir o excluído do mundo. Mas se tornar por fora aquilo que todos querem pode ser a solução? Poderá a pessoa que você é por dentro estar preparada para essa mudança, para virar essa nova pessoa?

''Bem, pra mim, quem sempre teve a vida surrada com todos os
golpes de artes marciais possíveis, sair do hospital vestindo couro
e num Rolls Royce original era extremamente ilusório, parecia que
eu estava vivendo um sonho e dessa vez eu não dormi! Ainda:''

Gostei muito de como mostra graças a transformação de Abel, como as pessoas realmente são, como surgem amigos do nada, como a família fica mais carinhosa....mas como suspeitei, Abel não estava pronto para a mudança radical na sua vida. E com uma decisão de momento ele faz uma grande bobagem! Nessa hora fiquei com muita raiva.

''- Sabe? A gente não escolhe a quem vamos amar e como vamos
amar alguém, não mandamos informações concisas ao nosso
cérebro pedindo desesperadamente que ele ame ou se apaixone por
alguém, mas nós podemos escolher se vamos deixar de amar, podemos
mandar informações concisas ao cérebro para que ele pare
de pensar em alguém.''

O final do livro achei muito bom, teve muitas reviravoltas e tiramos grandes lições. Recomendo a todos que querem um ótimo passatempo, é um livro leve, apesar de temas tão polêmicos, sendo também fininho, o que é bom para os que tem dificuldades com livros enormes. O tema vai ser de agrados a diversos tipos de pessoas e de todos os sexos. A capa é muito bonita, e a diagramação é muito boa, letras de bom tamanho. Simplesmente perfeito para algumas horas de prazer com um bom livro, dando boas risadas.

''O ser humano quando é mesquinho (como eu fui) só quer
o que não pode ter, ele tem a necessidade de almejar o que não
pode alcançar, embora ele faça parecer que a bandeira branca está
erguida e a paz declarada, na verdade ele não se cansa em querer o
que almeja e se sente ferido por não ter o seu desejo concretizado''

Livro: Babilônia Encantada
Autor: Hugo Dalmon
Ano: 2012
Gênero: Romance
Páginas: 140

Onde comprar: Multifoco

Preciso dizer se recomendo? *__*

O autor:

Hugo Dalmon é filho de um metalúrgico e de uma dona de casa, ainda vivos, graças a Deus. Nascido no dia de finados, termina de escrever “Babilônia Encantada” próximo de contar 24 anos. Formado em Letras pelo Centro Universitário Geraldo di Biasi - campus de Volta Redonda - na turma de 2011. Apaixonado por todas as artes: desenha desde criança, tem alguns trabalhos em freelance com ilustrações, foi membro de um grupo teatral por em média 5 anos e é autor do blog #espaçozero desde 2008. Já foi também soldado recruta, vendedor de sapato, vendedor de acessórios underground, fotocopiador e atualmente atua apenas escrevendo em seu blog.

Blogs: Espaço Zero

Infinito de Plástico

Twitter: @huggodalmon
@blogandonozero

Beijos
Nita

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 17/05/2013

Um livro divertido e interessante
"Babilônia Encantada" é narrada pelo personagem principal Abel. No início do livro, Abel é um rapaz que divide apartamento com três amigas que ele conhece desde a adolescência: Edilena, Basília e Érica, trabalha no sexy shopping da tia de Edilena, tem um irmão mais velho (Caim) que não é muito legal com ele, é feio, tem narcolepsia (doença caracterizada por episódios irresistíveis de sono e em geral distúrbio do sono) e ainda é virgem.
Ele tem muitos problemas, mas um dos que mais o incomoda é o fato de não conseguir ter relacionamentos amorosos por causa da sua aparência e por causa da narcolepsia que o faz dormir nos momentos mais inoportunos.
Mesmo com tantos problemas, Abel é um cara bacana, sempre tentando ajudar suas três amigas, seu irmão Caim e seu pai em vários momentos de crise. Nessa história tem também a Ofélia Coelho, uma socialite que é cliente do sexy shopping e que mexe com a cabeça do Abel, e o Doutor Último, o médico.
As partes finais da história se passam num futuro próximo, onde a medicina já evoluiu bastante e é possível fazer cirurgias plásticas e ficar a cara de qualquer famoso. Abel decide mudar de rosto, consegue ficar parecido com o Elvis Presley, acaba recebendo uma herança e fica rico. Mas aí ele consegue enxergar as pessoas de outra forma e muita coisa muda.
Eu gostei bastante do livro, é super divertido mas também faz refletir: várias das situações que acontecem nessa tal "Babilônia Encantada" do futuro também acontecem nos dias de hoje. A narrativa tem um ritmo bem ágil, acontece muita coisa nas 140 páginas do livro.
Sabe aquela história de dizer para si mesmo que vai ler só mais uma página e de repente já ter ficado mais tempo lendo do que tinha previsto? Aconteceu comigo, a curiosidade de saber o que ia acontecer com o Abel nas próximas linhas era enorme, a história me prendeu.
Preciso avisar que o livro tem cenas de sexo, fala sobre homossexualidade, transexualismo e fanatismo religioso, assuntos bem polêmicos para algumas pessoas.
Trechos dos pensamentos do Abel:
"Os seres humanos têm como maior defeito pensar que sua realidade é única, mesmo que às vezes uma realidade dependa da outra dentro dessa (realidade) comum em que vivemos. A maioria de nós prefere não ler as entrelinhas para não nos perdermos da utópica zona de conforto, quando na verdade as entrelinhas são a melhor zona de conforto..." (página 65)
"É incrível como a gente encontra certa dose de paz interior no fundo de uma profunda caneca de café quente, uma paz que nos faz traçar um plano de vida perfeito, amar os amigos com gratidão, criar novos laços e rever conceitos velhos para renová-los, dar nova cara à nossa mente, mudar, passar por transformações interiores milagrosas, desses milagres cotidianos, como escolher atravessar a rua no instante exato e escapar do carro desgovernado por milésimos de segundos" (página 101)

Mirian 15/07/2014

Geeeeente, eu confesso! Quando eu li a sinopse do livro levei um susto, hahahaha, era muita loucura em poucas linhas, entretanto, eu adoreeei!!! Sério, a vida do Abel é tão decadente que chega a ser engraçada!
Ele tem um pai gay, se apaixona por uma garota homossexual, tem um amigo com escolhas, vamos dizer, diferentes. E se isso não bastasse ele é esquizofrênico e sofre com sua ausência de beleza. Isso porque eu ainda nem falei da mãe falecida e o irmão (Caim) que o detesta!
Ai você me fala: Mirian, que tragédia!! Nãoooooo gente, a estória é muito engraçada, eu ri do começo ao fim.
O enredo do livro segue com nosso querido Abel, um virgem que trabalha em uma sex shop e que tem certa frustração por não conseguir iniciar sua vida sexual, conhecendo uma vizinha louquíssima, que finalmente o ajuda no quesito “virgindade”, a partir daí a estória cria um tom mais sério e Abel passa a ter que fazer escolhas em sua vida.
O livro fala de uma maneira divertida e gostosa de ler, assuntos sérios e nos passa uma lição de vida muito bonita, Abel passa por um crescimento na trama, e suas escolhas erradas nos leva a pensar em muitos aspectos da vida.

Eu super recomendo o livro! Vai te prender do começo ao fim.

site: http://blogmaisumlivronaestante.blogspot.com.br/